GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


variavel numa mensagem

4 participantes

Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Qua 18 Mar 2009, 14:39

Ola, eu gostaria de saber de como fazer para numa mensagem aparecer o valor de uma variavel

ex:Safralam causou 26(valor da variavel) pontos de dano ao nao sei quantos
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Anderson3d Qua 18 Mar 2009, 16:23

vc cria um objeto pra desenhar o texto e o valor da variavel, no draw dele vc coloca

//TEXTOS AUXILIARES

draw_text(view_xview+1,view_yview+1,"O dano foi");
draw_text(view_xview+130,view_yview+1,global.variavel);


Onde tem O dano foi, coloca o que vc quizer, e onde tem global.variavel coloca o nome da sua variavel.
nomes normais entre aspas, variaveis sem aspas. O local onde aparece vc seta onde tem
view_xview+1 para X
view_yview+1 para y

lembrando que a variavel tem que ser global pq ela vem de outros objetos.

vlw.
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por vinians Qua 18 Mar 2009, 16:34

Código:

draw_text(x, y, "Mensagem que voce quer:" + string(qualquer_variavel));
Ou seja sempre use string() quando quizer imprimir valores de variáveis numéricas junto com mensagens.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Qui 19 Mar 2009, 15:04

Brigadao aos 2
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sáb 21 Mar 2009, 08:28

Surgiu-me outro problema, gostaria de por a mensagem por cima de uma caixa com fundo branco, mas o texto e que fica por baixo e n tou conseguindo resolver, podem ajudar?
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por vinians Sáb 21 Mar 2009, 08:50

Pode usar o draw_rectangle(..)
Coloque no Evento DRAW:
Código:

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x, y, x + 100, y + 100, true); //borda do retangulo
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + 1, y + 1, x + 99, y + 99, false);//fundo branco
draw_text(x + 5, y + 5, "Mensagem");
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sáb 21 Mar 2009, 09:05

nao consegui, tendo em conta que a cor da letra e branco
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por vinians Sáb 21 Mar 2009, 09:22

Tenta com esse aqui agora faltou voltar a cor para preto:
Evento DRAW:
Código:

draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(x, y, x + 100, y + 100, true); //borda do retangulo
draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x + 1, y + 1, x + 99, y + 99, false);//fundo branco
draw_set_color(c_black);
draw_text(x + 5, y + 5, "Mensagem");
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sáb 21 Mar 2009, 09:27

Muito obrigado, resultou
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Anderson3d Sáb 21 Mar 2009, 12:50

poderia ter usado um sprite tipo aqulas caixas de texto sofisticadas do jgo castlevania por exemplo, mas isso iria gastar mais memória e loading no jogo... O melhor são esses retângulos mesmo...
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sáb 21 Mar 2009, 16:37

sim, eu antes tava tentando fazer com a caixa, mas esta ideia e sem duvida melhor ppor causa da memoria
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sex 27 Mar 2009, 13:16

pessoal, n tou percebendo onde errei, a variavel que tem o valor do dano mostra no texo sempre 0, ja tentei com outras variaveis e nessas da o numero certo que a variavel suporta mas com esta nao!Ajuda?
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Janx Sex 27 Mar 2009, 13:26

draw_text(x, y, string(variavel) );

é isso??

Evite posts duplos. Na proxima reduzirei 25% da barra de warning.
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sex 27 Mar 2009, 13:40

eu tou usando as mesagens por arrays, na array tem assim:
...
relatorio[1]='Safralam causou ' + string(global.dano_previo) + ' pontos de dano ao inimigo'
...

a variavel global.dano_previo suporta o valor do dano antes da colisao do ataque
(supostamente, visto queainda nao prgramei a defesa e o ataque..., a variavel deveria supotar o valor 15)

Código:
Evite posts duplos. Na proxima reduzirei 25% da barra de warning.
Foi sem querer, nao voltara a acontecer
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Janx Sex 27 Mar 2009, 14:18

bom, verifica se a variavel nao ta no valor 0...

e dai vc tem q faser isso para desenhar:

draw_text(x, y, relatorio[1]);


flws
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sex 27 Mar 2009, 15:04

a variavel global.dano_previo e criada com o valor 0 num objecto que e criado na 1º room e e persistente, e quando o ataque colide com alguem passsa para 15, a seguir nao lhe acontece nada!
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Janx Sex 27 Mar 2009, 15:19

bom, mas oque vc quer é fazer aparecer uma mensagem com essa variavel no meio certo?

tipo...

"Vc acertou VARIAVEL de dano!"

certo??
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Sex 27 Mar 2009, 15:20

sim e isso
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Janx Sex 27 Mar 2009, 16:25

blz, vamos primeiro fazer um teste ok?

ponha esse comando no draw:
draw_text(view_xview+10,view_yview+10, string(global.dano_previo) );

veja se é desenhado o numero na tela.
fassa o necesario para ele mudar para 15 ou sei la pra qual numero muda qnd acerta o atk.

Certo. se aparecer corretamente, fassa isso:

draw_text(view_xview+10,view_yview+10,"Dano: "+string(global.dano_previo) );

flwss
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por patoki Ter 31 Mar 2009, 12:06

Bem, durante seu teste vi que o draw do teste dizia que a variavel tinha o valor 15 mas em baixo continuava 0, depois alterei a variavel para a variavel da vida do inimigo e ai notei que mesmo que perdesse vida a mensagem dizia que ele continuava com a vida toda, ou seja ta apenas mostrando o valor da variavel quando foi criada!


EDIT:
Acabei de conseguir fazer com que aparecece o valor correcto, mas agora a mensagem apssa rapido demais e, depois de passar a 1 vez nunca mais repete!
Ajuda?

EDIT DO EDIT:
RESOLVIDO, MANDEM PRA LIXEIRA SE QUISEREM
avatar
patoki

Data de inscrição : 19/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : variavel numa mensagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

variavel numa mensagem Empty Re: variavel numa mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos