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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Qui 18 Out 2012, 00:25

Nome: Battle Spaceship.

Plataforma: Game Maker 8.0 Pro.

Genero: Nave/Shooter.

Descrição:
A Nasa faz uma missão de exploração espacial. Inicialmente, a Nasa manda para o espaço dez naves de exploração para explorar o Sistema Solar. Uma semana depois, uma nave é destruída e as outras naves se dispersam desesperadamente mas todas são destruídas uma por uma até não restar mais nenhuma nave.
A Nasa teme por uma invasão ao planeta e precisa que alguém destrua essas naves. Mas ninguém aceita essa missão porque estavam todos com com medo. Até que aparece alguém disposto a enfrentar os aliens. Mas agora eles chegaram na Terra e o heroi precisa expulsá-los do planeta e destruir a nave-mãe no espaço.

Controles:
As setas movem a nave.
Z atira.
X usa ataques especiais.

Tamanho: 12,60MB

Imagens:
Spoiler:

Download:
http://depositfiles.com/files/o9g211f44

Atualização: outubro
- Resolvido o problema da velocidade do player.
- O reinício do jogo agora é rápido, não mostra todas as informações novamente.
- Os créditos estão no seu devido lugar.

Atualização: 24/12/12
- Inimigos não atiram quando você está atras deles.
- Tiro do player mais rápido e forte.
- Tiro especial mais forte e rápido deixa de ser inútil.
- Inimigos mais numerosos e rápidos.
- Boxers mais fortes.
- Inimigos ''pipoca'' adicionados no jogo.

Participante do Game do Ano 2012 feliz3


Última edição por BertFe em Seg 31 Dez 2012, 17:44, editado 15 vez(es)
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por cascavelo Qui 01 Nov 2012, 23:50

GRÁFICOS: Apresentação do jogo está bem feita, tem até uma tela com os controles do jogo, os gráficos não são originais, não sei de que jogos foram ripados, faltou uma tela de créditos com estas informações. Os sprites apresentam boas animações mostrando a destruição das naves.

SONS: Efeitos sonoros bem encaixados.

GAMEPLAY E CONTROLES: É um shot'm up básico, o movimento da nave é um pouco lento para a largura da tela de jogo, já o tiro é bem rápido, mesmo assim são necessários vários pra destruir um inimigo, o maior problema são os inimigos que atiram pra trás logo no início do jogo, isto só poderia ocorrer em fases mais avançadas, pois deixa o jogo muito difícil e o tiro especial não ajuda muito, ele não parece ser teleguiado no início do jogo, deveria ser.

CONCLUSÃO: Não encontrei bugs.Fiquei realmente surpreso com este projeto, mesmo feito no lite o jogo funciona bem, apenas o nível de dificuldade que está um pouco desequilibrado. Com algumas mudanças se tornará um bom jogo.

Nota C
Posso passar a nota para B se fizer as mudanças abaixo:
- Resolver o problema da velocidade do player, aumentar um pouquinho a velocidade dele ou reduzir a largura da tela.
- Retira a capacidade do inimigo atirar para trás nas primeiras fases do jogo.
- O reinício do jogo tem que ser rápido, não precisa mostrar todas as informações novamente.
- Coloque os créditos devidos no jogo, de onde foram retirados os gráficos, sons e engines.
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Sex 02 Nov 2012, 22:32

cascavelo escreveu:
gráficos não são originais, não sei de que jogos foram ripados, faltou uma tela de créditos com estas informações.
Não foram ripados, eu peguei de uma sprite_sheet.
cascavelo escreveu:
o maior problema são os inimigos que atiram pra trás logo no início do jogo
cascavelo escreveu:
já o tiro é bem rápido, mesmo assim são necessários vários pra destruir um inimigo,
Mas isso que deixa o jogo difícil. Só que os inimigos que atiram pra trás logo no início do jogo dá pra tirar.
cascavelo escreveu:
Coloque os créditos devidos no jogo, de onde foram retirados os gráficos, sons e engines.
Gráficos e sons até dá, mas engines na época eu não sabia o que era então nem usei.
Ta certo então, daqui alguns dias terminarei de resolver os problemas.
Mas peraí, agora eu tenho o GM Pro, como que que eu faço pra passar o jogo para o pro se o arquivo é gm81 e o do pro é gmk?

Edit:
cascavelo escreveu:
e o tiro especial não ajuda muito, ele não parece ser teleguiado no início do jogo, deveria ser.
Eu sei, os dois primeiros não são. Na versão 2 será:
Tiros:
1-metralhadora.
2-metralhadora rápida.
3-balas explosivas.
4-balas explosivas rápidas.
5-laser único.
6-laser duplo.
7-laser duplo com balas explosivas laterais.
8-laser triplo com balas explosivas laterais.
Tiros especiais:
1-mísseis comuns.
2-mísseis comuns (mais rápido e gasta menos energia).
3-mísseis que perseguem boxers.
4-mísseis que perseguem boxers (mais rápido e gasta menos energia).
5-mísseis que perseguem outros mísseis.
6-mísseis que perseguem outros mísseis (mais rápido e gasta menos energia).
7-metralhadora que persegue mísseis.
8-metralhadora que persegue mísseis (mais rápida e gasta menos energia).


Última edição por BertFe em Sáb 03 Nov 2012, 18:14, editado 2 vez(es)
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por Ufrarion Sex 02 Nov 2012, 23:42

Usa esse programa para converter os projetos .gm81 para .gmk:

https://docs.google.com/open?id=0B3LC7hHm2MU6SUlQZGJ1bjl5cGM
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty REAVALIAÇÃO

Mensagem por cascavelo Dom 23 Dez 2012, 12:47

Nota B

As mudanças melhoraram bastante a jogabilidade, como prometido estou mudando a nota para B.
Algumas alterações ainda são necessárias, se for fazer mais alguma atualização mude isto:
- Coloque um limitador no botão de tiro para que o jogador, não possa apenas segurar o botão e atirar continuamente.
- Reduza um pouco a largura da tela, isto facilita um pouco o gameplay (jogos de nave Arcade tem o monitor na vertical).
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Dom 23 Dez 2012, 14:46

Ganhei um B? feliz3 Uhu! Vlw cascavelo!
- Coloque um limitador no botão de tiro para que o jogador, não possa apenas segurar o botão e atirar continuamente.
- Reduza um pouco a largura da tela, isto facilita um pouco o gameplay (jogos de nave Arcade tem o monitor na vertical).
Ok, farei atualizações Happy .
Ufrarion escreveu:Usa esse programa para converter os projetos .gm81 para .gmk:

https://docs.google.com/open?id=0B3LC7hHm2MU6SUlQZGJ1bjl5cGM
A sim funcionou, deu pra converter tudo.

Edit:
Não entendi o voce quis dizer:
- Coloque um limitador no botão de tiro para que o jogador, não possa apenas segurar o botão e atirar continuamente.
Você ta dizendo para não poder só segurar o botão e ele atirar, só apertando repetidamente o botão?
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por shatterhand2 Dom 23 Dez 2012, 16:04

Eu joguei até o inicio da segunda fase..

eu conheço bastante sobre o gênero (Não é a toa que sou moderador do forum shmups.com, o maior desse gênero na internet).

Não se preocupe com o fato da tela não ser vertical, existem excelentes shmups com a tela no aspecto igual ao seu (Gigawing, Mars Matrix, Zanac Neo, dentre outros).

O lance de segurar o botão está ótimo também, não precisa mudar isso.

O que eu vi de problemas sérios no jogo:

a) O jogo é muito lento num geral. Seus tiros são lentos, os inimigos são lentos... é tudo muito devagar no jogo, quase dá sono jogá-lo.

b) Os inimigos *não* devem atirar pra trás. Não importa o quão rápido você se mova, inimigos que atiram tiros "mirados" no jogador não devem atirar depois de passar de um certo ponto da tela. É regra básica de design desse tipo de jogo.

c) Os tiros especiais são meio inúteis.

d) Os mísseis teleguiados dos inimigos mudam de direção de forma muito estranha. Fica mais interessante se eles mudarem de direção de forma mais contínua e mais suave, ao invés da forma brusca que mudam.

e) Combine tiros mirados com padrões de tiros (Mesmo que padrões simples), senão o jogo fica muito fácil.

f) Tem momentos no jogo em que NADA acontece. Você fica la atirando em nada, pq não tem nenhum inimigo na tela. Isso também é básico no design de jogos desse tipo... a não ser que seja uma cut-scene ou algo do tipo, nunca deixe a tela vazia.



