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Mensagem por wendreo_v Qui 31 Jan 2013, 21:03

Blz galera, estou com um bug no meu jogo que não achei outra forma de resolver além de um objeto grudar, ficar em cima, na mesma posição do Player. Essa não é a parte chata, até então era só :

x = obj_player.x
y = obj_player.y

Mas a questão é que não fica exatamente em cima quando o Player se move para os lados, o objeto demora um pouco para seguir o player, esse pouco não poderia ocorrer no meu jogo;
Eu queria que ele ficasse exatamente em cima e se movesse junto com o player exatamente na hora que o player se movesse. Alguém poderia me mostrar qual código uso para isso.

OBS : Não tem nada a ver com sprites, a questão esta no código mesmo. Vlw
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Mensagem por Luan Maia Qui 31 Jan 2013, 21:17

Se for só um desenho, você pode pegar um objeto sem sprite e no draw desenhar a sprite em cima do personagem. Ou você pode colocar para que na hora que o objeto for criado ele ficar na mesma posição que o personagem e depois igualar (no step) as velocidades horizontal ("hspeed") e vertical ("vspeed") com as do personagem.
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Mensagem por Mário Valney Qui 31 Jan 2013, 21:26

Tem que se outro objeto mesmo? Já pensou em colocar os códigos e etcs do objeto que deve seguir, no objeto a ser seguido???

Ou então tenta igualar tudo... X, Y, velocidades também. E em todos os códigos e scripts que movam ou alterem a posição do player, façam o mesmo no objeto que deve seguir.
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Mensagem por wendreo_v Qui 31 Jan 2013, 21:31

Já tentei fazer tudo isso, e nada. Não tem como eu igualhar tudo, pois também tem a questão da direção do player, ai empaca, to tentando achar um outro jeito de arrumar isso, vlw.
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Mensagem por Mário Valney Qui 31 Jan 2013, 21:36

Sem o código fica meio difícil...

mas vou fazer uns testes aqui e dou EDIT.

Abraços.
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Mensagem por Arkd Qui 31 Jan 2013, 21:40

if(point_distance(x,y,obj_player.x,obj_player.y)<100)
{
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,7);
image_angle=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
}
else
{
move_towards_point(xprevious,yprevious,0);
}

esse codigo serve para o objeto que vc quer que siga, no obj_player eh onde vc deve colocar o nome do objeto que vai ser seguido, entao o seguidor vai seguir o objeto obj_player quando ambos estiverem a 100 pixels de distancia.
Espero ter ajudado Very Happy
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Mensagem por Luan Maia Qui 31 Jan 2013, 21:43

Cara, se você igualar a velocidade horizontal e a vertical não precisa da direção, mas você pode igualar a direção e depois igualar a velocidade resultante ("speed").
Você viu o outro que comentei de desenhar no draw? Esse dá certo sim! Crie um objeto sem sprite e coloque no draw:
Código:

draw_sprite(sprite_aqui,subimage_aqui,obj_player.x,obj_player.y);
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Mensagem por Mário Valney Qui 31 Jan 2013, 21:47

Cara. Resolvi aqui.

Você só precisa colocar o código como eu disse:

Código:

x = object0.x
y = object0.y
hspeed = object0.hspeed
vspeed = object0.vspeed

Mas tem que ser no Begin Step e no End Step!!!

Se colocar só em um ele "samba" tem um delay para acompanhar.

// object0 => quem está sendo seguido
// object1 => quem está seguindo

AQUI O CÓDIGO DO EXEMPLO
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Mensagem por Luan Maia Qui 31 Jan 2013, 22:03

Aqui uma semi-engine de tank na qual a arma segue o tank.
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Qui 31 Jan 2013, 22:13

Você tem que programar para o objeto 1 seguir as coordenadas X e Y do objeto 2 e usar o draw para desenhar utilizando as coordenadas X e Y para o desenho (Nos argumentos da função draw_sprite..)
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Mensagem por wendreo_v Sex 01 Fev 2013, 18:34

valeu galera que me ajudo, vo testar todas e ver qual fica melhor pra min e quando eu postar o jogo vou colocar créditos.
Vou testar e vou dar edit.
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