Merry Christmas Aquaplay

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Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Sex 23 Nov 2012, 12:57



MERRY CHRISTMAS AQUAPLAY

Este projeto foi desenvolvido em conjunto com o Kapoty .

O jogo é baseado no clássico brinquedo "Aquaplay" que fez bastante sucesso nos anos 80, utilizando física bem realista em ambiente aquático com vários efeitos de ilusão de ótica pra aumentar a sensação de imersão.
O Controle é feito pela inclinação do aparelho e por 2 botões touch screen.
Este é meu primeiro projeto utilizando física, inicialmente passei a idéia do jogo ao Kapoty que desenvolveu um protótipo no GM8, percebendo que poderia dar em um bom jogo, refiz o jogo no GMS com gráficos novos e utilizando o sistema de física que já vem disponível (2dbox) no início o projeto se mostrou um pouco difícil por falta de tempo, mas conseguimos encontrar a fórmula correta para o projeto avançar, eu fazia os gráficos e passava o jogo para o kapoty dizendo o que eu queria, ele fazia o que conseguia e me devolvia com os códigos que criava e no pouco tempo que eu tinha refinava o projeto, retirando o que não funcionava bem e acrescentando outras coisas criando a jogabilidade.

Este também é o meu primeiro jogo com suporte ao facebook, envia scores e dá acesso a página do jogo.

Agora devo fazer uma versão free e talvez uma versão para PC, nesta última esbarramos na questão dos controles, estamos tentando inventar algo que deixe o game "jogável" na tela do pc.


Outros detalhes:- Nem todos os gráficos são originais, afinal tá cheio de desenho natalino na net e eu não precisei desenhar tudo, apenas adaptar.
- O gráficos são em alta definição,(relativos a smartphones).
- O jogo faz uso de vários efeitos com partículas e de som pra simular o ambiente "aquático".
- Utilizei de ilusão de ótica pra simular um leve 3d que fica evidente ao se inclinar o aparelho.
- Não adianta virar o celular de cabeça pra baixo pras bolas subirem, senão o jogo ficaria muito fácil, elas sobem com impulso nos botões.
- Achei que a integração como Facebook era coisa de outro mundo, é bem fácil.
- O jogo conta com 8 conquistas, você pode atingi-las na versão free, mas só consegue ver o painel na versão paga.
- O game over acontece se o jogador demorar muito pra acertas as bolas, a tela vai se quebrando.
- A versão free exibe anúncios, a full não. (pra ganhar uns trocados, se você não pretende comprar o jogo, pelo menos jogue com o wifi ligado, assim a gente vai ter algum retorno e se anima a continuar atualizando o projeto.
- Também estou testando na versão free um sistema que exibe propaganda de meus jogos (pretendo abrir esta oportunidade para aqueles que desejam desenvolver pra celular e formar parcerias).



DOWNLOADS NA GOOGLE PLAY
FREE: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.companyname.aquaplayfree
FULL: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.companyname.aquaplay



http://www.facebook.com/MerryChristmasAquaplayAndroid


VERSÃO WINDOWS
Se você não tem um telefone android agora você pode testar e ver como ficou o jogo.
Esta versão tem controles simulados parecidos com o controles de um smartphone, você pode inclinar a tela para mover as bolas.
Utilize os botões do mouse para disparar os jatos e as setas do teclado para para inclinar a tela.


Última edição por cascavelo em Sex 14 Dez 2012, 23:06, editado 9 vez(es)

cascavelo

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por lokomil em Sex 23 Nov 2012, 13:39

Bem simples,porém bastante interessante,foi quanto tempo de desenvolvimento?

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 23 Nov 2012, 19:37

Hum,nostaugia dos aquaplays eu tive o previlégio de jogar varios desse game na época Happy ,realmente uma ótima proposta para os celulares usando o touch screem para seus comandos ajuda muito,outro lançe legal é que essa ideia pode-se criar varios jogos para androids já que sistema não tampa a tela do jogo,outra vantagem é que eu não vou correr o risco de me molhar por ter deixado mal fechada a tampa da borracha ou ela ter ficado gasta,hehehehe

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Sab 24 Nov 2012, 10:48

Bem simples,porém bastante interessante,foi quanto tempo de desenvolvimento?
Mais ou menos dois meses desde a concepção da idéia, mas nãop trabalhamos nele todos os dias, somente nos últimos 15 dias que eu tive que dar mais atenção pra conseguir terminar logo. A engine não é simples, no vídeo não dá pra ver os detalhes, somente jogando mesmo pra ver que é algo bem complexo.
Hum,nostaugia dos aquaplays eu tive o previlégio de jogar varios desse game na época ,realmente uma ótima proposta para os celulares usando o touch screem para seus comandos ajuda muito,outro lançe legal é que essa ideia pode-se criar varios jogos para androids já que sistema não tampa a tela do jogo,outra vantagem é que eu não vou correr o risco de me molhar por ter deixado mal fechada a tampa da borracha ou ela ter ficado gasta,hehehehe
Também conheci muitos aquaplays, passei horas de minha infância brincando com eles, conseguimos fazer uma engine que reproduz muito bem a experiência de jogar em um , com várias coisas a mais é claro.
Vou lançar uma versão free e começo a promover o game, mas já estamos estudando novos temas para os próximos, mesmo que este não tenha muita atenção.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por lokomil em Sab 24 Nov 2012, 12:51

Ja está na Android Store? abração

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Dom 25 Nov 2012, 11:10

As informações foram atualizadas e links para down adicionados.
Quem tiver um celular ou tablet andoid, baixe o jogo e se gostar:
Faça um comentário positivo na google play, dê 5 estrelas e curta a página no face.
E se não gostar simplesmente delete do seu celular e por favor não poste nada na página do jogo na google play.
Afinal uma mão lava a outra e quando for sua vez de divulgar você receberá o mesmo apoio no forúm.
E não deixe de postar aqui o desempenho do game no seu celular, suas impressões e dar idéias construtivas pra melhorarmos os game e se estiver afim de começar a desenvolver comercialmente e não souber como entre em contato comigo para desenvolvermos parcerias.


cascavelo

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por kiske-otoko em Dom 25 Nov 2012, 14:28

ta mto bom, parabéns pelo jogo Happy

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Kabeção em Dom 25 Nov 2012, 14:36

Experimentei alguns problemas em um Mini Xperia x10 com resolução de 320x480.

  • A área dos botões é pequena e a resolução do celular é tão pequena quanto. Torna a jogabilidade difícil pois as vezes os comandos não respondem. A área de toque devia ser maior que a imagem dos botões considerando que polegares são largos e dedos não tem tanta precisão quanto um mouse.
  • Acho que tem algo de errado com o alinhamento dos elementos da tela de highscore e do menu principal. O botão de voltar, o score, o texto do highscore, o banner e o menu.


    (Ignore o erro das cores, isso só ocorreu quando o celular capturou a tela)

  • A animação do menu aparecendo depois da tela de highscore começa alinhada no centro da tela mas quando termina fica a alguns pixeis para a direita como mostra a imagem acima.


Alguns detalhes do próprio jogo.

  • Não sei se a ideia era essa mas não da para usar os dois botões ao mesmo tempo?
  • O botão de voltar permanece na tela principal, se eu clicar nele a música reinicia.
  • Não da para pausar e nem desativar a música enquanto joga.
  • Não tem muita alerta quanto a estrela aparece. Algumas vezes demorei pra perceber que ela estava lá embaixo porque as vezes fica atrás dos botões e se mistura com o gráfico de baixo.
  • Não sei se estava fazendo errado mas com seis bolas de enfeito é muito difícil fazer a estrela subir. Dos lados as bolas quebram o impulso da água e se estiver no meio o impulso quase não tem efeito.


Agora sugestões, apenas gosto pessoal...
  • É possível retornar a linguagem do sistema do celular. O mundo fala inglês mas quando mais linguagens melhor. Acho que o jogador fica mais a vontade quando tudo esta na sua língua mesmo sendo poucos textos.
  • A jogabilidade é simples mas devia ter algo descrevendo o jogo. Tipo aquelas imagens de instruções que são comuns em jogos para mobile e são mostradas antes de começar o jogo explicando o que tem que fazer, se da para usar o tilt e etc.
  • É bobagem minha ( Laughing ) mas apertar o próprio botão de voltar do Android e a ação de "voltar" não acontecer é um pouco estranho.
  • Os objetos durando o jogo são bem orgânicos mas o menu mesmo com o efeito me parece muito mecânico. Podia haver algo a mais. Um efeito do estilo do Android, por exemplo, quando você sai da tela de atalhos e vai para a principal e vice-e-versa. Os icones se expandem, passam do tamanho certo e se contraem voltando a forma original enquanto os painéis deslizam para os cantos, todo em um movimento rápido mas suave. Para mim pequenos detalhes assim deixam o jogo mais atrativo porque não só a jogabilidade como os próprios gráficos se tornam divertidos.


Gostei das imagens e efeitos, principalmente da suavidade dos objetos durante o jogo.
O sistema de movimento ficou muito bem feito.

Você é o que mais vem se aventurando no Google Play por aqui.
É sempre bom ver mais um jogo lançado e me anima e lançar um meu também.
Agora que finalmente tive ideias concretas com esse último concurso acho que vou começar a seguir os mesmos passo que você. sorrindo2

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Dom 25 Nov 2012, 17:04

•A área dos botões é pequena e a resolução do celular é tão pequena quanto.
Infelizmente não há muito o que fazer a respeito, o jogo é destinado a telas maiores mesmo. Embora ele se ajuste, a resolução ideal é acima de 320x480.

•Acho que tem algo de errado com o alinhamento dos elementos da tela de highscore e do menu principal. O botão de voltar, o score, o texto do highscore, o banner e o menu.
Não entendi, você não consegue clicar nas opções?

•A animação do menu aparecendo depois da tela de highscore começa alinhada no centro da tela mas quando termina fica a alguns pixeis para a direita como mostra a imagem acima.
Sim, tem um probleminha aí, fácil de arrumar, só que eu esqueci.

•Não sei se a ideia era essa mas não da para usar os dois botões ao mesmo tempo
Sim, isto alterava o gameplay de forma negativa.

•O botão de voltar permanece na tela principal, se eu clicar nele a música reinicia.
Sim, ele reinicia o game, não altera em nada tirar ou ficar na tela, pois todo voltar do game reinicia.

•Não tem muita alerta quanto a estrela aparece. Algumas vezes demorei pra perceber que ela estava lá embaixo porque as vezes fica atrás dos botões e se mistura com o gráfico de baixo.
Você deve ter jogado com o volume baixo, quando ela entra na tela faz um "tum" bem alto e a tela treme, é que as vezes você está tão distraído tentando encaixar as bolas que não percebe, isto faz parte do gameplay. E ela sempre aparece quando se encaixa a última bola.

•Não sei se estava fazendo errado mas com seis bolas de enfeito é muito difícil fazer a estrela subir. Dos lados as bolas quebram o impulso da água e se estiver no meio o impulso quase não tem efeito.
Os elementos não alteram o efeito da água sobre os outros elementos, apenas a força diminui conforme eles se afastam dos botões, fazer a estrela subir é bem fácil, tem várias maneiras: Você pode virar o celular para que ela passe por fora ou pode apertar alternadamente os botões se o caminho estiver livre ela sobe lentamente.

•É possível retornar a linguagem do sistema do celular. O mundo fala inglês mas quando mais linguagens melhor. Acho que o jogador fica mais a vontade quando tudo esta na sua língua mesmo sendo poucos textos.
Lancei este meio que as pressas devido a chegada do natal, e se for fazer um game em uma lingua só escolha sempre o inglês, infelizmente o próprio brasileiro discrimina um jogo desconhecido quando a linguagem está em português, acham que é porcaria só por que foi aqui, muitos jogos famosos para smartphones são apenas em inglês e são produzidos por brasileiros.

•A jogabilidade é simples mas devia ter algo descrevendo o jogo. Tipo aquelas imagens de instruções que são comuns em jogos para mobile e são mostradas antes de começar o jogo explicando o que tem que fazer, se da para usar o tilt e etc.

A proposta do jogo é justamente ser simples e deixar o jogador descobrir, eu particularmente odeio jogos simples que ficam parando a todo momento pra lhe mostrar o que fazer e pior ainda são estes games pra celular cheios de texto minúsculos que nem dá pra ler. Quando a usar a inclinação, fiz testes com algumas pessoas e o reflexo as levam a inclinar o aparelho.
Sei que corro risco de alguém não jogar por não entender o jogo, mas estas pessoas não jogariam de qualquer forma mesmo, porque se não querem descobrir é porque não gostaram, mas também existe a possibilidade que o jogador já tenha descoberto tudo que há no jogo ele continue jogando achando que há algo mais.
E ninguém deixou de jogar tetris por não haver instrução.

•É bobagem minha ( ) mas apertar o próprio botão de voltar do Android e a ação de "voltar" não acontecer é um pouco estranho.
Isto tem haver com um macete que se usa pra fazer o jogador clicar sem querer no anúncio. (coisas que estou aprendendo em minhas pesquisas e acredite tem muito mais "detalhes" pra tentar ganhar dinheiro. Notei que no seu celular o anúncio esconde parte da seta, vou descer ela um pouco.

•Os objetos durando o jogo são bem orgânicos mas o menu mesmo com o efeito me parece muito mecânico. Podia haver algo a mais.
Os gráficos foram refeitos várias vezes, o design da tela do gameplay foi bem trabalhado, devo ter refeito umas 10 vezes o desnho dos elementos. Mas o menu só refiz uma vez, como eu disse antes o prazo era apertado devido ao tema. Nos próximos que vamos lançar este retângulo azul que sobe e desce será ondulante simundo água esvaziando e enchendo. Faltou tempo pra fazer assim.

Você é o que mais vem se aventurando no Google Play por aqui.
Não pude investir pesado por falta de tempo, por enquanto é só estudo, mas atingindo alguns dos resultados esperados vou começar a investir pesado ou vou desistir. Terei mais tempo apartir de 15 de dezembro, Férias, poderei concluir alguns projetos e inicar outros.

Agora que finalmente tive ideias concretas com esse último concurso acho que vou começar a seguir os mesmos passo que você.
Estou ansioso pra ver seu jogo concluído e fico grato pelas observações.









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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por kiske-otoko em Dom 25 Nov 2012, 17:09

Lancei este meio que as pressas devido a chegada do natal, e se for fazer um game em uma lingua só escolha sempre o inglês, infelizmente o próprio brasileiro discrimina um jogo desconhecido quando a linguagem está em português, acham que é porcaria só por que foi aqui, muitos jogos famosos para smartphones são apenas em inglês e são produzidos por brasileiros.

Isso que desanima, vou ter q mudar umas coisas no meu por conta disso -.-

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Ter 27 Nov 2012, 01:01

ATUALIZAÇÃO

Tive um tempinho e arrumei as coisinhas que não estavam legal,
- Arrumei a centralização dos scores.
- mudei a transição do menu, fiz como eu tinha imaginado no início.
- Agora aparece a palavra "BONUS" quando o Trenó solta o objeto.
- O placar só aparece ao iniciar a partida, idem para o "esc".
- Acrescentei umas bolhas ocasionais atrás da árvore.
- Coloquei mais um botão pra retirar somente a música.
- Arrumei a posição do menu que ficava descentralizado ao voltar.
- Centralizei os Anúncios e mudei o código pra solicitar um novo cada fase.
- Desci um pouquinho o botão de sair.

Agradeço ao Kabeção que testou e reportou suas impressões, se alguém encontrar bugs ou anomalias, poste aqui por favor.
E quem gostar e quiser apoiar o projeto compre a versão paga, é só 2 reais.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Gonzo em Ter 27 Nov 2012, 01:58

cascavelo idéia fantastica cara eu adorava o aqua play passava horas jogando era meio grande e desajeitado olha só onde ele foi parar.. dentro de um celular kkk muito da hora..

sucesso !!

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Ter 27 Nov 2012, 12:00

cascavelo idéia fantastica cara eu adorava o aqua play passava horas jogando era meio grande e desajeitado olha só onde ele foi parar.. dentro de um celular kkk muito da hora..

sucesso !!
Obrigado, temos em mente fazer com diversos temas, vou esperar as críticas e sugestões pra saber se o projeto vai vingar, dentro de uns 15 dias já terei este feedback, já comecei até a definir o tema, jogabilidade e gráficos do próximo. Por enquanto estou feliz com resultado. Precisamos que um jogo faça sucesso comercialmente pra que os usuários mais experientes se aventurem de maneira profissional. Acho que se a comunidade se unir e apoiar um pouquinho mais todo mundo vai poder beber desta fonte.
Apoiar da seguinte forma: Baixar o jogo, postar comentários positivos na googleplay, avaliar com 5 estrelas, compartilhar pelo face, indicar a amigos que tenham smartphones e tablets. E até comprar o jogo pra fazer hype.
Tenho certeza que a maioria dos que frequentam o fórum gostariam de obter algum lucro com suas habilidades. Eu estou sempre dando o pontapé inicial, infelizmente o retorno aqui tem sido bem pequeno, parece que o pessoal não acredita no próprio potencial.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Gonzo em Ter 27 Nov 2012, 12:35

uma sugestao que talvez seja aproveitada em um varios temas para o seu aquaplay seja, fazer animacoes de fundo, tipo o jogo do mario de fundo seguindo na horizontal sei que nao pode ser o mario por causa dos direitos, mais um personagem seguindo na horizontal passando pelos obstaculos, uma animacão que sera interrompida caso o jogador pare apertar os comandos do aquaplay, então ele se preocuparia em continuar ganhando os pontos até o fim da animacao, a animacao pode ser gigante né, abraço.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Qua 28 Nov 2012, 22:59

Ótima idéia, anotada, vou fazer um com tema pixel art em homenagem a era de ouro dos games. Possibilidades infinitas.

ATUALIZAÇÃO
-Descobri que o acesso ao Facebook travava na tela inicial se não houvesse conexão, agora o acesso é somente pelo ícone.
- Mudei o tamanho das páginas de textura, coloquei em 512x512, deteriorou um pouco o menu inicial, mas reduziu o arquivo em 3 megas e talvez aumente a compatibilidade com aparelhos menos potentes. Entãos e alguém baixou e não funcionou, por favor tente novamente.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Livsk em Qui 29 Nov 2012, 17:10

Com a atualização, o jogo rodou no meu celular então vou dar minhas impressões sobre o jogo:

Nunca tive um aquaplay, mas lembro o que era e já joguei. Também estou meio enjoado dos jogos da google play, esse talvez foi o jogo de android que mais me prendeu na semana. O jogo é bastante viciante.

A musica ficou bem feita (musica natalina), os gráficos também estão muito bonitos, as particulas ficaram muito legais e deixa o jogo bastante vivo e colorido, representando o natal. Achei muito bem feitas as trasições de tela.

A jogabilidade está muito boa, os comandos respondem bem. Gostei muito do objetivo do jogo, além da dificuldade de decorar a árvore e colocar a estrela, o player tem que ainda lutar contra o vidro quebrando, achei muito legal isso. Porém uma das coisas que eu não gostei é o fato de não ter o botão voltar, seria muito útil poder voltar pelo próprio botão do celular. Outra coisa que eu senti falta foi um "pause game", seria muito útil. (se tiver desconsidere isso talvez eu não tenha visto)

Uma sugestão também seria colocar aqueles avisos de comandos a serem utilizados quando o jogador clicar no play (vários jogos tem), pois demorei uns minutos para perceber que tinha que mexer o celular para o lado para funcionar. Outra sugestão seria fazer o celular "vibrar" ao perder, talvez fique legal.

Gostei bastante do jogo, achei bem divertido. Meu máximo de score foi 410.
Boa sorte na google play.

Flws!

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Aquaplay - baixe e teste a versão windows

Mensagem por cascavelo em Dom 02 Dez 2012, 21:35

Obrigado por jogar, com o retorno que você me deu por MP mostrando uma print da tela do seu celular com o problema eu consegui um passo gigantesco no desenvolvimento para android, foi só ver a foto e descobrir o que era, os downloads começaram a aumentar logo após a atualização.

Teremos outros aquaplays com temas variados, tudo vai depender da aceitação deste que foi feito para testar a engine, o tema natalino foi escolhido pela proximidade com o natal ,o que gera mais downloads e um feedback maior. Varias mudanças já foram feitas baseadas em sugestões como as suas, já atualizei o jogo umas 6 vezes neste curto espaço de tempo que o jogo foi lançado, alguma coisas ainda serão acrescentadas neste aquaplay natalino.
Logo entraremos na produção de outros, os temas já foram escolhidos e outras funções serão adicionadas, como leaderboards com localização por países e funções "comerciais".
Tenho em mente lançar mais dois rapidamente, um com tema bem infantil e outro mais "hardcore" bem mais difícil, este úlltimo teria um objetivo final, não seria somente marcar pontos. Em breve teremos novidades.
A equipe passa a contar agora com mais pessoas capacitadas então espere muita qualidade nos próximos projetos.

Adicionada a versão para PC;
a adaptação foi feita pelo Kapoty;
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Utilize os botões do mouse para disparar os jatos e as setas do teclado para para inclinar a tela.

Se tiver um tempinho curta a página no facebook é muito importante pra nós.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por DS Santos em Seg 03 Dez 2012, 13:46

Lancei este meio que as pressas devido a chegada do natal, e se for fazer um game em uma lingua só escolha sempre o inglês, infelizmente o próprio brasileiro discrimina um jogo desconhecido quando a linguagem está em português, acham que é porcaria só por que foi aqui, muitos jogos famosos para smartphones são apenas em inglês e são produzidos por brasileiros.
Discordo totalmente.
Muitos jogos alguns que você menos espera quando vai jogar estão em português no android e tem comentários positivos por isso.
A comossão que a Blizzard causou por dublar seus ultimos jogos para portugues foi muito grande. Até as texturas eram traduzidas. Eu mesmo só comprei o Starcraft e o Diablo por causa disso.
Killzone 3 que meu amigo tem e joguei também está dublado. Nunca esperava isso da Sony... Max Payne e Halo 3 também.
Batman: Arkham City, jogo premiado tem legendas oficiais em português.
Jogos AAA e de grandes empresas estão lentamente mas de forma considerável dando uma chance os brasileiros.
Alguns dos ultimos jogos para NDS estão oficialmente em português. Se não me engano um deles era um do batman de lego.

Grupos como o Trimo Gamer tem diversas traduções e continuam lançando. Ta no ponto que o pessoal espera sair uma tradução para depois pegar o jogo ou zera dinovo depois de traduzir.

Vendo as coisas assim paro pra pensar como seria ainda mais divertido jogar aqueles antigos rpgs em português que eram bons mesmo sem entender nada na infância.

DS Santos

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Seg 03 Dez 2012, 16:29

Discordo totalmente.
Muitos jogos alguns que você menos espera quando vai jogar estão em português no android e tem comentários positivos por isso.
A comossão que a Blizzard causou por dublar seus ultimos jogos para portugues foi muito grande. Até as texturas eram traduzidas. Eu mesmo só comprei o Starcraft e o Diablo por causa disso.
Killzone 3 que meu amigo tem e joguei também está dublado. Nunca esperava isso da Sony... Max Payne e Halo 3 também.
Batman: Arkham City, jogo premiado tem legendas oficiais em português.
Jogos AAA e de grandes empresas estão lentamente mas de forma considerável dando uma chance os brasileiros.
Alguns dos ultimos jogos para NDS estão oficialmente em português. Se não me engano um deles era um do batman de lego.

Grupos como o Trimo Gamer tem diversas traduções e continuam lançando. Ta no ponto que o pessoal espera sair uma tradução para depois pegar o jogo ou zera dinovo depois de traduzir.

Vendo as coisas assim paro pra pensar como seria ainda mais divertido jogar aqueles antigos rpgs em português que eram bons mesmo sem entender nada na infância

Discorda porque você não tem acesso a dados concretos, coloquei este jogo na googleplay fiz a descrição em português ao contrário dos outros que tinham a descrição somente em inglês, adivinhe? zero de download nos estados unidos, canadá e reino unido. Sendo que estes foram os lugares que eu tive mais downloads nos outros jogos. E você pode pensar que foi mais baixado no Brasil, não! Foi mais baixado nos emirados árabes e eles não falam nem português e nem inglês, mesmo com a descrição do jogo em português na googleplay o Brasil ainda ficou em quarto lugar.

Tenho um canal no youtube, os vídeos com descrição em inglês passam sempre de 2000 visualizações, pode apostar que muitas são de brasileiros, mas os vídeos com descrição em português tem sempre menos de 200 visualizações, ou seja nem os brasileiros assistem. Você viu aquele vídeo que gravei com o gameplay dos jogos do concurso atari? Não chegou a 200 visualizações até hoje.

Os jogos que você citou são jogos já consagrados de empresas grandes, todo mundo quer vê-los em sua lingua natal.
Mas se colocar um jogo desconhecido em português, desista dos downloads, os brasileiros não vão baixar achando que é porcaria e os gringos muito menos porque não entendem nada. E não vale o esforço de fazer multlinguagem, vai por mim nenhum brasileiro deixa de jogar um game porque está em inglês, ele deixa de jogar se estiver em árabe, francês, português de portugal, etc.

Brasileiro não é nada bonzinho e não apoia em nada um lançamento de jogo brasileiro, é só perguntar aqui quem conhece os jogos brasileiros que foram lançados este ano, eu conheço alguns, talvez você também conheça, mas a maioria nunca deu atenção a nenhum jogo brasileiro.
Quando o angry birds saiu você acha que ele era em português? Fez sucesso lá fora, os brasileiros começaram a baixar sem saber que o jogo era de brasileiros.
Pergunta pro lokomil sobre os comentários "simpáticos" que os brasileiros colocaram no vídeo do jogo dele no youtube, depois dá uma olhada no meu canal no youtube que você vai notar que os títulos dos vídeos são em inglês e os comentários são sempre cordiais tanto em inglês como em português.

cascavelo

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por lokomil em Seg 03 Dez 2012, 17:32

Falo tudo o cascavelo,por isso pretendo lançar em 3 idiomas,sempre tem gente para criticar cara,SEMPRE...não importa o idioma,mas se fora penas BR,realmente não vai vender,Brasileiros sabem que o Brasil não é bem visto na area dos games,isso só vai mudar quando um jogo Brasileiro ficar internacionalmente famoso,ai sim,podem começar a dar mais atenção...Mas é isso ae cara,mas eu estou feliz com o Tuga Surf,criei uma pagina no facebook dele e já tem 3700 curtidas em 14 dias,um avanço incrivel...abração a todos!

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por DS Santos em Seg 03 Dez 2012, 18:17

Amigo, Google Play tem suporte a descrição multilinguagem.
E é claro não to dizendo pra deixar o jogo so em em portugues, estou dizendo que ja que você sabe portugues ele pode ter outra linguagem além do inglês.

Meu outro comentário tinha nada a ver com frescuras patrióticas de gente que acha que pessoas no resto do mundo agem de forma diferente. Estou apenas falando de algo multilinguagem o que é mais do que natural hoje em dia com a distribuição por internet. Se dar para reconhecer a linguagem não gasta nem colocar um menu de seleção para isso. Arabes jogaram em arabe e americanos não vão nem fazer ideia que tem linguagem arabe no jogo.
Até o Facebook da opção para isso. Você pode escolher o pais ou a linguagem de quem vai ver a publicação. A Gameloft faz ótimo uso disso, ela pode dar suporte para muitos países em uma mesma página.

Mas se é tao insuportável a ideia de aproveitar o fato de você saber português então tudo bem.


Última edição por DS Santos em Seg 03 Dez 2012, 18:59, editado 1 vez(es)

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 03 Dez 2012, 18:56

@Cascavelo:valeu por criar a versão para windons ,tive a oportunidade de saborear essa nostaugia que fez sucesso na nossa epoca,quanto aquele assunto que você falou sobre achar que esse primeiro jogo inspirado em aquaplay talvez nao atraia o publico ainda,eu ja penso diferente,acredito que muita gente venha a jogar sim,pelo menos os mais veteranos tipo a gente que ficamos com curiosidade de rever os aquaplays em versão mobile,mas lógico q sequencias melhoradas são bem vindas,eu curti o game,achei bem feitinho,tem os algo mais,é lógico,tipo fases e game overs q nao tinham nos aquaplays(obvio),eu não vi problemas no funcionamento do game,lógico que espero games futuros mais avançados,mas pelo menos esse cumpre o que se propoe a fazer Very Happy

O pior que eu antes não entendia o pq que tinha jogos da galera em inglês,mas agora faz sentido,mas o pior que é verdade,ja conheci pessoas que dizem q nao gostam de nada do entretenimento tecnologico feito no brasil,tem gente que diz que o brasil é uma verdadeira fabrica de lixo,mas somos vitimas das maçãs podres que fazem muita coisa meia boca e nós que tentamos faser tudo o melhor possivel que pagamos o pato,quanto ao idioma:eu penso em duas ideias:uma,criar uma especie de code secreto para abilitar a versão em PT outra é criar duas versões(a PT seria exlusiva no forum e a ingles hospedadas em sites internacionais),eu tava criando um game com varios textos e era em portugues,mas agora depois de me informar melhor acho que irei refazer em ingles eu acho . to pensativo agora

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Kabeção em Seg 03 Dez 2012, 19:49

Os grandes sempre saem na frente chamando mais atenção de diferentes públicos as vezes apenas contratando um tradutor.

Mas vocês tão fazendo muita tempestade no recipiente de um aguaplay. Também não estava falando sobre deixar o jogo só em português. Adicionaram a função os_get_language() justamente pra isso.


cascavelo, eu pensava que um jogo assim só daria certo em mobile mas me enganei.
A adaptação para Windows ficou realmente muito boa.
Por algum motivo senti uma experiência ainda melhor do que a vez que joguei no Android.
Em HTML5 podia virar um mini-game interessante nos portais de web games.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Seg 03 Dez 2012, 20:58

Joaovanblizzard, ja estamos trabalhando em outros, inclusive estou fazendo gráficos pra um puzzle que é uma variação, não usa física. Temos mais dois temas em desenvolvimento, um mais infantil que deixei por conta do kapoty e vou deixa-lo bem divertido com as ilustrações que vou fazer. E outro que ainda estou bolando a jogabilidade, mas será muito desafiante, imagine montar a máquina de um relógio, com todas as suas molas e engrenagens e fazer o relógio funcionar, utilizando o aquaplay é claro.

Kabeção, tentamos vários tipos de controle para pc durante o desenvolvimento, quem vê o jogo agora não faz idéia da quantidade de tentativas que foram necessárias pra chegar a este resultado, os gráficos foram refeitos várias vezes, neste projeto eu estava atrás da engine perfeita e estava sem tempo pra ficar testando, mas o kapoty é um cara que consegue entender o que eu estou falando, foi muito gratificante desenvolver com ele, eu já tinha uma visão de como o jogo seria, afinal a idéia era minha, mas como ele fazia exatamente o que eu pedia sem ficar questionando, eu consegui o resultado que eu tinha imaginado .
Agora que temos a engine faremos uns mais bonitos e complexos.

Vou postar os prints da tela de jogo das versões durante o desenvolvimento para que os colegas menos experientes possam ver que são muitas etapas pra chegar a um resultado satisfatório.

Voltando ao assunto do idioma dos games, é o seguinte: é apenas minha opnião, cheguei a estas conclusões por experiências que fiz, mas posso estar errado, meus testes mostraram que o melhor idioma pra promover um game é o inglês e não o portugues, uma simples analogia: Qual jogo te chamaria mais a atenção, um chamado "Pássaros raivosos" ou um chamado "Angry birds" ?


Última edição por cascavelo em Seg 03 Dez 2012, 22:08, editado 1 vez(es)

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 03 Dez 2012, 21:37

Gostei da ideia de montar um relogio usando a tecnica aquaplay,eu daria uma vaga sugestão de depois de montado aparecesse uma chave de corda e vc fosse tentando acertar algum objeto nela fazendo ela girar até o relogio ter força suficiente pra funcionar,é só uma ideia viu?


Olha,é uma dedução lógica,por incrivel que pareça,todos os jogos que eu crio,sempre dou um nome em inglês provisório,depois eu adapto outro nome em português,é que eu sempre curtia imaginar como seria o nome dos meus games em outros paises,tipo "Resident Evil" cujo nome oriental é "Bio Hazard",entao eu me inspirava nisso,pelo que parece ,isso pode ser util hoje em dia,vou testar no meu proximo game e ver no que dá Very Happy

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Kabeção em Ter 04 Dez 2012, 01:10

Com certeza trabalho em grupo exige menos palpite e mais seguir o script a risca.
Mais de uma pessoa decidindo as coisas durante o desenvolvimento faz o projeto perder o rumo.


Eu (e acredito que o DS Santos também) não estamos falando de títulos e essas coisas.
Só a linguagem dentro do jogo. Texto de botões, diálogos e afins.
Coisas que não precisam ser universalmente entendidas como o título.
Não é pra mostrar que o jogo é brasileiro, é pra dar a opção aos brasileiros de jogar na sua linguagem.

Basta ver a grande comunidade de tradução na internet pra saber que as pessoas acham muito mais agradável jogar entendo os textos.

Até o próprio sistema interno de textos do GMS foi renovado para suportar unicode graças a obvia demanda.

É claro que estamos falando de pequenos jogos aqui, no caso do seu que tem só alguns botões nem faz tanta diferença, mas temos que prestar atenção no que os grandes estão fazendo e aprender com eles.
Uma empresa do porte da Blizzard que cada jogo que lança é um sucesso sabe muito bem o que está fazendo atraindo atenção em um pais que os gamers quase não veem jogos na sua língua. Marketing melhor que esse nunca vi. Só o Diablo III tem 10 linguagens diferentes, o que parece um exagero mas o jogo vendeu que nem água.
Até assustei quando vi a noticia que vendeu mundialmente 6 milhões de copiais no primeiro mês sendo 5 milhões de vendas online e 3 milhões só no primeiro dia. E por um preço de 50 dollares!
Da pra imaginar isso?

Aquele jogos virais de web (fazenda, browser games) que possuem muito texto sempre estão em português porque sabem que somos compradores em potencial.

Publicadoras abrindo escritórios no Brasil, Steam vendendo em reais... enfim, com a popularidade das vendas online ta todo mundo com planos pra dominar o mundo alcançar cada vez mais compradores.
Por essas e outras eu acho que é deixar escapar uma oportunidade de atingir maior público se você tem a possibilidade de dar mais línguas ao seu jogo.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por shatterhand2 em Seg 17 Dez 2012, 15:49

Cascavelo, quanto você está tendo de retorno com as propagandas? É mais vantajoso, do ponto de vista do lucro, que o cara compre seu jogo ou fique com as propagandas?

Estou querendo adentrar por esse universo também, janeiro e fevereiro vou aproveitar meu tempo livre para dedicar bastante tempo a essa "aventura", e trocar ideia com alguém que já está tendo a experiência sempre é bom.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Seg 17 Dez 2012, 16:24

Vender um jogo é muito difícil, mesmo custando centavos, tem um monte de jogos melhores gratuitos então ninguém vai comprar.

É mais fácil vender aplicativos voltados para um nicho qualquer.

Ganhar dinheiro com propaganda também é difícil, porque depende de um número elevado de downloads e depende do jogador continuar com o jogo instalado e jogando de vez em quando, aí reside o problema, como o camarada não pagou pelo jogo ele joga um pouco e desinstala.

Não há como conseguir muitos downloads sem fazer a promoção do game e toda divulgação é paga, então só vale a pena divulgar se o game for realmente algo inédito e surpreendente. Gastei algum dinheiro na divulgação deste game para testes, tenho coletado informações do mercado mobile a alguns meses para traçar um estratégia, porque o pulo do gato ninguém ensina.
Já aprendi e descobri muitas coisas, só me faltam os jogos pra poder investir mais pesado no ramo.

O Admob paga de 0.40 a 1 dólar por mil exibições no aplicativo, este valor varia conforme a taxa e cliques nos anúncios.
Este jogo rendeu apenas cerca de 2 dólares em propaganda até hoje, teve uns 450 downloads gratuitos, nenhum pago e tem 170 instalações ativas.

Chegou a render 0,80 em um dia com 225 instalações ativas. Então é só multiplicar, se fossem 225.000 X 0,80 eu teria lucrado 800 dólares em um dia multiplicando por 30 dias no mês: 24.000 dólares.
Apenas 20% dos desenvolvedores conseguem lucrar assim, mas sonhar não custa nada.
Quando eu tiver um bom catálogo de jogos (inclusive com parceiros) vou usar minha experiência pra fazer dar certo, se não der, pelo menos muita gente vai ter jogado meus games.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por lokomil em Seg 17 Dez 2012, 21:13

rs sonhar é o melhor de tudo cara Happy , eu sou POBRE de tudo rs,mas to correndo atrás e tal, consegui contato com 2 youtubers famozões(DEPOIS DE 3 MESES DE INSISTENCIA,SEM DESISTIR) que vão fazer gameplay do meu jogo,tipo um com 15 mil inscritos e outro com 500mil sem contar q vao fazer 2 gameplays um do beta e otro do jogo lançado,isso tudo de graça...Mas mesmo assim não é garantido que meu jogo vai lucrar MIL ou MILHÕES,mas já é um começo,atualmente minha pagina do jogo ta rendendo de 500~1000 curtidas por DIA,sem investir nada de GRANA,a maioria é fã e amigos que querem ajudar e divulgam o jogo para mim e assim vai cara,espero sucesso para todos aqui do forum,deboa mesmo,assim como eu todos aqui sonham comigo.Atualmente devo começar a ter uma grana para investir no jogo,pois arrumei um trabalho de fazer estampas para camisa e fechei com uma equipe que vai ''arcar'' com as despesas e sem contar que talvez vou ter contrato com a MICROLINS...

*OBS:ontem postei uma msg perguntando oque o pessoal achava de doar para o Tuga Surf e hoje 1 dia dps 150 pessoas ja comentaram que doaria sim Happy,ISSO ME DEIXA MT FELIZ,MESMO TENDO ALGUNS QUE NO INICIO DO TRABALHO ME CRITICAVAM MUITOOOOOOOOO!!!

Tuga Surf vai ser sucesso assim como todo game aqui pode ser,abração galera!! NUNCA DESISTAM DOS SONHOS

PAGINA DO JOGO PARA QUEM QUISER COMPROVAR (7930 CURTIDAS EM 25 DIAS):
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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Luan Maia em Ter 18 Dez 2012, 18:29

Cara, consegui rodar muito bem no tablet (um Genesis GT-7200) da minha irmã, sem travamentos.
Gostei muito do jogo, já mostrei pra alguns parentes e amigos que possuem celular com android e eles gostaram, principalmente crianças, alguns já baixaram no celular. Acho que vou comprar o jogo para o tablet da minha irmã para ajudá-lo.
Quando minha irmã não estiver usando o tablet (ela ganhou semana passada, então dificilmente sai de frente dele) eu tiro uma screenshot do jogo para ver como ficou.

Especificações do tablet:
CPU Cortex A8 1.2GHZ;
Android 4.0;
GPU Mali 400MHZ;
Acelerador 3D;
Memória RAM de 512MB;
Tela capacitiva 7" (800x480) de até 5 pontos.

Boa sorte com o jogo!

flw

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Ter 18 Dez 2012, 20:02

Valeu Luan, e quando vocêr volta a ativa?
Quando quiser fazer um projeto em parceira é só entrar em contato.

Uma coisa sobre tablets que merece ser mencionada é que nos modelos da samsung o tilt é invertido e o jogo não funciona. Que bom que funcina corretamente no genesis, realmente é um ótimo aparelho em relação custo X benefício.

Comprei um galaxy note 10.1 de presente de natal pra mim e quando fui testar o game as bolinhas vão todas pro lado, isto mostra que ele tem o eixo y no lugar do x, já que é feito para uso na horizontal.

Agora é desenvolver um código pra resolver isto. Neste jogo vou deixa assim mesmo, mas nó próximo quero que funcione em todos os tablets também.
Acho que com este problema eu perdi muitos usuários que tinham tablets samsung.
Preciso criar um código na inicialização do game pra identificar o eixo ativo e selecionar o comando correto para controle da inclinação.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por lokomil em Qua 19 Dez 2012, 11:53

cascavelo,dps tu me da uma mão nessa parte de testes pro meu game??

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Qua 19 Dez 2012, 12:38

Sim, assim que tiver um apk me passa pra eu testar.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Luan Maia em Qua 19 Dez 2012, 14:46

cascavelo escreveu: Valeu Luan, e quando vocêr volta a ativa?
Quando quiser fazer um projeto em parceira é só entrar em contato.

Uma coisa sobre tablets que merece ser mencionada é que nos modelos da samsung o tilt é invertido e o jogo não funciona. Que bom que funcina corretamente no genesis, realmente é um ótimo aparelho em relação custo X benefício.

Comprei um galaxy note 10.1 de presente de natal pra mim e quando fui testar o game as bolinhas vão todas pro lado, isto mostra que ele tem o eixo y no lugar do x, já que é feito para uso na horizontal.

Agora é desenvolver um código pra resolver isto. Neste jogo vou deixa assim mesmo, mas nó próximo quero que funcione em todos os tablets também.
Acho que com este problema eu perdi muitos usuários que tinham tablets samsung.
Preciso criar um código na inicialização do game pra identificar o eixo ativo e selecionar o comando correto para controle da inclinação.
Não sei quando voltarei a ativa. Smile Acho que vou participar de alguns concursos aqui da GMBR nas férias, passei aqui esses dias para ver os jogos para android do pessoal para dar uma força.
Os tablets da Genesis são ótimos custo X benefício mesmo, quando meu pai falou que ia comprar um tablet pra minha irmã desses mais baratos, eu falei para ele comprar o Genesis. Eu achei que seria bem xing-ling, mas não é não, vale até a pena comprar se você tiver com a grana baixa. Smile
Quanto ao negócio dos eixos, nesse tablet da minha irmã tem dois tipos de acelerômetros que podem ser escolhidos nas configurações. Eu tive que escolher o modo especial para alguns jogos, se eu escolher o acelerômetro padrão acontece a inversão, como você falou, com seu outro jogo o Mr. Toad Goes to Heaven eu precisei fazer o mesmo. Se eu for jogar Temple Run, por exemplo, eu tenho que colocar no padrão para poder movimentar o personagem para a direita e para a esquerda, assim também foi com o Doodle Jump.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Qua 19 Dez 2012, 15:37

Fico mais tranquilo sabendo que existe a opção de mudar a posição do tilt, vou procurar nas configuração do samsung pra ver se tem isto.

De toda maneira já me deu uma luz do que fazer, vou colocar a opção pro jogador escolher: Tablet ou smartphone e aí troco os eixos dependendo da escolha do jogador. Mas só nos próximos por enquanto fica assim mesmo.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por Joton em Qua 19 Dez 2012, 16:28

Olá cascavelo vendo as imagens dos seus jogos fiquei interessado em testa-los no meu tablet, você poderia mandar os 3 jogos APK que você produziu via MP para mim?

Você já tentou postar seus jogos em Android no PandaApp? É lá que baixo coisas pro meu tab, já que não tenho wi-fi em casa.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

Mensagem por cascavelo em Qua 19 Dez 2012, 19:39

Joton, já lhe enviei os links.
Eu fiz uma conta no PandaApp, mas não consigo colocar o jogo, preencho todo o formulário e salvo, mas não aparece nenhum jogo nos meus aplicativos. Parece ser um bug do navegador, quando tiver um tempo vou tentar com o crome.
Existem várias lojas de aplicativos android na net, decobri umas 15, a maioria exige que façamos a integração de um SDK, isto não é possível ainda no GMS e limita a distribuição de aplicativos principalmente os gratuítos.

Outras lojas como a SlideMe, manda tirar toda a referência que o jogo tiver a Google play, mandei um jogo e devolveram cheio de exigências, desanimei. Se eu me animar tento me enquadrar e mando novamente.

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Re: Merry Christmas Aquaplay

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