Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Mapa tipo Mario
5 participantes
Página 1 de 1
Mapa tipo Mario
Como eu faço um mapa tipo o do Mario?
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mapa tipo Mario
cara vão te zuar com coisas tipo, esclareça melhor a pergunta hehehe...
Vc quer saber como desenha ou como faz o mario sair andando e pulando nas plataformas???
Vc quer saber como desenha ou como faz o mario sair andando e pulando nas plataformas???
Re: Mapa tipo Mario
Simples. Cada icone de cada fase é um objeto. Coloque que se apertar a esquerda, o mario começa a ir para a esquerda e, se colidir com um objeto da fase, ele pare. Faça isso com o botão da direita, cima e baixo.
Aí, você checa se o jogador apertou algum botão enquanto estava colidindo com a fase. Se apertou, você coloca para ir para a room da fase.
Aí, você checa se o jogador apertou algum botão enquanto estava colidindo com a fase. Se apertou, você coloca para ir para a room da fase.
Re: Mapa tipo Mario
vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mapa tipo Mario
Janx escreveu:vc quer um mapa?
tipo o de escolher a fase?
ou
como fazer A FASE?
Acho que ele quer um mapa. Eu faria do modo que o CPinheiro disse, mas a dúvida dele deve ser aqueles caminhos que vão se abrindo a cada fase concluída.
Eu vou ser franco, mas não é pra levar a mal. Cara, se você tá procurando fazer um mapa, suponho que já tenha feito pelo menos duas fases, certo? Se você fez as duas fases, o mapa é tranquilo. Se não, tente ir mais devagar...
Só estou sendo franco porque não há receita pronta pra isso. Seria mais fácil fazer um engine do que explicar tudo, então se precisar é só pedir.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mapa tipo Mario
É como o M.A.S. disse.
Cada vez que eu passar uma faze, abre um caminho no mapa.
Eu já tenho as fases.
Cada vez que eu passar uma faze, abre um caminho no mapa.
Eu já tenho as fases.
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Mapa tipo Mario
Use uma variável global com arrays para indicar se já passou das tais fases ou não, assim:
Aí, no evento que faz passar de fase, coloque isso:
Agora, vamos ao mapa. Você deve checar se o Mario está colidindo com a fase 2. Suponhamos que a fase 3 esteja na parte de baixo do mapa. Caso o jogador aperte pra baixo, o jogo irá checar se já passou da fase 2 para ir para a fase 3.
Faça isso com todas as fases.
- Código:
global.passou_fase[0]=0 //Fase1
global.passou_fase[1]=0 //Fase2
global.passou_fase[2]=0 //Fase3
//E assim para cada fase
Aí, no evento que faz passar de fase, coloque isso:
- Código:
if (room==room_da_fase_1)
{
global.passou_fase[0]=1
}
if (room==room_da_fase_2)
{
global.passou_fase[1]=1
}
//E assim por diante
Agora, vamos ao mapa. Você deve checar se o Mario está colidindo com a fase 2. Suponhamos que a fase 3 esteja na parte de baixo do mapa. Caso o jogador aperte pra baixo, o jogo irá checar se já passou da fase 2 para ir para a fase 3.
- Código:
if (collision_point(x,y,obj_fase2,0,0))
{
if (keyboard_check_pressed(vk_down)) && (global.passou_fase[1]==1) //Checa se pressionou a tecla "baixo" e se já passou da fase 2
{
//Começa a se mover:
direction=270
speed=5
}
}
Faça isso com todas as fases.
Re: Mapa tipo Mario
Valeu Galera!!!
Super Man- Data de inscrição : 29/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|