GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Colisão!

4 participantes

Ir para baixo

Colisão! Empty Colisão!

Mensagem por Ralphed Seg 07 Jan 2013, 16:25

Eu estou fazendo um jogo no gênero plataforma!
Eu fiquei desenhando as coisas dele primeiro antes de ir programar, mas resolvi programar logo de uma vez, e tem uma coisa que eu ainda não aprendi muito bem, eu já vi engines boas mas impedia que o personagem andava devagar e ate que ele alcançe a velocidade maxima, (Tipo o Mario, ele começa andar devagar depois vai rapido) a engine boa que eu achei fazia o personagem andar rapido, e o friction perdia seu efeito!
Então sera que alguem poderia me passar um sistema bom para mim estuda-lo?
Obrigado por quem ajudar!
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Seg 07 Jan 2013, 16:35

Event Create Create:
Código:
velocidade = 0;
velocidade_maxima = 5; //Modifique para o valor que quiser.
aceleracao = 3; //Modifique para o valor que quiser. Medido em pixels por segundo.
Event Step Step:
Código:
x += velocidade; // Posição horizontal (x) adicionada à velocidade
if not(velocidade >= velocidade_maxima) // Caso a velocidade já não esteja no máximo
{
  velocidade +=aceleracao/room_speed; // Aumentar a velocidade.
}

Boa sorte.
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Seg 07 Jan 2013, 16:40

Davichococat, isso ainda não resolve ainda! Porque o problema e a colisão e não a velociade!
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Seg 07 Jan 2013, 16:43

Explique novamente a sua pergunta e eu tentarei entender. O primeiro post não ficou claro. O que você quer? O código que eu lhe passei, mas com fricção? O código que eu lhe passei, mas com colisão? Um código totalmente novo de outra coisa?
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por RafaelCazarotto Seg 07 Jan 2013, 16:50

então vc quer que ele cheque a colisão?
se for isso no step poem assim
Código:

if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+4,y)
{
x+=4
}
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-4,y)
{
x-=4
}
se vc nao quer isso descreva melhor Very Happy
RafaelCazarotto
RafaelCazarotto

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Seg 07 Jan 2013, 17:13

Vou dizer mais claramente então! (Era porque minha mãe estava querendo mexer no PC)
E que o sistema de colisão que eu fis, funcionou normalmente, porem somente se o personagem colidir por cima do bloco! Mas se for ao lado do bloco, (qualquer lado) ele atravessa! Já tentei varias maneiras, mas não funcionava muito bem, e ser não for pedir demais, poderia ser um sistema que seja possível o personagem subir inclinações?
Eu sei fazer muita coisa interesante no Game Maker, mas a unica coisa que eu ainda não tenho muita experiencia, e colisões!
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Seg 07 Jan 2013, 17:20

Me parece que você está detectando colisão usando uma linha.

Mande o seu código e eu vou tentar ajudar.
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Seg 07 Jan 2013, 17:24

Davichococat escreveu:Me parece que você está detectando colisão usando uma linha.

Mande o seu código e eu vou tentar ajudar.
Então ta né?! '-'
Código:
if (collision_rectangle(x,y-31,x+16,y+32,obj_solid,1,0)) {vspeed=0;gravity=0; noar=false;}else {gravity=0.2; noar=true;}
if(keyboard_check_pressed(32)) && noar=false {vspeed=-9;noar=true; friction=0};

if (keyboard_check(ord("D"))) && ! (keyboard_check(ord("A"))) && (place_free(x-5,y))
{parado=false; andando=true; lado=1;hspeed+=0.3; if hspeed>3 {hspeed=3}};
if (keyboard_check(ord("A"))) && ! (keyboard_check(ord("D"))) && (place_free(x-5,y))
{parado=false; andando=true; lado=0;hspeed-=0.3; if hspeed<-3 {hspeed=-3}}else
{friction=0.07; if hspeed=0 {andando=false;parado=true;obj_player_pernas.parado=true; obj_player_pernas.andando=false}}
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Seg 07 Jan 2013, 18:33

Você checou a opção "solid" em obj_solid?
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Seg 07 Jan 2013, 19:25

Não, porque as vezes o collision_rectangle, falha um pouco, e o personagem entra 1 pixel ou mais no bloco, e ele para de andar!
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Seg 07 Jan 2013, 20:23

O jeito é usar o place_free invés de collision_rectangle. E o place_free só funciona com o solid marcado.
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Ter 08 Jan 2013, 12:46

Tem certeza? Acho que o "not place_meeting" poderia dar um jeito, mas qual a função ideal para isso?
Lembrando que sou péssimo em colisão ainda, o resto eu até sei fazer no game maker!
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por vinians Ter 08 Jan 2013, 12:53

Se você quer levar em conta objetos não sólidos, use o place_empty() ele sempre leva em conta qualquer tipo de objetos.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Ter 08 Jan 2013, 13:03

Mas isso iria atrapalhar, porque se por exemplo o jogador for pegar um item, o personagem vai parar antes de pega-lo! '-'
Mas acho o place_meeting um boa opção, mas como seria a função disso? Alguém me ajuda? =(


Última edição por superrafao em Ter 08 Jan 2013, 13:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção gráfica! (Teclado com problemas kkkk))
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Davichococat Ter 08 Jan 2013, 13:39

É praticamente a mesma coisa do place_free e place_empty, só que leva em conta objetos.
Código:
place_meeting(x,y,objeto);

Mas porquê não usa linhas de colisão pra detectar se um espaço está vazio?
É ainda melhor que o place_meeting.
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Ralphed Ter 08 Jan 2013, 14:55

Davichococat escreveu:É praticamente a mesma coisa do place_free e place_empty, só que leva em conta objetos.
Código:
place_meeting(x,y,objeto);

Mas porquê não usa linhas de colisão pra detectar se um espaço está vazio?
É ainda melhor que o place_meeting.
Eu sei o que esse codigos fazem, não sou iniciante no game maker ta!
Mas vamos fazer melhor, que tal vocês postarem seus codigos de colisão aqui que funcione em superficies inclinadas?
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : Colisão! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

Colisão! Empty Re: Colisão!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos