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[Trancado] Prever o x e y do obj, se for em tal direção.

em Ter 15 Jan 2013, 22:33
Olá amigos, o titulo é bem alto explicativo, quero saber como prever a posição x e y de um objeto se ele se mover “x” pixels em tal direção, sei que tem um código ou um calculo para isso, mas esquece qual é :/

flw
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Re: [Trancado] Prever o x e y do obj, se for em tal direção.

em Ter 15 Jan 2013, 22:42
Triângulo Retângulo
O Direction é o seu ângulo, e você sabe a hipotenusa que é a variável speed.
Digo o ângulo do cateto adjacente,, o ângulo do cateto oposto é 180 - 90(triângulo retângulo) - direction
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Re: [Trancado] Prever o x e y do obj, se for em tal direção.

em Ter 15 Jan 2013, 23:01
L0l-King escreveu:Triângulo Retângulo
O Direction é o seu ângulo, e você sabe a hipotenusa que é a variável speed.
Digo o ângulo do cateto adjacente,, o ângulo do cateto oposto é 180 - 90(triângulo retângulo) - direction

ahhhh, sim sim, (pedi ajuda a minha mãe que é professora de matemática, kkk) a formula fica assim:
Código:
x_=sin(angulo).speed
y_=cos(angulo).speed

EDIT: mas ainda não deu certo, acho que porque o eixo y no GM é invertido ao plano cartesiano comum...


Última edição por irlansn em Ter 15 Jan 2013, 23:44, editado 1 vez(es)
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Re: [Trancado] Prever o x e y do obj, se for em tal direção.

em Ter 15 Jan 2013, 23:10
x_=sin(angulo).speed
y_=cos(angulo).speed

Lembre-se que no GM deverá usar:

Código:
x_=cos(degtorad(angulo))*speed
y_=-sin(degtorad(angulo))*speed

E claro, isso é relativo ao ponto em que objeto está.

Até mais!
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Re: [Trancado] Prever o x e y do obj, se for em tal direção.

em Ter 15 Jan 2013, 23:49
PedroX:
x_=sin(angulo).speed
y_=cos(angulo).speed

Lembre-se que no GM deverá usar:

Código:
x_=cos(degtorad(angulo))*speed
y_=-sin(degtorad(angulo))*speed

E claro, isso é relativo ao ponto em que objeto está.

Até mais!

exato, vlw, resumindo fica assim:

Código:
x_=x+cos(degtorad(angulo))*speed
y_=Y-sin(degtorad(angulo))*speed

obrigado a todos, podem tancar o tópico Very Happy
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