The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

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The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Dom 11 Nov 2012, 12:19



Nome: The Cracker's Nightmare 3D

Plataforma: Game Maker 8 pro

Genero: Survivel Horror

Descrição: Isso é apenas um esboço de como será o jogo

Basicamente survivel horror onde você está preso num labirinto junto com uma criatura chamada CRACKER.

Sem nenhuma maneira de se defender a única coisa a fazer é fugir do labirinto para garantir sua sobrevivência.

NÃO OLHE nos olhos do cracker ou vai totalmente desorientado

As teclas de movimentação são WASD também se pode correr usando o SHIFT, no entanto você se cansará se correr muito.

O labirinto possui apenas uma saída que está oculta.

Boa sorte.

Não esqueça de comentar o que você achou do jogo Happy

Andamento:

Última Atualização:

- Alteração das texturas;

- Inclusão de tela de splash;

- Inclusão de tela de menu;

- Inclusão de Menu e Opções;

- Inclusão de Sistema de alteração de sensibilidade do mouse;

- Jogo inicia na escala normal para evitar erros, mas continua a opção do fullscreen no menu ou teclando F4;

- Labirinto totalmente refeito e dividido em 4 setores;

- Inclusão de colunas;

- Descarte das pedras;

Sistemas completos:
Spoiler:
- Sistema de movimentação que evita travamento em paredes;

- Sistema de câmera tridimencional controlada pelo mouse em primeira pessoa;

- Sistema de corrida baseado na quantidade de estamina;

- Sistema de perseguição do Cracker variado para ser imprevisivel de onde ele vai vir para o jogador;

- Sistema de iluminação baseada na distância do Cracker;

- Sistema de convulção que é ativado quando o jogador avista o Cracker;

- Sistema de movimentação da câmera para simular o pesonagem andando/correndo;

- Sistema de 3 dificuldades;

- Sistema de projeção de sprite 2D no 3D;

- Sistema de Opções;

- Sistema de Menu;

- Sistema de Alteração de Sensibilidade do Mouse;
Imagens:









Download:

Versão 0.1
Versão 0.2
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Versão 0.5
Versão 0.6
Versão 0.7
Versão 0.7.1


Última edição por JOZ. em Qui 21 Fev 2013, 23:47, editado 11 vez(es)

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Dom 11 Nov 2012, 13:25

o jogo esta em fullscrean ou a janela do jogo muda de tamanho conforme a room?se sim,eu não posso jogar porque meu pc ta com problema.

ariel h.s

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Eudes - Hyo em Dom 11 Nov 2012, 13:49

legal Joz. a ideia tds conhecem né.
Eu gostei da textura , da iluminação do cenário.

apenas a textura do Monstro que precisa ser trocada né. fazer um obj 3D com animação de movimento é complicado mesmo. mas imagino q vc vá trocar ele.

e.. acho q seria legal vc colocar o nome em Portugues pra divulgar depois.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 11 Nov 2012, 14:27

Amigo,eu super fã de jogos de suspense,e os jogos que eu crio quase sempre seguem essa linhagem,entretanto,como entendido nesse tipo de game,vou dar umas dicas a você,primeiro,não use aquele som para o fundo do jogo que ele esta tirando o clima que o game se propoe a ter,tente outra musica,o jogo pode ter sons de passos e sons de objetos e tals,olha,eu vou te ajudar um pouco te dando uma metragem para seu game,que tal você criar um jogo diferente,tipo que o monstro vinha se ouvisse algum ruido,e na primeira parte do jogo vc se deparasse com uma sala refleta de despertadores e que num certo tempo eles despertassem e o monstro viria ao seu encontro,outro lance legal é q não houvesse um temporizador no screem mas tivesse nos relogios mesmo,poderia até ter relogios de parede e neles o tempo ficava apontando as horas ,eu acho que seria mais original nao acha?;) dei a dica ,vc quem sabe se a usa ou não,FLW Smile

Edit:ops esqueci de falar o lance dessa parte,vc poderia por o objetivo de acha-los e desarma-los antes q eles despertassem por exemplo

JoaoVanBlizzard

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Seg 12 Nov 2012, 10:44

12 Downloads num dia Wow não esperavatanto

ariel h.s escreveu:o jogo esta em fullscrean ou a janela do jogo muda de tamanho conforme a room?se sim,eu não posso jogar porque meu pc ta com problema.
ele começa em full screen mesmo, no entanto você pode tirar do fullscreen pressionando F4

Eudes - Hyo escreveu:legal Joz. a ideia tds conhecem né.
Eu gostei da textura , da iluminação do cenário.

apenas a textura do Monstro que precisa ser trocada né. fazer um obj 3D com animação de movimento é complicado mesmo. mas imagino q vc vá trocar ele.
Eu vou mudar o monstro sim, isso ai é só um esboço de como vai ser o monstro, conheço um artista digital, aposto que ele não via me decepcionar

Eudes - Hyo escreveu:e.. acho q seria legal vc colocar o nome em Portugues pra divulgar depois.
O nome é provisório, foi a melhor coisa que consegui pençar em 10 minutos, alguem tem uma sugestão melhor?

JoaoVanBlizzard escreveu:Amigo,eu super fã de jogos de suspense,e os jogos que eu crio quase sempre seguem essa linhagem,entretanto,como entendido nesse tipo de game,vou dar umas dicas a você,primeiro,não use aquele som para o fundo do jogo que ele esta tirando o clima que o game se propoe a ter,tente outra musica
Já achei uma música perfeita e coloquei ela no jogo, aguarde a próxima atualização

JoaoVanBlizzard escreveu:o jogo pode ter sons de passos e sons de objetos e tals
Boa sugestão, anotado...

JoaoVanBlizzard escreveu:olha,eu vou te ajudar um pouco te dando uma metragem para seu game,que tal você criar um jogo diferente,tipo que o monstro vinha se ouvisse algum ruido,e na primeira parte do jogo vc se deparasse com uma sala refleta de despertadores e que num certo tempo eles despertassem e o monstro viria ao seu encontro
Adorei o lançe de o mostro vir por barulho, anotado também

JoaoVanBlizzard escreveu:outro lance legal é q não houvesse um temporizador no screem mas tivesse nos relogios mesmo,poderia até ter relogios de parede e neles o tempo ficava apontando as horas ,eu acho que seria mais original nao acha?;) dei a dica ,vc quem sabe se a usa ou não,FLW Smile
Legal, daria personalidade ao game

JoaoVanBlizzard escreveu:Edit:ops esqueci de falar o lance dessa parte,vc poderia por o objetivo de acha-los e desarma-los antes q eles despertassem por exemplo
Vou ver isso ai, tive uma ideia de botar uma chave que serve para destrancar a porta o que acha?

Adoro seus comentários joão, sempre cheios de conteúdo Happy

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Seg 12 Nov 2012, 11:21

Hei JOZ,o jogo começa em full,mas não dá tempo de pressionar f4 porque o pc reinicia.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Seg 12 Nov 2012, 18:30

Eu fiz uma versão nova do jogo, agora você vira a câmera com o mouse e tem um mapa no labirinto para dar uma ajuda

Mudei a música do jogo e também a dificuldade

Novo link para download: http://www.mediafire.com/?kqpu1m566ar21m3

ariel h.s escreveu:Hei JOZ,o jogo começa em full,mas não dá tempo de pressionar f4 porque o pc reinicia.
Então eu acho que não vai dar =/
na próxima versão eu coloco uma opção para tirar isso antes de abrir o jogo

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 12 Nov 2012, 18:42




Vou ver isso ai, tive uma ideia de botar uma chave que serve para destrancar a porta o que acha?
a idéia é boa ,mas tenho uma que talvez seje melhor ainda,seria legal se tivesse uma caixinha e dentro dela tivesse 5 chaves por exemplo,e uma porta com umas 5 fechaduras que o jogador tivesse que encaixar as chaves na fechadura certa,iria dar um clima tenso ao jogador encaixar as chaves antes do monstro chegar ;D

Valeu pelos elogios,estou sempre disposto a ajudar no que eu puder,ainda nao testei sua atualização mas vou testa-la assim que possivel para eu poder ver como anda o procedimento do game falou Smile

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Wiks em Seg 12 Nov 2012, 20:14

Jogo dahora mano ! amei crie mais jogos e sua fama almentara!

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qua 14 Nov 2012, 11:27

Eu fiz algumas atualizações, a primeira é a textura do labirinto



Agora o cracker sempre tenta te pegar pelas costas, ele vira um objeto verde quando você vê ele, e as vezes parece que ele simplesmente some, mas na verdade ele está tentando te pegar desprevenido dando uma volta pelos corredores do labirinto



Link para download: http://www.mediafire.com/?irv241u3c1vjld4

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 14 Nov 2012, 18:12

Olha,testei suas atualizações e realmente a qualidade sonora fez a diferença e os sons de passos ficaram da hora tambem,mas agora em termo de jogo,na minha opinião tecnica eu achei que no momento esta meio sem sentido o sistema do monstro,tipo não existe um sistema de alerta para indicar se o monstro esta se aproximando,lógico que uso de radares e sinalizadores não sao a melhor ideia pq isso quebraria a tensão do game,mas tipo uns rugidos de leve que o monstro fizesse quando estivesse perto ja ajudaria um pouco,tipo,uma coisa que faça parecer como a gente sentiria quando uma pessoa esta se aproximando da gente pelas costas,por que do jeito que está por enquanto eu simplesmente ando,e sou atacado do nada,sem nem poder correr,outra ideia dai seria colocar as vezes uns sons em algumas ocasião parecido com os do montro(parecido e não igual para que algumas pessoas possam sorrateiramente confundir som de monstro ou não) quanto as texturas,você não precisava mudar,poderia ter adicionado ela numa proxima fase ,se o jogo vier a ter,é claro,ambas texturas tão otimas por enquanto é isso falou Smile

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qui 15 Nov 2012, 16:36

Eu fiz um novo labirinto, maior e com corredores mais largos para não ficar tão confuso de fugir além de colocar alguns objetos para servirem de referência



Agora o cracker se disfarça de pedra, no entando ele é uma pedra diferente, é fácil de distinguir ele das outra pois ele fica com uma coloração diferente.



Agora quando ele se aproxima faz um som característico, dessa forma você sabe se ele está próximo.

Outra coisa que eu mudei foi o tempo que você consegue correr que agora está bastante reduzido

Apenas lembre-se, ele NUNCA ataca pela frente

Novo link: http://www.mediafire.com/?na37ya42cidhb9k

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Rodrigo Santiago em Sex 16 Nov 2012, 23:04

Procure simplificar as texturas (256*256 funciona em qualquer pc), o modo full screen e o tamanho da view das rooms do jogo isso ajuda e melhora no funcionamento e no desempenho , lembre-se sempre que se funcionar no seu pc não é garantia que vai funcionar em outros, e dê sempre uma olhada nos fps.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Sab 17 Nov 2012, 10:07

Rodrigo Santiago escreveu:Procure simplificar as texturas (256*256 funciona em qualquer pc), o modo full screen e o tamanho da view das rooms do jogo isso ajuda e melhora no funcionamento e no desempenho , lembre-se sempre que se funcionar no seu pc não é garantia que vai funcionar em outros, e dê sempre uma olhada nos fps.
Estranho, as texturas são 32x32 e a tela está em, 640x480 que é a resolução minima... devia funcionar em qualquer coisa que chamassem de PC

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 22 Nov 2012, 20:50

@Rodrigo Santiago: Tambem achei estranho esse jogo dar problemas com pcs,até por que o recurso 3d que ele usa é bem basico por enquanto(tenho certeza que muita coisa ainda estar por vir),pode ser alguma configuração no pc que deu alguma coisa talvez,ja vi joguinhos basicos que eu fiz travando em computadores com win 7 no meu curso e no meu pc com xp rodar normalmente (casualidades),examine seu pc amigo.

@ Joz: desculpa a demora para analizar sua quarta versão,mas eu tava meio oucupado mesmo,mas agora que eu vi posso dar uma opinião,vc colocou personalidade no monstro Cracker ,gostei do lance dele virar em pedra,ficou até meio bisarro,até tomei um susto por causa disso uma hora,heheh,os sons tambem ficaram otimos e o fato dele pegar pelas costa apavora ainda mais,seria legal umas lápides no chão em algumas partes para dar um clima a mais no senario ,um céu azul com nuvens e lua cheia seria uma sugestao a parte,o jogo continua dificil,o que está legal,sugiro que vc retire o botão de save nativo do gm e coloque em algum outro botão no game mesmo e quando fosse atacado aparecia na tela uma opição de "load game",assim o jogo ja continua de onde parei ja que ´um labirinto mesmo,vc nunca sabe onde esta salvando,o que deixa o jogo ainda mais legal Very Happy ,na minha opinião você já esta pronto para criar uma história para o game e começar a desenvolver ele,os elementos principais vc ja colocou,se vc pensa em criar fases ou etapas eu sugiro algumas missoes e desfeixos para o jogo prender mais quem joga,qualquer ajuda,é só pedir,vc ja sabe né Smile

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por VictorBG4 em Qui 22 Nov 2012, 21:50

Cara acho que se bem aplicado seu jogo pode ser bem popular.
Vou baixar para dar uma olhada e tudo. Talvez eu faça alguma vídeo análise para ser postada em meu canal do youtube, depende apenas de como eu avaliar seu jogo Smile boa sorte!

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Seg 18 Fev 2013, 15:02

Por algum motivo resolvi desenterrar esse projeto :p

Atualizações:
- O Cracker que estava parecendo mais um creeper então troquei por uma coisa preta com olhos vermelhos.

- A também mudei a música para uma mais tensa e não tão desesperadora

- A tela está mais clara e a visão chega mais longe

- A tela escurece dependendo da distancia do Cracker

- Agora quando você vê o cracker ao invés dele se camuflar você começa a ter uma espécie de ataque o que é realmente desesperador, na min ha opnião isso melhorou e muito o jogo

DOWNLOAD DA VERSÃO 0.5

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Seg 18 Fev 2013, 19:05

Eu consegui jogar o game,e admito,é tenso.Antes eu tinha jogado a primeiras versoes e não me assustei muito,mas nessa versão,eu levei altos sustos.
Ficou muito melhor agora pois vc pode prever a criatura quando fica mais escuro.Fica mais desesperador quando o niveu de stamina esta bem baixo.
Boa sorte com o game.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 18 Fev 2013, 20:20


Por algum motivo resolvi desenterrar esse projeto :p
E por esse motivo o João Van Blizzard Resolvel jogar denovo esse projeto xD

E então né? gostei das melhoras no jogo,tanto no monstro como na parte em que vai escurecendo a tela quando se aproxima de você,ficou uma coisa bem "Slenderman" mesmo,realmente o jogo está bem mais tenso e assustador como foi citado acima,
ainda continuo sendo do tipo que odeio botoes de correr em FGS e do personagem ficar cansado ,mas isso ajuda a deixar o jogador mais apavorado ainda,

Contudo sinto que ainda falta alguma coisa para o jogo me prender mais,esse negocio de só correr perdidamente e tentar achar uma saida enjoa rapido porque a gente só percebe o inicio e o fim do jogo de resto é só uma corrida por caminhos parecidos fugindo de um monstro,uma sugestão que eu daria era deixar o mapa do game maior mas em alguns pontos trocasse de labirito(como se tivesse passando de fase)assim me incentivaria a querer ir mais longe no game,falou. Smile




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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Ter 19 Fev 2013, 23:56

Spoiler:
Eu consegui jogar o game,e admito,é tenso.Antes eu tinha jogado a primeiras versoes e não me assustei muito,mas nessa versão,eu levei altos sustos.
Eu também XD

Por isso acabei resolvendo postr a mudança que eu fiz Very Happy

ainda continuo sendo do tipo que odeio botoes de correr em FGS e do personagem ficar cansado ,mas isso ajuda a deixar o jogador mais apavorado ainda,
Eu vou fazer o personegem diminuir a velocidade aos poucos para não ficar tão repentindo quanto está no momento, acho que isso vá dar uma melhorada

Só uma pergunta: o que é FGS?

Contudo sinto que ainda falta alguma coisa para o jogo me prender mais,esse negocio de só correr perdidamente e tentar achar uma saida enjoa rapido porque a gente só percebe o inicio e o fim do jogo de resto é só uma corrida por caminhos parecidos fugindo de um monstro,uma sugestão que eu daria era deixar o mapa do game maior mas em alguns pontos trocasse de labirito(como se tivesse passando de fase)assim me incentivaria a querer ir mais longe no game,falou. Smile
Agora que consegui fazer o jogo pegar perfeitamente vou começar a fazar novo cenários no labirinto, estou pençndo em colocar um jardim com uma fonte no meio, um cemitério ou até um casarão se eu conseguir
EDIT:

Fiz algumas alterações no jogo:

- Agora a câmera pode ser movida na vertical diferentemente das versões anterires que só se podia olhar para os lados em apenas uma altura.

- A câmera fica mechendo para simular o personagem andando/correndo de maneira mais realista;

- O som dos passos foi sincronizado com o movimento da câmera para dar mais realismo a coisa;

- O som dos passos foi mudado;

- O sistema de corrida foi mudado, agora a velocidade do personagem quando ele está correndo depende do seu nivel de estamina ou seja, quanto mais estamina mais rápido e quanto menos mais lento o que fica menos brusco do que estava antigamente, pois quando a estamina acabava o personagem diminuia a velocidade de uma vez

>> Download da Versão 0.6 <<

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Qua 20 Fev 2013, 06:27

A versão 0.5 eu conseguia jogar,agora essa não.Vc deve ter mudado a resolusão.Eu gostaria muito de jogar essa versão.
Diaca:se o cracker tiver uma aparencia mais humana seria mais assustador.Mas o cracker ainda seria preto,e olhos bem destacados.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qua 20 Fev 2013, 12:19

Qual o erro que da?

Primeiro de tudo descompacte o jogo, as vezes ele não pega compactado.

Se não estiver abrindo, clique com o botão direito vá em propiedades e procure a opção de executar na resolução 640x480.

Se deu pau depois da tela de informações tente tirar do fullscren clicando F4 quando jogo iniciar.

Se nada der certo descreva paso a passo o que está acontecendo para eu descobrir qual o problema.

Não esqueça de falar as configurações do seu PC: Sistema operacional, resolução da tela, processador, placa de video e memória-ram

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Qua 20 Fev 2013, 14:44

Sempre que eu vou jogar um game em fullscream(principalmente os de GM),o meu pc reinicia imediatamente.Ñ da tempo de teclar f4.
Não sei como consegui jogar a versão 0.5.

Meu processador:
AMD Sempron 2600+

Memoria RAM:
256 mb

Monitor:
1024x768@60Hz
VIA Chrome9 HC IGP

Placa mãe:
ASUSTeK computer INC.K8V-VM ultra(CPU 1)

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qua 20 Fev 2013, 15:28

Nossa mano, de onde você tirou esse PC? de um museu? #brinks

Vou fazer um menu para que você tenha a opção de colocar ou não o jogo no fullscreen, isso provavelmente resolverá o problema, pois quem quizer jogar em fullscreen coloca lá e quem não quiser e só não marcar opção.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Qua 20 Fev 2013, 15:55

Valeu mesmo.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qui 21 Fev 2013, 16:10

Como o prometido eu fiz o jogo começar na resolução normal para você poder jogar Happy

Também segui a sugestão do joão de fazer pontos de referência para o jogador perceber que está indo mais longe separando o labirinto em 4 Setores. Acabei apagando o labirinto e començando do zero mas acho que ficou até melhor.

De bonus eu coloquei a opção de mudr sensibilidade do mouse no menu de opções

Lista das alterações:

- Alteração das texturas;

- Inclusão de tela de splash;

- Inclusão de tela de menu;

- Inclusão de Menu e Opções;

- Inclusão de Sistema de alteração de sensibilidade do mouse;

- Jogo inicia na escala normal para evitar erros, mas continua a opção do fullscreen no menu ou teclando F4;

- Labirinto totalmente refeito e dividido em 4 setores;

- Inclusão de colunas;

- Descarte das pedras;


Imagens:










>> Download da Versão 0.7 <<

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Meta Ridley em Qui 21 Fev 2013, 18:06

Ah eu também quero dar alguma ideia! E fazer uma avaliação também. Peraí que eu vou baixar o jogo: versão 0.7.

Meta Ridley

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Qui 21 Fev 2013, 19:22

Agora o game ta foda,imagina quando o projeto estiver completo,só tem um problema:

É assim mesmo?

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Qui 21 Fev 2013, 23:46

ariel h.s escreveu:Agora o game ta foda,imagina quando o projeto estiver completo,só tem um problema:

É assim mesmo?
Não, é assim:


Esse bendito dess bug da em alguns PCs, normalmente quando não uso texturas com tamanhos binários por algum motivo misterioso

Nunca sei quando ele está acontecendo pois misteriosamente não ocorre no meu PC

Vou redimencionar as texturas e já mando outra versão

EDIT:

Eu redimencionei as texturas, mas não da para saber pelo meu PC

Ficou normal agora?



>> Download da Versão 0.7.1 <<

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Meta Ridley em Sex 22 Fev 2013, 00:48

Pô cara. Tô super arrependido de ter jogado esse jogo. Eu não me dou muito bem não com essas paradas de terror e de ficar levando susto e tal. E olha, são 23:19 da madrugada e eu já vi que eu vou ter que madrugar mesmo pra poder terminar uns lances aqui, aí com o jogo já viu, né? Ainda bem que não tinha ninguém filmando.

E pô, cara se quiser me contata aí por MP e a gente pode conversar por MSN ou Skype. Hoje eu vou ver se eu madrugo, se você for dos que consegue virar a noite dá pra gente ainda hoje conversar um pouco sobre o jogo também.

Mas olha apesar de eu não ter conseguido jogar por muito tempo e não me ligar muito em terror talvez eu consiga te dar umas dicas boas por três motivos:
Eu gosto de ler sobre artes.
Eu gosto de escrever e de ler sobre cinema e literatura.
E eu gosto de ler sobre psicologia.

Então, por exemplo em psicologia da cores:

Eu sei que a cor roxa e os seus tons análogos, principalmente numa atmosfera escura e noturna, é conhecida por "trazer velhos medos de volta à tona". Veja isso por exemplo em qualquer episódio de Os Simpsons em que se tem uma noite meio pavorosa e tal.

Mais uma coisa: Essa personagem pode dar uma excelente personagem do tipo abstrata. Vamos aos exemplos e às explicações: Àquele bicho do Lost que era o sistema de segurança da ilha. O Grito do filme de mesmo nome. Os dois são só uma fumaça preta. Com isso a ideia é que eles não tenham forma mesmo, porque aí cada pessoa cria naquela nuvem preta o seu próprio medo. Com isso todo mundo fica morrendo de medo de uma coisa diferente. Eu, por exemplo não me preocupo com aranhas ou cobras. Mas me assusto com o conceito de escuro.

Bem, o que acontece é que existem basicamente dois tipos de sistemas de terror. Um é aquele Groge(Grog/groge/gorge/sei lá) que baseia o terror em cenas horrendas, repulsivas, nojentas e tal. Que gera um certo nervosismo e tensão. E o outro é o terror psicológico. Típico também de filmes de suspense, ele gera medo e tensão a partir de um sistema de não se saber quando algo vai acontecer, ou se vai acontecer.
Passagem de Sherlock Holmes Um estudo em vermelho:

"O bilhete dizia: "Faça o que eu digo senão..."
_Àquelas reticências eram a pior parte. Se ele tivesse me dito o que faria eu não teria me preocupado."

Quer dizer. As vezes, é pior não saber, do que saber o pior.

Com isso o seu jogo se encaixa perfeitamente num estilo de terror psicológico. E como o bicho não está necessariamente feito ainda, dá pra deixar ele meio que sem forma mesmo. Como se fosse possível ver só os dois olhos vermelhos. E o melhor é que se ele ficar se disfarçando vai causar àquela sensação estilo Aonde Vivem os Monstros(livro infantil que visa mostrar as crianças que as vezes nos assustamos com algo que não é assustador porque achamos que se trata de algo assustador). É como quando você se assusta com um lençol achando ser um fantasma e os galhos de uma árvore achando ser a mão de um monstro ou uma bruxa.

Outra coisa que eu nem sei se o teu jogo tem mas enfim. Tenta criar uma neblina/névoa cara. Claro que isso vai te forçar a mexer de novo na iluminação e tal mas vai ajudar muito mesmo com o clima tenso. Aí tenta pôr uma que, inclusive parece sair do chão. Quer dizer, quanto mais afastado mais esbranquiçado ou amarronzado ficam os pixels renderizados do cenário. E quanto mais afastado do chão menos denso fica(vai caindo para o alfa).
Outra coisa que funciona super bem com esta atmosfera é efeito de luz volumétrica(quando, num quarto escuro, o sol entra e dá pra ver a luz criar volume com uma poeira, por exemplo/outro exemplo é a luz entre as folhas das florestas e bosques). Eu sei o Game Maker não gera isso(eu acho) mas dá pra fazer usando as técnicas clássicas vistas em jogos como The Legend of Zelda(Procure o Temple of Time de Ocarina of Time no YouTube). É só modelar a luz que será volumétrica, no máximo, dando um efeito de luminosidade nela e usando textura pra simular uma fumaça ou poeira sutil ou névoa.
E por fim nesse lance de iluminação. Sabe quando num filme ou animação a personagem ponhe uma lanterna de forma proposital de baixo do rosto? É que esse tipo de iluminação que vem de baixo pra cima é usada para causar medo e terror no cinema, na tv e no teatro. Eu acho que é porque lembra as fogueiras numa noite escura, como única fonte de iluminação.

Tenta pôr também uns animais tipo umas corujas e tal que também tenham os mesmos olhos vermelhos e assustem o jogador. Ponha sons de animais como lobos e cães, uivando, rosnando, grasnando, respirando... Também sons de cobras se rastejando e insetos andando e correndo. Sons de galhos e ossos estalando. Ah e também sons de animais sendo mortos de maneira brusca por um predador(Animal Planet e Nat Geo pelo You Tube, por exemplo) que vai dar um tom foda. Isso porque todas essas coisas mechem com a mente das pessoas em seu nível mais primitivo. Pega uns sons de gritos e gemidos de zumbis do The Walking Dead também.
E até, sem ofensas, procure uns gritos e gemidos de filmes adultos(espero que a moderação não entenda errado isso aqui). No filme o exorcista o sonoplasta pôs os sons de mulheres e de porcos tendo orgasmos, alem de guinchos de porcos sob os sons do filme. Por quê? Porque estes sons transmitem um pouco de agonia, além é claro, de excitação. O lance é usar como mensagem subliminar, o espectador não pode perceber que são sons de porcos e de mulheres. Se você fizer direito o efeito é de uma transmissão das sensações que se deseja que o espectador tenha.
Mas pô, aí eu já estaria revelando muito pro pessoal aqui. Acho que vou parar porque senão não vai ter como ser subliminar ou ser surpresa, né?.

E por fim eu quero te indicar a luta de Old Snake contra a Laughing Octopus em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.
Spoiler:
Nesta boss você fica desesperado porque ela fica fazendo uns sons meio macabros e o Hideo Kojima(diretor do jogo) deu um jeito de fazer(usando a equipe mestra dele pois os créditos não é só de um) com que os sons saíssem de todos os lado usando as mais simples edições sonoras de direcionamentos de áudio. E é meio aleatório/randômico então os sons dela ficam saindo de todas as direções do jogador(frente, trás, esquerda, direita, ouvido, nariz, em baixo, em cima, longe, perto). Aí a sensação é dela poder estar em qualquer lugar, e daí, sair de qualquer lugar. Junte isso ao fato dela sair mesmo de qualquer lugar e o jogo fica muito tenso. Mesmo sabendo que ela irá sempre em direção ao player você sempre fica meio nervoso e se sente encurralado.
Ó o vídeo aí pra você entender melhor:
Spoiler:
http://www.youtube.com/watch?v=_9a_jtI1-eM

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por ariel h.s em Sex 22 Fev 2013, 06:08

Agora sim,as texturas estam normais,e o game mais tenso ainda.

ariel h.s

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JOZ. em Sex 22 Fev 2013, 15:15

Meta Ridley escreveu:
Pô cara. Tô super arrependido de ter jogado esse jogo. Eu não me dou muito bem não com essas paradas de terror e de ficar levando susto e tal. E olha, são 23:19 da madrugada e eu já vi que eu vou ter que madrugar mesmo pra poder terminar uns lances aqui, aí com o jogo já viu, né? Ainda bem que não tinha ninguém filmando.

Liaga não eu fiz umns marmanjos pularem da cadeira no meu curso^^, tem uma cara que não joga mais de jeito nenhum quando eu faço uma nova versão

Meta Ridley escreveu:E pô, cara se quiser me contata aí por MP e a gente pode conversar por MSN ou Skype. Hoje eu vou ver se eu madrugo, se você for dos que consegue virar a noite dá pra gente ainda hoje conversar um pouco sobre o jogo também.
Me manda um MP com seu facebook ai a gente convrsa depois

Meta Ridley escreveu:Mas olha apesar de eu não ter conseguido jogar por muito tempo e não me ligar muito em terror talvez eu consiga te dar umas dicas boas por três motivos:
Eu gosto de ler sobre artes.
Eu gosto de escrever e de ler sobre cinema e literatura.
E eu gosto de ler sobre psicologia.

Então, por exemplo em psicologia da cores:

Eu sei que a cor roxa e os seus tons análogos, principalmente numa atmosfera escura e noturna, é conhecida por "trazer velhos medos de volta à tona". Veja isso por exemplo em qualquer episódio de Os Simpsons em que se tem uma noite meio pavorosa e tal.
Interssante isso, não sabia disso.

Meta Ridley escreveu:Mais uma coisa: Essa personagem pode dar uma excelente personagem do tipo abstrata. Vamos aos exemplos e às explicações: Àquele bicho do Lost que era o sistema de segurança da ilha. O Grito do filme de mesmo nome. Os dois são só uma fumaça preta. Com isso a ideia é que eles não tenham forma mesmo, porque aí cada pessoa cria naquela nuvem preta o seu próprio medo. Com isso todo mundo fica morrendo de medo de uma coisa diferente. Eu, por exemplo não me preocupo com aranhas ou cobras. Mas me assusto com o conceito de escuro.
Realmente eu tinha feito esse bicho de olhos vermelhos de quebra galho, mas quando eu fiz aquele efeito de quando você está olhado para ele e tudo começa a piscar e tremer as vezes realmente parece que ele é apenas os olhos.

Contudo adorei a ideia de transformá-lo em simplismente fumaça, eu faço um corpo de fumaça e deixo apenas os olhos como parte fixa mesmo, o resto do corpo eu faço como objetos separdos que ficam saindo dele, vou testar isso agoa mesmo para ver como fica

Meta Ridley escreveu:Bem, o que acontece é que existem basicamente dois tipos de sistemas de terror. Um é aquele Groge(Grog/groge/gorge/sei lá) que baseia o terror em cenas horrendas, repulsivas, nojentas e tal. Que gera um certo nervosismo e tensão. E o outro é o terror psicológico. Típico também de filmes de suspense, ele gera medo e tensão a partir de um sistema de não se saber quando algo vai acontecer, ou se vai acontecer.
Passagem de Sherlock Holmes Um estudo em vermelho:

"O bilhete dizia: "Faça o que eu digo senão..."
_Àquelas reticências eram a pior parte. Se ele tivesse me dito o que faria eu não teria me preocupado."

Quer dizer. As vezes, é pior não saber, do que saber o pior.
Eu queria investir na parte do suspense também, o problema é que não sou bom roterista e ainda não consegui inventar uma boa 'estória'

Meta Ridley escreveu:Com isso o seu jogo se encaixa perfeitamente num estilo de terror psicológico. E como o bicho não está necessariamente feito ainda, dá pra deixar ele meio que sem forma mesmo. Como se fosse possível ver só os dois olhos vermelhos. E o melhor é que se ele ficar se disfarçando vai causar àquela sensação estilo Aonde Vivem os Monstros(livro infantil que visa mostrar as crianças que as vezes nos assustamos com algo que não é assustador porque achamos que se trata de algo assustador). É como quando você se assusta com um lençol achando ser um fantasma e os galhos de uma árvore achando ser a mão de um monstro ou uma bruxa.
A parte de se disfarçar não gostei muito, mas realmente seria uma boa colocar coisas que lembrem o mostro, ou seja que na pressa se você olhar de relançe você acaba se assutando pençado que é um inimigo

Meta Ridley escreveu:Outra coisa que eu nem sei se o teu jogo tem mas enfim. Tenta criar uma neblina/névoa cara. Claro que isso vai te forçar a mexer de novo na iluminação e tal mas vai ajudar muito mesmo com o clima tenso. Aí tenta pôr uma que, inclusive parece sair do chão. Quer dizer, quanto mais afastado mais esbranquiçado ou amarronzado ficam os pixels renderizados do cenário. E quanto mais afastado do chão menos denso fica(vai caindo para o alfa).
Não entendi bem o que você disse, seria fazer uma neblina que mude de cor dependendo da distância que você está do monstro.

Meta Ridley escreveu:Outra coisa que funciona super bem com esta atmosfera é efeito de luz volumétrica(quando, num quarto escuro, o sol entra e dá pra ver a luz criar volume com uma poeira, por exemplo/outro exemplo é a luz entre as folhas das florestas e bosques). Eu sei o Game Maker não gera isso(eu acho) mas dá pra fazer usando as técnicas clássicas vistas em jogos como The Legend of Zelda(Procure o Temple of Time de Ocarina of Time no YouTube). É só modelar a luz que será volumétrica, no máximo, dando um efeito de luminosidade nela e usando textura pra simular uma fumaça ou poeira sutil ou névoa.
E por fim nesse lance de iluminação. Sabe quando num filme ou animação a personagem ponhe uma lanterna de forma proposital de baixo do rosto? É que esse tipo de iluminação que vem de baixo pra cima é usada para causar medo e terror no cinema, na tv e no teatro. Eu acho que é porque lembra as fogueiras numa noite escura, como única fonte de iluminação.
Vou ser sincero falando que não sei mecher bem com iluminção, mas vou tentar dar uma estudada nisso para ver se é viável

Meta Ridley escreveu:Tenta pôr também uns animais tipo umas corujas e tal que também tenham os mesmos olhos vermelhos e assustem o jogador. Ponha sons de animais como lobos e cães, uivando, rosnando, grasnando, respirando... Também sons de cobras se rastejando e insetos andando e correndo. Sons de galhos e ossos estalando. Ah e também sons de animais sendo mortos de maneira brusca por um predador(Animal Planet e Nat Geo pelo You Tube, por exemplo) que vai dar um tom foda. Isso porque todas essas coisas mechem com a mente das pessoas em seu nível mais primitivo. Pega uns sons de gritos e gemidos de zumbis do The Walking Dead também.
A parte dos animais é meio complicada pois estou fazendo os modelos na linha de pregramação, no entanto quanto a parte da sonoplastia eu realmente estou deixando a desejar, vou pesquisar sons para dar uma clima melhor a atmosfera do jogo.

Barulhos com certesa vão melhorar o jogo. Foi uma ótima sugestão muito obrigado Happy

Meta Ridley escreveu:E até, sem ofensas, procure uns gritos e gemidos de filmes adultos(espero que a moderação não entenda errado isso aqui). No filme o exorcista o sonoplasta pôs os sons de mulheres e de porcos tendo orgasmos, alem de guinchos de porcos sob os sons do filme. Por quê? Porque estes sons transmitem um pouco de agonia, além é claro, de excitação. O lance é usar como mensagem subliminar, o espectador não pode perceber que são sons de porcos e de mulheres. Se você fizer direito o efeito é de uma transmissão das sensações que se deseja que o espectador tenha.
Mas pô, aí eu já estaria revelando muito pro pessoal aqui. Acho que vou parar porque senão não vai ter como ser subliminar ou ser surpresa, né?.
Você falando ficou muito estranho, mas de qualquer forma vou dar uma pesquisada de qualquer forma para ver como fica

Meta Ridley escreveu:E por fim eu quero te indicar a luta de Old Snake contra a Laughing Octopus em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.
Spoiler:
Nesta boss você fica desesperado porque ela fica fazendo uns sons meio macabros e o Hideo Kojima(diretor do jogo) deu um jeito de fazer(usando a equipe mestra dele pois os créditos não é só de um) com que os sons saíssem de todos os lado usando as mais simples edições sonoras de direcionamentos de áudio. E é meio aleatório/randômico então os sons dela ficam saindo de todas as direções do jogador(frente, trás, esquerda, direita, ouvido, nariz, em baixo, em cima, longe, perto). Aí a sensação é dela poder estar em qualquer lugar, e daí, sair de qualquer lugar. Junte isso ao fato dela sair mesmo de qualquer lugar e o jogo fica muito tenso. Mesmo sabendo que ela irá sempre em direção ao player você sempre fica meio nervoso e se sente encurralado.
Ó o vídeo aí pra você entender melhor:
Spoiler:
http://www.youtube.com/watch?v=_9a_jtI1-eM
Realmente os sons deixa o jogador totalmente perdido, boa sugestão, vou dar uma olhada nisso

Alex FC: Feche os spoilers corretamente. Senão toda a página fica bagunçada.


Última edição por JOZ. em Sab 23 Fev 2013, 01:51, editado 1 vez(es)

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 22 Fev 2013, 18:46

Amigo,eu testei sua versão 7.0 e está sendo a versão que eu mais gostei,vc ouviu minhas dicas e o game está ficando otimo,funcionou muito bem a ideia de deixar o senario mais variado,isso deixa o jogador mais interessado em jogar o jogo por que ele visualiza o senario em todo e não só o começo e o fim(eu cometi um erro desse tipo no Halloween 3D achando que deixando o cenarios parecido daria mais dificuldades ao game,mas aprendi que dificl é diferente de ser chato,entao eu começei a cuidar isso) ,a sugestão que eu daria agora era você tipo a cada nova jogada do jogador as paredes variassem as que abriam e as que fechavam variando os caminhos e deixando aleatorio para o jogador nao ficar decorando os caminhos a cada jogada(mas acho que vc fez algo assim né?)outra coisa que no futuro vc deve fazer é substituir os botoes que ainda sao nativos do game maker tipo os que usa para escolher a dificuldade e o que vc decide se continua ou não por botoes feitos por vc mesmo,de resto esta indo bem por enquanto,se eu tiver ideias melhores te aviso ok.

Eu queria investir na parte do suspense também, o problema é que não sou bom roterista e ainda não consegui inventar uma boa 'estória'
Hum...pelo que percebi criar um roteiro para seu jogo não é muito dificil amigo,e você mesmo já me deu a ideia dele,vou dar uma dica,o roteiro pode ser inspirado com o propio titulo do game,é só forçar um pouquinho a mente que vem a ideia falou ;)

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por Meta Ridley em Sex 22 Fev 2013, 21:00

Pô legal cara. Vou criar um Facebook e já já eu te envio ele.

Olha, sobre a neblina. Eu quis na verdade te explicar como fazê-la. Eu te descrevi uma técnica antiga de computação gráfica em 3-D para gerar névoa e neblina que foi usada pelo Nintendo Game Cube(Em jogos como Resident Evil 4, por exemplo) e em programas como Blender 3D.

No 3-D nada é 3-D, tudo é uma imagem em 2-D usada a partir de orientações matemáticas. Isso porque o seu monitor só pode reproduzir imagens no eixo X e Y. Para gerá-la você precisaria indicar que quanto mais distante da Tela mais branco o pixel daquela parte da tela fica. Então se algo estiver muito longe vai ficar muito mais difícil de se ver. Mas para gerar isso com qualidade em disse que você deveria considerar que se você olhar para o céu ou o alto a névoa tem que ir perdendo intensidade, senão fica muito estranho.


Sobre as técnicas subliminares. Aí tem um link explicando o que eu tinha dito sobre o filme O Exorcista:
http://www.bitaites.org/artamente/o-exorcista-e-as-tecnicas-subliminares/



Edit:
Olha, eu vi o vídeo do Benitz e percebi que está faltando orientações para o jogador. Então vamos lá:

1: Ponhe uns mapas nas paredes do labirinto. Veja, como um exemplo, o Hazy Maze Cave do Super Mario 64:
http://www.youtube.com/watch?v=t61NxH5vJrk

2: Ponhe umas dicas pro jogador tipo um jogo de caça ao tesouro. Por exemplo: Se você se aproximar de uma lápide poderá ler uma dica dizendo algo como:

Onde a morte encontrou a fera
Verás dentes entre árvores
E palavras d'outra era
Serão vistas sob mármores

Então é só encontrar um lugar com presas de animais entre algumas árvores. Lá você encontra os ossos de um animal morto. Embaixo de uma pedra de mármore. Que contem outra dica.

3: Use pontos de referências.

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 31 Out 2014, 11:26

os links estão quebrado, por que não posta esse jogo na game jolt? a galera iria gosta Very Happy

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Re: The Cracker's Nightmare 3D [Versão 0.7.1]

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