Deixa jogo menor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Deixa jogo menor

Mensagem por cubano9999 em Sex 02 Nov 2012, 14:21

Gente nos jogos profissionais, nós baixamos o instalador que vem com os arquivos comprimidos ai assim que instalamos ele extrai os videos, fotos etc? Queria saber como fazer isso, deixar meu jogo menor, com videos e fotos fora do jogo e quando instalados fossem extraidos. Entenderam? Happy

cubano9999

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 131
Notas recebidas : E+E
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Deixa jogo menor

Mensagem por DS Santos em Sex 02 Nov 2012, 15:16

http://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos

Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.

DS Santos

Número de Mensagens : 98
Reputação : 2

Mensagem por Alex FC em Sex 02 Nov 2012, 17:55

Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).

Exemplo:

- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.

Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.

Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.

A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).

Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.

Minhas recomendações são:

- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:

Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.

- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.

Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.

FLWS!

Alex FC

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2503
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://redscreensoft.blogspot.com

Mensagem por cubano9999 em Sex 02 Nov 2012, 20:18

DS Santos escreveu:http://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=arquivos+externos

Parceiro não faça algo que precise de arquivos externos. Pelo menos enquanto não tiver mais experiencia. Mais controle gera mais problemas se não sabe 100% do que esta fazendo.

Ok, vou tentar aprender mais Happy

cubano9999

Mensagem por cubano9999 em Sex 02 Nov 2012, 20:19

Alex FC escreveu:Só um lembrete, carregar os recursos externamente não é sinônimo de redução de tamanho (Kb).

Exemplo:

- Crie um projeto no GM 8;
- Adicione uma grande imagem no formato BMP;
- Salve seu projeto.

Veja o tamanho do arquivo GMK. Ele é bem inferior ao da própria imagem sozinha. Isso acontece porque o GM8 converte todas as imagens que usa em PNG.

Logo se você carregar imagem BMP externamente seu jogo ficará maior.

A história se repete com JPG, mas somente no caso de ser importada internamente. Caso seja exportada externamente seu jogo ficará menor (Caso a qualidade da imagem seja mediana).

Nesse ultimo caso só seria recomendado usar JPG para imagens de fundo, pois sua definição normalmente não é das melhores. A imagem fica cheia de cerrilhados e algumas pequenas distorções de cores.

Minhas recomendações são:

- Diminuir a qualidade de arquivos MP3 para 64 Kbps e deixa-los em Mono;
- Importar imagens de fundos externamente em JPG (Qualidade mediana);
- Ver se o que tu fez no vídeo não pode ser feito em códigos:

Já vi jogos com vídeo de introdução de 5 Mb com 10 segundos só para mostrar uma transição Fade-in-out de uma imagem para outra. Isso pode ser feito facilmente usando códigos do GM.

- Usar image_xscale para imagens de movimento para esquerda e direita. Ou seja criar apenas uma sprite para uma das direções e inverte-las por código;
- Usar as funções Draw para desenhar retângulos, circulos, elipses e linhas sem a necessidade criar imagens.

Quero que me diga como é teu vídeo, talvez nem seja necessário um vídeo. E falando de jogos profissionais, já vi jogos como RE4 com mais de 1 GB de espaço só em vídeos.

FLWS!

Cara o meu video é de 1:57 e tá em wmw, 640x360

cubano9999

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:03

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo