Game Maker Studio: Vale apena?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Game Maker Studio: Vale apena?

Mensagem por Gabriel o ouriço em Ter 27 Nov 2012, 17:06

Bem, eu tenho o Game Maker 8.0 pro e queria sbaer se vale apena atualizar para o Game Maker studio, tambem queria saber: O game maker studio tambem vem em versao lite e versao pro?

Gabriel o ouriço

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/11/2012
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Game Maker Studio: Vale apena?

Mensagem por Alex FC em Ter 27 Nov 2012, 19:06

Como falei em um post no Facebook, o GM: Studio é uma inhaca ainda. Possui muitos e muitos bugs. Quando chegar à versão 2.x, creio que já será compensável.

PONTOS NEGATIVOS:


Erros:

Os erros que citei veem desde a instalação. O Windows 7 já possui o NET. Framework 3.5 integrado. Mas a versão do Studio para o Steam às vezes não reconhece a instalação desse Framework e tenta instala-lo. E logo ocorre um erro. Isso é resolvido indo até a pasta do GM e mudando o nome do Setup do Framework, ou mesmo o excluindo.

Outro erro comum ao importar arquivos .gmk. Há um erro (Divisão por zero) caso suas fontes tenham "caracteres latinos" na hora em que você roda o Game. Então para resolver isso você deve reconfigurar todas as fonts do jogo.

Mais um erro temível é um que após rodar o Game, depois de uns 30 segundos o GM fecha sozinho. Isso se resolve exlcuindo todas as pastas do Game Maker (App Data\Local), desinstalar, retirar arquivos que não foram desinstalados na pasta de instação e deletando uma chave no registro.

Outro erro chato, é no editor de rooms. Às vezes após exlcuir alguns objetos ocorre um erro (Floating number division by zero), mas este não causa nenhum dano ao jogo.

Isso tudo na versão Steam. Todos esses erros serão corrigidos na próxima versão.

Funções obsoletas:

Muitas funções do GM8 não podem ser mais usadas. Como object_add, game_save, game_load, funções de particulas e muitas outras. Isso por causa da multi-plataforma.

Lentidão:

De novo por causa da multi-plataforma, o GM necessita de mais tempo para organizar os recursos de forma que eles sejam acessiveis por todas as plataformas.

PONTOS POSITIVOS:

Multi-plataforma:

Meus testes fluiram muito bem, principalmente com Android. Já o HTML5 deixa a desejar, não por causa do GM, mas por causa dos navegadores.

Facebook:

Interação com o Facebook para jogos sociais.

Instalador para windows:

Ele vem com a opção de salvar o jogo como um instalador, totalmente personalizável.

Sistemas prontos de propaganda e analise:

Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo e ainda pode ver analises que mostram os lugares onde seu jogo é mais jogado e quantas vezes ele é jogado.

Jogos freemium:

Jogo gratuito, mas com itens pagos.

Editor de rooms super aprimorado:

Você pode mudar o tamanho, cor, rotação e opacidade do objeto enquanto você cria room.

Bom, basicamente é isso. Comprei o meu esses dias, estou gostando, mas tive muita dor de cabeça no inicio com aqueles erros. A versão normal, não ocorre tanto esses erros.

Você pode baixar a versão free, que só limita o número de recursos (Sprites, sons, etc) que pode usar (Não sei esse número). Todas as funções estão liberadas, mas você só pode exportar para Windows.

FLWS!

Alex FC

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2503
Idade : 23
Data de inscrição : 20/12/2008
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://redscreensoft.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum