Inteligência artificial - Problemas

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Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Ter 08 Jan 2013, 23:40

Falae pessoal blz ?? Espero que sim , estou com um grande problema na inteligência do meu inimigo , As veses ele "entra" no outro inimigo fazendo com que nenhum deles ande , estou desesperado , não consigo corrigir , fiquei des de as 3 da tarde até agora tentando , e nada , por favor me ajudem , acredito que isto seja de nível mais avançado , mas não tenho certeza.
Engine : https://www.dropbox.com/s/ii3jsf9jqjfdgru/Projeto%20Novo%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20do%20Pulo.gmk

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por Super Maker em Qua 09 Jan 2013, 00:24

Se eu tivesse lido o seu tópico antes já teria te ajudado, só agora entrei.
Vou analizar aqui e doum edite mais tarde.
Até mas...


Última edição por Super Maker em Qua 09 Jan 2013, 01:07, editado 2 vez(es)

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 01:02

Super Maker escreveu:Se eu tivesse lido o seu tópico antes já teria te ajudado, só agora entrei.
Vou analizar aqui e doum edite mais tarde.
Até mas...
Opa , claro sem problemas
Obrigado pela ajuda!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por Super Maker em Qua 09 Jan 2013, 01:07

Cara esse bug é mesmo de desesperar rsrs.
Desculpa eu não poder procurar mais, mas é que a hora já ta me desfavorecendo.
Pela manhã vai ter mais ajuda e sei que apontarão o erro pra você.
A dica que eu deixo é: Faz um painel que mostra o estatus das variáveis. Com isso você pode achar mais rápido.
Até mais!

Super Maker

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 01:44

Super Maker escreveu:Cara esse bug é mesmo de desesperar rsrs.
Desculpa eu não poder procurar mais, mas é que a hora já ta me desfavorecendo.
Pela manhã vai ter mais ajuda e sei que apontarão o erro pra você.
A dica que eu deixo é: Faz um painel que mostra o estatus das variáveis. Com isso você pode achar mais rápido.
Até mais!
Opa cara rlx , obrigado mesmo assim e boa noite hehe

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por peixoto em Qua 09 Jan 2013, 09:05

Experimente adicionar um evento colision/colisão do inimigo com ele mesmo, e depois, na aba control, adicione o código:

Código:

x=xprevious
y=yprevious

Isso fara com que ao inimigo tocar no outro objeto inimigo, que ambos voltem 1 pixel em x e 1 pixel em y.Evitando o bug..

peixoto

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 11:25

peixoto escreveu:Experimente adicionar um evento colision/colisão do inimigo com ele mesmo, e depois, na aba control, adicione o código:

Código:

x=xprevious
y=yprevious

Isso fara com que ao inimigo tocar no outro objeto inimigo, que ambos voltem 1 pixel em x e 1 pixel em y.Evitando o bug..
Adicionei isto , mas eles continuaram um dentro do outro ):
Pensei em fazer algo assim no step do inimigo
if distance_to_object(obj_inimigo1)<64 {with(MENOR ID) {speed=0}}
o problema é que não sei chegar o menor id
isso acima , não funcionou!
Acredito que isto seja impossível!
Queria pedir desculpas , por que fiz duplo post , na hora que percebi deletei! Desculpe

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por TRFN em Qua 09 Jan 2013, 12:23

Tente algo como :
Código:
global.__menor_id = -1; // Declaração
with(all)
  begin
    if(distance_to_object(obj_inimigo1)<64)then
      begin
        if(global.__menor_id = -1)then global.__menor_id = id; // ID
        else global.__menor_id = min(global.__menor_id , id); // Menor
      end
  end
with(global.__menor_id)begin speed = 0; end

