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[Duvida] Sistema de Raças

em Qui 24 Jan 2013, 09:25
Boa tarde galera! Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou Joel, ou KhalDrogo ( prefiro que chamem de Khal ), e estou começando a fazer um MMO para jogar com os amigos, sou novo usando a engine GM porém tenho lido alguns tutoriais e faço curso de programação, portanto tenho facilidade para entender as linguagens usadas ou pelo menos grande parte dela. Mas como em GM sou meio que ignorante tenho uma dúvida. Gostaria de saber como faço para que após a tela de login que eu selecionar, o jogador tivesse que criar um personagem porém, ele tem a opção de selecionar tal raça e dependendo da raça selecionar sua classe, além de claro escolher um nickname para seu personagem. Alguém sabe como faço esse 'sistema de menus' de inicio?

Desde já agradeço!
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Re: [Duvida] Sistema de Raças

em Qui 24 Jan 2013, 09:48
fazer isso requer um conhecimento mediano do game maker, vc precisa fazer uma variavel global. para o carinha exe
no create do objet obj_controle_raca
global.raca=0
ai no menu poem para escolher a raça,com uma flecha ou mouse algo do tipo definindo a variavel como um certo numero exe humano é a raça 3 então
if global.raca=3
{
//sprite ou variaveis dos poderes de humanos
}
ou ser for escolher um orc, e a variavel do orc seria 7
if global.raca=7
{
//variaveis e poderes de orc
}

e assim por diante, nesse obj_controle vc tbm pode por a variavel das roupas e dos cabelos Smile espero ter ajudado
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Re: [Duvida] Sistema de Raças

em Qui 24 Jan 2013, 09:56
Entendi, isso simplificou e adiantou meu trabalho, obrigado o/
Ainda estou no começo do projeto, mas coisas assim ajudam bastante. :3
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Re: [Duvida] Sistema de Raças

em Qui 24 Jan 2013, 20:34
faz uma array com a informaçao de todas as raças, ex:

raça[0]="Humano"
raça[0,0]=sprite
raça[0,1]=atributos de ataque inicial
raça[0,2]=numero de uma abilidade


raça[1]="Orc"
raça[1,0]=sprite
raça[1,1]=atributos de ataque inicial
raça[1,2]=numero de uma abilidade


raça[2]="Elfo"
raça[2,0]=sprite
raça[2,1]=atributos de ataque inicial
raça[2,2]=numero de uma abilidade

raça[3]="Anão"
raça[3,0]=sprite
raça[3,1]=atributos de ataque inicial
raça[3,2]=numero de uma abilidade

raça[4]="Gigante"
raça[4,0]=sprite
raça[4,1]=atributos de ataque inicial
raça[4,2]=numero de uma abilidade

e tambem da pra colocar uma variavel pra guardar a raça selecionada,por exemplo:
global.raça_selecionada

essa variavel mudaria de valor dependendo da raça selecionada,assim voce poderia pegar as informaçoes mais facil,por exemplo:

sprite_index=raça[global.raça_selecionada,0]
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