Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes

makgamer

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 03/01/2009
Número de Mensagens : 377
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Tutorial: Como estimular o jogador...

em Sab 28 Mar 2009, 22:27
Tutorial escrito por Alex Klen

Antes de imaginar que jogo você pretende fazer, deve-se antes considerar 4 coisas:

Contador

Todo jogo, independente do tipo, para possuir o estímulo para o jogador, deve possuir um contador.

Contador é tudo aquilo que marca uma contagem na tela: vidas, pontos, tempo, energia, etc.. Um contador, independente do jogo, é o segredo principal para torna-lo estimulante. Ter um desafio ou um limite estimula o jogador a querer sempre ultrapassar ele. Jogos com pontuação ou final são os jogos que mais divertem, pois o jogador vai sempre querer jogar para fazer cada vez mais pontos ou chegar ao final.


Dificuldade

Para incentivar o jogador, é necessário uma certa dificuldade no jogo. De preferência, esta dificuldade deve ir progredindo ao andar do jogo. Nunca faça um jogo muito difícil no inicio pois isso desestimula os poucos desafiadores.

Lembre-se que os jogos que fazem mais sucesso são aqueles que são faceis no inicio pois prendem a atenção do jogador, e ao longo da seqüência tornam-se mais difíceis para prende-lo ao jogo. Deve se estimular o jogador a pensar: "Já cheguei até aqui, e não vou desistir agora."

Um ótimo exemplo é o interessante joguinho da serpente no celular, que a cada maçã que se come seu tamanho cresce. Nesse jogo podemos dizer que existe todos os aparatos para incentivo: dificuldade progressiva e contador de pontos. Ao final do jogo sua premiação é mostrar para os amigos a sua máxima pontuação e comparar com a dos outros.


Durabilidade do jogo

Normalmente os jogos devem manter um equilíbrio entre serem muito longos ou muito curtos. Na maioria das vezes, quando o jogo é curto, sempre tem um outro objetivo. Um bom exemplo são jogos de luta que são curtos quando se joga no modo de 1 jogador, mas o objetivo deles sempre são treina-lo nos controles para um desafio head-to-head (um jogador contra outro) que visam sempre torneios e pequenas competições entre vários jogadores.

Na maioria das vezes jogos muito longos são sempre os que fazem mais sucesso, mas não pelo fato de serem longos, mas pelo desenvolver do jogo. Não adianta apenas fazer jogos longos em que as fases são sempre parecidas umas com outras e o objetivo permanece quase sempre o mesmo.

Na maioria das vezes o jogador acaba parando de jogar pois começa a se tornar repetitivo e enjoativo. Os jogos que mais acontecem isso são os famosos jogos estilo arcade que devem sempre ao longo do jogo renovar o objetivo ou tornar seu herói mais forte ou modifica-lo. Isso acontece porque na sua maioria das vezes os jogos desse tipo se baseiam em andar e bater em vários capangas até chegar ao "chefão" da fase, e assim a historia se repete por varias fases.

Ótimos exemplos de jogos bem sucedidos em sua longa historia são as séries Tomb Raider e Final Fantasy, que podem durar semanas e até meses de cansativas horas em frente ao video-game ou PC, mas suas estimulantes historias e incríveis mudanças mantém sempre o jogador em frente a telinha.


Bônus Secretos

Ter um contador não é o suficiente para os jogos hoje em dia, ele é necessário mas é preciso algo mais. Então uma boa alternativa pode ser bônus secretos, Uma fase secreta, arma nova ou acessório ou ajudante ou campo de força sei la...Uma inovação com que faca o jogador querer jogar , pois ainda não conseguiu tal bônus. Mas não exagere na dificuldade para ganha-lo pois assim sua utilidade sera reduzida.


Variedade

Varie sempre em objetos existentes em seu jogo, inimigos, backgrounds, ambiente, não deixe todas as fases sempre parecidas, para não deixar monótono.
avatar
Data de inscrição : 08/03/2009
Número de Mensagens : 113
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

em Qui 30 Abr 2009, 16:22
vlw pelas dicas!! Smile
me ajudou muito, pq sou principiante
vou usar todas essas dicas no meu jogo q estou criando!! Very Happy
avatar
Data de inscrição : 28/11/2009
Número de Mensagens : 443
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

em Sab 13 Mar 2010, 07:46
Nossa cara vc entende do assunto,olhe se a minha engine <<,naruto super engine>>>se encaixa nos requisitos que vc falou.
vlw!!!! Very Happy
avatar
Data de inscrição : 20/02/2010
Número de Mensagens : 12
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

em Sab 13 Mar 2010, 07:54
você esta certissimo mais acho que você esqueceu de alguns itens primordiais como uma boa jogabilidade e um bom grafico vlw.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum