Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 02:56 por Thiago Jaqueta

» [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Hoje à(s) 02:48 por Thiago Jaqueta

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Ter 27 Jun 2017, 20:18 por Willy

» BUILD FAILED: Cannot find BUILD.xml
Seg 26 Jun 2017, 14:50 por ReisBlender

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

Quem está conectado
15 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

Tutorial: Como estimular o jogador...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial: Como estimular o jogador...

Mensagem por M.A.S. em Sab 28 Mar 2009, 22:27

Tutorial escrito por Alex Klen

Antes de imaginar que jogo você pretende fazer, deve-se antes considerar 4 coisas:

Contador

Todo jogo, independente do tipo, para possuir o estímulo para o jogador, deve possuir um contador.

Contador é tudo aquilo que marca uma contagem na tela: vidas, pontos, tempo, energia, etc.. Um contador, independente do jogo, é o segredo principal para torna-lo estimulante. Ter um desafio ou um limite estimula o jogador a querer sempre ultrapassar ele. Jogos com pontuação ou final são os jogos que mais divertem, pois o jogador vai sempre querer jogar para fazer cada vez mais pontos ou chegar ao final.


Dificuldade

Para incentivar o jogador, é necessário uma certa dificuldade no jogo. De preferência, esta dificuldade deve ir progredindo ao andar do jogo. Nunca faça um jogo muito difícil no inicio pois isso desestimula os poucos desafiadores.

Lembre-se que os jogos que fazem mais sucesso são aqueles que são faceis no inicio pois prendem a atenção do jogador, e ao longo da seqüência tornam-se mais difíceis para prende-lo ao jogo. Deve se estimular o jogador a pensar: "Já cheguei até aqui, e não vou desistir agora."

Um ótimo exemplo é o interessante joguinho da serpente no celular, que a cada maçã que se come seu tamanho cresce. Nesse jogo podemos dizer que existe todos os aparatos para incentivo: dificuldade progressiva e contador de pontos. Ao final do jogo sua premiação é mostrar para os amigos a sua máxima pontuação e comparar com a dos outros.


Durabilidade do jogo

Normalmente os jogos devem manter um equilíbrio entre serem muito longos ou muito curtos. Na maioria das vezes, quando o jogo é curto, sempre tem um outro objetivo. Um bom exemplo são jogos de luta que são curtos quando se joga no modo de 1 jogador, mas o objetivo deles sempre são treina-lo nos controles para um desafio head-to-head (um jogador contra outro) que visam sempre torneios e pequenas competições entre vários jogadores.

Na maioria das vezes jogos muito longos são sempre os que fazem mais sucesso, mas não pelo fato de serem longos, mas pelo desenvolver do jogo. Não adianta apenas fazer jogos longos em que as fases são sempre parecidas umas com outras e o objetivo permanece quase sempre o mesmo.

Na maioria das vezes o jogador acaba parando de jogar pois começa a se tornar repetitivo e enjoativo. Os jogos que mais acontecem isso são os famosos jogos estilo arcade que devem sempre ao longo do jogo renovar o objetivo ou tornar seu herói mais forte ou modifica-lo. Isso acontece porque na sua maioria das vezes os jogos desse tipo se baseiam em andar e bater em vários capangas até chegar ao "chefão" da fase, e assim a historia se repete por varias fases.

Ótimos exemplos de jogos bem sucedidos em sua longa historia são as séries Tomb Raider e Final Fantasy, que podem durar semanas e até meses de cansativas horas em frente ao video-game ou PC, mas suas estimulantes historias e incríveis mudanças mantém sempre o jogador em frente a telinha.


Bônus Secretos

Ter um contador não é o suficiente para os jogos hoje em dia, ele é necessário mas é preciso algo mais. Então uma boa alternativa pode ser bônus secretos, Uma fase secreta, arma nova ou acessório ou ajudante ou campo de força sei la...Uma inovação com que faca o jogador querer jogar , pois ainda não conseguiu tal bônus. Mas não exagere na dificuldade para ganha-lo pois assim sua utilidade sera reduzida.


Variedade

Varie sempre em objetos existentes em seu jogo, inimigos, backgrounds, ambiente, não deixe todas as fases sempre parecidas, para não deixar monótono.
avatar
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Número de Mensagens : 377
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

Mensagem por freelipe em Qui 30 Abr 2009, 16:22

vlw pelas dicas!! Smile
me ajudou muito, pq sou principiante
vou usar todas essas dicas no meu jogo q estou criando!! Very Happy
avatar
freelipe

Data de inscrição : 08/03/2009
Número de Mensagens : 113
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

Mensagem por Kyuubi em Sab 13 Mar 2010, 07:46

Nossa cara vc entende do assunto,olhe se a minha engine <<,naruto super engine>>>se encaixa nos requisitos que vc falou.
vlw!!!! Very Happy
avatar
Kyuubi

Data de inscrição : 28/11/2009
Número de Mensagens : 443
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

Mensagem por virgilio em Sab 13 Mar 2010, 07:54

você esta certissimo mais acho que você esqueceu de alguns itens primordiais como uma boa jogabilidade e um bom grafico vlw.
avatar
virgilio

Data de inscrição : 20/02/2010
Número de Mensagens : 12
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial: Como estimular o jogador...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum