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Camera 3D

em Qua 31 Out 2012, 21:44
Queria saber de uma câmera 3D que não afetasse os objetos já existentes na room, sendo que os objetos já dentro são em 2D.
Por exemplo um Xat em 2D que quando passado para o modo 3D não ficasse de cabeça para baixo ou qualquer outro Bug...
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Re: Camera 3D

em Qui 01 Nov 2012, 10:57
Objetos necessários (Só para teste):

- obj_camera;
- obj_bloco com sprite normal;

No evento Create do obj_camera:

Código:
//Inicia modo 3D
d3d_start()

//Modo de projeção
d3d_set_perspective(1)

//Não ver através de backfaces
d3d_set_culling(1)
No evento Draw:

Código:
//Posição da câmera
z=room_width
x=room_width*.5
y=room_height*.5

//Profundidade
depth=20

//Projeção
d3d_set_projection(x,y,z,x,y-1,0,0,0,1)
Esse código faz a câmera se posicionar no meio da tela com uma profundidade suficiente para ver toda a room. Lembrando que esse código vale somente para uma tela estática. Se estiver usando views substitua room_width e room_height por view_wview e view_hview. Assim você terá que mover a view pela câmera usando as posições x e y.

Lembre-se de colocar os objetos na room!

Obs: os objetos tanto 2D como 3D devem ter o depth menor que o da câmera.

FLWS!
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Re: Camera 3D

em Qui 01 Nov 2012, 20:13
Afetou os objetos... eles ficaram de cabeça para baixo.
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Re: Camera 3D

em Qui 01 Nov 2012, 20:26
Witen escreveu:Afetou os objetos... eles ficaram de cabeça para baixo.

Veja os valores de depth de cada objeto. Se estão como eu falei. Os objetos tanto 2D como 3D devem ter o depth menor que o da câmera.

Olha o teste que fiz:



Algum código tu modificou ou não colocou o depth certo.

FLWS!
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Re: Camera 3D

em Sex 02 Nov 2012, 10:59
Agora o player sumio é as tiles ficaram no meio da tela...
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Re: Camera 3D

em Sex 02 Nov 2012, 11:16
Tiles e backgrounds não funcionam no modo 3D.

E o único modo de o player ter sumido é só se você deixou o valor de depth dele maior do que o da camera. Se o da camera é 20, o do player tem que ser menor, certo?

FLWS!
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