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CRP-Max, Marlene Capeta

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Demo - Bit Run

em Qui 24 Jan 2013, 20:00
Nome: Bit Run ( nome ainda em desenvolvimento )

Plataforma: Game Maker Lite

Genero: 2D Runner

Descrição: Não posso divulgar a historia dele ainda...

Controles: Seta pra cima ( PULO ) / ainda desenvolvendo o abaixar.

Andamento: Ainda em produção dos Comandos e Sprites.

Imagens:

http://imageshack.us/photo/my-images/163/76894306.png/

http://imageshack.us/photo/my-images/12/24353011.png/

Download: 4shared.com/file/V5ZtBZHf/Bit_Run_-_Demo.html?
4shared.com/file/V5ZtBZHf/Bit_Run_-_Demo.html?AA

- Eu queria uma ajuda com o Pulo dele, não to conseguindo de nenhuma forma fazer ele pular e mudar
de sprite
e quando encostar no chão muda pra andando. ( HELP )
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Re: Demo - Bit Run

em Sab 02 Fev 2013, 17:00
gabriel.mikalauskas.1 escreveu:- Eu queria uma ajuda com o Pulo dele, não to conseguindo de nenhuma forma fazer ele pular e mudar
de sprite
e quando encostar no chão muda pra andando. ( HELP )
Primeiro, remova todos os códigos que você criou que alteram a sprite do objeto jogador..

Segundo, cria um novo script e chama de "muda_sprites", ou algo do tipo (só para ficar organizado). No evento step do objeto jogador você chama o script (como "muda_sprites()").

Feito isso é só trabalhar separadamente cada mudança de sprite com ifs, keyboard_checks e place_frees, assim:

Código:
//Se estiver pressionando esquerda e não estiver pressionando direita
if keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right) {
sprite_index = spr_esquerda;
}

//Se não estiver pressionando esquerda e estiver pressionando direita
if !keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_right) {
sprite_index = spr_direita;
}

//Se pressionar ambas as direções
if keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_right) {
sprite_index = spr_parado;
}

//Se não pressionar nenhuma
if !keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right) {
sprite_index = spr_parado;
}

//Se estiver pulando
if place_free(x,y+16) { /*detalhe que estou considerando que a sua sprite tem 16 pixels de altura*/
sprite_index = spr_pulando;
}

Além disso, se vocês estiver usando o mesmo objeto para todas as plataformas (ou ainda se eles forem 'parents' de um mesmo objeto), você pode usar o place_meeting, que é a mesma coisa do place_free, porém só retorna true quando o objeto 'x' está na posição, no caso seria:

Código:
place_meeting(x,y+16,ob_chao)
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