(PEDIDO) Sprites no estilo LIMBO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(PEDIDO) Sprites no estilo LIMBO

Mensagem por GustavoFachi em Sab 03 Nov 2012, 20:55

Olá pessoal.
Hoje tive a ideia de uma história para um jogo ao estilo Limbo, Micheal saiu de casa e quando voltou não encontrou seu irmão então sai a sua procura.
Será um jogo sombrio...
O jogo será plataforma, como no Limbo pra quem não conhece tenho umas imagens e um video no spoiler abaixo.
Spoiler:

Enfim, gostaria de um sprite andando,e um pulando.
Gostaria que o Sprite fosse baseado no do jogo Limbo.Mas com mais tons de cinza e preto sabe.
Se quiser crédito fale...

GustavoFachi

Número de Mensagens : 11
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: (PEDIDO) Sprites no estilo LIMBO

Mensagem por LincolnSalles em Dom 04 Nov 2012, 02:49

Olá. No estilo Limbo é menos complicado porque não tem cores e é quase tudo preto, com poucos tons de cinza. Se ninguém fizer para você, você mesmo pode tentar fazer e o resultado pode ficar melhor, porque leva um tempo para fazer uma animação (sprite) decente. Não se deve pensar somente no visual da sprite, mas também na sua movimentação (animação).
Uma boa dica para tentar fazer a movimentação bem feita da sprite andando e pulando é digitar no google no modo imagens o nome Preston Blair. Ele é um famoso artista da animação que já trabalhou na Disney e tem diversas imagens de exemplos que ele fez para movimentar os personagens, tal como cachorros, pessoas, e por aí vai. Os exemplos dele são de cartoon, então você nao deve copiar exatamente igual ao dele, mas sim usar para entender como funciona e baseado nisso fazer os seus. Esse exemplo abaixo é super importante para entender como um personagem anda, veja:

Você pode começar desenhando seu personagem como boneco de palito, mas no tamanho e estilo de movimentação que você quer. Uns 8 quadros por sprite é possível fazer ele andar ou pular, mas uns 12 ou 15 fica mais suave o movimento, e uns 20 ou 24 bem suave. Geralmente você vai usar uns 12 ou 15. Você vai saber quando for animando os desenhos se falta desenho.
Como não temos mesa de luz(usado para desenhar os desenhos da animação mais facilmente) podemos usar papel vegetal. Nesse papel semi transparente, você pode colocar seu desenho um por cima do outro, um de cada vez, e ir desenhando bem aos poucos cada movimento do personagem.
Depois escaneia os desenhos. Se não quiser desenhar pode criar diretamente no Pc os desenhos. Tem diversos programas para edição das imagens, eu uso photoshop. No photoshop você pode até criar a animação para ver como ficou e salvar em Gif (deve criar uma camada para cada imagem). Você pode construir também uma sprite sheet para usar no game maker ou criar diretamente a gif. Se não souber criar a gif animada no Photoshop tem dezenas de video aulas no you tube ensinando, é só digitar: gif animado no photoshop.

Vale também se olhar no espelho, imagine você andando como seu personagem andaria, peça para algum amigo seu andar do jeito que você imagina que seja, você pode filmá-lo e analizar melhor depois como funciona o movimento. Você pode achar que eu fiquei maluco. Tudo isso para fazer uma sprite? Bem, não esqueça que sprite são pequenas animações e animações precisam de uma movimentação interessante e realista, isso dá muita beleza em um jogo. Eu sei que muitos preferem usar bolas e quadrados. Mas é compreensível, porque fazer uma sprite animada como a do Pitfall do snes não é fácil e dá muito trabalho mesmo. Até a do limbo, se você perceber o movimento é bem feito e detalhado. Então se for fazer sua sprite não se esqueça que além do visual que você quer estilo limbo, você vai precisar criar uma movimentação interessante também, ou quem quer que vá fazer.

Eu estou passando por isso nesse momento. Estou tentando animar um personagem pra um jogo e realmente é muito difícil. Estou tentando com palitos primeiro, mas mesmo fazer os palitos andarem com uma movimentação legal já é difícil. O primeiro que eu fiz hoje ficou ruim, vê só:

Esse segundo já ficou menos pior, mas ainda está com o movimento da perna dura. Os palitos são ótimos pra pegar o tempo da coisa.

Imagina uma sprite mais detalhada quantos desenhos seriam necessários até acertar?
A sprite dessa última ficaria assim:

No final quando eu conseguir criar a sprite animada com um movimento bem realista, vou até fazer um tutorial sobre isso pra postar aqui no fórum, porque é bem interessante e ainda não tem nada sobre isso aqui.
Eu sei que vc pediu a sprite pronta e não dicas de como fazer, mas pode ser útil caso você queira fazer.

Última edição por LincolnSalles em Dom 04 Nov 2012, 17:08, editado 2 vez(es)

LincolnSalles

Número de Mensagens : 40

Mensagem por felipe.fonsecadepaula em Dom 04 Nov 2012, 12:50

cara vlw por essas dicas, sempre quis achar algo q mostrasse o movimento de pessoas q nao achei...isso ajudou muito...Happy

felipe.fonsecadepaula

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 97

Mensagem por cascavelo em Dom 04 Nov 2012, 20:22

Lincoln,
A algum tempo atrás eu andei montando umas vídeo aulas com animação, cheguei até a preparar uma com "caminhada", mas como parecia não haver interesse no fórum por este tipo de material eu nem postei, abaixo a animação que eu havia feito na aula:

Fiz um robô porque é o mais fácil de animar.
Aquele desenho que você postou é bem útil pra quem começa a animar, mas vale uma obervação: Ele só tem a metade da animação, faltam os outros 8 quadros. Pra uma caminhada suave seriam necessários uns 15 quadros pra cada sprite, mas para animações em 30 fps com oito já fica bom, como no exemplo que eu fiz.
Digitando no google "walking animation" aparecem diversar imagens que podem ser usadas para estudo e para ver o movimento busque no youtube por "walk circle".
A principal dica aqui é fazer o desenho das pernas separados, anime a metade dos movimentos com 8 ou 4 quadros e depois repita as figuras trocando a profundidade dos desenhos das pernas, a da frente passa para trás, geralmente a perna de baixo é um pouco mais escura que a da frente, esta diferença de tonalidade é feita por último em todos os frames. Note que no meu exemplo as imagens que parecem iguais foram trocadas de profundidade e tonalidade, isto gera o caminhar suave.

cascavelo

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1011
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Reputação : 71
Prêmios
   : 1
   : 2
   : 1

Mensagem por Luca$ em Dom 04 Nov 2012, 20:44

Cascavelo,porque você não postou?
Adoraria ver tutoriais sobre gráficos aqui no fórum =/

Luca$

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 582
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Prêmios
   : 0

Mensagem por LincolnSalles em Seg 05 Nov 2012, 14:53

Cascavelo,
Vleu pela dica do walking animation.
No caso das video aulas, conforme você for postando, haverá muito interesse tenho certeza.
No caso do desenho do estudo dos movimentos do Preston blair acima, não é uma animação completa mesmo, é apenas um estudo de como seriam os principais desenhos de movimentos - em estilo cartoon. / Eu sei que um jogo como o Mário World não tem uma animação muito complexa e a maioria dos jogos indie são feitos nesse formato, mas jogos como Earthworm Jim 2 do Snes por exemplo tem animações muito mais bem feitas e complexas e caso se queira esse resultado terá que ter um grande trabalho. Dependendo da animação você sempre vai ter que fazer muitos testes, não tem fórmula mágica. Mas aconselho criar personagens muito simples como o Mário mesmo, senão atrasa muito a produção do jogo caso uma pessoa faça tudo sozinho. Uma boa é baixar sprite sheets também para estudar, não só de personagens, mas do resto todo.
O jogo Cave Story indie feito por uma pessoa só fez muito sucesso, mesmo com aquele personagem pixel art muito simples e aquela musiquinha repetitiva (mas é legal). É que no geral o jogo é equilibrado, e isso também é uma arte, saber equilibrar o visual e a programação. Se vai fazer um jogo futurista vai usar uma fonte com serifa? Esses conhecimentos são importantes.

Eu fiz questão de postar essas animações toscas aí em cima justamente porque é legal você ir postando como você começou, os testes que você fez e o processo todo até conseguir fazer a animação bem feita. Bem, pelo menos eu acho interessante ver o processo todo. É mais fácil o cara pensar, bem ele errou feio no começo mas no final de tanto fazer conseguiu, então eu posso fazer também.

Última edição por LincolnSalles em Ter 06 Nov 2012, 10:52, editado 1 vez(es)

LincolnSalles

Número de Mensagens : 40

Mensagem por felipe.fonsecadepaula em Seg 05 Nov 2012, 17:15

Muito bom cascavelo... eu tenho interesse em aprender mais a fazer a movimentacao de personagens...estou fazendo um jogo de plataforma e a parte mais dificil esta sendo desenhar o movimento deles, pois as vezes fica parecendo um robo andando..rs

Eu tenho interesse em suas videos aula..sobre qlqr coisa a respeito de jogos. Ja que faco sozinho todos os meus jogos, preciso aprender a programar, desenhar, animar e a fazer efeitos sonoros (musicas).

felipe.fonsecadepaula

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 97

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:28

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: