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Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
4 participantes
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Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
Entao, tenho algumas duvidas:
1. Como fazer com que os obj_tree e o obj_tree2 sejam gerados randomicamente no mapa com 64px de distãncia minima entre eles? - Respondida
2. Como fazer com que a cada "tiro" o obj_fogo diminuia, até que ele suma, sendo 3 tiros, sendo 2 ou 1? - Respondida
3. Como criar uma loja de upgrades? (os upgrades eu sei, alterar sprite tambem, quero somente o sistema da loja, por menu ou passando em cima de algum lugar)
4. Como criar um jato continuo de "agua" que atire em quanto a tecla estiver precionada? - Respondida
OBS: Tudo para um jogo topdown, controlado por mouse e teclas
1. Como fazer com que os obj_tree e o obj_tree2 sejam gerados randomicamente no mapa com 64px de distãncia minima entre eles? - Respondida
2. Como fazer com que a cada "tiro" o obj_fogo diminuia, até que ele suma, sendo 3 tiros, sendo 2 ou 1? - Respondida
3. Como criar uma loja de upgrades? (os upgrades eu sei, alterar sprite tambem, quero somente o sistema da loja, por menu ou passando em cima de algum lugar)
4. Como criar um jato continuo de "agua" que atire em quanto a tecla estiver precionada? - Respondida
OBS: Tudo para um jogo topdown, controlado por mouse e teclas
Última edição por Guisão em Ter 30 Out 2012, 22:10, editado 2 vez(es)
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
a resposta para a (2) eu acho que vc tem que criar uma var local de valor 3 e ir diminuindo a cada colisão com a agua (mas tera que usar o healtpois vc quer usar um jato de agua continuo)
a resposta para (3) e criar um objeto aguá e não por pausa entre cada tiro.
ai vc usa aquele sistema ( ja esqueci) que a gira pra direção do tiro pra dar um tom de continuidade
[edit] ja sei e aquele que usa o comando direction!
a resposta para (3) e criar um objeto aguá e não por pausa entre cada tiro.
ai vc usa aquele sistema ( ja esqueci) que a gira pra direção do tiro pra dar um tom de continuidade
[edit] ja sei e aquele que usa o comando direction!
Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
entendi ambos, porém fiquei com duvida na 3, como devo criar esse tiro?
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
acho que tenho em meus arquivos o code ja ja dou um edit
acho que e isso
retire a segunda parte(// Faz com os balas não saiam na mesma direção)
acho que e isso
- Código:
// Cria a bala
bala = instance_create(x+lengthdir_x(16,direction),y+lengthdir_y(16,direction),obj_projetil)
// Faz com os balas não saiam na mesma direção
desvio = random_range(-12+destreza,12-destreza)
direction += desvio
// Definições
bala.direction = direction
bala.atirador = id
bala.image_angle = direction
bala.speed = 60 // Velocidade da bala
bala.alarm[0] = 30 // Depois de quanto tempo ela se destruirá automaticamente (Ramova se não quiser)
tempo = 0
retire a segunda parte(// Faz com os balas não saiam na mesma direção)
Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
mas assim eu vou estar criando um tiro comum, eu queria uma especie de jato
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
na 1 faz assim :
Dai você pode editar o x, por que o height é sobre a altura, para criar varias arvores usa um choose.
- Código:
for (i=0;i<room_height;i+=64){
instance_create(x,gc,obj_arvore)
}
Dai você pode editar o x, por que o height é sobre a altura, para criar varias arvores usa um choose.
Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
sim acho que consegui o efeito que queria (modifiquei a engine usando este code) http://www.baixa.la/arquivo/6221167
o que fiz?
tirei o tempo ( e a ultima ação do code que postei tempo=0,deletei) criei uma sprite mais larga o que fez ele ser criado sobre o ouro assim consegui um efeito legau e continuo!
[edit] use o script "atira" e o step do player se voce coseguir modificar beleza, mas eu não tirei aquele
(boa sorte)
o que fiz?
tirei o tempo ( e a ultima ação do code que postei tempo=0,deletei) criei uma sprite mais larga o que fez ele ser criado sobre o ouro assim consegui um efeito legau e continuo!
[edit] use o script "atira" e o step do player se voce coseguir modificar beleza, mas eu não tirei aquele
- Código:
if tempo < 12 {tempo += 1}
(boa sorte)
Última edição por leyon2.0 em Ter 30 Out 2012, 22:11, editado 1 vez(es)
Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
queria agradecer ao Leyon e ao Need, ambas sugestoes funcionaram!
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Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
Bom, claro que você precisa de variáveis globais pra alterar através dos upgrades, porque a room da loja vai ser diferente da room do jogo. Então vou chamar as variáveis de "varGlobal1", "varGlobal2", etc. e você se vira pra adaptar o código aí.Guisão escreveu:3. Como criar uma loja de upgrades? (os upgrades eu sei, alterar sprite tambem, quero somente o sistema da loja, por menu ou passando em cima de algum lugar)
Também vai precisar de uma moeda pro jogador trocar pela variação da variável (senão o upgrade fica de graça, o jogo fica fácil demais e fácil demais é ruim). Essa moeda também é uma variável global, mas vou chamar de "moeda" mesmo. Não, vou chamar de "moedaGlobal", pra não ter risco de esquecer que ela é global. Cada upgrade vai ter seu preço com base nessa moeda. O mesmo jogo pode usar moedas diferentes como "tesouro" e "experiência", mas vou usar uma só, pra simplificar.
E você deve precisar de botões, pra comprar os upgrades. Eu tenho uma rotina básica de botões aqui, veja só:
create//estou supondo que o botão tem duas imagens, uma pra "sem apertar" e outra pra "apertado"
- Código:
image_speed = 0;
left pressmouse leave:
- Código:
image_index = 1;
mouse_enter:
- Código:
image_index = 0;
left_release
- Código:
if (mouse_check_button(mb_left) == true){
image_index = 1;
}E, no lugar da ação, você coloca o que é pro botão fazer. Algo como
- Código:
image_index = 0;
// AÇÃO!!!
- Código:
if (varGlobal1 < maxVarGlobal1 && precoVarGlobal1 <= moedaGlobal){
varGlobal1 += 1; // somar 1 é o mais comum, mas podem ser outras alterações
moedaGlobal -= precoVarGlobal1;
sound_play(sndUpgrade);
}
else {sound_play(sndFundosInsuficientes);}
Em resumo, está feito. Claro que, nessa tela, você ainda vai querer mostrar o valor das variáveis, seja por texto ou por meios gráficos (barras, sprites, gráficos de pizza, a escolha é sua). Como isso varia muito e tem mais a ver com design que com programação, acho melhor deixar por sua conta. Se quiser ajuda com isso, diga como pretende mostrar os valores na tela.
Ah, já ia me esquecendo... Se você for FERA em arrays, pode chamar as variáveis com nomes genéricos mesmo, como no exemplo, só que usar índices ao invés dos números nos nomes. Assim: "varGlobal[0]", "varGlobal[1]". Os preços também podem ser globais com índices: "precoVarGlobal[0]", etc. Aí, na hora de criar os botões, você define uma variável de índice neles. Assim:
- Código:
var i;
for(i = 0; i < nBotoes; i += 1){
with(instance_create(40, 40 + 40 * i, objBotaoUpgrade)){
meuIndice = i;
}
}
- Código:
if (varGlobal[meuIndice] < maxVarGlobal[meuIndice] && precoVarGlobal[meuIndice] <= moedaGlobal){
varGlobal[meuIndice] += 1;
moedaGlobal -= precoVarGlobal[meuIndice];
sound_play(sndUpgrade);
}
else {sound_play(sndFundosInsuficientes);}
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Re: Serie de perguntas (Loja, variedade, etc)
Opa Saim, obrigado pela resposta! podem trancar o tópico agora, estou satisfeito com as respostas apresentadas
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