Mas dentro disso tudo, o A) é o mais importante. O Jogo precisa ser mais rápido, mais "explosivo", mais dinâmico. Aumenta a velocidade do tiro do jogador, coloque mais coisas acontecendo no jogo!
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Dom 23 Dez 2012, 16:26

a) O jogo é muito lento num geral. Seus tiros são lentos, os inimigos são lentos...
Eu precisava colocar inimigos lentos para ter mais deles na tela e não acontecer de ficar nenhum inimigo na tela, mas parece que não resolveu:
Tem momentos no jogo em que NADA acontece
E não resolveu mesmo.
Os tiros especiais são meio inúteis
Já percebi isso quando mostrei o jogo para uns amigos, eles nem usaram o tiro especial porque era muito fraco.
Os mísseis teleguiados dos inimigos mudam de direção de forma muito estranha. Fica mais interessante se eles mudarem de direção de forma mais contínua e mais suave, ao invés da forma brusca que mudam.
Eu não sei como fazer isso. Se tiver tutoriais pra me indicar.
os inimigos são lentos... é tudo muito devagar no jogo, quase dá sono jogá-lo.
b) Os inimigos *não* devem atirar pra trás. Não importa o quão rápido você se mova, inimigos que atiram tiros "mirados" no jogador não devem atirar depois de passar de um certo ponto da tela. É regra básica de design desse tipo de jogo.
Esses problemas são ruins mesmo, vou ver se consigo tirar eles.
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por shatterhand2 Dom 23 Dez 2012, 16:28

Você pode ter o que se chama "Inimigos pipoca" no jogo, que ajuda muito nisso.

São inimigos que entram na tela, as vezes nem atiram no jogador e morrem com apenas um tiro. Eles ajudam a preencher o vazio do jogo.

Outra coisa que ajuda é ter inimigos que apareçam automaticamente quando a tela está vazia... isso pode ser interessante por vários pontos de vista diferentes.


O missel teleguiado eu ja programei um bem bacana, mas agora não tenho acesso ao código. Me lembra que depois eu compartilho aqui sem problemas Smile
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Dom 23 Dez 2012, 16:41

shatterhand2 escreveu:Você pode ter o que se chama "Inimigos pipoca" no jogo, que ajuda muito nisso.

São inimigos que entram na tela, as vezes nem atiram no jogador e morrem com apenas um tiro. Eles ajudam a preencher o vazio do jogo.

Outra coisa que ajuda é ter inimigos que apareçam automaticamente quando a tela está vazia... isso pode ser interessante por vários pontos de vista diferentes.


O missel teleguiado eu ja programei um bem bacana, mas agora não tenho acesso ao código. Me lembra que depois eu compartilho aqui sem problemas Smile
Vlw a dica shatterhand2. Ta dando certo agora.
Já estou resolvendo os problemas, menos o do missel teleguiado.
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por shatterhand2 Dom 23 Dez 2012, 16:56

Peguei esse código de um projeto meu que é open source, pode usar o código a vontade. Dependendo do que você quer fazer, dá pra alterar um monte de coisas (e muda o 24 para um valor menor, para a mudança de direção ser mais suave)

Código:
dir = point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)


if segue == true


        if direction <> dir //se ele ja nao esta na direcao correta
            {
            if abs(dir-direction) > 180 //se a distancia entre a direcao correta e a atual for maior que 180
                {
                if dir > 180 and direction < 180 then //se a direcao atual for menor que 180
                    {
                    direction -= 24
                    if direction <= 0 then direction = 360
                    }
                else if dir < 180 and direction > 180 then //se a direcao atual for maior que 180
                    {
                    direction+= 24
                    if direction >= 360 then direction = 0
                    }
                }
            else //caso a distancia entre as direcoes seja menor que 180
                {
                if direction < dir then direction+= 24 else direction -=24
                }
            }
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Dom 23 Dez 2012, 17:10

Vlw cara, o seu codigo ta ótimo.
Deu pra entender tudo, e tá funcionando.
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por willcraft2 Dom 23 Dez 2012, 18:03

Muito bom o jogo, só não gostei os inimigo atirando para traz, e é dificil eles deviria atirar quando nois tivese na frentes dele.
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por shatterhand2 Dom 23 Dez 2012, 18:08

quer que eu te recomende uns jogos comerciais nesse estilo, pra vc "estudar" ?
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[Aguardando reavaliação]Battle Spaceship Empty Re: [Aguardando reavaliação]Battle Spaceship

Mensagem por BertFe Seg 24 Dez 2012, 15:34

willcraft2 escreveu:Muito bom o jogo, só não gostei os inimigo atirando para traz, e é dificil eles deviria atirar quando nois tivese na frentes dele.
Cara, eu ja resolvi esse problema, só falta atualizar o jogo.
shatterhand escreveu:quer que eu te recomende uns jogos comerciais nesse estilo, pra vc "estudar" ?
VLW, mas já conheci vários jogos do estilo, são os meus favoritos (conheci o seus jogos, você ta de parabéns, são muito legais) .
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