Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
4 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Falae pessoal blz ?? espero que sim , queria saber se tem como fazer uma letra personalizada no draw , mas aí você me pergunta letra personalizada como ??
Mesclada de 2 cores ( isso sei fazer) com contorno preto , mas na hora do draw quero que só essa "palavra" use está fonte , os outro objetos continuem usando outras fontes , e também como já disse e vou reforçar é importante o contorno , obrigado!
para fazer algo parecido com esse 3hit...
Mesclada de 2 cores ( isso sei fazer) com contorno preto , mas na hora do draw quero que só essa "palavra" use está fonte , os outro objetos continuem usando outras fontes , e também como já disse e vou reforçar é importante o contorno , obrigado!
para fazer algo parecido com esse 3hit...
Última edição por galavernaa em Qui 03 Jan 2013, 10:54, editado 1 vez(es)
galavernaa- Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Se eu não me engano, o que você quer é a função draw_set_font().
Ela modifica a fonte a ser desenhada. Pra voltar a fonte normal, mude o parâmetro "nome da fonte" para -1.
Sobre o contorno... Não acho que há uma função específica do Game Maker. Você pode usar outros meios, como:
Desenhar uma outra palavra atrás, maior, preta, que funcionaria como contorno;
ou fazer sua palavra como sprite.
- Código:
draw_set_font(nome da fonte)
Ela modifica a fonte a ser desenhada. Pra voltar a fonte normal, mude o parâmetro "nome da fonte" para -1.
Sobre o contorno... Não acho que há uma função específica do Game Maker. Você pode usar outros meios, como:
Desenhar uma outra palavra atrás, maior, preta, que funcionaria como contorno;
ou fazer sua palavra como sprite.
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
É então , pode ser isso , mas aí se eu for fazer sprite pra numero de hits/o dano que tira um ataque precisarei de 99 sprites , por isso queria saber se tem algum script ou algo do gênero que faça isso!Davichococat escreveu:Se eu não me engano, o que você quer é a função draw_set_font().
- Código:
draw_set_font(nome da fonte)
Ela modifica a fonte a ser desenhada. Pra voltar a fonte normal, mude o parâmetro "nome da fonte" para -1.
Sobre o contorno... Não acho que há uma função específica do Game Maker. Você pode usar outros meios, como:
Desenhar uma outra palavra atrás, maior, preta, que funcionaria como contorno;
ou fazer sua palavra como sprite.
galavernaa- Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Nesse caso você pode,colocar fontes e cores para os outros objetos que usam o evento draw assim eles terao suas propias fontes e cores(é o metodo que eu mais uso) quanto ao metodo de letra personalizada use a dica do Davichococat,criando fonte na ferramenta "font" ,mas coloque antes do texto do contrario pode não surtir efeito nele.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Pesquisando, eu achei aqui uma solução para o seu problema.galavernaa escreveu:É então , pode ser isso , mas aí se eu for fazer sprite pra numero de hits/o dano que tira um ataque precisarei de 99 sprites , por isso queria saber se tem algum script ou algo do gênero que faça isso!Davichococat escreveu:Se eu não me engano, o que você quer é a função draw_set_font().
- Código:
draw_set_font(nome da fonte)
Ela modifica a fonte a ser desenhada. Pra voltar a fonte normal, mude o parâmetro "nome da fonte" para -1.
Sobre o contorno... Não acho que há uma função específica do Game Maker. Você pode usar outros meios, como:
Desenhar uma outra palavra atrás, maior, preta, que funcionaria como contorno;
ou fazer sua palavra como sprite.
São duas funções para desenhar strings com borda de espessura e cor variáveis. Mudando apenas uma linha você também pode ajustar a cor do texto para gradiente. Lembrando que o script não é meu, você pode encontrar o respectivo autor clicando no link acima.
- Spoiler:
- draw_text_outline
- Código:
var color;
color=draw_get_color();
draw_set_color(c_black);
for(i=argument0-argument2;i<=argument0+argument2;
i+=1){
for(n=argument1-argument2;n<=argument1+argument2;
n+=1){
draw_text(i,n,argument3);}}
draw_set_color(c_white);
draw_text(argument0,argument1,argument3);
draw_set_color(color);
Argumento 1: posição y do texto;
Argumento 2: espessura da borda;
Argumento 3: texto(string) a ser mostrado.
draw_text_outline_color- Código:
var color;
color=draw_get_color();
draw_set_color(argument5);
for(i=argument0-argument2;i<=argument0+argument2;
i+=1){
for(n=argument1-argument2;n<=argument1+argument2;
n+=1){
draw_text(i,n,argument3);}}
draw_set_color(argument4);
draw_text(argument0,argument1,argument3);
draw_set_color(color);
Espero ter ajudado. Outra coisa: Você não precisaria de 99 sprites para o dano, apenas 10, afinal, usamos o sistema númerico decimal. Para fazer o número 420, basta ter o sprite "4", "2" e "0", e mostrar eles em ordem para formar um número. Com 255 sprites, dá pra simular todo o "espectro" de caracteres ASCII.
EDIT:
Parece que para espessuras maiores que 1, o script gera bordas meio quadradas. Não acho que vá a ser um problema para você, já que no seu caso, a borda é fina. Mas se quiser usar bordas mais espessas que "1", você vai precisar fazer com que ela fique redonda, o que pode requirir uma boa dose de lógica e matématica básica.
Procurando na internet você pode achar uma solução (não específica para o Game Maker).
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Cara , muito obrigado : RESOLVIDODavichococat escreveu:Pesquisando, eu achei aqui uma solução para o seu problema.galavernaa escreveu:É então , pode ser isso , mas aí se eu for fazer sprite pra numero de hits/o dano que tira um ataque precisarei de 99 sprites , por isso queria saber se tem algum script ou algo do gênero que faça isso!Davichococat escreveu:Se eu não me engano, o que você quer é a função draw_set_font().
- Código:
draw_set_font(nome da fonte)
Ela modifica a fonte a ser desenhada. Pra voltar a fonte normal, mude o parâmetro "nome da fonte" para -1.
Sobre o contorno... Não acho que há uma função específica do Game Maker. Você pode usar outros meios, como:
Desenhar uma outra palavra atrás, maior, preta, que funcionaria como contorno;
ou fazer sua palavra como sprite.
São duas funções para desenhar strings com borda de espessura e cor variáveis. Mudando apenas uma linha você também pode ajustar a cor do texto para gradiente. Lembrando que o script não é meu, você pode encontrar o respectivo autor clicando no link acima.
- Spoiler:
draw_text_outlineArgumento 0: posição x do texto;
- Código:
var color;
color=draw_get_color();
draw_set_color(c_black);
for(i=argument0-argument2;i<=argument0+argument2;
i+=1){
for(n=argument1-argument2;n<=argument1+argument2;
n+=1){
draw_text(i,n,argument3);}}
draw_set_color(c_white);
draw_text(argument0,argument1,argument3);
draw_set_color(color);
Argumento 1: posição y do texto;
Argumento 2: espessura da borda;
Argumento 3: texto(string) a ser mostrado.
draw_text_outline_colorMesma função, com dois argumentos extras(que, respectivamente, são): cor do texto, cor da borda.
- Código:
var color;
color=draw_get_color();
draw_set_color(argument5);
for(i=argument0-argument2;i<=argument0+argument2;
i+=1){
for(n=argument1-argument2;n<=argument1+argument2;
n+=1){
draw_text(i,n,argument3);}}
draw_set_color(argument4);
draw_text(argument0,argument1,argument3);
draw_set_color(color);
Espero ter ajudado. Outra coisa: Você não precisaria de 99 sprites para o dano, apenas 10, afinal, usamos o sistema númerico decimal. Para fazer o número 420, basta ter o sprite "4", "2" e "0", e mostrar eles em ordem para formar um número. Com 255 sprites, dá pra simular todo o "espectro" de caracteres ASCII.
EDIT:
Parece que para espessuras maiores que 1, o script gera bordas meio quadradas. Não acho que vá a ser um problema para você, já que no seu caso, a borda é fina. Mas se quiser usar bordas mais espessas que "1", você vai precisar fazer com que ela fique redonda, o que pode requirir uma boa dose de lógica e matématica básica.
Procurando na internet você pode achar uma solução (não específica para o Game Maker).
galavernaa- Data de inscrição : 20/12/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 97
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Letra personalizada no DRAW
Tópico trancado, pois a dúvida do autor foi resolvida.
Caso necessites, favor se dirigir à mim ou à qualquer outro moderador para destrancar este seu tópico.
Caso necessites, favor se dirigir à mim ou à qualquer outro moderador para destrancar este seu tópico.
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Letra por letra,texto
» [Resolvido]draw primitive e draw vertex...como usar?
» [RESOLVIDO]Mudar cor da letra
» [Resolvido]Duvida basica - como definir uma letra no code
» [RESOLVIDO] Como fazer para que, quando aperte a letra... [ tópico ]
» [Resolvido]draw primitive e draw vertex...como usar?
» [RESOLVIDO]Mudar cor da letra
» [Resolvido]Duvida basica - como definir uma letra no code
» [RESOLVIDO] Como fazer para que, quando aperte a letra... [ tópico ]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|