GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

+2
Ralphed
Yure Colares
6 participantes

Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 00:27

Estou com uma dúvida, e creio que é simples de resolver mais ainda não achei a solução...
Estou fazendo um jogo de plataforma que os inimigos morrem ao pularmos em cima deles.
Existe itens (ouro) para se coletar no decorrer da fase como os RINGS no jogo do Sonic.
Queria saber como fazer para quando eu morrer uma vida e reiniciar a Room, os itens (ouro) que eu já tiver coletado na vida anterior não mais aparecerem na Room para serem coletados novamente e os INIMIGOS que eu já tiver matado voltarem normalmente na Room?
Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Ralphed Sex 09 Nov 2012, 00:39

Voce pode fazer com que o player apareça novamente onde ele começou ao invez de reiniciar a room!
Ou nem isso você sabe ainda? '-'
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 458
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por andrewsnycollas Sex 09 Nov 2012, 05:57

Duas soluções:
1 - Variáveis de controle e condicionais.
2 - Transporta o player pro inicio e faz os monstros renascerem. Bem simples. Em vez do jogador matar os monstros ele os desativa e em vez de matar o jogador você o leva para o inicio da room e faz os monstros reativarem.
avatar
andrewsnycollas

Data de inscrição : 27/07/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 25
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://andrewsnycollas.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por All-x Sex 09 Nov 2012, 09:31

Simples. Basta criar uma "Lista negra" de objetos.

No e evento Other>Game Start do objeto controle (Se não existir, crie um. Ou pode ser também um objeto que sempre esteja na room, mas nunca é destruído no decorrer do jogo):

Código:
//Cria lista negra
global.ouro_list=ds_list_create()
No evento Destroy do objeto ouro:
Código:
//Adiciona a ID da instância desse objeto na lista
ds_list_add(global.ouro_list,id)
No evento Other>Room Start do objeto controle:
Código:
//Verifica quem da lista está na room e os deleta
for (ii=0 ii<ds_list_size(global.ouro_list)-1 ii+=1)
{
with(ds_list_find_value(global.ouro_list,ii)){instance_destroy()}
}

Recomendo que não use transições de tela, pois os objetos vão estar todos na room no primeiro momento. E só após o término da transição os objetos da lista serão deletados.

Ah, e caso quiser adicionar mais algum objeto à lista (Ex: prata), basta copiar o código do evento Destroy para o objeto desejado.

Alguns links que podem te ajudar a entender alguns dos códigos:

DS LISTS

Aula 6 - Introdução à GML

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 10:23

Por hora, agradeço a todos que responderam! Vou analisar e testar qual o melhor meio de fazer o que eu queria baseado nas suas respostas. Esse é meu primeiro jogo e tambem a primeira vez que participo desse fórum com pergunta, GRATO A TODOS e viva o Game Maker!
Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por theguitarmester Sex 09 Nov 2012, 10:48

Muito boa a Sua explicação de AlexFC, eu que não entendo muito sobre ds_list estou começando a entender(quando precisava usava Arrays), mas arrays não tem Funções igual ds_list, vou dar uma olhada no Link para ver se aprendo.

Yure Colares, o Sistema do Alex FC aparentemente Funcionará Perfeitamente.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 15:01

Alô "superrafao"! Se eu fizer como você sugeriu, os inimigos que eu já matei não mais retornarão à Room e é justamente isso que não quero!
Usei como você disse o "Jump to Start" no meu Objeto Player ao invés do "Restart Room" e os inimigos somem para sempre.
Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por willcraft2 Sex 09 Nov 2012, 15:10

Colaca
Código:

if object_exists(obj_inimigo)//se objeto inimigo existir
{
}//Nada aconteçe
else//Se não
{
room_restart()//Sala reinicia.
}

Espero ter ajudado.
willcraft2
willcraft2

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Ralphed Sex 09 Nov 2012, 15:25

ah ta, eu fis certo o que voce queria então. So que ao contrario né? kkkk
Desculpe.
Acho que o room_restart resolve '-' já que ele fas com que o room fique como antes (ou não)
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 458
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por theguitarmester Sex 09 Nov 2012, 15:38

Colaca

Code:

if object_exists(obj_inimigo)//se objeto inimigo existir
{
}//Nada aconteçe
else//Se não
{
room_restart()//Sala reinicia.
}



Espero ter ajudado.
? não tem haver com a Pergunta.

ah ta, eu fis certo o que voce queria então. So que ao contrario né? kkkk
Desculpe.
Acho que o room_restart resolve '-' já que ele fas com que o room fique como antes (ou não)
Não, porque os Ouros tambem iriam voltar.

Yure Colares, tente entender o Código do Alex FC, e se após isso não consiguir, peça uma Engine Aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t23722p15-quem-quer-uma-engine-e-de-que ou no tópico mesmo.
Mas o código dele resolve o Que Queres.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 16:14

Alô galera! Ainda não encontrei solução... Vou ser mais claro. O meu Objeto Player quando morre, se transforma em outro Objeto através da ação "Change Instance". Esse novo Objeto é um fantasminha do meu Player que vai subindo até sair da Room... é nesse momento que tentei usar o Evento "Outside Room" junto com a ação "Restart Room". A Room reinicia normalmente, mas os itens já coletados tornam a a parecer! Esses itens são basicamente um só (OURO), mas são três objetos OURO:
oject_ouro_1 (quando coletado soma-se 1 de ouro)
oject_ouro_5 (quando coletado soma-se 5 de ouro)
oject_ouro_10 (quando coletado soma-se 10 de ouro)

Não tenho muito conhecimento ainda na linguagem GML e o meu jogo esta sendo feito quase que totalmente em DRAG AND DROP "Por ser meu primeiro jogo, acredito que esta ficando legal! Fiz coisas incríveis nele mais isso está me deixando doido... rsrrsr e tenho certeza que é uma coisa simples!

AI VAI ALGUMAS IMAGENS DA 1ª FASE:

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Screenshot001vp

https://2img.net/r/ihimg/f/840/screenshot010fp.jpg/



Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 16:22

MAIS IMAGENS DO MEU JOGO (1ª Fase)

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/255/screenshot016f.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/62/screenshot001lo.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/screenshot005lk.jpg/

Agradeço a todos e quando conseguir, lhes comunico!...
Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Yure Colares Sex 09 Nov 2012, 19:31

Alô "Alex FC", obrigado pela atenção e ajuda! Fiz exatamente como me pediu, mas quando vou coletar o item "ouro" aparece a seguinte mensagem:

VEJA IMAGEM

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/screenshot002md.jpg/

Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, no seu caso foi triplo, isso pode fazer sua barra de alerta aumentar
Yure Colares
Yure Colares

Data de inscrição : 24/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 6
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por andrewsnycollas Qua 28 Nov 2012, 03:08

Acredito que se tu adicionares um evento create e nesse evento tu adicionares um code e no code tu adicionares global.ouro_list=0, resolve.
avatar
andrewsnycollas

Data de inscrição : 27/07/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 25
Prêmios : Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://andrewsnycollas.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados Empty Re: Reiniciar a room com inimigos já mortos mais não com os itens coletados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos