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[resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
4 participantes
Página 1 de 1
[resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
gostaria de saber se tem como eu controlar uma determinada variável através de outra?
Tipo assim...(vou ter que abrir o jogo), como vcs sabem, estou empenhado em criar um game de farming, mas o problemas surgem sempre! Tento resolver e este tem me quebrado a cuca esses três dias pra cá, e não postei antes por que estava tentando resolver, mas tá complicado, então lá vai:
1- declarei as variaveis no create do objeto principal(controle) e os draws tambem chamados a partir dele.
2- tenho um objeto canteiro(vários repetidos na room) que ao clicar nele devo plantar o que está na mão, digamos... semente!
3- tenho não só um mas vários objetos semente diferentes e cada um com sua variável e valor.
Exemplo:
controle:
Tipo no evento mouse_clique_left do objeto semente1:
A síntese seria assim?
O que eu quero é mostrar o que está na mão e quanto tem e manipular-las através de outra ou sei lá enpaquei aqui!
Tipo assim...(vou ter que abrir o jogo), como vcs sabem, estou empenhado em criar um game de farming, mas o problemas surgem sempre! Tento resolver e este tem me quebrado a cuca esses três dias pra cá, e não postei antes por que estava tentando resolver, mas tá complicado, então lá vai:
1- declarei as variaveis no create do objeto principal(controle) e os draws tambem chamados a partir dele.
2- tenho um objeto canteiro(vários repetidos na room) que ao clicar nele devo plantar o que está na mão, digamos... semente!
3- tenho não só um mas vários objetos semente diferentes e cada um com sua variável e valor.
Exemplo:
controle:
- Código:
global.var_principal="nada"
global.em_maos="nada"
- Código:
global.semente1=10
Tipo no evento mouse_clique_left do objeto semente1:
- Código:
global.global.em_maos=global.semente1//Aí o resultado seria o 10, certo?
global.var_principal="semente1"//deveria mudar o string dessa variável aqui?
Em mãos 10 sementes1(Cada cor representa uma variável)
A síntese seria assim?
- Código:
aqui)draw_text(x,y,string(global.global.em_maos)+string(global.var_principal))
O que eu quero é mostrar o que está na mão e quanto tem e manipular-las através de outra ou sei lá enpaquei aqui!
Última edição por moisesBR em Sex 23 Nov 2012, 22:37, editado 1 vez(es)
Re: [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
@MoisesBR
Não é "gabrielech" e sim "gabrielgeh"
Eu e o Kapoty não fizemos o jogo em equipe, ele me ajudou com coisas por exemplo, codigos que eu tinha duvida, a parte da view seguir o mouse.....
A logica do jogo é 99,9% minha XD!
Não entendi direito sua pergunta rsrsrrs.
Você quer saber como eu fiz para que quado, eu selecionar uma semente(por exemplo NABO) por exemplo quado eu clicar no canteiro,
plantar um nabo e diminuir uma semente de nabo no seu estoque?
Não é "gabrielech" e sim "gabrielgeh"
Eu e o Kapoty não fizemos o jogo em equipe, ele me ajudou com coisas por exemplo, codigos que eu tinha duvida, a parte da view seguir o mouse.....
A logica do jogo é 99,9% minha XD!
Não entendi direito sua pergunta rsrsrrs.
Você quer saber como eu fiz para que quado, eu selecionar uma semente(por exemplo NABO) por exemplo quado eu clicar no canteiro,
plantar um nabo e diminuir uma semente de nabo no seu estoque?
GabrielXavier- Games Ranking :
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Re: [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
Isso! Mas também quero mostrar isso na tela! E é claro não só pra isso! faço ideia de como proceder, e até posso chegar num resultado, mas tá complicado. enbananei geral!
Ps "gabrielgeh":
To usando o seu game como base e quando chegar proximo eu avanço até onde pretendo. e... não quero pedir sua gmk pra estudar por que é apanhando que vou conseguir alcançar meus objetivos(além de farmville ou algum que alguem conheça)
edit: O gabrielgeh tá me ajudando por msn segundo conforme conseguiu no seu projeto (valeu gabrielgeh!)... mas se alguem quiser comentar aqui, fique a vontade!
Estou analizando as possibilidades e quando resolver, posto aqui a forma e resumo do que aprendi e como cheguei ao objetivo.
tópico ainda em aberto! Espero sugestões. Dúvidas sobre o que quero serão respondidas, mas acho que está bem explicado... té mais!
Ps "gabrielgeh":
To usando o seu game como base e quando chegar proximo eu avanço até onde pretendo. e... não quero pedir sua gmk pra estudar por que é apanhando que vou conseguir alcançar meus objetivos(além de farmville ou algum que alguem conheça)
edit: O gabrielgeh tá me ajudando por msn segundo conforme conseguiu no seu projeto (valeu gabrielgeh!)... mas se alguem quiser comentar aqui, fique a vontade!
Estou analizando as possibilidades e quando resolver, posto aqui a forma e resumo do que aprendi e como cheguei ao objetivo.
tópico ainda em aberto! Espero sugestões. Dúvidas sobre o que quero serão respondidas, mas acho que está bem explicado... té mais!
Re: [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
Então o jogador pode ter mais de um tipo de semente e para cada tipo pode ser uma quantia diferente, certo?
ds_map é ótimo para esse tipo de controle.
É tão fácil de usar quanto os arquivo ini, você defini uma key com um nome e para essa key um valor.
ds_map é ótimo para esse tipo de controle.
É tão fácil de usar quanto os arquivo ini, você defini uma key com um nome e para essa key um valor.
- Código:
itens = ds_map_create();
ds_map_add(itens,'semente1',5); // definir semente1
ds_map_add(itens,'semente2',10); // definir semente2
ds_map_add(itens,'semente3',15); // definir semente3
semente_selecionada = 'semente2'; // semente atual
valor = ds_map_find_value(itens,semente_selecionada);
ds_map_replace(itens,semente_selecionada,valor-1); // tirar uma semente
valor = ds_map_find_value(itens,semente_selecionada);
draw_text(x,y,'Você tem '+string(valor)+' '+semente_selecionada+'!');
Re: [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
Eu criaria uma variavel e ao clicar em um tipo de semente essa variavel receberia um valor, ex: tomate teria o valor 2.
E no objeto do canterio eu faria um if para a variavel que determina o tipo de semente, se por ex ela for igual a 2 eu mudaria a instance para a do tomate plantado e diminuiria a quantidade de sementes de tomate em 1.
Quando acabassem as sementes de tomate ou voce descartasse elas da mao voce voltaria a variavel de controle para o valor inicial dela.
E no objeto do canterio eu faria um if para a variavel que determina o tipo de semente, se por ex ela for igual a 2 eu mudaria a instance para a do tomate plantado e diminuiria a quantidade de sementes de tomate em 1.
Quando acabassem as sementes de tomate ou voce descartasse elas da mao voce voltaria a variavel de controle para o valor inicial dela.
felipe.fonsecadepaula- Games Ranking :
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Re: [resolvido] controlar variáveis através de outras variáveis ou transportar
Comecei a usar tudo isso mas o valor é um texto! Pelo menos até eu descobrir como mostrar na tela o nome da variável e valor! Aí sim! Será muito mais simples! Não necessitando texto para mostrar o que estou selecionandofelipe.fonsecadepaula escreveu:Eu criaria uma variavel e ao clicar em um tipo de semente essa variavel receberia um valor...
Kabeção:
Ainda não tentei seu ds list, ainda tenho problemas com isso e arguments... Mas é uma coisa de cada um, quando eu me sentir confiante em avancar, tenha certeza que isso vai ser fichinha! Em todo caso obrigado! pretendo tentar isso.
Edit:
Kabeção: ds_map não aprendi por enquanto mas o array serviu perfeitamente como voce pode conferir
(tenho impressão que dsM-ap e array são a mesma coisa)
nos tópicos a seguir:
Perdon se criei três posts para resolver algo aparentemente semelhante e a solução foi encontrada! Que cujo objetivo era trabalhar com texto no lugar de números e mostrar o nome da var:
-Este (que voce está lendo),
https://gmbr.forumeiros.com/t24736-resolvido-transicao-de-variaveis-entre-numero-e-string
https://gmbr.forumeiros.com/t24769-retornar-o-nome-da-variavel
Situação do projeto: avançando em passos de tartaruga! kkkkkk
Obrigado a todos!
Tópico resolvido.
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