Últimos assuntos
» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Hoje à(s) 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Hoje à(s) 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

» Banco de Dados online fácil de configurar
Sex 21 Ago 2015, 11:47 por Pai véi

» Ficou estranho esse efeito na terra?
Qua 19 Ago 2015, 20:08 por Adriel

» Você consegue decifrar o que é isso?
Qua 19 Ago 2015, 15:48 por Mateus O de Andrade

» Texto centralizado em sprite 64x64
Qua 19 Ago 2015, 14:00 por Vandson Fernandes

» [Tutorial] Um Único Script para Todos Diálogos do Jogo
Ter 18 Ago 2015, 22:12 por dharrison

» VIDEO AULAS - Plataforma - Recriando Super Mario
Ter 18 Ago 2015, 20:44 por Adriel

» Ajuda deixar room maior
Ter 18 Ago 2015, 15:56 por Stickman

» OST - Rain From The Past (Para Main Themes)
Seg 17 Ago 2015, 23:00 por Jessezyn

» #DGM Aula 01 - Views
Seg 17 Ago 2015, 00:16 por victor13.

» Alguém sabe as dimensões de um galaxy s5?
Dom 16 Ago 2015, 20:06 por vitorfernandes13

» Conquer The Kingdom
Dom 16 Ago 2015, 12:13 por DVictorPS

» [Ajuda] Bug ds_list
Dom 16 Ago 2015, 08:27 por Witen

» câmera seguir player com touch control android
Sab 15 Ago 2015, 15:05 por Lighter

» Apk não roda no celular
Sab 15 Ago 2015, 12:10 por xLuiZzz

Os membros mais ativos da semana
GMBR
 
Willy
 


Ideia para sistema de colisão em transito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por Sargento Viçosa em Qua 28 Nov 2012, 15:43

Boa tarde a todos. Apos algum tempo afastado do forum e do Gamemaker, estou iniciando um novo projeto e tenho algumas duvidas que agradeceria se alguem pudesse ajudar.

Estou tentando criar um sistema de transito semelhante ao de GTA 2, estou utilizando speed e image_angle.

Minha duvida, é como eu poderia fazer, para um carro parar e o outro se distanciar, quando ambos estiverem a pouca distancia. O Grande problema, é que ambos carros se tratam do mesmo objeto.

Vejo que estou em um dilema complicado, portanto, qualquer sugestão é bem-vinda.
avatar
Sargento Viçosa

Data de inscrição : 01/10/2011
Número de Mensagens : 28
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por saim em Qua 28 Nov 2012, 16:57

MEF. Máquina de Estados Finitos. Veja na assinatura.
Estando parado, você checa se tem algum carro atrás. Tendo, entra num estado de aceleração até atingir a velocidade de cruzeiro.
Estando acelerando ou em velocidade de cruzeiro, checa se tem algum carro à frente. Tendo, entra num estado de desaceleração, que pode ser acentuado caso o carro à frente esteja muito próximo.
Saber se tem um carro à frente ou não é que é o problema. Quer dizer, o fato dos carros serem instâncias diferentes do mesmo objeto não atrapalha em nada, você pode perfeitamente checar por instâncias do seu próprio objeto. O lance é saber onde, exatamente é "à frente" e "atrás".
Pra "atrás", talvez seja interessante nem checar. O carro que chega por trás pode mandar um comando pro carro da frente, um sinal que ele está chegando. Esse comando pode entrar num loop, até chegar no primeiro carro da fila, que entra no estado de aceleração (ou não).
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por Sargento Viçosa em Qui 29 Nov 2012, 16:56

Agradeço pela ajuda rapaz, testarei hoje e depois posto aqui se funcionou.
avatar
Sargento Viçosa

Data de inscrição : 01/10/2011
Número de Mensagens : 28
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por Sargento Viçosa em Qui 29 Nov 2012, 19:09

Rapaz, se não for pedir muito, tu poderias postar um exemplo de um codigo, para eu ter uma noção melhor desta ideia?

Entendi o conceito da Maquina de estados finitos, porem, nãop faço a minima ideia, de como posso identificar o que é "frente" e o que é "tras", no carro.
avatar
Sargento Viçosa

Data de inscrição : 01/10/2011
Número de Mensagens : 28
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por saim em Sex 30 Nov 2012, 08:39

Não rola...
Eu não faço idéia de como é o seu sistema de trânsito, o que faz os carros virarem em uma rua nem em que locais eles podem parar. Não sei se eles seguem paths criados individualmente em tempo de execução ou vão andando livremente pelas ruas e decidem se devem virar ao chegar numa esquina. Não sei se outros objetos interferem no trajeto deles nem se eles interferem no trajeto de outros objetos. Na verdade, eu nem joguei GTA2, então não sei sequer se o jogo é 3D ou top-down (ou em outra view qualquer).
Portanto eu não tenho nenhum parâmetro pra saber como determinar onde é "à frente" e onde é "atrás". Funções de colisão? Path_position? Conhecer todas as situações futuras na criação do objeto? Não sei.
Pra te ser bem sincero, eu nem saberia como bolar uma movimentação aleatória de carros pela tela. A máquina de estados finitos foi só uma idéia ao vento, me pareceu uma abordagem mais simples de um problema que, de outra forma, seria complexo.
Quando eu disse que o lance era saber onde, exatamente é "à frente" e "atrás", o que eu quis dizer é que essa era a parte difícil do seu problema. Mas não tenho uma solução pra ela.
Foi mal.
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por Sargento Viçosa em Sex 30 Nov 2012, 13:57

Agradeço pela ajuda rapaz, vou continuar "quebrando a cabeça", para tentar resolver este dilema ehehhe

Se alguem tiver alguma ideia, pode postar, qualquer que seja, sera bem-vinda.

Apenas para ter uma ideia de como é view do meu jogo, é neste mesmo genero abaixo:


Sobre o modo de funcionar dos carros, eles andam em linha reta, até colidirem com um objeto, para mudar a direção. Estou utilizando as variaveis speed, image_angle e direction, sendo que o movimento, é conceituado basicamente nisto.
avatar
Sargento Viçosa

Data de inscrição : 01/10/2011
Número de Mensagens : 28
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ideia para sistema de colisão em transito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum