Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Colisão em topdown
3 participantes
Página 1 de 1
Colisão em topdown
Não estou conseguindo fazer a colisão do carro no meu jogo de corrida em top down...
alguem pode me ajudar ???
olhem o script que eh executado na colisão:
Sera que eh possivel fazer uma colisão precisa, sem ser "speed = 0"
vlw
alguem pode me ajudar ???
olhem o script que eh executado na colisão:
- Código:
//Script que manipula colisão com um objeto sólido
var colDir;
colDir = point_direction(other.x, other.y, x, y);
direction = colDir;
if colDir != 0
speed = speed/direction;
Sera que eh possivel fazer uma colisão precisa, sem ser "speed = 0"
vlw
Convidado- Convidado
Re: Colisão em topdown
Nao entendo, mas porque nao pode ser speed=0 ?
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Colisão em topdown
pq em uma colisão precisa o carro bate e volta um pouco com a velocidaade reduzida drasticamente... e nao para d vez... e tambem se speed= for igual a 0 ao encostar na parede se ele soh 'ralá' o carro na parede o carro vai 'travar'....
Convidado- Convidado
Re: Colisão em topdown
De cara, achei que essa linha geraria um erro. E se "direction" for "0"? Aí, pensei que você pode ter escrito o código de cabeça e pensado em "colDir" ao invés de "direction". Foi isso, né?RubensGM escreveu:
- Código:
speed = speed/direction;
Mesmo assim, fica estranho. Se colDir for 1, a velocidade não muda nada, se for 359 (quase a mesma coisa), cai drasticamente.
Olha, o que eu faço normalmente é assim, eu verifico qual a direção ortogonal que mais se assemelha à da colisão. Então, colDir passa a assumir apenas os valores 0, 90, 180 ou 270.
Aí, eu divido a direção do carro em dois vetores. Aquele que for em direção à colisão é zerado e o restante é multiplicado por um valor fixo, tipo entre 0.75 e 1 (normalmente eu deixo 1, mesmo). Resultado: a direção fica ortogonal e a velocidade resultante depende da direção que ele vinha.
Ah, sim, a image_angle depende da direção, e não o contrário.
Com um pouco mais de trabalho, você pode fazer a image_angle ir girando até o ponto em que não há mais colisão (lembre-se de criar uma mask retangular). Aí, a direction vai depender da image_angle resultante. Com a direction inicial, o truque de dividir a velocidade em vetores ainda funciona, mas a matemática é um pouco mais chata.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão em topdown
o Jeito mais Fácil de Fazer isto é colocar na Colisão Isto:pq em uma colisão precisa o carro bate e volta um pouco com a velocidaade reduzida drasticamente...
- Código:
speed = speed/4
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|