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[Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
+2
saim
Bruno_13
6 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
pessoal, bem eu estou agarrado no meu projeto, mais mesmo assim ta muito dificiu de fazer um boss (um chefao no final da fase) eu queria saber como faço pra ele seguir o player, e se colidir com o player atakar, e se o player fugir ele parar de atakar e continuar seguindo ele e a imagem dele em direção ao player.
alguem pode me enssinar?
alguem pode me enssinar?
Última edição por Bruno_13 em Qua 24 Abr 2013, 20:33, editado 1 vez(es)
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
Fique o tempo todo checando a distância até o player. Em função da distância, tome determinada ação. Ou ataque ou ande na direção do player.
Em casos assim, eu costumo recomendar a máquina de estados finitos, porque você não que, por exemplo, que ele pare no meio de um golpe pra seguir o player. A MEF é ótima pra limitar os momentos em que determinada ação acontece.
Mas tem quem ache mais fácil usar diveeersos objetos pra animar o boss, tipo um objeto é o boss andando, outro objeto é o boss atacando, outro é o boss levando pancada - o que acaba sendo uma versão alternativa da MEF, mas acho muito difícil trabalhar assim.
Em casos assim, eu costumo recomendar a máquina de estados finitos, porque você não que, por exemplo, que ele pare no meio de um golpe pra seguir o player. A MEF é ótima pra limitar os momentos em que determinada ação acontece.
Mas tem quem ache mais fácil usar diveeersos objetos pra animar o boss, tipo um objeto é o boss andando, outro objeto é o boss atacando, outro é o boss levando pancada - o que acaba sendo uma versão alternativa da MEF, mas acho muito difícil trabalhar assim.
saim- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
no creat no chef tu poe execute code e poe isso:
atacc=???;
and=???;
no atacc,vc substitui os ??? pelo sprite de atake do monstro
no and vc substitui pelo sprite de movimento
e no step do chefao vc poe execute code e:
if distance_to_object(???)<3
{sprite_index=atacc
image_index=-1
image_speed=0.5}
if distance to object(???)>2
{direction=point_direction(x,y,???.x,???.y)
speed=3}
muda o ??? pelo nome do objeto player
e axo q é isso
mas é melhor vc procurar por tutoriais para iniciantes,ira lhe ajudar muito mais!
procura por tutos ai no topico!
atacc=???;
and=???;
no atacc,vc substitui os ??? pelo sprite de atake do monstro
no and vc substitui pelo sprite de movimento
e no step do chefao vc poe execute code e:
if distance_to_object(???)<3
{sprite_index=atacc
image_index=-1
image_speed=0.5}
if distance to object(???)>2
{direction=point_direction(x,y,???.x,???.y)
speed=3}
muda o ??? pelo nome do objeto player
e axo q é isso
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Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
Concordo com o Saim, é Ruim trabalhar com varios objetos para um Inimigo(acho que se é um inimigo, tem que ser em 1 Objeto, Fica Melhor de Fazer Tudo e Evitar alguns erros).
coloque assim:
Se ele Ataca, Não pode Movimentar.
se ele Ataca, Não pode Atacar(como assim? é que não pode começar um novo ataque)
o Ataque:
se ataca=0
{pode atacar}
movimentação
se ataca=0
{pode movimentar}
coloque assim:
Se ele Ataca, Não pode Movimentar.
se ele Ataca, Não pode Atacar(como assim? é que não pode começar um novo ataque)
o Ataque:
se ataca=0
{pode atacar}
movimentação
se ataca=0
{pode movimentar}
Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
ok isso eu ja sei mais eu estou em dividas disso, voltei a mexer no gm tem poko tempo, antigamente era mais faciu, entao ta dificiu fazer esse novo projeto meu, os codes estao me confundindo!
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
(reaproveitando ocode de alguem)
Para o inimigo seguir o player se ele estiver x a menos:
Crie uma var para controlar os lados do player eu gosto muito de usar strings para isso:
direcao="direita"
{direction=point_direction(x,y,player.x,player.y);speed=3}
Tem uma engine que fiz com ajuda do forum... eu coloquei ela no banco de engines dentro da pasta "outros\Minhas engines p down"
e também alguns scripts que andei coletando por aí
(obs: ainda estou arrumando a bagunça lá)
Para o inimigo seguir o player se ele estiver x a menos:
Crie uma var para controlar os lados do player eu gosto muito de usar strings para isso:
direcao="direita"
- Código:
if distance_to_object(player) <=30//se estiver à uns 30 pixeis atrás ou esquerda.
{direcao="direita";image_xscale =1}
else {direcao="esquerda";image_xscale =-1}
{direction=point_direction(x,y,player.x,player.y);speed=3}
Tem uma engine que fiz com ajuda do forum... eu coloquei ela no banco de engines dentro da pasta "outros\Minhas engines p down"
e também alguns scripts que andei coletando por aí
(obs: ainda estou arrumando a bagunça lá)
Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
Que problema você está encontrando com os códigos?Bruno_13 escreveu:ok isso eu ja sei mais eu estou em dividas disso, voltei a mexer no gm tem poko tempo, antigamente era mais faciu, entao ta dificiu fazer esse novo projeto meu, os codes estao me confundindo!
Que códigos está usando?
saim- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
muitos, mais eu conssertei varios, o que esta me confundindo e o boss final mesmo, quero que a imagem dele fique em direção ao personagem
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
o tipo do jogo é em top view? se for para fazer o boss ficar virado para o player é simples faz o seguinte no step do boss pom esse codigo
image_angle=point_direction(x,y,obj_char.x,obj_char.y)//troca o obj_char para o objeto do player
pronto só isso se for em plataforma poem assim então
if x {
image_xscale=-1
}
if x>obj_char.x
{
image_xscale=1
}
lembrando que os sprites do boss tanto para o top view quanto para o de plataforma tenque estar virado para a direita ou á 0º graus
image_angle=point_direction(x,y,obj_char.x,obj_char.y)//troca o obj_char para o objeto do player
pronto só isso se for em plataforma poem assim então
if x
image_xscale=-1
}
if x>obj_char.x
{
image_xscale=1
}
lembrando que os sprites do boss tanto para o top view quanto para o de plataforma tenque estar virado para a direita ou á 0º graus
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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x 1 x 0 x 1
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Re: [Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?
vlw pessoal! agora deu certo
Tópico resolvido, tópico trancado para evitar posts desnecessários.
Caso o autor deseje reabrir, contacte um moderador.
Caso o autor deseje reabrir, contacte um moderador.
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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