GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


IA Estilo RPG(No Game Maker)

3 participantes

Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por peixoto Sex 02 Nov 2012, 20:16

Procurei em diversos lugares no google, aqui no fórum e na GMC, mas não estou conseguindo montar(e nem adaptar)um sistema de IA(em topdown estilo RPG)para meu game.
Eu queria algo parecido ao rpg maker, porém com o NPC andando mais rapido(e ja tentei a engine "NPC_tutorial.gm6" la da GMC,só que nao funcionou).

Alguem poderia me arranjar uma engine, ou um tutorial que funcione bem no GM 8?(quanto mais avançada a IA melhor, pois quero tornar o inimigo o "mais inteligente" possivel).
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por Need 90 Sex 02 Nov 2012, 21:09

mas no rpg maker eles só ficam andando, você quer que eles andem para varias direções em uma grid 32x32 ?

Código:
var i;
i=random(3)
if i=0 {x-=32}
if i=1 {x+=32}
if i=2 {y-=32}
if i=3 {y+=32}
Isso no alarm, ele vai pegar um número de 0 á 3, e, dependendo do resultado ele vai para uma direção.

Ai é só adaptar para as sprites. Se não for isso, explique melhor (com imagens de preferencia)
Need 90
Need 90

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+A+B
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 787
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://need90games.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 13:06

Basicamente queria os movimentos dos NPC's do RPG Maker, mais a capacidade de quando o Inimigo vê o player, tenta se aproximar(andando um pouco mais rapido) e ainda a capacidade de desviar de certos objetos.

peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sáb 03 Nov 2012, 13:22

Cara vc ja tem oq vc precisa para criar a IA dele, a IA nada mais do que um conjunto de ordens que voce vai dar para o inimigo executar de acordo com a situacao.

Por ex: se o inimigo nao esta perto do player ele ira andar, se estiver perto ele ira atacar o obj player.

Isso nada mais que um conjunto de IF e else que voce vai implementar, escolhendo uma hierarquia a ser seguida.

A hierarquia voce escolhe de acordo com a prioridade a ser executada e garante que nada mais vai ser executado no lugar daquela acao.


fazer uma IA é mais simples do que se pensa... procure fazer sua IA sem copiar a de alguem, assim vc vai aprender mais e tera um jogo melhor.
felipe.fonsecadepaula
felipe.fonsecadepaula

Games Ranking : Nota C

Data de inscrição : 21/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 97
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 13:43

Sim sim, a parte de se aproximar e se mover aleatoriamente é facil.

Mas, e a parte de "auto-desviar" dos objetos?
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sáb 03 Nov 2012, 18:07

Voce quer q o inimigo desvie dos objetos? isso nao faria ele imortal?? para desviar do objeto basta vc fazer um If comparando o X do inimigo com o X do objeto que esta vindo na direcao dele, sabendo isso voce consegue saber a distancia entre eles, se o objeto esta vindo da esquerda, direita, cima, baixo e para onde o objeto pode ir. MAs se for mesmo fazer isso vc tem q por uma chance aleatoria de ele nao conseguir desviar pois se nao ele sempre vai desviar e nunca vai morrer...

No AI vc tem q fazer o objeto pensar como vc pensaria, fazer aquilo que vc faria se estivesse em uma determinada situacao.
felipe.fonsecadepaula
felipe.fonsecadepaula

Games Ranking : Nota C

Data de inscrição : 21/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 97
Prêmios : IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

IA Estilo RPG(No Game Maker) Empty Re: IA Estilo RPG(No Game Maker)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos