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Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 20:31
Estou tendo sérios problemas em fazer uso do tal place_free!
coloco os movimentos e tudo e tá tudo beleza, mas quando decido usar esse tal para definir se tem alguma parede ou chao, trava tudo!

Então para tentar resolver isso de vez decidi criar esse tópico para acabar de vez com qualquer dúvida!
Tenho certeza que muitos ainda apanha nisso, por isso creio que vai ajudar não só resolver o meu só o problema, mas também de muitos!

Fiz um monte de testes usando movimentos top view:
Spoiler:
vel=5
if keyboard_check(vk_right)x+=vel
if keyboard_check(vk_left)x-=vel
if keyboard_check(vk_up)y-=vel
if keyboard_check(vk_down)y+=vel
Mas quando inseri o place_free, mesmo que os blocos estão longe, trava! Imagine plataforma!
Quero usar meu proprio estilo de codes mais simples e sempre tento começar do zero, não quero usar codes de outros, pois já vem formatados e etc. (se é que me entende)
omo tá dificil o melhor jeito de compreender é visualizar! Então elaborei essas dúvidas numa imagem:
Meu propósito: elaborar uma simples plataforma com poucos codes!(nois comprica mermo!)

Seria bom que adotassem tutoriais visuais...
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 20:43
Não entendi Muito Bem Qual é o Seu Problema, Acredito que você sabe como o place_free funciona, por isso não Preciso Explicar.
se Você quer fazer que ele se mova aonde esta livre e em uma Velocidade ditada, faça assim:
CREATE: move=4 /Qualquer velocidade

Step:
Código:
if keyboard_check(vk_right){if place_free(x+vel,y){ hspeed=vel}else hspeed=0}
if keyboard_check(vk_left){if place_free(x-vel,y){ hspeed=-vel}else hspeed=0}
ou
Código:
if keyboard_check(vk_right){if place_free(x+vel,y){ hspeed+=vel}
if keyboard_check(vk_left){if place_free(x-vel,y){ hspeed-=vel}

Não entendo porque não Funcionou com Você, e tambem não entendi muito bem o que você quiz explicar com o Desenho.


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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 21:41
Eu fiz uma aula sobre isso e visual ainda por cima:

http://gmbr.forumeiros.com/t3729-colisoes-parte-4-colisoes-simples

Explico essa e outras funções, espero que ajude.

FLWS!
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 21:49
Acredito que você sabe como o place_free funciona, por isso não Preciso Explicar.
è justamente este o motivo do tópico!!! Não consigo interpretar essa porqueira!

Cada quadrado ali, representa 10, os varemelhos são os x e os azuis os y
O que eu quero analizar, é qual daqueles está correto! Ou seja, quero esmiuçar... dissecar e findar de vez bugs em decorrencia do uso desse code!
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 22:11
Desculpe Moisés, mas Ainda não entendi o Que você Propôe.
O que eu quero analizar, é qual daqueles está correto!
Correto oQuê?

e findar de vez bugs
Qual Bug/Erro?

como Não Compriendi, vou apenas Presumir o que você quer nesta Respota:
Você Quer que ele Cheque 3 Quadrados a Frente(30 x), e pode Estar Livre, porém ao seu lado, 10quadrados(10x) pode Estar com um Sólido, mas como sua checagem estava a Frente, ele Continuou a Andar.
Para Resolver Isto, você pode Usar somente o place_free, ou pode Usar Tambem o collision_line.

"place_free (x, y) Retorna se a instância colocada na posição (x, y) está livre de colisão.
Isso normalmente é usado como uma verificação antes de realmente se mudar para a nova posição. "

Palavras de Mark Overmans Retiradas do Manual em Português, mas Acho que não é isso que Você Quer.

Explique ainda Mais Sua Duvida, Não Estou Conseguindo Entender para que Fins Você Quer.
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 22:13
1a: x+30, y+20
1b: x-10, y+30
2a: x-20, y-20

Para direita: x positivo
Para a esquerda: x negativo
Para cima: y negativo
Para baixo: y positivo

Até mais!
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 22:26
Tu viu minha aula? (4 posts acima) Lá explica certinho.

Tu está imaginando errado a situação. O place_free não estica a caixa de colisão em L, ele na verdade recria a caixa de colisão da sprite e checa a colisão por ela, logo as coordenadas que você coloca são as coordenadas dessa nova caixa, idêntica a da sprite usada. Ou seja é uma caixa de colisão móvel.

Código:
if place_free(x+5,y-5) {/*ação*/}

Isso faz a caixa de colisão criada subir 5 pixels e ir 5 pixels para direita.

Veja a aula e entendera melhor.

FLWS!
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

em Sab 22 Dez 2012, 23:13
Nesse tutorial também há algumas imagens explicativas:
http://gmbr.forumeiros.com/t16184-entenda-as-funcoes-de-colisao

Leia os dois e acabará entendendo.

Até mais!
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Re: Debugando o place_free! Ô code chato!!!

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