[engine] Adaptações pra tablets e smartphones

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[engine] Adaptações pra tablets e smartphones

Mensagem por saim em Sex 25 Jan 2013, 10:31

Nome: Adaptações pra tablets e smartphones
Requerimentos: GMStudio
Nível de dificuldade: mediano

Olá.
Desde que anunciaram que o game maker poderia exportar pra portáteis eu venho me preocupando com formas de controlar o jogo sem o uso do teclado. Já se passou bastante tempo e já foram criadas muitas formas de fazer isso, algumas delas já estão sacramentadas como "boas", outras ainda parecem estar na fase de experimentação.

A engine a seguir mostra algumas adaptações que eu bolei, ou por conta própria ou simulando formas de controle que eu vi em jogos profissionais. Basicamente, o que se faz é definir o valor de uma variável global e usar o valor dessa variável no objeto. Isso pode acarretar alguns problemas de ordem de eventos, o jogador pode acionar um comando agora e ele só ser reconhecido no step seguinte. Na engine, os comandos foram usados de tal forma que essa precisão não tem importância, mas sugiro manter isso em mente, de qualquer forma.

Eu coloquei uma transformação da personagem. Existe um objeto que se comporta como uma plataforma e um objeto que se comporta como personagem top-down, eles trocam de lugar ao tocar alguns botões específicos na tela. Isso foi feito pra você poder avaliar qual controle é mais adequado pro seu jogo.

Comandos incluídos:
roleta: clique e arraste pra rodar. O valor resultante é atualizado a cada step em que ela está rodando, mas só quando a roleta para (no STEP em que ela para) é que acontece alguma coisa fora dela (no caso, altera-se o controle da personagem).
Pode ser facilmente adaptável pra qualquer número de valores e pra resposta parar em qualquer ângulo pré-definido. O evento que acontece ao parar na resposta está num user event, que pode ser alterado completamente e/ou alterado pra um script.

joystick virtual: Parece ser o mesmo que o apresentado nesse outro tópico, que surgiu enquanto eu elaborava essa engine. Clique em qualquer ponto da tela pra criar um joystick e arraste pra que o comando tenha efeito. Quanto mais o joystick for arrastado, mas "forte" será o comando.
Os comandos (horizontal/vertical) variam entre -1 e 1, mas só chegam nesses extremos quando a posição do joystick está totalmente virada pra direção desejada. Ângulos intermediários implicam em dividir o comando numa parcela horizontal e outra vertical. A adaptação que permite retornar valores extremos pras duas direções, embora fácil, não é imediata e requer alteração nos códigos.

acelerômetro virtual: Uma bobagem minha. A posição do mouse simula o tilt do portátil, permitindo controlar as personagens. Não usa as funções de tilt propriamente ditas, serve apenas pra estudos de como usar os controles.

botões de aperto constante: Botões com as posições "apertado" e "livre". O comando funciona enquanto o botão estiver apertado. Cada um gera um comando diferente, apesar de serem o mesmo objeto. O que muda são algumas variáveis definidas ao criar os botões. Eu não criei sprites diferenciados pra cada botão, mas isso também pode ser definido ao criar cada botão. Muito simples de adaptar, basta alterar o código no objeto que cria os botões.

botões de 3 posições: Botões com as posições "ativado", "apertado" e "desativado". O comando funciona enquanto o botão estiver na posição "ativado". Cada um gera um comando diferente, apesar de serem o mesmo objeto. O que muda são algumas variáveis definidas ao criar os botões. Eu não criei sprites diferenciados pra cada botão, mas isso também pode ser definido ao criar cada botão. Muito simples de adaptar, basta alterar o código no objeto que cria os botões.

Download aqui.

Observações:

Ainda sobrou um bug... na personagem em plataforma, existe um walljump nas paredes da direita que não foi previsto, não deveria existir. Como o propósito da engine é mostrar os comandos e não a utilização deles, não me preocupei com isso. Mas se você vir onde está o erro, por favor, me mostre.

Ainda pensei num botão que só acionasse o comando ao ser solto, como a maioria dos botões, mas não vi como utilizá-lo na engine (poderia ser útil num menu, mas não coloquei nenhum menu na engine).
Se alguém achar interessante, posso colocar alguma coisa.
Qualquer outro comando que não tenha sido incluso, também, posso tentar adaptar. Pretendo usar essa engine como referência em jogos futuros, então também tenho interesse que ela esteja bem completa.
http://dl.dropbox.com/u/43478302/Engines/Controles.rar

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum