Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Hoje à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Ativar instancia da outra room
3 participantes
Página 1 de 1
Ativar instancia da outra room
Eu fiz essa rotina pra sair da sala onde está a ação do jogo:
O problema é o seguinte, quando eu volto pra room do jogo denovo, tá tudo desativado, como que eu reativo todas as instancias dessa room?
Eu tentei isso aqui mas não deu:
- Código:
// Desativa tudo pra nao dar erro
instance_deactivate_all(0)
// Vai pra rooom principal
transition_kind = 21;
room_goto(room_menu)
O problema é o seguinte, quando eu volto pra room do jogo denovo, tá tudo desativado, como que eu reativo todas as instancias dessa room?
Eu tentei isso aqui mas não deu:
- Código:
// Ativa tudo desta room
with room_fase1{
instance_activate_all()
}
// Vai pra rooom da ação
transition_kind = 21;
room_goto(room_acao)
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ativar instancia da outra room
Você só pode usar with para instâncias de objetos, não para rooms. Por que não remove o with e deixa só o instance_activate_all() ? Tentou desse jeito? Mas se você está mudando de room, elas não vão se movimentar mesmo. Ficou meio sem sentido.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Ativar instancia da outra room
Como tudo ainda tá desativado, presumo que esteja usando Persistent na room. Mesmo assim, acho que não é preciso desativar as instâncias, já que quando se muda de room isso é feito "automaticamente".
Mas se quer mesmo, tente colocar o código de reativação no Creation Code da room_acao.
Mas se quer mesmo, tente colocar o código de reativação no Creation Code da room_acao.
Re: Ativar instancia da outra room
luiz_eldorado escreveu:Como tudo ainda tá desativado, presumo que esteja usando Persistent na room. Mesmo assim, acho que não é preciso desativar as instâncias, já que quando se muda de room isso é feito "automaticamente".
Mas se quer mesmo, tente colocar o código de reativação no Creation Code da room_acao.
No Creation Code da room_acao não deu certo.
Mas resolveu tirando o persistent, simples assim hehe.
Quando a room volta, volta todas as instancias dela.
O negócio é que eu coloquei pra exibir uma mensagem de GAME OVER no meio da tela, e desativando todas as instancia só ficava a palavra e o terreno da fase na tela, achei legal ficar assim.
Obrigado ae.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ativar instancia da outra room
Ops pintou problema.
No meio da room_acao, eu chamo outras rooms que interferem na ação e depois voltam pra room_acao, do ponto em que parou.
Por esse motivo não dá pra tirar o persistent da room_acao.
Mas eu consegui uma solução e gostaria de compartilhá-la pra quem quiser aproveitar:
Quando dá game over, ao inves de desativar as intancias pelo instance_deactivat_all(0), eu destruo todas elas, adaptei um código que achei no manual e deu certo, esse código destroi todas as instancias da room.
Ai sim depois eu posso recriar as instancias que são necessárias na room pelo Creation Code, da room_acao:
Essa variável global.vaizerar, é pra não criar tudo denovo. Ela serve pra quando o jogo for continuar de onde parou.
Se for para iniciar um novo jogo, é só definir ela pra true.
Editado por Thopson1m: Post duplo é contra as regras, portanto, mais cuidado na próxima. Alertado.
No meio da room_acao, eu chamo outras rooms que interferem na ação e depois voltam pra room_acao, do ponto em que parou.
Por esse motivo não dá pra tirar o persistent da room_acao.
Mas eu consegui uma solução e gostaria de compartilhá-la pra quem quiser aproveitar:
Quando dá game over, ao inves de desativar as intancias pelo instance_deactivat_all(0), eu destruo todas elas, adaptei um código que achei no manual e deu certo, esse código destroi todas as instancias da room.
- Código:
maxid = -1;
for(i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
iii = instance_id[i];
if(instance_exists(iii)){
with iii{
instance_destroy();
}
}
}
Ai sim depois eu posso recriar as instancias que são necessárias na room pelo Creation Code, da room_acao:
- Código:
if global.vaizerar{
instance_create(32,192,obj_player)
instance_create(0,0,obj_vida)
instance_create(0,0,obj_game_control)
}
Essa variável global.vaizerar, é pra não criar tudo denovo. Ela serve pra quando o jogo for continuar de onde parou.
Se for para iniciar um novo jogo, é só definir ela pra true.
Editado por Thopson1m: Post duplo é contra as regras, portanto, mais cuidado na próxima. Alertado.
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido] qd n existir objeto na room passar pra outra room ?
» Como abrir uma room em outra room e também importar um background pra dentro do projeto do Game Maker
» Aparecer na outra room
» {pergunta}room aparecer dentro de outra
» Criar objeto em outra room
» Como abrir uma room em outra room e também importar um background pra dentro do projeto do Game Maker
» Aparecer na outra room
» {pergunta}room aparecer dentro de outra
» Criar objeto em outra room
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|