movimentos no android

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movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sex 01 Fev 2013, 14:56

boas pessoal, minha duvida é o seguinte, como no android não tem um teclado, como faço para o personagem se mover? eu gostaria de usar o sensor de gravidade para mover o personagem mas não se utilizar ele no gamemaker

matheus.victor.3194

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Re: movimentos no android

Mensagem por saim em Sex 01 Fev 2013, 16:55

Deixa eu fazer a propaganda de uma engine que eu fiz.
essa aqui.

Ela te dá alguns comandos pra usar em smartphones que não usam o teclado e inclusive simulam o tilt (acelerômetro). MAS não usa o tilt de verdade... Pra isso existem comandos específicos que eu ainda não tirei um tempinho pra olhar, mas sei que o fato é que esses comandos te dão a posição do aparelho e retornam valores que variam de -1 a 1.
A engine simula isso, usando a posição do mouse como referência, em um dos comandos disponíveis nela.

Pode ser que resolva seu problema.

saim

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 12:15

hum.... por incrível que pareça não consegui abrir a engine Zangado

mas aí eu andei pensando em meios de locomoção e percebi que da pra adicionar teclas virtuais no jogo para toque, eu li isto em outro tópico, mas não consegui utilizar muito bem http://gmbr.forumeiros.com/t24999-multi-touch-para-android pois eu não intendi Razz ai ficaria até mais fácil se eu colocasse uma tecla pra pular, uma pra direita e uma pra esquerda e fazer como um teclado normal, aí como eu boo esses botões virtuais?

matheus.victor.3194

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 12:22

eu acho que seria assim, o toque seria um clique (certo?) então é só criar um objeto com um sprite de teclado e quando clicar nesse objeto o player anda, seria um teclado digital Smile acho que nao tem codigo para criar em si o teclado Smile

RafaelCazarotto

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 13:36

RafaelCazarotto escreveu:eu acho que seria assim, o toque seria um clique (certo?) então é só criar um objeto com um sprite de teclado e quando clicar nesse objeto o player anda, seria um teclado digital Smile acho que nao tem codigo para criar em si o teclado Smile

isso, mas será que vai detectar o touch screen automaticamente?

matheus.victor.3194

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 13:51

como assim vai detectar automaticamente o touch? seria o mesmo que o programa detecta o mouse Smile é a propria programação, acho que nao tem nenhum codigo para inicializar o touch senão não poderia jogar Smile

RafaelCazarotto

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Re: movimentos no android

Mensagem por vinians em Sab 02 Fev 2013, 14:00

Amigo, é mais simples do que parece. Faça o jogo normalmente como se fosse usar o MOUSE para jogar, pois os toques de mouse são convertidos automaticamente como Touchs. Você somente precisa se preocupar se precisar de multitoque, mas não acho que esse seja o seu caso pelo problema que você expôs.
Flws!

vinians

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 21:58

aí eu acabo de perceber que não sei fazer um jogo baseado no mouse --'

como faço para quando o mouse clicar no botão (no caso seta) o player andar
existe algum tutorial explicando?

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 22:03

pra isso vc pode fazer uma variavel, eu posso fazer isso jaja te mando uma engine Smile
//EDIT
prontinho ta aqui a engine, como eu falei foi com as variaveis, pode ter um jeito mais facil, mas esse evita bugs Smile
http://www.mediafire.com/?krr8kg7jzlsl64o
espero que goste se nao entender alguma coisa é só me falar

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 22:36

caraca isso ai mesmo Very Happy eu nem pensei na possibilidade de variaveis

ai me explica essa direção da gravidade, como eu sei que a gravidade ta pra baixo? não tem nenhuma referência no gamemaker pra dizer qual numero é pra baixo...

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 22:40

blz isso não é do game maker e sim matematica, nos angulos, 270 é a direção para baiixo, como 90 é para cima e etc... por isso a gravidade fica em 270 pq é matematicamente para baixo Smile

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 23:29

ha, tenho um problema quanto a direção que a sprite fica, já que fiz tudo com variavel, veja o codigo

Código:
if anda_direita = true{ //se para direita
    if andando = true{//se estiver andando
        sprite_index = spr_jogador_dir
    }else{//se não estiver andando
        sprite_index = spr_jogador_dir
    }
}else{//se estiver para a esquerda
    if anda_esquerda = true{//se estiver andando
        sprite_index = spr_jogadoranda_esq
    }else{//se não estiver andando
        sprite_index = spr_jogador_esq
    }
}

ai o problema é que eu usei estas variaveis como o gatilho para o mouse, sendo assim no create do jogador elas vão sempre ficar false a não ser que o jogador ande, se estiver parado ele sempre vai olhara para a esquerda

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 23:33

sprite_index = spr_jogador_dir
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_jogador_dir
essa parte tem 2 sprites com o memso nome

sprite_index = spr_jogadoranda_esq
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_jogador_esq
e essa tem 2 sprites diferentes acho que pode ser isso Smile

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 23:38

opa kkk quis dizer

Código:
if anda_direita = true{ //se para direita
    if andando = true{//se estiver andando
        sprite_index = spr_jogadoranda_dir
    }else{//se não estiver andando
        sprite_index = spr_jogador_dir
    }
}else{//se estiver para a esquerda
    if anda_esquerda = true{//se estiver andando
        sprite_index = spr_jogadoranda_esq
    }else{//se não estiver andando
        sprite_index = spr_jogador_esq
    }
}


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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Sab 02 Fev 2013, 23:40

o problema pod estar na hora de soltar o mouse, pod ser que vc não deixe ele falso da uma olhada lá

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sab 02 Fev 2013, 23:57

o problema é esse, sempre fica em falso, ai ele não olha para outros lados

a primeira variavel de cada parte diz o lado que a sprite tem que ficar, mas como usei ele como gatilho para o mouse, vai fiar sempre como falso a não ser que ande, se o jogador ficar parado ele vai ficar olhando para a esquerda

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Dom 03 Fev 2013, 00:03

faz o seguinte me passa a engine por mp que eu arrumo e te falo o problema, talvez eu te entregue amanha de tarde, mas eu te entrego Smile blz

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Dom 03 Fev 2013, 00:18

ha, na verdade nem precisa passa engine, eu meio que consegui descolar a parte da sprite parado e da sprite que anda ai eu só tenho que verificar pra qual lado ficou a ultima sprite, pra isso eu coloquei no botão da direita a variavel
Código:
direita=true
na esquerda coloquei
Código:
direita=false

agora eu tenho que fazer mais ou menos isto
Código:
 if andando = false and direita=true
sprite_index = spr_jogador_dir
mas eu sei que este codigo esta errado e não sei arrumar lol!

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Dom 03 Fev 2013, 00:32


CÓDIGO:
 if andando = false and direita=true and esquerda=false
{
sprite_index = spr_jogador_dir
}

assim creio eu que da certo pq ele checa tudo ai no codigo da esquerda faz isso tbm mas claro trocando os valor
 if andando = false and esquerda=true and direita=false
{
sprite_index = spr_jogador_esq
}
Tenta assim se algo der errado usa o debuger e analisa essas 2 variaveis a direita e a esquerda
Blz

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Re: movimentos no android

Mensagem por saim em Seg 04 Fev 2013, 08:13

matheus.victor.3194 escreveu:hum.... por incrível que pareça não consegui abrir a engine Zangado
Eu realmente não tenho muita certeza se disponibilizei do jeito certo... Peguei todos os arquivos gerados pelo GMS e joguei numa pasta .zip. Como você tentou abrir e qual foi o erro?

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Re: movimentos no android

Mensagem por RafaelCazarotto em Seg 04 Fev 2013, 08:20

Nao se estresse saim Smile pra mim funcionou certinho achei muito interresante a do acekerometro e as outras tbm : D

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Re: movimentos no android

Mensagem por Jiraya em Seg 04 Fev 2013, 10:00

não sei que genero é o seu jogo, mas você pode usar o touchscreen que é mais confortavel,
é só detectar se clique esta à frente do jogador então move-ele para frente
se estiver acima então faz ele pular:

ex:
Código:

click=mouse_check_button(mb_left);
direita=click && ((mouse_x-x)>(y-mouse_y));
esquerda=click && ((x-mouse_x)>(y-mouse_y));
pula=(click && !direita && !esquerda);

if(direita)
{
x+=8;
}else
if(esquerda)
{
x-=8;
}
é um ótimo sistema inteligente e funcional.

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Seg 04 Fev 2013, 12:07

Jiraya escreveu:não sei que genero é o seu jogo, mas você pode usar o touchscreen que é mais confortavel,
é só detectar se clique esta à frente do jogador então move-ele para frente
se estiver acima então faz ele pular:

ex:
Código:

click=mouse_check_button(mb_left);
direita=click && ((mouse_x-x)>(y-mouse_y));
esquerda=click && ((x-mouse_x)>(y-mouse_y));
pula=(click && !direita && !esquerda);

if(direita)
{
x+=8;
}else
if(esquerda)
{
x-=8;
}
é um ótimo sistema inteligente e funcional.

ai esse código é muito bom, mas estou com grandes dificuldades em colocar sprites neste código

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Re: movimentos no android

Mensagem por iFaé em Dom 10 Fev 2013, 22:42

Como vc faz o jogo funcionar no Android?

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Re: movimentos no android

Mensagem por matheus.victor.3194 em Sex 15 Fev 2013, 10:40

iFaé escreveu:Como vc faz o jogo funcionar no Android?

eu exporto para android e depois passo via usb para o celular, geralmente funciona

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Re: movimentos no android

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