[Tutorial] Simulação 3d avançada.

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[Tutorial] Simulação 3d avançada.

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sab 26 Jan 2013, 18:15

Esse é meu primeiro tuto,e é sobre simulação 3d:
Primeiro passo tudo o codigo, depois explico tudo,para nao vira bagunça,aliaz oque trato aki é somente uma coisa mesmo!

no creat de um objeto q acontecera a simulaçao:

ATENÇAO:
Abaixo esta um codigo com setas,coloque ele onde pedi,mas apague as setas,depois voce entendera pra q elas servem.

CODIGO:
amostra[0]=v
amostra[1]=v>
amostra[2]=>
amostra[3]=>^
amostra[4]=^
amostra[5]=<^
amostra[6]=<
amostra[7]= < v

No draw do objeto que acontecera a simulação:

CODIGO:
vad=direction
aceito=false
sele=0
direction=point_direction(x,y,OBJETO CAMERA.x,OBJETO CAMERA.y)
ch=direction
ch-=22.5
if ch<0
ch=359.9
direction=vad
repeat 8
{
aceito=false
chmini=ch
ch+=45
if direction>chmini
if directionaceito=true
if ch>359.9
{
ch-=359.9
if directionaceito=true
}
if aceito
spte=amostra[sele]
sele+=1
}
direction=vad
tex=sprite_get_texture(spte,image_index);
d3d_draw_wall(x-20*global.camsin,y-20*global.camcos,-20,x+20*global.camsin,y+20*global.camcos,20,tex,1,1);

No step ou draw(tanto faz,contando que seja repetitivo rapidamente)da camera:
E no creat da mesma,ponha esse mesmo codigo!

CODIGO:
global.camsin = sin(DIREÇAO DA CAMERA*pi/180);
global.camcos = cos(DIREÇAO DA CAMERA*pi/180);

Bom,aonde ponhei em letra maiuscula no codigo,nao esqueça de substituir.

EXPLICAÇÂO BASICA:
Vou agora explicar:
Esse code funciona assim,ele muda sua direçao para a direçao da camera,logo em seguida,ele começa uma repetiçao...Nessa repetição,ele primeiramente checa se a direçao dele esta de frente com a camera relativamente a direçao dele mesmo,se estiver,ele muda sua sprite para a primeira(podes ver que a amostra[0] ponhei uma seta abaixo).
Depois ele checa se esta mais de lado,assim ele vai indo checando,fazendo um giro,respectivamente igual as amostras ali em cima,começe vendo do zero e veja ate a ultima,ele gira de baixo para direita,depois direita cima...
So entao terminando,ele muda sua direçao para a da camera,e checa com base na direçao dele,qual a sprite que é a certa usar!

IMPORTANTE:
Substitua os "Amostra[]" pela direçao do seu objeto,se for um carro,na amostra zero,vc poe o carro virado de frente com a camera,na amostra 1 vc poe ele um pouco mais virado para a direita,e assim vai indo,conforme minhas setas!
exemplo:
amostra[0]=carroviradoprabaxo
amostra[1]=carroviradoparabaixomeiopradireita
amostra[2]=carroviradoparadireita
assim vai indo....
PS:As "Amostras" armazenam nome de sprites!

****Esse codigo nao é simples nao! Ele nao so desenha um quadrado com uma sprite na direçao da camera,como ele tambem desenha uma sprite de acordo com a direçao dele e da camera,assim você pode fazer jogos como TOP GEAR,F zero,entre varios outros!
Se alguem quize posso adiciona mais direçoes para simular.
Se quizer ver o codigo em ação,pode baixar o jogo na minha assinatura.
CODIGO CRIADO POR MIM,foi muito sacrificio cria-lo,então eu exijo credito se for usa-lo...

Poderiam comentar,iria achar legal! Flws!


Última edição por Adilson Thiago Vieira em Sab 26 Jan 2013, 20:32, editado 2 vez(es) (Razão : Erro no codigo.)

Adilson Thiago Vieira

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Re: [Tutorial] Simulação 3d avançada.

Mensagem por moisesBR em Sab 26 Jan 2013, 19:41

Cara, por mais que sua intenção seja boa, acho que está mal formatado e ninguem começa a fazer algo sem explicação antes! fica muito esquisito!
Eu fui tentar seguir seu "tuto" e não consegui. vc devia colocar o seu exemplo para down para quem não conseguiu e dar uma arrumada no seu post.

moisesBR

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Re: [Tutorial] Simulação 3d avançada.

Mensagem por Adilson Thiago Vieira em Sab 26 Jan 2013, 20:24

se eu fosse faze uma explicaçao iria fica muito grande cada etapa,e o post,mas basta vc colocar os codigos onde pedi.
Fasso o upload hoje ou amanha dum exemplo,e ja arrumo para ficar mais facil entender.
E meio dificil para mim explicar detalhadamente,é um codigo muito dificil,e avançado demais,ninguem entenderia tudoooo...
Fale a parte q nao entedeu,fica melhor para eu arrumar.
vlw pelo comentario,flws!

Adilson Thiago Vieira

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Re: [Tutorial] Simulação 3d avançada.

Mensagem por PedroX em Dom 27 Jan 2013, 12:18

Seu tutorial foi reprovado pelos seguintes motivos:

- Falta de formatação em geral
- Falta de tags [code] nos códigos.
- Confusão na leitura.
- Desorganização no conteúdo.

Você possui 19 dias para copiar esse tutorial e reescrevê-lo, pois depois ele será automaticamente deletado. Mas mesmo assim você poderá fazer um novo tutorial sobre isso (mas não terá como copiar o conteúdo desse).

Até mais!

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Re: [Tutorial] Simulação 3d avançada.

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