Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 11:22

Estou fazendo um estudo para evoluir na programação usando um conceito de jogos Stealth.

Neste teste eu tenho a personagem do player, o inimigo e o campo de visão do inimigo(alem de balas e paredes).

Eu vou tentar fazer o joguinho em vários níveis de complexidade de desenvolvimento. No nível mais simples eu tenho o seguinte:

Percepção:
Quando o player colide com o campo de visão por um momento ele é visto.
Para evitar que o inimigo te veja enquanto tem algo entre você e ele, será feito um teste de colisão do tipo point logo depois de você colidir com a visão do inimigo.

Confronto:
Quando a personagem do jogador é vista ela entra em confronto com o inimigo:
O inimigo vai em sua direção, tentando manter-se a uma distância segura, e atira.
Ele faz isso desviando-se de obstáculos, outros inimigos e elementos do cenário.
Você pode atirar contra ele, atacá-lo a curta distância(nocauteando-o), fugir e se esconder.

Eu quero ajuda para o desenvolvimento de scripts e resolução de problemas.
Eu já tenho um pouco do jogo mas não está em scripts, está com aquelas paradinhas que você puxa da direita pra esquerda no Game Maker.

Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.(Resolvido)

Mesmo que tenha algo na minha frente o inimigo pode me ver.(Resolvido)


Download do arquivo:

http://www.4shared.com/file/_UZgmaVu/Programacao_-_Teste_de_Percepc.html?

ou

http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao


Última edição por Meta Ridley em Seg 10 Dez 2012, 05:09, editado 5 vez(es)
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 14:57

Os seguintes problemas surgiram:
Quando eu atiro contra o inimigo a bala vai na direção original dele, onde ele foi criado e não em sua posição
atual.
Que função você usou para fazer a direção da bala? Pode ser esse o problema.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 15:21

Eu usei o "move towards point": onde em x e em y eu pus: obj_inimigo.x e obj_inimigo.y; speed = 20

Mas eu acho que é o que eu fiz pro inimigo se mover que é o step de move toward point avoid.
Então ele se move em direção à personagem ou foge dela, e faz isso se desviando de coisas sólidas.

edit:
Quer dizer, explicando melhor. Eu acho que quando o inimigo se move com esse step a sua origem permanece no mesmo lugar.

Quando eu atiro, a bala se move para a origem do inimigo(onde ele foi criado/onde ele estava no inicio da fase), e não para a sua atual posição.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 18:20

Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 18:36

@BertFe escreveu:Você colocou mais de um obj_inimigo?
Se for, pode ter acontecido algum erro de movimentação.

Não. Só tem um objeto inimigo na fase. Como eu faço upload do arquivo?
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 18:59

@Meta Ridley escreveu:Como eu faço upload do arquivo?
Use algum site que não precisa de conta para upar como o baixa la.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 20:37

Olha eu simplesmente não estou conseguindo fazer upload do arquivo.
O site que eu estou tentando é esse aqui:
http://www.baixa.la/

Alguém tem alguma indicação.


Última edição por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 22:32, editado 2 vez(es)
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Ter 04 Dez 2012, 20:53

Se o baixa la não deu eu não tenho mais sugestões.
Mas o bug pode ser causado por algum erro de CODE ou object errado (se você usou GML no jogo, caso contrário, com D&D, acho melhor trocar).
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Ter 04 Dez 2012, 22:34

Só pra avisar que eu já fiz o upload e já está lá em cima na pergunta.

Ou então veja aqui:

http://www.filedropper.com/programacao-testedepercepcao

Fiquem atentos nos edits da primeira pergunta, por favor.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por moisesBR em Ter 04 Dez 2012, 23:19

avatar
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Número de Mensagens : 873
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Qua 05 Dez 2012, 00:08

@moisesBR escreveu:Cara com o mesmo nome do que vc pretende, já tem um tópico ensinando isso!
(percepção)...

Eu vou dar uma olhada nesses tópicos.
Só que esse tópico é não só pra responder dúvidas relacionadas à percepção da personagem mas é pra me ajudar a desenvolver esse joguinho resolvendo erros que venham a aparecer, onde a ideia de desenvolver o jogo é me ajudar a estudar programação na prática.


Edit:

Olha, esse tutorial aqui que você me passou:

http://gmbr.forumeiros.com/t17546-tutorial-fazendo-um-jogo-de-tiro-vale-a-pena-dar-uma-olhada?highlight=tiro

Esse eu vou aproveitar com toda a certeza mas ele só é relacionado a criação de uma arma e não de um confronto propriamente dito.

Quanto a esse:

http://gmbr.forumeiros.com/t11738-percepcao-do-inimigo-jogo-de-acao?highlight=percep%E7%E3o

Eu acho que eu não entendi como funciona esse sistema de percepção. Mas eu acho que o meu é mais complexo.

Veja bem, no meu sistema eu uso um objeto para representar o campo de visão do inimigo. E eu faço isso porque eu quero que ele tenha uma forma mais triangular com uma visão que se abre com ao longe.


Por enquanto o problema do confronto é que o meu tiro vai pro lado errado.

No caso da percepção, ocorre que eu quero que você possa se esconder atrás de algo. Então primeiro você colide com a visão e, caso não tenha nada entre você e o inimigo, você chama a atenção dele a ponto de ser visto. Para isso eu usaria um collision_point. Mas não está dando certo.

Façam o download do arquivo do jogo para entender melhor o que eu estou falando.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Qui 06 Dez 2012, 20:38

Alguém?
Eu estou com a impressão de que os edit não contam pra subir com o tópico lá pro topo; E que, assim como eu, as pessoas só entram num tópico quando ele aparentemente tem algo de novo.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Sex 07 Dez 2012, 11:55

Eu baixei sua engine e também não entendi como o player atira para a posição inicial do inimigo (muito estranho).

PS: Sim, muitas pessoas só entram no tópico quando ele é novo (não pode reviver tópicos antigos), eu procuro entrar nos tópicos que aparecem nos últimos assuntos.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 13:08

Perceba que pra mover o inimigo eu usei o move toward point avoid.
Eu acho que isso não reposiciona o centro do inimigo e como a bala vai pra posição dele, o tiro vai pra origem do inimigo.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por BertFe em Sex 07 Dez 2012, 14:16

Não, não tem a ver com move toward point avoid, eu usei o move fixed e mesmo assim continuou o erro.
avatar
BertFe

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 10/10/2012
Número de Mensagens : 166
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 16:10

É, se não é isso eu não sei. Vou olha os arquivos de novo. Será que eu vou ter que fazer tudo do zero?
Alem disso, e a percepção? Como eu faço para impedir que eu seja visto caso tenha algo na minha frente?
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 07 Dez 2012, 17:37

Use o p3dc, ele pode te ajudar. Ele detecta 3d muito bem e uma das funcoes dele e essa!Quesir ajuda no p3dc me manda um mp.

Eu tambem vou verificar esse negoco, nao seria melhor vc usar point_direction? Qualquer action ou script de movimento muda x e y! Eu vou fazer o download, eu SEMPRE descubro o motivo dos bugs. esperai.
avatar
Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Número de Mensagens : 1281
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 18:54

Rodrigo Santiago

Só tem uma coisinha que eu preciso acrescentar: O meu Game Maker é a versão Lite, então tem funções que ele não suporta, tipo as 3-D.

Enquanto ao point_direction. Eu usei o step avoid pro inimigo se desviar de objetos e não ficar preso no ambiente enquanto eu ando pra frente e pra trás, e contorno ele, e etc.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 07 Dez 2012, 20:21

Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...
avatar
Rodrigo Santiago

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Número de Mensagens : 1281
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 1
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Percepção e Confronto(Jogo Stealth)

Mensagem por Meta Ridley em Sex 07 Dez 2012, 20:30

@Rodrigo Santiago escreveu:Eu nao consigo baixar. vo tentar mais algumas vezes...

Se quiser eu reposto cara.
avatar
Meta Ridley

Data de inscrição : 09/12/2010
Número de Mensagens : 171
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum