GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

2 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

Mensagem por Lukbebalduke Qui 20 Dez 2012, 00:49

Bom, recentemente fiz uma pergunta, ja consegui resolver, mas agora o meu problema nao faz sentido algum ! (Resumindo --->) E criei o seguinte codigo:

Código:
if place_meeting(xaa,yaa,obj_pedra)
exemplo=true

Sendo o valor de xaa 32 e o de yaa 0, e existe um obj_pedra no local, mas ela nao funciona, exemplo nao fica como verdadeiro.
Mas se eu colocar assim:

Código:
if place_meeting(32,0,obj_pedra)
exemplo=true

Ele funciona O.o Como pode isso ?

CODIGOS INTEIROS:

Create:

Código:
xaa=0
yaa=0
texto=""

Step:

Código:
if place_free(xaa,yaa)
texto += "A"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco_pedra)
texto += "B"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco)
texto += "C"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_espinho)
texto += "D"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_player)
texto += "E"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_espinho_cair)
texto += "F"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco_metralha)
texto += "G"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_espinholo)
texto += "H"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco_metal)
texto += "I"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_meio_bloco)
texto += "J"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco_some1)
texto += "K"
if place_meeting(xaa,yaa,obj_bloco_some2)
texto += "L"


if xaa=768
    {
    yaa+=32
    xaa=0
    if yaa=480
        {
        arquivo = file_text_open_write("texto.txt"); // texto.txt será o nome do arquivo
        file_text_write_string(arquivo , string(texto));
        }
    }
else
xaa+=32

Ja rodei no debug, as vars xaa e yaa assumem exatamente o valor que eu queria, mas a var texto apenas vai adicionando A,A,A,A,A,A ... ja se eu trocar os xaa e yaa pelos numeros o codigo funciona.

O que esta acontecendo ?


Última edição por pinpi em Qui 20 Dez 2012, 14:05, editado 1 vez(es)
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty Re: [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

Mensagem por saim Qui 20 Dez 2012, 08:59

Primeiro, algumas considerações.
- place_meeting pode retornar "true" se for rodada num objeto com máscara de colisão. Se for rodado num objeto sem, digamos, "forma física" (como um controle, por exemplo), o estranho é estar dando certo quando você usa números.
Esse engano é muito comum, portanto eu me sinto obrigado a perguntar se você está usando o mesmo objeto nas duas situações e se ele tem uma sprite/collision_mask.
Sugiro substituir o place_meeting por um instance_position
- Esse código parece ser aquele que você estava procurando pra criar um mapa através de uma linha de caracteres. Só que ele demora pra fazer isso, assim que estiver funcionando, recomendo usar um "while (yaa < 480)" ao invés do step. Você vai gerar o arquivo num único step, ao invés dos 6 segundos que deve estar levando agora.

Estou fazendo um script pra testar uma teoria, aqui. Se usar instance_position resolver, comente. Senão, eu volto a postar assim que tiver rodado o teste.
Fiz um teste aqui, parece funcionar:
Código:
var xaa, yaa, texto, arquivo, idObjeto;
xaa = 0; yaa = 0;
arquivo = file_text_open_write("teste.txt"); //abre o arquivo pra escrever

while(yaa <= 480){ //enquanto não passar do limite
    idObjeto = instance_position(xaa, yaa, all); //id da INSTÂNCIA
    if (idObjeto == noone){ //se vazio
        file_text_write_string(arquivo, "na posição (" + string(xaa) + ", " + string(yaa) + ") não tem objeto;");
        }
        else { //se qualquer um
            file_text_write_string(arquivo, "na posição (" + string(xaa) + ", " + string(yaa) + ") tem um " + object_get_name(idObjeto . object_index) + ";");
            }
    file_text_writeln(arquivo); //pula de linha
    xaa += 32; //anda pra direita
    if (xaa > 768){ //se no fim
        xaa = 0; yaa += 32; //volta pra esquerda e anda pra baixo
        }
    }

file_text_close(arquivo); //fecha o arquivo
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty Re: [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

Mensagem por Lukbebalduke Qui 20 Dez 2012, 14:04

Troquei o place_meeting pelo instance_position e deu certo, nao sei porque ja que meus objeto eram solidos e tinham colision mask. Em fim, muito obrigado Saim.

TOPICO RESOLVIDO
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty Re: [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

Mensagem por saim Qui 20 Dez 2012, 14:40

É que place_meeting te retorna true ou false se o objeto em que a função está colocada colide (ou não) com o objeto colocado como argumento ao ser posto na posição (x, y), também entrada como argumento.
Os objetos não precisam ser sólidos, mas PRECISAM ter a collision_mask. Fiquei com a impressão que só os objetos que aparecem no arquivo têm a collision_mask e que o objeto que percorre a room testando as colisões não tem.
Isso explicaria o erro.

instance_position te retorna a id do objeto que colide com o ponto dado como argumento. Esse ponto não precisa de uma collision_mask, então se o objeto que chama a função tem ou não tem uma collision_mask não faz diferença.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?  Empty Re: [RESOLVIDO] Variavel nao funciona como seu valor ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos