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EscoraBall Pro - Página 3 Empty Re: EscoraBall Pro

Mensagem por theguitarmester Dom 27 Jan 2013, 17:09

Versão em Inglês feita, fiz ela para colocar na YOYO games e estou compartilhando com vocês.

Créditos a Gonçalves por traduzir o o tutorial, e por ajudar em correções com a tradução.

Link da verão em inglês no começo do tópico e aqui: http://sandbox.yoyogames.com/games/211851-escoraball


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Mensagem por Marcellomine Dom 27 Jan 2013, 17:17

Caramba! Muito show o seu jogo hein!! Parabéns amigo!! Smile
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Mensagem por Gonçalves Ter 12 Fev 2013, 15:12

CONCEITO (11/40)

EscoraBall é um jogo 2D do estilo puzzle com perspectiva side scroller. A ideia central do jogo é passar pelos desafios propostos pelas fases pulando de parede a parede até chegar ao portal.

A proposta do game é bem simples e pode até ser encontrados minigames do gênero dentro de alguns jogos AAA. EscoraBall falha em prender o jogador por longos períodos pela falta de pontuação, recorde, ou algo do tipo. E também por não trazer algo inovador, que cative um jogador.

Ao passar das fases, percebe-se uma progressão agradável no nível de desafio e há muitos níveis, algo bom para o jogo. Infelizmente é difícil atingir os níveis mais altos já que, além da dificuldade, temos a falta de atrativos como principal barreira para tal.

ARTE GRÁFICA (5/20)

O menu dá esperança ao jogador de ver algo interessante no gameplay, porque a imagem de fundo do menu inicial é bem atrante. Ao ver os botões do menu, a perspectiva muda: Temos textos do menu principal muito embaçados.

Pior ainda a fonte do texto de ajuda: o "Arial 12" já entrega uma aparente falta de ganância dos desenvolvedores no projeto. Para completar, ainda vemos erros, onde algumas letras parecem estar cortadas.

Os gráficos dentro do jogo deprimem: linhas "built-in", desenhos embaçados, texto quase ilegível nos painéis de ajuda. E não para por aí. Se já não bastasse a dificuldade natural em ler os textos por causa da fonte, a HUD é translúcida.

O jogo precisa de um "overhaul" na parte gráfica, simplesmente. Nada parece ser reaproveitável, exclusive o jogador, que pode ter um look melhor com poucos ajustes. Vemos tiles, setas, portais, e todo o resto com um look bem "fiz às pressas, sorry" pela mescla de vetor com pixel "art".

ARTE SONORA (8/20)

Particularmente gostei da intro (pré menu principal), mas poderia ter algum som. Não tem efeitos sonoros o menu, assim como o resto do jogo. Perde imersão. A música de jogo não entedia o jogador todavia.

PROGRAMAÇÃO (11/20)

Muito estranho o fato de usar as funções do menu com o mouse e apertar tecla para ver a ajuda. Ao clicar em "Sair", temos um bug que faz com que o cursor volte ao regular do Windows (assim como em alguns outros menus).

O jogo parece ter sido programado para servir tanto para mobile quanto para PC, e temos por isso uns botões deixados na tela. Se a build é Windows, não há razão para mantê-los ali.

Não há muito mistério quanto a gameplay, o jogador usa as setas para mover e só. Seguindo a proposta, o desenvolvedor poderia ir além com plataformas móveis, tempo, bônuses, contador de jogadas. Algo que prendesse mais, mesmo que em outro modo.

GERAL

Essa é a definição de EscoraBall, um jogo simples. Não vai muito além. Vale o download por parte de jogadores que querem passar o tempo tentando "quebrar a cabeça" um pouco, mas nada tão inovador e cativante.

Se eu tivesse que dar uma nota seria:

35/100
(Fraco)


Última edição por Gonçalves em Seg 03 Ago 2015, 21:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Ter 12 Fev 2013, 15:40

Obrigado por sua avaliação franca, irei ressaltar alguns pontos:

o jogo não vai ir além de um passa-tempo,
o objetico do jogo é ser um passatempo, até porque, jogos estilo Puzle são isso.

usando por exemplo "timing", como plataformas móveis
O objetivo do jogo era ser parado em que podesse fazer tudo com calma, e o foco é pensar na solução, e não ter agilidade.
mas fazes com 2 escoras, envolve abilidade, estas, estão mais para o final.

GRÁFICOS: bom, não sou bom nessa área, para falar a verdade, baixei o Corel enquanto fazia este jogo e comecei a fazer os gráficos para a versão pro, mas gostei de como ficaram alguns objetos, mas o principal, o escora achei que ficou ruim.
ainda mudarei eles em uma nova atualização.

SONS: pensei que estavam simples demais os sons, assim como os gráficos, ainda não sou bom com os sons, apenas faços umas pequenas musicas pelo AnvilStudio.

A temática do jogo é bem simples, inclusive tem mini-games desse dentro de outros jogos (como no Pokémon, por exemplo)
não cheguei a ver.

Use a criatividade aqui pra conquistar mais jogadores
pretendo colocar uma história no jogo.


O jogo em si não está ruim, mas também não me prendeu (já vi piores que conseguiram isso)
entendo, Puzle e jogos de pensar, não agradam sempre, as pessoas tendem a gostar mais de jogos de luta e tiros.

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Mensagem por moisesBR Ter 12 Fev 2013, 16:34

Esse "passei" é o cúmulo da preguiça né, fala sério!
KKkkkkkkkkkkkkkk

Eu leh disse! kkkkkkkkkk

cara vou ver se consigo achar algo para te ajudar nisso...
mas vc poderia ter usado aquele ridículo portal que fiz que seria melhor que:
Esse "passei" é o cúmulo da preguiça né, fala sério!
KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Essa eu não gëntei! tive rir pra car.... kkkkkk!

Olha só vc pode usar um efeito nativo do gm atuaal o 8.0 tipo aqueles que explodem ou um efeito em sprite mesmo q de a imprensão de ser um buraco dimensional! efeitos conseguidos até com um simples dispaear ou alfa - .... e etc! sem falar q tem no banco de engines uma engine recheada de efeitos! do tipo essa:
EscoraBall Pro - Página 3 Novoaimagemdebitmap

Aqui ela:
O impossível é apenas a falta de fé!
https://www.dropbox.com/s/17c64hzrjuhnvr5/Extreme%20Effects%20Engine%5BExtrair%20com%20Winrar%21%5D.jpg
se não funcionar tente esse:
https://www.dropbox.com/sh/7cgyev65hxbl30b/fePkxsowR6/Extreme%20Effects%20Engine%5BExtrair%20com%20Winrar%21%5D.jpg
Bem... deve ter opções melores. (tecla aga n funfa nesse pc da mana)
aguardo nova atualização disso!
Essa do gonçalves num güentei! kkkkk
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Mensagem por Livsk Dom 24 Fev 2013, 01:36

Eae Theguitarmester blz?

Bom, joguei seu jogo, e fiz uma pequena avaliação pessoal sobre ele, há algumas sugestões caso você queira ainda atualizar.

Gráficos: 4,0

O jogo é um puzzle, não é necessário ter ótimos gráficos, mas acho que deveria melhorar bastante visto que estão bem simples e não há um background. Seria interessante ver talvez um cenário no fundo, ou então colocar uma vegetação ou algo do tipo. Acho também que deveria refazer o personagem (o escora).

Jogabilidade: 8,3

O jogo por si é bem simples, a dificuldade vai aumentando conforme o tempo e cada vez é necessário pensar mais. Não encontrei bugs, o que é bom. Porém seria interessante deixar mais explicito os comandos do teclado no jogo, visto que na primeira vez que eu joguei acabei perdendo todo meu progresso por não saber onde salvar.

Também chega uma parte do jogo que os desafios se repetem em apenas buscar as bolas e liberar as portas utilizando os portais. Seria interessante acrescentar novos desafios, colocando uma pontuação em cada fase onde o tempo a determina.

Sons: 8,5

Estão simples porém agradáveis, segue os gênero de jogos de puzzle.

4,0 + 8,3 + 8,5 = 7,0 ~ B

Parabéns e boa sorte com o jogo!


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Mensagem por theguitarmester Dom 24 Fev 2013, 12:37

MoisésBR, tá vendo esse efeito de Portal verde que tem nessa imagem? fiz uma sprite com as animações dele e coloquei em lugar do passou.


livsk, obrigado pela avaliação, comentarei um pouco:
Gráficos: é que não tenho muita experiência com ele, esse jogo os gráficos são todos originais, tive ajuda com a tela inicial, que foi feita pelo cascavelo, e dela, fiz outras tela e letras, mas no jogo, tudo eu que fiz, usando o Corel, esse foi meu 1° projeto vetorizando com ele, por isso que não estão muito bons, mas já estou tratando de fazer algum efeito no Fundo, mas, fiz ma historia, e seguindo ela, o cenário não pode ter tantas coisas(mas algo vou ver se mudo no fundo). O escora, tentei valorizar o personagem, deixando ele de frente a tela, mas vou fazer outro, aparecendo ele em visão de cima, como devia ser.

Jogabilidade: sim, no pauyse, se você apertar SPACE, aparecerá todos comandos, mas farei um menu mais desenvolvido no pause, ele está bem precário(para pausar aperte P).
até que fase chegou? porque vai tendo mais objetos, não cei se chegaste por volta da 20, em que tem um objeto que pega e cria diversos outros, e faz outros saírem, depois desse, ainda tem outros objetos novos.
de qual a qual fase você achou monótono(para mim poder averiguar e ver se mudo algo)?


Sons: Que bom que gostou, vi que outros tambem gostaram, ou não se incomodaram com ele, embora e tenho pouca experiência em fazê-los, mas estou melhorando, acho que já sei fazer uns sonsinhos simples mais ou menos.

Obrigado, vou sim atualizar o jogo, vou adicionar uma história, mudar o modo do Escora, e alguns detalhes, por exemplo, voê perdeu seu processo por não lembrar qual botão salvava, agora isso não acontecerá, por que quando for sair da fase, ele perguntará se quer salvar.


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Mensagem por theguitarmester Sáb 25 Jul 2015, 16:43

Postada versão inglesa do jogo na Game Jolt:

http://gamejolt.com/games/escoraball/82140

Quanto tempo desde a última postagem neste tópico!

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Mensagem por theguitarmester Ter 11 Ago 2015, 22:33

Gonçalves, tu podia ter postado em uma nova mensagem, porque a recém agora eu fui ver seu comentário novo... --\'

"de até ser encontrados minigames do gênero dentro de alguns jogos"
Não tinha visto em outros.


O menu dá esperança ao jogador de ver algo interessante no gameplay, porque a imagem de fundo do menu inicial é bem atrante. Ao ver os botões do menu, a perspectiva muda: Temos textos do menu principal muito embaçados.
A imagem de fundo foi feita pelo o Casvavelo, e eu só a ajeitei para se adequar ao jogo, mudando a cor do olho, colocando o bloco como uma seta, e mais alguma coisa que não lembro. O resto fui eu que vetorizei baseado nos pixel horror da primeira versão.


assim como o resto do jogo
Há efeitos sonoros sim, porém, não estão baixos e não coloquei muitos para não se tornarem repetitivos e exaustivos. Há efeitos para quando você colide com a seta, morre no fogo, passa de fase(pelo que lembro, são esses).
Há músicas para o Menu, Estagio1/2,estagio ponte, estagio 3, estagio 4, estagio ponte, estagio 5, última fase, fases bonus(9 músicas).


Muito estranho o fato de usar as funções do menu com o mouse e apertar tecla para ver a ajuda. Ao clicar em "Sair", temos um bug que faz com que o cursor volte ao regular do Windows (assim como em alguns outros menus).
Acho que o menu que você está falando não esta mais ativado.

Sobre o erro do mouse: sim, isso acontece ao usar a funções padrões de janela do Windows.




Acho que você não jogou a versão mais atualizada(que é mais para Android), mas ela não muda muito, então quase tudo que taí esta de acordo.



Obrigado por avaliar, muitas coisas ditas eu concordo(outras nem tanto), mas é bom para saber a opinião daquele que vai jogar sem ficar pensando onde foi feito o jogo, e na verdade quer saber de jogar.


Mas o fato é e que essa versão do jogo eu não planejo fazer quase modificações, visto que já é um jogo completo, e foi começado em 2012(Versão pro), então, muito mudou o jeito de eu programar, e agora, até a plataforma de criar os jogos(do 8 para o Studio).

Mas eu queria portar ele para os celulares, e então fiz alguns ajustes e consegui converter para o Android, deixar jogável e até agradável, caso você foque em tentar fazer os enigma/puzzles, que é o que o jogo tem de melhor e o que eu mais foquei quando o fiz(a jogabilidade).

Até
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