___________



TRFN

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 13:17

TRFN escreveu:Tente algo como :
Código:
global.__menor_id = -1; // Declaração
with(all)
  begin
    if(distance_to_object(obj_inimigo1)<64)then
      begin
        if(global.__menor_id = -1)then global.__menor_id = id; // ID
        else global.__menor_id = min(global.__menor_id , id); // Menor
      end
  end
with(global.__menor_id)begin speed = 0; end
Era pra botar isto no step ?? Ainda não sei muito sobre GML , coloquei no Step e não funcionou!Tentei também colocando o global.__menor_id = -1; // Declaração no create , mas não consegui
Acredito que o problema é quando o inimigo vira do lado esquerdo para o direito e vice versa , se você viu a engine acredito que deu para perceber ... Obrigado
e se possível me ajude a resolver hehe obrigado de verdade!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por L0l-King em Qua 09 Jan 2013, 13:29

Pra que você quer o menor ID dentre todos os objetos?
O que você precisa não é executar um instance_nearest() ?

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 13:30

L0l-King escreveu:Pra que você quer o menor ID dentre todos os objetos?
O que você precisa não é executar um instance_nearest() ?
Na verdade isso foi uma forma que eu pensei de fazer isso , e seria o menor id dentre os inimigos , e oque instance_nearest faz ?? verifica quem está perto ?? e como usaria isso ?? Eu não sei por que eles entram um no outro , eles são sólidos , na colisão já coloquei bounce , já fiz várias coisas , mas nada funciona , como usaria isso?

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por L0l-King em Qua 09 Jan 2013, 19:12

Instance_nearest retorna o objeto do tipo que você passar mais próximo do ponto determinado.

Pra impedir de grudar um no outro faça uma verificação simples do tipo
Código:

if(!place_free(x+hspeed,y+vspeed)){
  //faça alguma coisa aqui que impeça o movimento, como zerar a hspeed
}

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 19:19

Fiz isso , e não funcinou!
Ficou assim
if(!place_free(x+hspeed,y+vspeed)){
speed=0 vspeed=0 hspeed=0
}
Por favor , baixe a engine e veja , é um problema bem estranho , nem o bounce funciona , obrigaddo!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por L0l-King em Qua 09 Jan 2013, 19:21

Vou baixar e dar uma olhada.
Dou edit se eu entender alguma coisa de como corrigir.

Uma nota importante sobre o código que postei:
Ele precisa ser feito por ÚLTIMO durante o step, porque senão você seta zero e logo depois seta outro valor através de, por exemplo, segurar a seta direita.


EDIT: kra, quais objetos sao sólidos? To tentando entender de onde surgiu algum objeto sólido, só que tem muito objeto e muito código pra eu analisar.

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 20:06

L0l-King escreveu:Vou baixar e dar uma olhada.
Dou edit se eu entender alguma coisa de como corrigir.

Uma nota importante sobre o código que postei:
Ele precisa ser feito por ÚLTIMO durante o step, porque senão você seta zero e logo depois seta outro valor através de, por exemplo, segurar a seta direita.


EDIT: kra, quais objetos sao sólidos? To tentando entender de onde surgiu algum objeto sólido, só que tem muito objeto e muito código pra eu analisar.
Os objetos solidos são os que tão na pasta objetos , mas os que são usados são só os obj_limite, e obj_limite_cima , e o inimigo é o obj_inimigo que tá na pasta inimigos
obj_inimigo1
é o primeiro piece of code do step do inimigo1
___________OQUE EU ACHO____________
Eu acho que deveria ser feito algum código para tirar eles dentro um do outro caso isto acontece , por que para previnir isso é meio complicado , por que dependendo do caso , existem magias no jogo , que jogam os inimigos para traz...

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por vinians em Qua 09 Jan 2013, 21:50

Amigo, seu código está muito mal formatado. Para jogos pequenos com poucas linhas em cada evento não tem tanto problema assim, mas para jogos com diversas condições e com eventos com bastante código a formatação é impressindível para que você mesmo possa alterar no futuro e para que outros possam te ajudar. Aprenda a formatar seu código!
Flws!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 21:51

vinians escreveu:Amigo, seu código está muito mal formatado. Para jogos pequenos com poucas linhas em cada evento não tem tanto problema assim, mas para jogos com diversas condições e com eventos com bastante código a formatação é impressindível para que você mesmo possa alterar no futuro e para que outros possam te ajudar. Aprenda a formatar seu código!
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A onde eu aprendo a formatar?

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por L0l-King em Qua 09 Jan 2013, 21:52

A formatação de códigos é chamada de indentação, até a wikipédia te mostra como que funciona.

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 21:59

L0l-King escreveu:A formatação de códigos é chamada de indentação, até a wikipédia te mostra como que funciona.
Aaah , eu dei uma olhada , vou tentar arrumá-lo , mas alguem teria alguma sugestão de como tirar um de dentro do outro ?

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por vinians em Qua 09 Jan 2013, 22:05

Sim, eu identifiquei alguns problemas:

1) Não use precise collision para este tipo de jogo, use mascaras.
2) Não coloque eventos de colisão do inimigo com o próprio inimigo, pois o próprio m_potential já desvia do mesmo, a colisão vai literalmente parar o objeto.
3) Quando você se distancia do inimigo > 230 se nao me engano. Você esta setando o speed = 0 isso faz com que ele fique parado onde está. Você deve na verdade criar um novo alvo em posições diferentes para que os inimigos se separem automaticamente. Quando estiverem separados, ai sim você os para.

Tem mais coisa mais nao me lembro agora.
Flws!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 22:20

vinians escreveu:Sim, eu identifiquei alguns problemas:

1) Não use precise collision para este tipo de jogo, use mascaras.
2) Não coloque eventos de colisão do inimigo com o próprio inimigo, pois o próprio m_potential já desvia do mesmo, a colisão vai literalmente parar o objeto.
3) Quando você se distancia do inimigo > 230 se nao me engano. Você esta setando o speed = 0 isso faz com que ele fique parado onde está. Você deve na verdade criar um novo alvo em posições diferentes para que os inimigos se separem automaticamente. Quando estiverem separados, ai sim você os para.

Tem mais coisa mais nao me lembro agora.
Flws!
Certo , não irei mais usar o precise collision , eu não estava usando isso , só tentei por que estava tentando de tudo ( apesar de não saber disso ) , mas eu não distancio inimigo> 230
eu fiz assim if distance_to_object(obj_char)>5 and distance_to_object(obj_char1)<230{bla}...
Sobre isso , uma boa ideia criar alvo em posições diferentes , mas como vou fazer eles irem até os alvos , por que se eu fizer um deles ir para o alvo , logo os dois vão para o mesmo alvo , como vou fazer só um ir ?? este é o meu grande problema! Obrigado pela crítica...

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por vinians em Qua 09 Jan 2013, 22:32

Uma maneira de resolver o problema do "alvo" é não colocar diretamente nos mp´s o objeto a seguir, como por exemplo o char_2. Crie uma variável chamada por exemplo "alvo". Depois basta você atribuir qualquer alvo a esta variável sem ser necessario criar novas lógicas, bastando apenas você criar um objeto em determinada posição e fazer alvo = obj. Quando o inimigo chegar até ele, ai sim você o destroi e desliga (speed = 0) as mp's. Quando quizer peseguir o char basta fazer alvo = char2.

Flws!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qua 09 Jan 2013, 22:39

Sim , eu fiz essa variavel quando você falou do alvo , mas se você parar para pensar , se eu fizer isso , os dois inimigos vão acabar indo para tal "alvo" e eles iram acabar dentro do outro de novo!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por vinians em Qua 09 Jan 2013, 22:59

galavernaa escreveu:Sim , eu fiz essa variavel quando você falou do alvo , mas se você parar para pensar , se eu fizer isso , os dois inimigos vão acabar indo para tal "alvo" e eles iram acabar dentro do outro de novo!
Não necessariamente, cada inimigo é uma instância diferente e você pode criar uma variável global chamada "angulo" por exemplo, e cada vez que precisar desviar voce incrementa esta variável em 180 graus e cria o objeto alvo baseado no grau desta variável, isso resolve este problema. Exemplo:
Código:

alvo = instance_create(x, y, objAlvo);
angulo += 180; // ou 90 tambem serve
alvo.x = lengthdir_x(256, angulo);
alvo.y = lengthdir_y(256, angulo); // 256 pode ser qualquer valor que seja bom pro seu jogo
Viu? Cada vez que criar um alvo de fuga cada instancia do inimigo vai para uma direção diferente.

Flws!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 00:54

*vinians Obrigado pela ajuda , infelimente não consegui fazer nada , e acho que terei de cancelar este projeto por que é muito complexo fazer um "falso 3d" , a propósito , conhece algum bom tutorial de gml?? obrigado!

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por Thopson1m em Qui 10 Jan 2013, 01:02

#galavernaa

Você consegue encontrar muitos tutoriais úteis aqui: http://gmbr.forumeiros.com/t18692-indice-de-tutoriais
Além de ter também sobre assuntos avançados aqui: http://gmbr.forumeiros.com/f30-assuntos-avancados


Última edição por Thopson1m em Qui 10 Jan 2013, 01:23, editado 1 vez(es)

Thopson1m

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 01:08

*Thopson1m Opa cara , obrigado , eu vou dar uma olhada , e desculpe se não citei , mas hoje estava vendo os assuntos recentes , e soube que tem gente usando muito o citar e atrapalha , então obrigado e vou dar uma olhada

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por L0l-King em Qui 10 Jan 2013, 12:41

Kra a dica que eu deixo pra ti é a seguinte, pra identificar se o problema é com a mp_ ou não:

Procure os teus códigos que definam
Código:
speed = 0
e comente eles(use o "//"), mas não tudo de uma vez. Comente um deles, e teste. Depois, comente outro trecho e teste, e repita até eliminar todos os códigos.

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 13:38

#L0l-King
Não , o problema não é com o mp , já tentei com o código que você me mandou com move_towards_point e nada... E já não sei o que fazer... Eu estou nas ultimas idéias , caso não consiga vou procurar uma forma mais "tosca" de fazer este projeto caso tenha uma ideia diga por favor , eu acho que a resoluçao para este problema seria fazer um método de tirar um de dentro do outro , isso não acontece toda hora , mas quando acontece você previne!


Última edição por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 14:44, editado 1 vez(es)

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por theguitarmester em Qui 10 Jan 2013, 14:25

galavernaa, a Citação é Algo Bom, mas Quando usado corretamente, se você quer falar algo sobre tudo alguem, Apenas Diga O Nome Dele, e se Você apenas quer falar sobre Alguns Pedaçoes de diversos(ou até um) usuarios, aí você cita, ou se o Code está Longe da última Mensagem.
Ex:
*Thopson1m Opa cara , obrigado , eu vou dar uma olhada , e desculpe se não citei ,
Acho que ele Falou Sobre Você Citar, e Não sobre Não Citar.

----------------
Eu Tinha Feito um Code em que os Mesmo Inimigos não Grudavam, Ele ainda Está Ativo?

Pode me Passar a Engine Atual, daí eu Vejo se Consigo Algo, ou tente este code Simples:
Colisão com outro inimigo:
if id>other.id
{
if xelse x+=10
}
vê se Isso Dá Certo.

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por galavernaa em Qui 10 Jan 2013, 14:47

Opa , infelizmente perdi um pouco da minha barra de warn , a propósito , quando levei warn, e também o que citei não era muito grande , mas de qualquer forma , me desculpe estarei mais atento ...
#theguitarmester
Tirei seu código , pois estava dando algubns erros e não sabia corrigir pois não o entendi muito bem , eu queria também dizer que eu "resolvi" de uma forma temporaria , mas não é assim que eu quero que fico , o que fiz está no colision com o obj_inimigo1 com ele mesmo , dê uma olhada , e aí vai a engine!
https://www.dropbox.com/s/ii3jsf9jqjfdgru/Projeto%20Novo%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20do%20Pulo.gmk

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Re: Inteligência artificial - Problemas

Mensagem por theguitarmester em Qui 10 Jan 2013, 14:56

Baixado, Depois eu Vejo o que Posso Fazer.

Tentarei Aplicar o Conceito que Expliquei.

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Re: Inteligência artificial - Problemas

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