Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

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Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 11:22

Estou fazendo um estudo para evoluir na programação usando um conceito de jogos Stealth.

Neste teste eu tenho a personagem do player, o inimigo e o campo de visão do inimigo(alem de balas e paredes).

Eu vou tentar fazer o joguinho em vários níveis de complexidade de desenvolvimento. No nível mais simples eu tenho o seguinte:

Percepção:
Quando o player colide com o campo de visão por um momento ele é visto.
Para evitar que o inimigo te veja enquanto tem algo entre você e ele, será feito um teste de colisão do tipo point logo depois de você colidir com a visão do inimigo.

Confronto:
Quando a personagem do jogador é vista ela entra em confronto com o inimigo:
O inimigo vai em sua direção, tentando manter-se a uma distância segura, e atira.
Ele faz isso desviando-se de obstáculos, outros inimigos e elementos do cenário.
Você pode atirar contra ele, atacá-lo a curta distância(nocauteando-o), fugir e se esconder.

Eu quero ajuda para o desenvolvimento de scripts e resolução de problemas.
Eu já tenho um pouco do jogo mas não está em scripts, está com aquelas paradinhas que você puxa da direita pra esquerda no Game Maker.

Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.(Resolvido)

Mesmo que tenha algo na minha frente o inimigo pode me ver.(Resolvido)


Download do arquivo:

http://www.4shared.com/file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?

ou

http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao


Última edição por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 05:09, editado 5 vez(es)

Meta Ridley

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 14:57

Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.
Que função você usou para fazer a direção da bala? Pode ser esse o problema.

BertFe

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 15:21

Eu usei o "move towards point": onde em x e em y eu pus: obj_inimigo.x e obj_inimigo.y; speed = 20

Mas eu acho que é o que eu fiz pro inimigo se mover que é o step de move toward point avoid.
Então ele se move em direção à personagem ou foge dela, e faz isso se desviando de coisas sólidas.

edit:
Quer dizer, explicando melhor. Eu acho que quando o inimigo se move com esse step a sua origem permanece no mesmo lugar.

Quando eu atiro, a bala se move para a origem do inimigo(onde ele foi criado/onde ele estava no inicio da fase), e não para a sua atual posição.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 18:20

Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.

BertFe

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 18:36

BertFe escreveu:Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.

Não. Só tem um objeto inimigo na fase. Como eu faço upload do arquivo?

Meta Ridley

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 18:59

Meta Ridley escreveu:Como eu faço upload do arquivo?
Use algum site que não precisa de conta para upar como o baixa la.

BertFe

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 20:37

Olha eu simplesmente não estou conseguindo fazer upload do arquivo.
O site que eu estou tentando é esse aqui:
http://www.baixa.la/

Alguém tem alguma indicação.


Última edição por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 22:32, editado 2 vez(es)

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 20:53

Se o baixa la não deu eu não tenho mais sugestões.
Mas o bug pode ser causado por algum erro de CODE ou object errado (se você usou GML no jogo, caso contrário, com D&D, acho melhor trocar).

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 22:34

Só pra avisar que eu já fiz o upload e já está lá em cima na pergunta.

Ou então veja aqui:

http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao

Fiquem atentos nos edits da primeira pergunta, por favor.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por moisesBR em Ter 04 Dez 2012, 23:19


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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Qua 05 Dez 2012, 00:08

moisesBR escreveu:Cara com o mesmo nome do que vc pretende, já tem um tópico ensinando isso!
(percepção)...

Eu vou dar uma olhada nesses tópicos.
Só que esse tópico é não só pra responder dúvidas relacionadas à percepção da personagem mas é pra me ajudar a desenvolver esse joguinho resolvendo erros que venham a aparecer, onde a ideia de desenvolver o jogo é me ajudar a estudar programação na prática.


Edit:

Olha, esse tutorial aqui que você me passou:

http://gmbr.forumeiros.com/t17546-tutorial-fazendo-um-jogo-de-tiro-vale-a-pena-dar-uma-olhada?highlight=tiro

Esse eu vou aproveitar com toda a certeza mas ele só é relacionado a criação de uma arma e não de um confronto propriamente dito.

Quanto a esse:

http://gmbr.forumeiros.com/t11738-percepcao-do-inimigo-jogo-de-acao?highlight=percep%E7%E3o

Eu acho que eu não entendi como funciona esse sistema de percepção. Mas eu acho que o meu é mais complexo.

Veja bem, no meu sistema eu uso um objeto para representar o campo de visão do inimigo. E eu faço isso porque eu quero que ele tenha uma forma mais triangular com uma visão que se abre com ao longe.


Por enquanto o problema do confronto é que o meu tiro vai pro lado errado.

No caso da percepção, ocorre que eu quero que você possa se esconder atrás de algo. Então primeiro você colide com a visão e, caso não tenha nada entre você e o inimigo, você chama a atenção dele a ponto de ser visto. Para isso eu usaria um collision_point. Mas não está dando certo.

Façam o download do arquivo do jogo para entender melhor o que eu estou falando.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Qui 06 Dez 2012, 20:38

Alguém?
Eu estou com a impressão de que os edit não contam pra subir com o tópico lá pro topo; E que, assim como eu, as pessoas só entram num tópico quando ele aparentemente tem algo de novo.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Sex 07 Dez 2012, 11:55

Eu baixei sua engine e também não entendi como o player atira para a posição inicial do inimigo (muito estranho).

PS: Sim, muitas pessoas só entram no tópico quando ele é novo (não pode reviver tópicos antigos), eu procuro entrar nos tópicos que aparecem nos últimos assuntos.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 13:08

Perceba que pra mover o inimigo eu usei o move toward point avoid.
Eu acho que isso não reposiciona o centro do inimigo e como a bala vai pra posição dele, o tiro vai pra origem do inimigo.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Sex 07 Dez 2012, 14:16

Não, não tem a ver com move toward point avoid, eu usei o move fixed e mesmo assim continuou o erro.

BertFe

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 16:10

É, se não é isso eu não sei. Vou olha os arquivos de novo. Será que eu vou ter que fazer tudo do zero?
Alem disso, e a percepção? Como eu faço para impedir que eu seja visto caso tenha algo na minha frente?

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 07 Dez 2012, 17:37

Use o p3dc, ele pode te ajudar. Ele detecta 3d muito bem e uma das funcoes dele e essa!Quesir ajuda no p3dc me manda um mp.

Eu tambem vou verificar esse negoco, nao seria melhor vc usar point_direction? Qualquer action ou script de movimento muda x e y! Eu vou fazer o download, eu SEMPRE descubro o motivo dos bugs. esperai.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 18:54

Rodrigo Santiago

Só tem uma coisinha que eu preciso acrescentar: O meu Game Maker é a versão Lite, então tem funções que ele não suporta, tipo as 3-D.

Enquanto ao point_direction. Eu usei o step avoid pro inimigo se desviar de objetos e não ficar preso no ambiente enquanto eu ando pra frente e pra trás, e contorno ele, e etc.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 07 Dez 2012, 20:21

Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 20:30

Rodrigo Santiago escreveu:Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...

Se quiser eu reposto cara.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sab 08 Dez 2012, 00:54

Faz uma conta no 4shared, e de graca rapido e facil, alem disso seus arquivos n sao deletados.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sab 08 Dez 2012, 01:21

Aí, estou repostando:

http://www.4shared.com/file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 01:16

Aí, estou repostando:

4shared.com /file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?


edit:


Olha, o probleminha de eu ser visto mesmo enquanto tem algo entre eu e o inimigo já foi resolvido:

1º que eu pus collision_point quando devia ter sido collision_line
2º que eu pus um script quando eu devia ter posto um Test Expression



Bem, já o problema do tiro ir na direção da origem do inimigo eu ainda não consegui entender o motivo do erro.



Mas eu tenho uma pergunta pra moderação:

É que eu estou achando que este tópico está no lugar errado do fórum, mas eu não tenho certeza.

Ele é uma pergunta mas também é um jogo em desenvolvimento(talvez até engine).
Então onde eu deveria pôr?

A ideia é fazer um sistema próprio de I.A. para jogos Stealth. Joguinho esse que eu vou tentar fazer depois. Sendo que é mais como um estudo próprio de GML e Programação mesmo.

Desde já agradeço.

P.S.: Como eu deleto mensagens para corrigir essas mensagens múltiplas, eu ainda não me acostumei.


Última edição por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 05:03, editado 2 vez(es)

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 04:37

Ponham este code no Draw do obj_inimigo:

Código:
draw_sprite_ext(spr_Inimigo,0,x,y,1,1,direction,c_white,1)

Certifiquem-se de que o obj_Campo de Visao não possa ser visto, e deem play.


Percebam que por algum motivo(eu ainda não verifiquei o por quê) o objeto do inimigo se duplica. Então o tiro só vai em direção do primeiro inimigo criado, por causa da hierarquia de comando.

Agora, no obj_bullet1 ponham um evento de colisão com o inimigo e usem o destroy para poderem destruir o inimigo.
Percebam que agora a bala vai na direção do inimigo que anda.


Edit:


Descobri o porque do erro!


Eu pus o objeto inimigo como sendo pai do obj_Campo de Visao. Então quando ele criava movimento parece que ele fazia isso com uma cópia(ainda não sei como funciona o Game Maker então eu não sei o motivo).
Acontece que eu fiz isso pois eu queria testar a visão girando junto da personagem.

Tirem o parentesco, removam o evento destroy, e aumentem a velocidade das balas de 5 para 20.
Percebam agora o efeito de combate que eu queria criar no conceito básico!


Edit:

Mas agora que eu dei uma revisada nos sistemas de colisão:

http://gmbr.forumeiros.com/t16184-entenda-as-funcoes-de-colisao

Bem, acontece que eu revi a colisão do tipo retangular(collision_rectangle). Eu achava que, por ser retangular, eu não poderia fazer uma forma do tipo trapezal. Quer dizer, devia ser colisão quadrilátera! Razz

Com isso eu vou tentar fazer um campo de visão baseado neste tipo de colisão para criar uma forma que se abre no final, tal como um triangulo ou a visão humana, + o sistema de collision_line para detectar algo no caminho.
Mas acho que vou precisar de ajuda.

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 10 Dez 2012, 10:11

voce precisa aprender mais a usar scripts e menos actions.
Organize melhor as variáveis(já estão quase no ponto).
Não use um objeto diferente para ser a area de visao.
A visao deve depender da direcao.
Nas credenciais dos scripts de line colission, vc pode usar lenghtdir, é muito util e resumido.
A! Consiga o gm8.0 Pro!!!

obs: o erro do seu jogo dever ser um erro no programa, tente usar left e righ para mudar a direction, up e down para ir para a frente(speed=5)e para tras(speed=-5)(não esqueca de usar o release para cada um, com speed=0). Não use a action que tem as cetinhas, ela anula a direcao as vezes.Dai no evento [space] crie o objeto com a action create Moving, dai vc coloca em direcao a variavel direction e na speed a velocidade q vc quiser para o tiro.

Rodrigo Santiago

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Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

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