GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Nao entendo o blend...

2 participantes

Ir para baixo

Nao entendo o blend... Empty Nao entendo o blend...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Seg 04 Fev 2013, 03:06

Eu ate sei fazer um tipo de blend mode,mas nunca consegui ente-lo.
Eu sempre tive facilidade para entender,mas acho que nao me dei bem com o blend mode...Vejam o codigo que eu criei com base no que entendi sobre ele,e me digam porque nao funciona:
Código:

draw_sprite(telaescura,0,0,0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite(luz,0,320,240)
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Seg 04 Fev 2013, 13:05, editado 1 vez(es)
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : Nao entendo o blend... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Nao entendo o blend... Empty Re: Nao entendo o blend...

Mensagem por saim Seg 04 Fev 2013, 07:57

Assim, sem declarar nenhuma surface nem nada, fiquei com a impressão que você está desenhando diretamente na tela. Se é pra fazer uma engine de lanterna, não vai funcionar mesmo.

Pense no draw event como uma tela e um monte de carimbos. Você faz o fundo e sai carimbando as sprites (ou textos, ou linhas, ou surfaces; não importa agora).
Agora, pense que a cada carimbada, o fundo é o que está lá - mesmo que já tenham sido carimbados outros sprites. Ou seja, você tem uma tela já desenhada, sem nenhuma camada por baixo dela, e vai carimbar uma sprite.

Beleza. Isso é com o bm_normal. Agora, com o bm_subtract é igual, só que diferente. Ao invés de carimbar, você vai RECORTAR a sprite. É um pouco mais complexo que isso, mas por enquanto, essa explicação serve.
Então você tem a tela lá. Aí, desenha a sprite "telaescura", que eu suponho que seja um quadradão preto. A sua tela agora tem um quadradão preto. Aí, você recorta uma sprite desse quadradão preto. Aí, a tela fica um quadradão preto com uma sprite recortada (alpha = 0) nele. Mas o que aparece por trás dessa sprite que você recortou? Nada! Você não tem nada atrás do quadradão.

Como fazer, então? Faça isso numa surface. Vai pra surface, desenhe o quedradão preto, recorte a sprite na surface e desenhe (carimbe) essa surface-com-um-buraco por cima da sua tela. E fim!

Essa explicação deixa de lado um monte de teoria. Pra ir mais a fundo, eu tenho um tutorial na minha assinatura. Entender em que eventos a tela é desenhada pode ajudar, também. Pra isso, o manual tem uma seção bem detalhada. Em algum lugar... Talvez procurar pro set_automatic_drawing te leve pra essa seção.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Nao entendo o blend... Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Nao entendo o blend... Empty Re: Nao entendo o blend...

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Seg 04 Fev 2013, 12:54

muito obrigado mesmo...
hm,o problema estava é que eu nao sabia que a surface era necessaria.
tou dando uma oiada no seu tuto e em umas engines,pa entende mais um poquinho
flw
Adilson Thiago Vieira
Adilson Thiago Vieira

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 17/10/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 367
Prêmios : Nao entendo o blend... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Nao entendo o blend... Empty Re: Nao entendo o blend...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos