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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Variaveis novato
4 participantes
Página 1 de 1
Variaveis novato
Ola pessoal !
Sou completamente noob. baixei o game maker ontem e a unica coisa que fiz ate agora foi fazer o bonequinho andar, pular e fazer os inimigos irem de um lado pro outro. ainda nao achei uma maneira satisfatoria de adicionar sprites animados.
Eu assisti alguns videos no youtube, mas parece que todo mundo que posta la so sabe fazer a mesma coisa(tirando um ou outro que é realmente PRO).
Minha pergunta é: Tem como fazer jogos sem definir variaveis ?
Eu vi muito metodos diferentes de criação de jogos e observei que inumeros erros acontecem por causa de variaveis mal definidas ou porque o cara simplesmente nao se lembra do que fez^^.
vlw!...Abraços!
Esqueci de perguntar.quando se define uma variavel, ela se aplica apenas um objeto ou se aplica a todos?
Sou completamente noob. baixei o game maker ontem e a unica coisa que fiz ate agora foi fazer o bonequinho andar, pular e fazer os inimigos irem de um lado pro outro. ainda nao achei uma maneira satisfatoria de adicionar sprites animados.
Eu assisti alguns videos no youtube, mas parece que todo mundo que posta la so sabe fazer a mesma coisa(tirando um ou outro que é realmente PRO).
Minha pergunta é: Tem como fazer jogos sem definir variaveis ?
Eu vi muito metodos diferentes de criação de jogos e observei que inumeros erros acontecem por causa de variaveis mal definidas ou porque o cara simplesmente nao se lembra do que fez^^.
vlw!...Abraços!
Esqueci de perguntar.quando se define uma variavel, ela se aplica apenas um objeto ou se aplica a todos?
Hazyel- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Variaveis novato
Existem dois tipos de variavel,as varáveis globais e as locais.
A única que coisa que as diferenciam é o prefixo:
Como pode ver,a global tem um prefixo de "global.",e as locais nada.
Me diz uma coisa,pra que quer fazer um jogo sem variáveis?elas são tão simples!
Aqui tem um tutorial do mestre saim sobre variáveis:
https://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis?highlight=variaveis
A única que coisa que as diferenciam é o prefixo:
- Código:
//variavel global
global.nome=valor
//variavel local
nome=valor
Como pode ver,a global tem um prefixo de "global.",e as locais nada.
Me diz uma coisa,pra que quer fazer um jogo sem variáveis?elas são tão simples!
Aqui tem um tutorial do mestre saim sobre variáveis:
https://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis?highlight=variaveis
Luca$- Games Ranking :
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Re: Variaveis novato
A maioria das pessoas que eu vi falando sobre variaveis, parecia ter arrancado metade dos cabelos pra resolver problemas criados pelo uso de variaveis em coisas super simples. Eu nem estava procurando por variaveis e esbarrei nisso.Me diz uma coisa,pra que quer fazer um jogo sem variáveis?elas são tão simples!
Eu dei uma lida no tutorial e realmente nao da pra fugir delas, e realmente nao parece ter segredo.
Vlw pela dica!
Hazyel- Data de inscrição : 25/11/2012
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Re: Variaveis novato
Se vc acha que quebraram a cabeca pra resolver problemas com variaveis, que dira se nao usarem.
quanto menos variaveis vc usar, mais simples e mais rapido sera seu jogo. mas Lembre-se que as vezes e necessario criar muitas(muitas mesmo)
quanto menos variaveis vc usar, mais simples e mais rapido sera seu jogo. mas Lembre-se que as vezes e necessario criar muitas(muitas mesmo)
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Variaveis novato
Definitivamente impossível fazer um jogo sem definir variáveis. Dê uma lida no meu tutorial (na assinatura) a respeito.
Rooms são indexadas por variáveis e é impossível executar um jogo sem uma room (o game maker mostra um erro quando você tenta isso). E isso é só o começo. TUDO é indexado por variáveis. Objetos, paths, sons e lá vamos nós! E ainda não colocamos nenhuma ação, só estamos tentando rodar um executável.
Aí você quer o jogo mais besta do universo. Você clica numa instância, ela some e mais nada. Bem sem sal mesmo.
Clicar é um evento, que é uma variável. Sumir pode ser feito usando o comando "instance_destroy()", que é aplicado na variável "self", ou definindo a variável "visible" como "false". E, pra sumir, você precisa ter aparecido. Pode ser por uma sprite (outra variável) ou por usar algum comando no draw_event. Em ambos os casos, a aparição precisa estar na tela em coordenada (x, y). Essas coordenadas também são vairáveis.
Aí, você me pergunta: "o que eu quis dizer é fazer um jogo sem EU definir as variáveis, porque todas essas que você citou é o game maker quem define".
Até tem. Mas não um bom jogo. Quando você coloca "speed = 1;", você está definindo o valor da variável "speed", que é uma built-in (built-ins são aquelas que já veem com o game maker).
"E se eu definir apenas as built-ins, aí tem jeito de fazer um bom jogo? Quais são as built-ins?"
Jeito tem, mas é difícil. Requer uma criatividade imensa. O mais provável é o jogo sair ruim. "ruim" não é bem a palavra. Acho que seria "limitado".
Quanto a quais são as built-ins... tem um monte delas! Algumas são globais, outras são locais, tem até algumas que você vai passar a vida inteira sem saber pra que servem. Mas não tenho uma lista aqui. Tenho a impressão que existe algum lugar com essa lista, no próprio game maker. Acho que se você rodar o jogo em debug mode e pedir pra mostrar o valor de todas as variáveis, as built-ins estarão na tela, também.
Rooms são indexadas por variáveis e é impossível executar um jogo sem uma room (o game maker mostra um erro quando você tenta isso). E isso é só o começo. TUDO é indexado por variáveis. Objetos, paths, sons e lá vamos nós! E ainda não colocamos nenhuma ação, só estamos tentando rodar um executável.
Aí você quer o jogo mais besta do universo. Você clica numa instância, ela some e mais nada. Bem sem sal mesmo.
Clicar é um evento, que é uma variável. Sumir pode ser feito usando o comando "instance_destroy()", que é aplicado na variável "self", ou definindo a variável "visible" como "false". E, pra sumir, você precisa ter aparecido. Pode ser por uma sprite (outra variável) ou por usar algum comando no draw_event. Em ambos os casos, a aparição precisa estar na tela em coordenada (x, y). Essas coordenadas também são vairáveis.
Aí, você me pergunta: "o que eu quis dizer é fazer um jogo sem EU definir as variáveis, porque todas essas que você citou é o game maker quem define".
Até tem. Mas não um bom jogo. Quando você coloca "speed = 1;", você está definindo o valor da variável "speed", que é uma built-in (built-ins são aquelas que já veem com o game maker).
"E se eu definir apenas as built-ins, aí tem jeito de fazer um bom jogo? Quais são as built-ins?"
Jeito tem, mas é difícil. Requer uma criatividade imensa. O mais provável é o jogo sair ruim. "ruim" não é bem a palavra. Acho que seria "limitado".
Quanto a quais são as built-ins... tem um monte delas! Algumas são globais, outras são locais, tem até algumas que você vai passar a vida inteira sem saber pra que servem. Mas não tenho uma lista aqui. Tenho a impressão que existe algum lugar com essa lista, no próprio game maker. Acho que se você rodar o jogo em debug mode e pedir pra mostrar o valor de todas as variáveis, as built-ins estarão na tela, também.
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Re: Variaveis novato
É uma das coisas que me veio a mente, mas realmente sem variaveis nao rola.quanto menos variaveis vc usar, mais simples e mais rapido sera seu jogo.
Como ate uns dias atras eu nao fazia nem ideia de como um jogo era por dentro fica meio dificil pra me expressar e voce acertou na mosca era essa mesmo a minha ideia, nao fazer sempre assim, so no começo pra ir pegando a manha."E se eu definir apenas as built-ins, aí tem jeito de fazer um bom jogo? Quais são as built-ins?"
Jeito tem, mas é difícil. Requer uma criatividade imensa. O mais provável é o jogo sair ruim. "ruim" não é bem a palavra. Acho que seria "limitado".
Vlw gente , ajudou bastante.
Hazyel- Data de inscrição : 25/11/2012
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