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Aonde posso encontrar a tutorial de Views do Alex?
2 participantes
GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
Aonde posso encontrar a tutorial de Views do Alex?
Esses dias retomei o game maker e estou estudando lógica de jogos de plataforma, eu perdia boa parte do material que tinha pois meu HD de backup esta com problema e poucas são as vezes que consigo acessa-lo, mas isso não vem ao caso, ao entrar nesse [url=´https://gmbr.forumeiros.com/t5604-aula-13-introducao-a-jogos-views]tópico[/url], não havia nenhum link de download para a tutorial. Quem o tiver ou puder recomendas outras tutoriais de view, agradeço.
Scare- Data de inscrição : 06/03/2012
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Re: Aonde posso encontrar a tutorial de Views do Alex?
Quando você abre o post, aparece "Diminua o tamanho da sua tabela.", certo? Pelo menos, é o que aparece aqui. Isso porque, não sei desde quando, o fórum está restringindo tabelas muito grandes, e o tutorial inteiro está dentro de uma.
Para conseguir ver, você pode apertar no botão "CITAR" do post, deletar o começo ([quote="Alex FC"][table border="0"]) e apertar em "Pré-visualizar".
Ou, para facilitar a sua vida, apenas abrir o spoiler abaixo:
Mas, se algum moderador achar melhor, delete essa cópia do tutorial aqui do meu post e tire a tabela lá no post original, pra voltar a aparecer...
Para conseguir ver, você pode apertar no botão "CITAR" do post, deletar o começo ([quote="Alex FC"][table border="0"]) e apertar em "Pré-visualizar".
Ou, para facilitar a sua vida, apenas abrir o spoiler abaixo:
- Tutorial do Alex FC, mas sem a tabela gigante, hehe:
*GMS: para importar as engines no GM Studio crie um Novo Projeto e faça o seguinte:- CLIQUE AQUI PARA VER:
1 - Clique na aba Import;
2 - Selecione o tipo a ser importado: gm6;*.gmk;*.gm81;
3 - Abra a engine clicando em "..."
4 - Clique no botão Import e pronto.
Os arquivos das aulas são hospedados no Sky Drive. Aprenda a baixar os arquivos:- CLIQUE AQUI PARA VER:
- Após clicar nos links de download você será redirecionado à pasta onde o arquivo está. Ele já estará selecionado, então a única coisa que você deve fazer é clicar em BAIXAR.
Jogos como Pacman tem somente uma tela, ela fica estatica e imóvel. Mas há telas como do Super Mario World que acompanha o personagem (Scrolling), pois a fase é muito grande para ficar em um tela só.Hoje vamos entender como funciona o sistema de Views do Game Maker. Baixe a engine abaixo para nós contruirmos juntos um sistema de views:
Execute a engine. Você verá que a tela é como a do Pacman, estática. Vamos fazer uma View como a do Mario.
Abra a sua room, va na aba views, selecione a opção Enable the use of views, que significa ativar o uso de views nesta room:
Você pode escolher até 7 views, para 7 objetos. Mas raramente você usará mais de uma. Então selecione apenas a view 0.
A opção Enable view when room starts, siginifica Ativar views quando a room iniciar. Marque esta opção:
Logo abaixo temos uma seção chamada view in room, aqui determinaremos a posição inicial da view (x e y) e seu tamanho (W: largura e H: altura). Essa é a resolução da view. Deixe como na imagem abaixo:
Mais abaixo temos uma seção chamada Port on screen. X e Y é a posição da janela na tela e W e H é o tamanho da janela na tela do computador (Muda o tamanho da janela, não a resolução), deixe como na imagem abaixo:
Por ultimo, temos Object following, é o objeto que a view vai seguir. Selecione o objeto player, como na imagem:
Hbor: é a distância entre o objeto e as verticais (esquerda e direita) da view que vão fazer a view se mover.
Vbor: é a distância entre o objeto e as horizontais (cima e baixo) da view que vão fazer a view se mover.
Ou seja, quando a distância entre o player e as bordas for menor ou igual ao valor colocado, a view vai se mover.
Hsp: é a velocidade horizontal em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar atrasada.
Vsp: é a velocidade vertical em que a view segue o objeto. O valor padrão "-1" faz com que a view acompanhe o objeto em tempo real, sem ficar para trás.
Teste o jogo. Fizemos nossa view como a do Mario. Mas agora vamos dar um charme para nossa view, fazendo ela seguir o objeto um pouco devagar. Troque os valores de Hsp e Vsp para 3. Tente não usar valores que ultrapassem muito a velocidade do player, senão ficará rapido demais. E nem valores muito baixos, senão o player foge da view e você terá que ficar esperando a view te acompanhar a todo momento, então vá regulando a velocidade até achar alguma que fique bem.
Mas agora você me pergunta: Porque a view começa la no topo da room?
R: porque deixamos a posição dela la. Volte a parte View in room e mude as posições x e y para as posições que mais lhe agradarem. Caso não esteja vizualizando a view va ao topo da janela e clique na opção Show view, que você poderá ver sua view:
Engine completa:
Para controlar as view por códigos, use as seguintes variaveis para isso:
view_enabled view estão habilitadas ou não.
view_visible [0 .. 7] Se a view é visível na tela.
view_xview [0 .. 7] X posição da exibição na room.
view_yview [0 .. 7] Y posição da exibição na room.
view_wview [0 .. 7] Largura da exibição na room.
view_hview [0 .. 7] Altura da exibição na room.
view_xport [0 .. 7] X-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_yport [0 .. 7] Y-posição da janela de exibição na região de desenho.
view_wport [0 .. 7] Largura da janela de exibição na região de desenho.
view_hport [0 .. 7] Altura da janela de exibição na região de desenho.
view_angle [0 .. 7] Ângulo de rotação utilizado para a exibição na room (sentido anti-horário em graus).
view_hborder [0 .. 7] Tamanho da borda horizontal em torno do objeto visível (em pixels).
view_vborder [0 .. 7] Tamanho da borda vertical em torno de objetos visíveis (em pixels).
view_hspeed [0 .. 7] Velocidade horizontal máxima da view.
view_vspeed [0 .. 7] Velocidade vertical máxima da view.
view_object [0 .. 7] O nome do objeto que a view vai seguir. Se houver várias instâncias deste objeto apenas o primeiro é seguido.
[0...7] é a view que esta usando, no nosso caso é a 0, então se quisessemos mudar a posição x da view 0, fariamos isso:- Código:
view_xview[0]=200
room_set_view(ind,vind,vis,xview,yview,wview,hview,xport,yport,wport,hport,hborder,vborder,hspeed,vspeed,obj)
ind: nome da room;
vind: número da view, 0 à 7;
vis: se é visivél, true ou false;
xview: posição x da view;
yview: posição y da view;
wview: resolução horizontal da view;
hview: resolução vertical da view;
xport: posição x da janela na tela;
yport: posição y da janela na tela;
wport: tamanho horizontal da janela;
hport: tamanho vertical da janela;
hborder: tamanho da borda horizontal;
vborder: tamanho da borda vertical;
hspeed: velocidade horizontal da view;
vspeed: velocidade vertical da view;
obj: objeto a ser seguido.
room_set_view_enabled(ind,val)
ind: nome da room;
val: número da view, 0 à 7.
Enfim terminamos esta aula, até a próxima!
Próxima aula: Tiles
FLWS!
Mas, se algum moderador achar melhor, delete essa cópia do tutorial aqui do meu post e tire a tabela lá no post original, pra voltar a aparecer...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
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