GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Hoje à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Ativar instancia da outra room

3 participantes

Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Ativar instancia da outra room

Mensagem por chicoweb Qua 09 Jan 2013, 19:08

Eu fiz essa rotina pra sair da sala onde está a ação do jogo:

Código:
// Desativa tudo pra nao dar erro
instance_deactivate_all(0)
// Vai pra rooom principal
transition_kind = 21;
room_goto(room_menu)

O problema é o seguinte, quando eu volto pra room do jogo denovo, tá tudo desativado, como que eu reativo todas as instancias dessa room?

Eu tentei isso aqui mas não deu:

Código:
// Ativa tudo desta room
with room_fase1{
instance_activate_all()
}
// Vai pra rooom da ação
transition_kind = 21;
room_goto(room_acao)
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Ativar instancia da outra room Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Re: Ativar instancia da outra room

Mensagem por PedroX Qua 09 Jan 2013, 19:20

Você só pode usar with para instâncias de objetos, não para rooms. Por que não remove o with e deixa só o instance_activate_all() ? Tentou desse jeito? Mas se você está mudando de room, elas não vão se movimentar mesmo. Ficou meio sem sentido.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Ativar instancia da outra room Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Re: Ativar instancia da outra room

Mensagem por luiz_eldorado Qua 09 Jan 2013, 19:25

Como tudo ainda tá desativado, presumo que esteja usando Persistent na room. Mesmo assim, acho que não é preciso desativar as instâncias, já que quando se muda de room isso é feito "automaticamente".
Mas se quer mesmo, tente colocar o código de reativação no Creation Code da room_acao.
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : Ativar instancia da outra room Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Re: Ativar instancia da outra room

Mensagem por chicoweb Qua 09 Jan 2013, 19:44

luiz_eldorado escreveu:Como tudo ainda tá desativado, presumo que esteja usando Persistent na room. Mesmo assim, acho que não é preciso desativar as instâncias, já que quando se muda de room isso é feito "automaticamente".
Mas se quer mesmo, tente colocar o código de reativação no Creation Code da room_acao.

No Creation Code da room_acao não deu certo.
Mas resolveu tirando o persistent, simples assim hehe.
Quando a room volta, volta todas as instancias dela.

O negócio é que eu coloquei pra exibir uma mensagem de GAME OVER no meio da tela, e desativando todas as instancia só ficava a palavra e o terreno da fase na tela, achei legal ficar assim.

Obrigado ae.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Ativar instancia da outra room Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Re: Ativar instancia da outra room

Mensagem por chicoweb Qui 10 Jan 2013, 10:24

Ops pintou problema.

No meio da room_acao, eu chamo outras rooms que interferem na ação e depois voltam pra room_acao, do ponto em que parou.
Por esse motivo não dá pra tirar o persistent da room_acao.

Mas eu consegui uma solução e gostaria de compartilhá-la pra quem quiser aproveitar:

Quando dá game over, ao inves de desativar as intancias pelo instance_deactivat_all(0), eu destruo todas elas, adaptei um código que achei no manual e deu certo, esse código destroi todas as instancias da room.

Código:
maxid = -1;
for(i = 0; i < instance_count; i += 1)
    {
    iii = instance_id[i];
    if(instance_exists(iii)){
        with iii{
            instance_destroy();
        }
    }
}

Ai sim depois eu posso recriar as instancias que são necessárias na room pelo Creation Code, da room_acao:

Código:

if global.vaizerar{
    instance_create(32,192,obj_player)
    instance_create(0,0,obj_vida)
    instance_create(0,0,obj_game_control)
}

Essa variável global.vaizerar, é pra não criar tudo denovo. Ela serve pra quando o jogo for continuar de onde parou.
Se for para iniciar um novo jogo, é só definir ela pra true.

Editado por Thopson1m: Post duplo é contra as regras, portanto, mais cuidado na próxima. Alertado.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Ativar instancia da outra room Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar instancia da outra room Empty Re: Ativar instancia da outra room

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos