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[Resolvido]Como fazer um boss que segue o player?

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Mensagem por Bruno_13 Ter 15 Jan 2013, 13:09

pessoal, bem eu estou agarrado no meu projeto, mais mesmo assim ta muito dificiu de fazer um boss (um chefao no final da fase) eu queria saber como faço pra ele seguir o player, e se colidir com o player atakar, e se o player fugir ele parar de atakar e continuar seguindo ele e a imagem dele em direção ao player.
alguem pode me enssinar?


Última edição por Bruno_13 em Qua 24 Abr 2013, 20:33, editado 1 vez(es)
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Mensagem por saim Ter 15 Jan 2013, 13:46

Fique o tempo todo checando a distância até o player. Em função da distância, tome determinada ação. Ou ataque ou ande na direção do player.

Em casos assim, eu costumo recomendar a máquina de estados finitos, porque você não que, por exemplo, que ele pare no meio de um golpe pra seguir o player. A MEF é ótima pra limitar os momentos em que determinada ação acontece.
Mas tem quem ache mais fácil usar diveeersos objetos pra animar o boss, tipo um objeto é o boss andando, outro objeto é o boss atacando, outro é o boss levando pancada - o que acaba sendo uma versão alternativa da MEF, mas acho muito difícil trabalhar assim.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 15 Jan 2013, 13:51

no creat no chef tu poe execute code e poe isso:

atacc=???;
and=???;

no atacc,vc substitui os ??? pelo sprite de atake do monstro
no and vc substitui pelo sprite de movimento

e no step do chefao vc poe execute code e:

if distance_to_object(???)<3
{sprite_index=atacc
image_index=-1
image_speed=0.5}
if distance to object(???)>2
{direction=point_direction(x,y,???.x,???.y)
speed=3}

muda o ??? pelo nome do objeto player
e axo q é isso
mas é melhor vc procurar por tutoriais para iniciantes,ira lhe ajudar muito mais!

procura por tutos ai no topico!
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Mensagem por theguitarmester Ter 15 Jan 2013, 14:14

Concordo com o Saim, é Ruim trabalhar com varios objetos para um Inimigo(acho que se é um inimigo, tem que ser em 1 Objeto, Fica Melhor de Fazer Tudo e Evitar alguns erros).

coloque assim:
Se ele Ataca, Não pode Movimentar.
se ele Ataca, Não pode Atacar(como assim? é que não pode começar um novo ataque)


o Ataque:
se ataca=0
{pode atacar}

movimentação
se ataca=0
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Mensagem por Bruno_13 Ter 15 Jan 2013, 14:19

ok isso eu ja sei mais eu estou em dividas disso, voltei a mexer no gm tem poko tempo, antigamente era mais faciu, entao ta dificiu fazer esse novo projeto meu, os codes estao me confundindo!
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Mensagem por moisesBR Ter 15 Jan 2013, 15:46

(reaproveitando ocode de alguem)
Para o inimigo seguir o player se ele estiver x a menos:

Crie uma var para controlar os lados do player eu gosto muito de usar strings para isso:
direcao="direita"
Código:
if distance_to_object(player) <=30//se estiver à uns 30 pixeis atrás ou esquerda.
{direcao="direita";image_xscale =1}
else {direcao="esquerda";image_xscale =-1}
OU...
{direction=point_direction(x,y,player.x,player.y);speed=3}

Tem uma engine que fiz com ajuda do forum... eu coloquei ela no banco de engines dentro da pasta "outros\Minhas engines p down"
e também alguns scripts que andei coletando por aí
(obs: ainda estou arrumando a bagunça lá)
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Mensagem por saim Ter 15 Jan 2013, 15:55

Bruno_13 escreveu:ok isso eu ja sei mais eu estou em dividas disso, voltei a mexer no gm tem poko tempo, antigamente era mais faciu, entao ta dificiu fazer esse novo projeto meu, os codes estao me confundindo!
Que problema você está encontrando com os códigos?
Que códigos está usando?
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Mensagem por Bruno_13 Ter 15 Jan 2013, 18:43

muitos, mais eu conssertei varios, o que esta me confundindo e o boss final mesmo, quero que a imagem dele fique em direção ao personagem
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Mensagem por RafaelCazarotto Ter 15 Jan 2013, 18:53

o tipo do jogo é em top view? se for para fazer o boss ficar virado para o player é simples faz o seguinte no step do boss pom esse codigo
image_angle=point_direction(x,y,obj_char.x,obj_char.y)//troca o obj_char para o objeto do player Very Happy
pronto só isso se for em plataforma poem assim então
if x{
image_xscale=-1
}
if x>obj_char.x
{
image_xscale=1
}
lembrando que os sprites do boss tanto para o top view quanto para o de plataforma tenque estar virado para a direita ou á 0º graus
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Mensagem por Bruno_13 Ter 15 Jan 2013, 21:21

vlw pessoal! agora deu certo Very Happy

Tópico resolvido, tópico trancado para evitar posts desnecessários.
Caso o autor deseje reabrir, contacte um moderador.
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