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Aparecer um obj fora do backgroud

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Aparecer um obj fora do backgroud Empty Aparecer um obj fora do backgroud

Mensagem por cubano9999 Sáb 10 Nov 2012, 19:03

Gente queria que o objeto monstro aparecesse fora do background, alguém saberia? Happy
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Mensagem por Eudes - Hyo Sáb 10 Nov 2012, 21:07

eae. Esse 'Background' seria a View? ou algum Background mesmo?

bom, em um jogo de Plataforma, vc pode criar o tal Inimigo após a "Largura" do Background ou da View.
Largura do BackGround:
Código:
draw_text(x,y,background_get_width(0));
//esse "0" (zero) é o Index do Background
Largura da View:
Código:
draw_text(x,y,view_xview+view_wview);
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Mensagem por cubano9999 Sáb 10 Nov 2012, 22:26

Eudes - Hyo escreveu:eae. Esse 'Background' seria a View? ou algum Background mesmo?

bom, em um jogo de Plataforma, vc pode criar o tal Inimigo após a "Largura" do Background ou da View.
Largura do BackGround:
Código:
draw_text(x,y,background_get_width(0));
//esse "0" (zero) é o Index do Background
Largura da View:
Código:
draw_text(x,y,view_xview+view_wview);

É o background mesmo Happy
E você poderia me explicar melhor o primeiro codigo? Valeu Happy
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Mensagem por Eudes - Hyo Sáb 10 Nov 2012, 22:46

a certo.
na verdade, o 1º código eu usei para Escrever na tela a Largura do Background 0 (zero), por isso coloquei o "Draw.."
essa Função retorna um número que é a Largura (width) do Background que vc colocar no Index
Código:
background_get_width(0)

por exemplo, vc tem um Background de Largura 200, então esse é o valor que a função vai retornar.

não sei bem se isso ajuda, mas acho que vc saberia a posição em que o Background termina, levando em conta que ele inicia na posição 0 da Room. é isso?
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Mensagem por cubano9999 Dom 11 Nov 2012, 00:54

Eudes - Hyo escreveu:a certo.
na verdade, o 1º código eu usei para Escrever na tela a Largura do Background 0 (zero), por isso coloquei o "Draw.."
essa Função retorna um número que é a Largura (width) do Background que vc colocar no Index
Código:
background_get_width(0)

por exemplo, vc tem um Background de Largura 200, então esse é o valor que a função vai retornar.

não sei bem se isso ajuda, mas acho que vc saberia a posição em que o Background termina, levando em conta que ele inicia na posição 0 da Room. é isso?

Cara eu não entendi muito o que você falou, mais o que eu queria era o seguinte: Eu tenho um background de 1366 x 768, e queria que nascesse o objeto monstro fora dele, e a cada 5 segundos nascesse novamente outro objeto monstro e assim sucessivamente sem parar e assim que o objeto monstro nascesse ele começasse a andar para esquerda.Valeu pelas ajudas Happy
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Mensagem por All-x Dom 11 Nov 2012, 08:50

Meu tá um confusão braba ai, viu?

1º - Não use backgrounds tão grandes. Com toda a certeza quando você postar seu jogo receberá comentários desse erro "An unexpected error ocurred". Isso ocorre porque nem todas as placas de vídeo aceitam armazenar imagens grandes assim.

2º - Veja que background é uma imagem. Se você quer criar um mostro fora da tela, não precisa usar o background como referência, mas sim o tamanho da room (Caso o jogo for de visão estática) ou da view (Caso o jogo for de visão que se move).

Siga os passos:

  • Crie um objeto chamado criador_monstro;

  • No evento Create coloque:
    Código:
    //Acerta o alarme 0 para daqui 5 segundos
    alarm[0]=room_speed*5
  • No evento Alarm 0:
    Código:
    //Cria o monstro:
    with(instance_create(room_width,320,monstro))
    {
    //Move ele para esquerda
    hspeed=-4
    }

    //Acerta o alarme 0 para daqui mais 5 segundos novamente
    alarm[0]=room_speed*5
  • Coloque o objeto criador_monstro em todas as fases.


Obs: Regule corretamente a altura em que ele é criado, está 320. E usei hspeed=-4 para ele se mover para esquerda, você pode usar um acionador (Ex: mover_esquerda=true) e com ele ligado no Step usar seu próprio código de movimentação.

FLWS!
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Aparecer um obj fora do backgroud Empty Re: Aparecer um obj fora do backgroud

Mensagem por cubano9999 Dom 11 Nov 2012, 16:36

Alex FC escreveu:Meu tá um confusão braba ai, viu?

1º - Não use backgrounds tão grandes. Com toda a certeza quando você postar seu jogo receberá comentários desse erro "An unexpected error ocurred". Isso ocorre porque nem todas as placas de vídeo aceitam armazenar imagens grandes assim.

2º - Veja que background é uma imagem. Se você quer criar um mostro fora da tela, não precisa usar o background como referência, mas sim o tamanho da room (Caso o jogo for de visão estática) ou da view (Caso o jogo for de visão que se move).

Siga os passos:

  • Crie um objeto chamado criador_monstro;

  • No evento Create coloque:
    Código:
    //Acerta o alarme 0 para daqui 5 segundos
    alarm[0]=room_speed*5
  • No evento Alarm 0:
    Código:
    //Cria o monstro:
    with(instance_create(room_width,320,monstro))
    {
    //Move ele para esquerda
    hspeed=-4
    }

    //Acerta o alarme 0 para daqui mais 5 segundos novamente
    alarm[0]=room_speed*5
  • Coloque o objeto criador_monstro em todas as fases.


Obs: Regule corretamente a altura em que ele é criado, está 320. E usei hspeed=-4 para ele se mover para esquerda, você pode usar um acionador (Ex: mover_esquerda=true) e com ele ligado no Step usar seu próprio código de movimentação.

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