Gravidade script e sprite pulo

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Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Dom 25 Nov 2012, 23:26

Parece coisa boba, mas se eu for levar a serio o aprendizado vou precisar entender detalhes (que podem fazer toda a diferença na hora que se menos espera)

Eu vi um script de gravidade postado aqui no forum e reparei que a direçao da gravidade estava faltando.
Como sou prego de tudo ainda...resolvi testar assim mesmo, e pra minha surpresa funfo direitinho.

O que eu achava correto
if place_free (x,y+1) {gravity = 0.5}
else {gravity = 0}
gravity_direction = 270 //repare que nesse tem a direcao

O que eu vi aqui no forum
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0 // esse nao tem direçao e funciona

Alguem pode me explicar por favor. Como funciona sem direçao?
Editado: Happy Aproveitando o post. Se eu precisar adicionar sprites pra agaichar pular e fazer animacao. O que eu vou precisar fazer?
Do jeito que esta o personagem somente vira pro lado correto mas nao faz animacao, ou faz a animacao mas ela continua quando solto as teclas

Nao tem nada na engine, criei so pra testar gravidade e movimento.
aqui o resto do codigo
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
image_xscale=1}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
image_xscale=-1}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-12}}

colisao
move_contact_solid(direction,12)
speed=0


Última edição por Hazyel em Qua 28 Nov 2012, 21:03, editado 1 vez(es)

Hazyel

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Seg 26 Nov 2012, 00:55

Sem a direção funciona como padrão.
Quanto a animação de sprites. Tenta entender o funcionamento de keyboard_check, keyboard_check_pressed e keyboard_check_released.
Um sprite pode ter quantos movimentos for necessário e até mesmo todos do jogo, mas não tente fazer isso por que usar um sprite pra muitas animações é dor de cabeça.
Organiza eles por nome e os chame por eventos.
Use também image_speed e image_index pra ajudar na animação.
Daqui a pouco vem o PedroX pra dizer que eu to completamente errado kkkk

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Seg 26 Nov 2012, 01:16

Pra fazer ele animar quando anda e parar a animacao eu usei:
if keyboard_check(vk_anykey)
image_speed = 0.3
else
image_speed = 0 //espero que nao intefira em nada que eu adicione posteriormente alem de sprites do player.
Organiza eles por nome e os chame por eventos.
Essa era minha ideia inicial, ate ja tinha separado e nomeado, mas nao sei como aponta o evento pro nome do sprite. (so pra lembrar sou noob de tudo ...nem estou engatinhando ainda^^)

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Seg 26 Nov 2012, 08:30

vk_anykey é pra qualquer tecla.
Use teclas específicas como vk_right, vk_left, vk_up e vk_down.
Pra apontar uma sprite ao movimentar, você pode usar o step e nele colocar:
Código:
if keyboard_check(vk_right)
{
    //hspeed = valor; ou x+=valor;
    sprite_index = spr_direita;
    image_speed = 0.3
} else {
    image_speed = 0;
    image_index = 0;
}
Você sabe que sprite é o arquivo que pode ter um ou mais quadors de imagens, então, chame-o quando pressionar a tecla que movimenta o personagem.
O image_speed controla a velocidade da animação.
E o image_index te da o poder de não deixar seu personagem com um frame de andar (uma perna mais a frente que a outra). Ótimo pra usar em sprites que tem mais de uma imagem.
Você pode simplificar todos os seus movimentos em um switch também.
Até mais!

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Seg 26 Nov 2012, 16:35

Tentei tirar o vk_anykey que eu estava usando pra controlar a velocidade da imagem e usar o exemplo que vc me deu
if keyboard_check(vk_right)
{
//hspeed = valor; ou x+=valor;
sprite_index = spr_direita;
image_speed = 0.3
} else {
image_speed = 0;
image_index = 0;
}
Mas comecou a recusar partes do codigo. Ate o else do exemplo acima foi recusado.
Eu poderia muito bem pegar uma engine pronta e usar como exemplo, mas assim eu estaria decorando o(s) metodo(s) e nao aprendendo. (Sim, pretendo observar e usar as engines disponiveis pra entender os processos e ja baixei varias pra estuda-las quando tiver um tempinho)

No momento eu gostaria que alguem apontasse para meus erros, e indicasse uma maneira correta.

Exemplo que eu estava usando e funcionava:
Sprite apontando na direcao correta parado, andando ou pulando. animada quando em movimento e parada quando char esta parado.
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
image_xscale=1}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
image_xscale=-1}

if keyboard_check(vk_anykey)
image_speed = 0.3
else
image_speed = 0

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-18}}

---------------------------------------------------------------------------------------
Na intencao de criar uma porta de entrada pra comandos de adicao de sprites eu comecei a experimentar e começaram os problemas. Testei varias modificaçoes, mas sem sucesso. Essa eu achava que ia funcionar...nao funfo^^...por favor apontem meus erros.
STEP
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-18}}

CREATE
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=spr_main_right;
image_speed=0.3;
}
else
{
sprite_index=spr_main_stand_right;
image_speed=0.3;
}

if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=spr_main_left;
image_speed=0.3;
}
else
{
sprite_index=spr_main_stand_lleft;
image_speed=0.3;
}
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Minha intencao é movientar o char por linha de comando e adicionar e remover as animacoes.
Eu sei que estou fazendo parecer mais dificil do que realmente é, poren o que eu achei de explicaçao ate agora ou fala so de movimentacao ou fala so de sprite, dae quando vou tentar juntar os dois...BUM!!!
Por isso, aqui estou eu dinovo incomodando vcs Laughing
Obrigado pela juda...abraços!

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Seg 26 Nov 2012, 21:14

Você pede por favor, pra que nós o ajude e não sei o pessoal aqui, mas eu te peço por favor pra que não desanime por nenhum problema que você enfrente durante o seu aprendizado.

Resumindo, pelo que ví nos seus códigos você ta precisando mesmo é aprender o que são eventos, pra que eles servem e como usar cada um.

Você não vai conseguir fazer animações usando o evento Create.
CREATE
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=spr_main_right;
image_speed=0.3;
}
else
{
sprite_index=spr_main_stand_right;
image_speed=0.3;
}

if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=spr_main_left;
image_speed=0.3;
}
else
{
sprite_index=spr_main_stand_lleft;
image_speed=0.3;
}
Isso você usa junto aos scripts do step onde já tem ações de pressionar teclas.
Você pode fazer variáveis e condições de início no create.
Tenta fazer essa modificação e retorna pra nós.
Até logo!

Super Maker

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Seg 26 Nov 2012, 22:40

Isso você usa junto aos scripts do step onde já tem ações de pressionar teclas.
Você pode fazer variáveis e condições de início no create.
Tenta fazer essa modificação e retorna pra nós.

Foi a primeira coisa que tentei, como nao deu certo eu tentei no create.

ERROR at line 11 pos 2:unespected symbol in expression
STEP
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}}
{
sprite_index=spr_main_right;
image_speed=0.3;
}
else // O ERRO ACUSADO É NESSA LINHA
{
sprite_index=spr_main_stand_right;
image_speed=0.3;
}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}}
{
sprite_index=spr_main_left;
image_speed=0.3;
}
else
{
sprite_index=spr_main_stand_lleft;
image_speed=0.3;
}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-18}}

Sobre variavel e condicao de inicio nao sei por onde comecar

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Ter 27 Nov 2012, 02:25

Troca esse script acima por esse:
Código:
if place_free(x,y+2)
{
    gravity=1;
} else {
    gravity=0;
}

if keyboard_check(vk_right)
{
    sprite_index = spr_main_right;
    image_speed=0.3;
    if place_free(x+5,y)
    {
        x+=5;
    }
} else {// O ERRO ACUSADO ERA NESSA LINHA
    sprite_index = spr_main_stand_right;
    image_speed = 0.3;
}
if keyboard_check(vk_left)
{
    sprite_index=spr_main_left;
    image_speed=0.3;
    if place_free(x-5,y)
    {
        x-=5
    }
} else {
    sprite_index=spr_main_stand_lleft;
    image_speed=0.3;
}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
    if!place_free(x,y+2)
    {
        vspeed=-18;
    }
}
E sobre create. Reserva esse evento pra criar variáveis e fazer condições de início.
Exmplo:
Código:
vidas = 5;
energia = 100;
if room!=menu
{
    room_caption = "Fase "+string(room+1);
}
Isso é só um simples exemplo, mas você pode fazer muitas outras condições iniciais.

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Ter 27 Nov 2012, 06:10

Troca esse script acima por esse:

Code:
if place_free(x,y+2)
{
gravity=1;
} else {
gravity=0;
}

if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index = spr_main_right;
image_speed=0.3;
if place_free(x+5,y)
{
x+=5;
}
} else {// O ERRO ACUSADO ERA NESSA LINHA
sprite_index = spr_main_stand_right;
image_speed = 0.3;
}
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=spr_main_left;
image_speed=0.3;
if place_free(x-5,y)
{
x-=5
}
} else {
sprite_index=spr_main_stand_lleft;
image_speed=0.3;
}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
if!place_free(x,y+2)
{
vspeed=-18;
}
}
Nao funcionou, o Sprite aponta sempre pra direcao indicada no primeiro code. Ou seja se o comando pra direita for escrito primeiro o sprite fica sempre pra dieita.
Não achei nenhum exemplo funcional ate agora. so vi drag and drop.

outra coisa que acho estranho é que no fim acaba tendo
else spr_right
else spr_left
Ou seja se nenhuma das 2 teclas estiver apertada aponta pra 2 sprites diferentes.
Sem falar que ainda falta sprite pra pular, correr, agaichar, rolar, ect.
Eu quero poder animar o char direitinho antes de partir pra outras coisas.

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Ter 27 Nov 2012, 22:43

Eu só consertei o erro que você apontou antes e fiz a indentação.
Manda a tua engine pra eu ver onde ta o erro!

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Hazyel em Qua 28 Nov 2012, 21:03

Achei a solucao no youtube.
Faltava create dir = "right"; como eu nunca fiz nenhum jogo, nao teria como eu saber que precisava.
Obrigado a todos que.tentaram ajudar!

Problema resolvido.

Hazyel

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Re: Gravidade script e sprite pulo

Mensagem por Super Maker em Qua 28 Nov 2012, 22:13

outra coisa que acho estranho é que no fim acaba tendo
else spr_right
else spr_left
Mais atenção com o uso do else, pois aí é que poderia estar o erro também.
Até mais!

Super Maker

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Re: Gravidade script e sprite pulo

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