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Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
+2
Ralphed
Yure Colares
6 participantes
Página 1 de 1
Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Estou com uma dúvida, e creio que é simples de resolver mais ainda não achei a solução...
Estou fazendo um jogo de plataforma que os inimigos morrem ao pularmos em cima deles.
Existe itens (ouro) para se coletar no decorrer da fase como os RINGS no jogo do Sonic.
Queria saber como fazer para quando eu morrer uma vida e reiniciar a Room, os itens (ouro) que eu já tiver coletado na vida anterior não mais aparecerem na Room para serem coletados novamente e os INIMIGOS que eu já tiver matado voltarem normalmente na Room?
Estou fazendo um jogo de plataforma que os inimigos morrem ao pularmos em cima deles.
Existe itens (ouro) para se coletar no decorrer da fase como os RINGS no jogo do Sonic.
Queria saber como fazer para quando eu morrer uma vida e reiniciar a Room, os itens (ouro) que eu já tiver coletado na vida anterior não mais aparecerem na Room para serem coletados novamente e os INIMIGOS que eu já tiver matado voltarem normalmente na Room?
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Voce pode fazer com que o player apareça novamente onde ele começou ao invez de reiniciar a room!
Ou nem isso você sabe ainda? '-'
Ou nem isso você sabe ainda? '-'
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Duas soluções:
1 - Variáveis de controle e condicionais.
2 - Transporta o player pro inicio e faz os monstros renascerem. Bem simples. Em vez do jogador matar os monstros ele os desativa e em vez de matar o jogador você o leva para o inicio da room e faz os monstros reativarem.
1 - Variáveis de controle e condicionais.
2 - Transporta o player pro inicio e faz os monstros renascerem. Bem simples. Em vez do jogador matar os monstros ele os desativa e em vez de matar o jogador você o leva para o inicio da room e faz os monstros reativarem.
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Simples. Basta criar uma "Lista negra" de objetos.
No e evento Other>Game Start do objeto controle (Se não existir, crie um. Ou pode ser também um objeto que sempre esteja na room, mas nunca é destruído no decorrer do jogo):
Recomendo que não use transições de tela, pois os objetos vão estar todos na room no primeiro momento. E só após o término da transição os objetos da lista serão deletados.
Ah, e caso quiser adicionar mais algum objeto à lista (Ex: prata), basta copiar o código do evento Destroy para o objeto desejado.
Alguns links que podem te ajudar a entender alguns dos códigos:
DS LISTS
Aula 6 - Introdução à GML
FLWS!
No e evento Other>Game Start do objeto controle (Se não existir, crie um. Ou pode ser também um objeto que sempre esteja na room, mas nunca é destruído no decorrer do jogo):
- Código:
//Cria lista negra
global.ouro_list=ds_list_create()
- Código:
//Adiciona a ID da instância desse objeto na lista
ds_list_add(global.ouro_list,id)
- Código:
//Verifica quem da lista está na room e os deleta
for (ii=0 ii<ds_list_size(global.ouro_list)-1 ii+=1)
{
with(ds_list_find_value(global.ouro_list,ii)){instance_destroy()}
}
Recomendo que não use transições de tela, pois os objetos vão estar todos na room no primeiro momento. E só após o término da transição os objetos da lista serão deletados.
Ah, e caso quiser adicionar mais algum objeto à lista (Ex: prata), basta copiar o código do evento Destroy para o objeto desejado.
Alguns links que podem te ajudar a entender alguns dos códigos:
DS LISTS
Aula 6 - Introdução à GML
FLWS!
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Por hora, agradeço a todos que responderam! Vou analisar e testar qual o melhor meio de fazer o que eu queria baseado nas suas respostas. Esse é meu primeiro jogo e tambem a primeira vez que participo desse fórum com pergunta, GRATO A TODOS e viva o Game Maker!
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Muito boa a Sua explicação de AlexFC, eu que não entendo muito sobre ds_list estou começando a entender(quando precisava usava Arrays), mas arrays não tem Funções igual ds_list, vou dar uma olhada no Link para ver se aprendo.
Yure Colares, o Sistema do Alex FC aparentemente Funcionará Perfeitamente.
Yure Colares, o Sistema do Alex FC aparentemente Funcionará Perfeitamente.
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Alô "superrafao"! Se eu fizer como você sugeriu, os inimigos que eu já matei não mais retornarão à Room e é justamente isso que não quero!
Usei como você disse o "Jump to Start" no meu Objeto Player ao invés do "Restart Room" e os inimigos somem para sempre.
Usei como você disse o "Jump to Start" no meu Objeto Player ao invés do "Restart Room" e os inimigos somem para sempre.
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Colaca
Espero ter ajudado.
- Código:
if object_exists(obj_inimigo)//se objeto inimigo existir
{
}//Nada aconteçe
else//Se não
{
room_restart()//Sala reinicia.
}
Espero ter ajudado.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
ah ta, eu fis certo o que voce queria então. So que ao contrario né? kkkk
Desculpe.
Acho que o room_restart resolve '-' já que ele fas com que o room fique como antes (ou não)
Desculpe.
Acho que o room_restart resolve '-' já que ele fas com que o room fique como antes (ou não)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
? não tem haver com a Pergunta.Colaca
Code:
if object_exists(obj_inimigo)//se objeto inimigo existir
{
}//Nada aconteçe
else//Se não
{
room_restart()//Sala reinicia.
}
Espero ter ajudado.
Não, porque os Ouros tambem iriam voltar.ah ta, eu fis certo o que voce queria então. So que ao contrario né? kkkk
Desculpe.
Acho que o room_restart resolve '-' já que ele fas com que o room fique como antes (ou não)
Yure Colares, tente entender o Código do Alex FC, e se após isso não consiguir, peça uma Engine Aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t23722p15-quem-quer-uma-engine-e-de-que ou no tópico mesmo.
Mas o código dele resolve o Que Queres.
Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Alô galera! Ainda não encontrei solução... Vou ser mais claro. O meu Objeto Player quando morre, se transforma em outro Objeto através da ação "Change Instance". Esse novo Objeto é um fantasminha do meu Player que vai subindo até sair da Room... é nesse momento que tentei usar o Evento "Outside Room" junto com a ação "Restart Room". A Room reinicia normalmente, mas os itens já coletados tornam a a parecer! Esses itens são basicamente um só (OURO), mas são três objetos OURO:
oject_ouro_1 (quando coletado soma-se 1 de ouro)
oject_ouro_5 (quando coletado soma-se 5 de ouro)
oject_ouro_10 (quando coletado soma-se 10 de ouro)
Não tenho muito conhecimento ainda na linguagem GML e o meu jogo esta sendo feito quase que totalmente em DRAG AND DROP "Por ser meu primeiro jogo, acredito que esta ficando legal! Fiz coisas incríveis nele mais isso está me deixando doido... rsrrsr e tenho certeza que é uma coisa simples!
AI VAI ALGUMAS IMAGENS DA 1ª FASE:
https://2img.net/r/ihimg/f/840/screenshot010fp.jpg/
oject_ouro_1 (quando coletado soma-se 1 de ouro)
oject_ouro_5 (quando coletado soma-se 5 de ouro)
oject_ouro_10 (quando coletado soma-se 10 de ouro)
Não tenho muito conhecimento ainda na linguagem GML e o meu jogo esta sendo feito quase que totalmente em DRAG AND DROP "Por ser meu primeiro jogo, acredito que esta ficando legal! Fiz coisas incríveis nele mais isso está me deixando doido... rsrrsr e tenho certeza que é uma coisa simples!
AI VAI ALGUMAS IMAGENS DA 1ª FASE:
https://2img.net/r/ihimg/f/840/screenshot010fp.jpg/
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
MAIS IMAGENS DO MEU JOGO (1ª Fase)
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/255/screenshot016f.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/62/screenshot001lo.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/screenshot005lk.jpg/
Agradeço a todos e quando conseguir, lhes comunico!...
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/255/screenshot016f.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/62/screenshot001lo.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/screenshot005lk.jpg/
Agradeço a todos e quando conseguir, lhes comunico!...
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Alô "Alex FC", obrigado pela atenção e ajuda! Fiz exatamente como me pediu, mas quando vou coletar o item "ouro" aparece a seguinte mensagem:
VEJA IMAGEM
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/screenshot002md.jpg/
Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, no seu caso foi triplo, isso pode fazer sua barra de alerta aumentar
VEJA IMAGEM
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/screenshot002md.jpg/
Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, no seu caso foi triplo, isso pode fazer sua barra de alerta aumentar
Yure Colares- Data de inscrição : 24/04/2012
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Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados
Acredito que se tu adicionares um evento create e nesse evento tu adicionares um code e no code tu adicionares global.ouro_list=0, resolve.
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