duvidas sobre inteligencia artificial (RTS)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

duvidas sobre inteligencia artificial (RTS)

Mensagem por Esaucm98 em Dom 18 Nov 2012, 23:01

Olá a todos,
Eu já sou muito bom com ia's nunca tive problema, mas com um jogo de RTS (estrategia) q eu quero fazer surgiu algumas duvidas.
Essas minhas duvidas são baseadas em jogos estilo age of empires, company of heroes etc... Falem oque vocês sabem ou acham sobre estas duvidas

1. Em jogos de estratégia como funciona (ou como vocês acham que funciona) o recrutamento de unidades da CPU? Elas usam dinheiro tambem pra recrutar soldados ou ela faz os soldados de acordo com o nivel dos seus?

2. As unidades da CPU agem individualmente, ou há um "cérebro" que comandam todas organizam elas dependendo da situação atual? adaptando essa duvida para o game maker, em cada obj_soldado eu teria que programar para executar ações padrões, ou eu nao colocaria inteligencia artificial neles e faria um obj_inteligencia que iria controlar todos?

3. No game maker eu uso o mp_potential_step para quem nao sabe, essa função faz q o objeto mova-se para um lugar desviando dos objetos solidos, então como (teoricamente) um soldado nao poderia atravessar o mar eu marquei o obj_agua como solid (hilário eu sei), assim o soldado vai contornar a agua sempre, mas e se ele estivesse em uma ilha? como detectar que não tem saida ? assim eu poderia fazer um barco e programa-lo para entrar no barco quando estivesse em uma ilha por exemplo. Ou não da pra detectar se há saida ou não e eu deveria achar um outro modo de faze-los desviar dos sólidos?

Até agora são só essas, eu tambem fico fascinado com jogos estilo civilization, advance wars, jogos de xadrez ... se alguem tiver alguma dica ou sugestão a respeito da inteligencia artificial ou do do gênero por favor eu adoraria saber.
agradeço a todos vlw.

Esaucm98

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 275
Notas recebidas : D
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.legioncrafters.tk

Re: duvidas sobre inteligencia artificial (RTS)

Mensagem por theguitarmester em Seg 19 Nov 2012, 12:20

Eu já sou muito bom com ia's nunca tive problema
Se você é Muito Bom não precisa de ajuda :;):

3. No game maker eu uso o mp_potential_step para quem nao sabe, essa função faz q o objeto mova-se para um lugar desviando dos objetos solidos, então como (teoricamente) um soldado nao poderia atravessar o mar eu marquei o obj_agua como solid (hilário eu sei), assim o soldado vai contornar a agua sempre, mas e se ele estivesse em uma ilha? como detectar que não tem saida ? assim eu poderia fazer um barco e programa-lo para entrar no barco quando estivesse em uma ilha por exemplo.
Existe outras funções de MP_ no GM, e a que você terá de usar é a mp_grid, existe uma engine feita por tiago pereira, irá te ajudar nesta parte:
http://gmbr.forumeiros.com/t22854-engine-path-finder-gustavo-ferreira?highlight=path+find

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por moisesBR em Seg 19 Nov 2012, 18:07

1-Para que fique justo para o jogador as regra devem ser a mesma para ambos e é claro que tem lá as roubadeira do pc!

2-A intenção dos programadores é reproduzir fielmente o raciocinio ou vida humana! Mas depende do tipo de jogo e do proprio programador se, cada unidade agirá por sí ou não! É fato que os personagens são comandados pela central, mas em batalha ou em missão eles seguem seu proprio raciocinio afim de cumprir a ordem recebida tal como é na vida real.
Resumindo: São dois cérebros! O central que emite as ordens e coordenadas e a de cada unidade conforme sua especialidade.

3-Num sabo! Qualquer novidade me informe!

"ninguem é tão ninguem, que não precise de ninguem"

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Reputação : 14
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Mensagem por PedroX em Seg 19 Nov 2012, 18:25

1. Em jogos de estratégia como funciona (ou como vocês acham que funciona) o recrutamento de unidades da CPU? Elas usam dinheiro tambem pra recrutar soldados ou ela faz os soldados de acordo com o nivel dos seus?
No AoE parece que eles roubam, Very Happy. Mas acho que o melhor a fazer é usar dinheiro para gerenciar tudo. Quanto mais dinheiro, mais pode-se invertir.

2. As unidades da CPU agem individualmente, ou há um "cérebro" que comandam todas organizam elas dependendo da situação atual? adaptando essa duvida para o game maker, em cada obj_soldado eu teria que programar para executar ações padrões, ou eu nao colocaria inteligencia artificial neles e faria um obj_inteligencia que iria controlar todos?
Na verdade, você deve colocar um código padrão para cada objeto, para que todas as instâncias dele façam o que está programado. Mesmo assim, a programação deve considerar a situação atual. É claro que se estiverem sendo atacados, os caras precisam proteger seu local. Se não estiver, é bom atacar e/ou investir se tiver dinheiro.

3. No game maker eu uso o mp_potential_step para quem nao sabe, essa função faz q o objeto mova-se para um lugar desviando dos objetos solidos, então como (teoricamente) um soldado nao poderia atravessar o mar eu marquei o obj_agua como solid (hilário eu sei), assim o soldado vai contornar a agua sempre, mas e se ele estivesse em uma ilha? como detectar que não tem saida ? assim eu poderia fazer um barco e programa-lo para entrar no barco quando estivesse em uma ilha por exemplo. Ou não da pra detectar se há saida ou não e eu deveria achar um outro modo de faze-los desviar dos sólidos?
Dá para saber se tem saída. Na verdade, isso é chamado de Path Finding e há vários exemplos/tutoriais no fórum. Se ele não achar uma saída, aí pode procurar o barco, como você falou.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Esaucm98 em Seg 19 Nov 2012, 19:31

Discordo, quer dizer que se você é bom em matemática não precisa mais assistir aulas e fazer perguntas?

1-Para que fique justo para o jogador as regra devem ser a mesma para ambos e é claro que tem lá as roubadeira do pc!

Verdade kkk! tambem achava isso.

A historia do pathfinding eu ja sabia, mas nunca vi nada parecido aqui no forum só no gmc, vou atras.
Vlw a todos me ajudaram muito principalmente o Pedro vlw.
se tiverem mais algumas sugestões ou conselhos postem aqui ;)
até

Esaucm98

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 275
Notas recebidas : D
Reputação : 4

http://www.legioncrafters.tk

Mensagem por PedroX em Seg 19 Nov 2012, 19:44

Dá uma olhada nesses resultados:

http://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=path

Usando a busca do Google, à esquerda no fórum, você terá mais resultados ainda. Essa busca é muito mais eficiente.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:27

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: