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draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
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Lukbebalduke
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draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Pessoal eu tenho um objeto que mudar de sprites varias vezes e todas animadas, e ainda preciso colocar uma barra de vida ! O problema é que se eu boto a barra de vida some a sprite, ai eu uso o draw_sprite e ele fica sem animaçao .O que fazer agora ?
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Quando você colocar draw_sprite somente ele tem poucas opções a te oferecer, então tente isso caso o seu for GM8:
Espero ter ajudado.
FLWS!
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
- Código:
draw_self()
Espero ter ajudado.
FLWS!
Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
draw_sprite_ext
Tambem nao funciona, e eu uso o 8.0
Tambem nao funciona, e eu uso o 8.0
Última edição por pinpi em Seg 03 Dez 2012, 09:48, editado 1 vez(es)
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Uma pergunta:
Retirando o evento draw as animações voltam?
Se sim, coloque o meu código novamente, como ele está, sem modificar.
O que controla a animação é a variável image_index. Logo o problema pode ser este, essa variável estar em 0. Ou a variável image_speed estar em 0 também.
Você nos ajudaria muito se postasse o código que está a utilizar. Blz?
FLWS!
Retirando o evento draw as animações voltam?
Se sim, coloque o meu código novamente, como ele está, sem modificar.
O que controla a animação é a variável image_index. Logo o problema pode ser este, essa variável estar em 0. Ou a variável image_speed estar em 0 também.
Você nos ajudaria muito se postasse o código que está a utilizar. Blz?
FLWS!
Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
- Código:
if situacao = 1
draw_sprite(spr_S1_P,image_index,x,y)
if situacao = 2
draw_sprite(spr_S1_A,image_index,x,y)
if situacao = 3
draw_sprite(spr_S1_AT,image_index,x,y)
if situacao = 4
draw_sprite(spr_S1_M,image_index,x,y)
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Lembre-se de colocar image_index, q e a variavel que indica a frame de animacao.
Draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xsclae,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
eu acho q e assim, talvez eu me enrolei na sequencia(to com priguica de ligar o gm pra conferir), mas ve na ajudinha embaixo, na bara de status.
mas mesmo assim, use sprite index e deixe image speed>0
Draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xsclae,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
eu acho q e assim, talvez eu me enrolei na sequencia(to com priguica de ligar o gm pra conferir), mas ve na ajudinha embaixo, na bara de status.
mas mesmo assim, use sprite index e deixe image speed>0
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Os códigos estão corretos.
Preste atenção, image_index é a subimagem atual da sprite. Então se você colocar 0 ela vai ficar parada na primeira subimagem.
image_speed é a velocidade de animação. Se ela for 0 também, a sprite não vai ficar animada.
Logo, procure nos seus códigos (principalmente no evento Step) se você atribui o valor 0 para alguma dessas variáveis.
Caso achar, veja se a expressão que deixa elas em 0 não ocorram sempre. Ex:
FLWS!
Preste atenção, image_index é a subimagem atual da sprite. Então se você colocar 0 ela vai ficar parada na primeira subimagem.
image_speed é a velocidade de animação. Se ela for 0 também, a sprite não vai ficar animada.
Logo, procure nos seus códigos (principalmente no evento Step) se você atribui o valor 0 para alguma dessas variáveis.
Caso achar, veja se a expressão que deixa elas em 0 não ocorram sempre. Ex:
- Código:
marca = 4
if marca == 4
{
image_speed = 0
}
FLWS!
Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Se você usa o Game Maker 8.1, simplesmente adicione esse metodo:
- Código:
draw_self();
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Alex - Nao , ja tinha checado
Super Maker - 8.0
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Cara essas são as únicas possibilidades na minha concepção.
Caso queira, me envie os códigos desse objeto por MP. Somente os códigos de cada evento. Não precisa mandar as sprites.
Com esses dados, com certeza resolvo.
FLWS!
Caso queira, me envie os códigos desse objeto por MP. Somente os códigos de cada evento. Não precisa mandar as sprites.
Com esses dados, com certeza resolvo.
FLWS!
Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Debugue, pinpi. Entre em debug mode e verifique o valor das variáveis image_index e situacao. Se image_index não estiver mudando (não acho que vá estar), dê uma olhada em image_speed (que deveria ser igual a 1, mas pode estar igual a zero, já que a imagem não está mudando).
O estranho é que você não usar o draw_event faz funcionar, isso dá o que pensar...
Ah, já sei! Ao invés de usar um monte de if/else no draw_event, use o draw mais genérico de todos:
O estranho é que você não usar o draw_event faz funcionar, isso dá o que pensar...
Ah, já sei! Ao invés de usar um monte de if/else no draw_event, use o draw mais genérico de todos:
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, image_blend, image_alpha);
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
saim escreveu:Debugue, pinpi. Entre em debug mode e verifique o valor das variáveis image_index e situacao. Se image_index não estiver mudando (não acho que vá estar), dê uma olhada em image_speed (que deveria ser igual a 1, mas pode estar igual a zero, já que a imagem não está mudando).
O estranho é que você não usar o draw_event faz funcionar, isso dá o que pensar...
Ah, já sei! Ao invés de usar um monte de if/else no draw_event, use o draw mais genérico de todos:Olha só que coisa: se você usar uma sprite só com uma imagem em sprite_index (ou nenhuma sprite), o valor de image_index não tem como sair do zero. Pra chegar no valor do número de imagens da sprite, só tem dois jeitos: ou você altera o valor de sprite_index ou altera manualmente o valor de image_index (na verdade, altera o argumento usado no lugar de image_index, porque eu ACHO que não dá pra definir um image_index maior que o image_number - mas não testei pra saber).
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, image_blend, image_alpha);
Vish , entao eu resolvo isso criando uma variavel que varie na velocidade do image_speed de 0 ao seu numero de flames ?
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Pimp me desculpa por não ter lido o tópico antes e ter dado uma resposta já existente.
A minha conclusão é como o AlexFC e o Saim comentaram, só usando o draw_sprite_ext você vai ter um resultado satisfatório.
Use os argumentos da mesma maneira que são apresentados aqui:
A minha conclusão é como o AlexFC e o Saim comentaram, só usando o draw_sprite_ext você vai ter um resultado satisfatório.
Use os argumentos da mesma maneira que são apresentados aqui:
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
Quase isso. Quer dizer, você pode simplesmente trocar o sprite_index, que a coisa vai. Ao trocar o sprite index, o número de imagens é atualizado, então desenhar o image_index tem que funcionar.pinpi escreveu:Vish , entao eu resolvo isso criando uma variavel que varie na velocidade do image_speed de 0 ao seu numero de flames ?
Eu estou presumindo que você não está trocando o sprite_index por causa do código que você postou:
Se ao invés disso você mudar a sprite_index junto com a situacao, não vai precisar nem desses if's, nem de definir a variável nova no lugar de image_index.pinpi escreveu:Ja tentei trocar o image_index por 0
- Código:
if situacao = 1
draw_sprite(spr_S1_P,image_index,x,y)
if situacao = 2
draw_sprite(spr_S1_A,image_index,x,y)
if situacao = 3
draw_sprite(spr_S1_AT,image_index,x,y)
if situacao = 4
draw_sprite(spr_S1_M,image_index,x,y)
Mas ainda insisto em debugar pra ter certeza da image_index. Pode ser que a gente se surpreenda. Esses erros estranhos têm origem em lugares estranhos...
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Re: draw_sprite e animaçoes [DUVIDA]
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Por esse código, era pra funcionar.
Então vamos fazer um teste. Coloque:
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, current_time, x, y, 1, 1, image_angle, c_white, 1)
Se funcionar, é bug no image_speed / image_index.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
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