Tutorial: O que é ser um game designer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Tutorial: O que é ser um game designer?

Mensagem por M.A.S. em Sab 28 Mar 2009, 22:46

Tutorial criado por Neorevolutions.
Retirado do site Developers³ Soft
http://developers3.webcindario.com/articles/view.php?id=28&title=O+Game+Designer&PHPSESSID=1cc292ca2319952b4338ed094b881e2b

Introdução

Afinal o que é ser game designer?

Essa pergunta que para alguns seria fácil de responder: É a pessoa responsável por gerar idéias, estória e diversão para o jogo.

Até certo ponto estaria certo, mas realmente nem sempre a idéia para o jogo é do game designer. Em algumas ocasiões, o trabalho dele somente será o de criar o jogo, definir o rumo que o seu desenvolvimento terá.

Isso acontece por que o papel de um game designer na verdade é criar o design do jogo, o conceito, como se fosse um arquiteto desenhando a planta de uma casa.

Tipos de game designers

Ele também pode ser chamado de level designer, lead designer, content designer, creative director ou escritor. Tudo isso depende de sua especialização.

Em um jogo de aventura, onde a estória tem um peso forte, o game designer poderia ser a mesma pessoa que escreveu o script. Se for um jogo de tiro em primeira pessoa, poderia ser o level designer.

O que um game designer precisa saber?

O game designer não precisa ser programador, artista e nem músico. Mas precisa ter uma idéia básica dessas áreas para poder criar um design realístico em termos técnicos. Algo que possa ser realmente construído.

Ele irá trabalhar com essas três áreas para se saber o que é possível ser construído, quais seriam os limites de cada área. Geralmente interagindo com o diretor técnico (programação) ou com o diretor de arte (artes).

Um bom conhecimento de história geral e teoria de jogos são muito aconselháveis para uma pessoa neste cargo.

O que um game designer faz?

Seu papel é dizer como quer que o jogo funciona, quais reações o jogo proporciona quando o jogador realiza certas ações. Ou como o jogo everá ser apresentado. E antes de tudo, fazê-lo divertido.

Como um exemplo simples, pense num interruptor. O engenheiro elétrico ou eletricista (como se fosse o programador) liga o fios do interruptor até uma lampada. O papel do game designer é decir se esse interruptor será vertical ou horizontal, se ele pode regular a intensidade da luz e também o seu posicionamento, para que seja de fácil acesso ou ainda se é necessário mais de um interruptor para essa mesma lampada. Programadores pensam em como as coisas funcionam ou como fazê-las funcionar, enquanto que o designer pensa em como as pessoas irão utilizá-lo e que efeito terá sobre elas.

Conclusão

Ser game designer não é uma tarefa tão facil quanto possa parecer, há muitos aspectos que poderiam ser abordados neste artigo, mas optei por dar uma visão geral sobre o assunto.

Se fosse tão fácil quanto dizer: "tive uma idéia para um jogo incrível", haveriam muitos game designers espalhados pelo mundo. As chances de se escrever um documento de design e conseguir vender para alguma empresa é, digamos uma em um milhão, por mais que o design seja bom.

Este trabalho não involve somente ter uma mente criativa, mas espírito de equipe, paciencia, meticulosidade, organização e, por que não, sorte.

M.A.S.

Número de Mensagens : 377
Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum