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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Aparecer um obj fora do backgroud
3 participantes
Página 1 de 1
Aparecer um obj fora do backgroud
Gente queria que o objeto monstro aparecesse fora do background, alguém saberia?
cubano9999- Games Ranking :
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Re: Aparecer um obj fora do backgroud
eae. Esse 'Background' seria a View? ou algum Background mesmo?
bom, em um jogo de Plataforma, vc pode criar o tal Inimigo após a "Largura" do Background ou da View.
Largura do BackGround:
bom, em um jogo de Plataforma, vc pode criar o tal Inimigo após a "Largura" do Background ou da View.
Largura do BackGround:
- Código:
draw_text(x,y,background_get_width(0));
//esse "0" (zero) é o Index do Background
- Código:
draw_text(x,y,view_xview+view_wview);
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: Aparecer um obj fora do backgroud
Eudes - Hyo escreveu:eae. Esse 'Background' seria a View? ou algum Background mesmo?
bom, em um jogo de Plataforma, vc pode criar o tal Inimigo após a "Largura" do Background ou da View.
Largura do BackGround:Largura da View:
- Código:
draw_text(x,y,background_get_width(0));
//esse "0" (zero) é o Index do Background
- Código:
draw_text(x,y,view_xview+view_wview);
É o background mesmo
E você poderia me explicar melhor o primeiro codigo? Valeu
cubano9999- Games Ranking :
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Re: Aparecer um obj fora do backgroud
a certo.
na verdade, o 1º código eu usei para Escrever na tela a Largura do Background 0 (zero), por isso coloquei o "Draw.."
essa Função retorna um número que é a Largura (width) do Background que vc colocar no Index
por exemplo, vc tem um Background de Largura 200, então esse é o valor que a função vai retornar.
não sei bem se isso ajuda, mas acho que vc saberia a posição em que o Background termina, levando em conta que ele inicia na posição 0 da Room. é isso?
na verdade, o 1º código eu usei para Escrever na tela a Largura do Background 0 (zero), por isso coloquei o "Draw.."
essa Função retorna um número que é a Largura (width) do Background que vc colocar no Index
- Código:
background_get_width(0)
por exemplo, vc tem um Background de Largura 200, então esse é o valor que a função vai retornar.
não sei bem se isso ajuda, mas acho que vc saberia a posição em que o Background termina, levando em conta que ele inicia na posição 0 da Room. é isso?
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: Aparecer um obj fora do backgroud
Eudes - Hyo escreveu:a certo.
na verdade, o 1º código eu usei para Escrever na tela a Largura do Background 0 (zero), por isso coloquei o "Draw.."
essa Função retorna um número que é a Largura (width) do Background que vc colocar no Index
- Código:
background_get_width(0)
por exemplo, vc tem um Background de Largura 200, então esse é o valor que a função vai retornar.
não sei bem se isso ajuda, mas acho que vc saberia a posição em que o Background termina, levando em conta que ele inicia na posição 0 da Room. é isso?
Cara eu não entendi muito o que você falou, mais o que eu queria era o seguinte: Eu tenho um background de 1366 x 768, e queria que nascesse o objeto monstro fora dele, e a cada 5 segundos nascesse novamente outro objeto monstro e assim sucessivamente sem parar e assim que o objeto monstro nascesse ele começasse a andar para esquerda.Valeu pelas ajudas
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Re: Aparecer um obj fora do backgroud
Meu tá um confusão braba ai, viu?
1º - Não use backgrounds tão grandes. Com toda a certeza quando você postar seu jogo receberá comentários desse erro "An unexpected error ocurred". Isso ocorre porque nem todas as placas de vídeo aceitam armazenar imagens grandes assim.
2º - Veja que background é uma imagem. Se você quer criar um mostro fora da tela, não precisa usar o background como referência, mas sim o tamanho da room (Caso o jogo for de visão estática) ou da view (Caso o jogo for de visão que se move).
Siga os passos:
Obs: Regule corretamente a altura em que ele é criado, está 320. E usei hspeed=-4 para ele se mover para esquerda, você pode usar um acionador (Ex: mover_esquerda=true) e com ele ligado no Step usar seu próprio código de movimentação.
FLWS!
1º - Não use backgrounds tão grandes. Com toda a certeza quando você postar seu jogo receberá comentários desse erro "An unexpected error ocurred". Isso ocorre porque nem todas as placas de vídeo aceitam armazenar imagens grandes assim.
2º - Veja que background é uma imagem. Se você quer criar um mostro fora da tela, não precisa usar o background como referência, mas sim o tamanho da room (Caso o jogo for de visão estática) ou da view (Caso o jogo for de visão que se move).
Siga os passos:
- Crie um objeto chamado criador_monstro;
- No evento Create coloque:
- Código:
//Acerta o alarme 0 para daqui 5 segundos
alarm[0]=room_speed*5
- No evento Alarm 0:
- Código:
//Cria o monstro:
with(instance_create(room_width,320,monstro))
{
//Move ele para esquerda
hspeed=-4
}
//Acerta o alarme 0 para daqui mais 5 segundos novamente
alarm[0]=room_speed*5
- Coloque o objeto criador_monstro em todas as fases.
Obs: Regule corretamente a altura em que ele é criado, está 320. E usei hspeed=-4 para ele se mover para esquerda, você pode usar um acionador (Ex: mover_esquerda=true) e com ele ligado no Step usar seu próprio código de movimentação.
FLWS!
Re: Aparecer um obj fora do backgroud
Alex FC escreveu:Meu tá um confusão braba ai, viu?
1º - Não use backgrounds tão grandes. Com toda a certeza quando você postar seu jogo receberá comentários desse erro "An unexpected error ocurred". Isso ocorre porque nem todas as placas de vídeo aceitam armazenar imagens grandes assim.
2º - Veja que background é uma imagem. Se você quer criar um mostro fora da tela, não precisa usar o background como referência, mas sim o tamanho da room (Caso o jogo for de visão estática) ou da view (Caso o jogo for de visão que se move).
Siga os passos:
- Crie um objeto chamado criador_monstro;
- No evento Create coloque:
- Código:
//Acerta o alarme 0 para daqui 5 segundos
alarm[0]=room_speed*5- No evento Alarm 0:
- Código:
//Cria o monstro:
with(instance_create(room_width,320,monstro))
{
//Move ele para esquerda
hspeed=-4
}
//Acerta o alarme 0 para daqui mais 5 segundos novamente
alarm[0]=room_speed*5- Coloque o objeto criador_monstro em todas as fases.
Obs: Regule corretamente a altura em que ele é criado, está 320. E usei hspeed=-4 para ele se mover para esquerda, você pode usar um acionador (Ex: mover_esquerda=true) e com ele ligado no Step usar seu próprio código de movimentação.
FLWS!
Valeu vou testar
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