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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
problemas com codigo Random!
5 participantes
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problemas com codigo Random!
Bem, eu estava tentando fazer um sistema de fogo no meu jogo, usando o código:
porém, o comando random() não parece estar funcionando.
Alguem poderia identificar para min o erro no código?
- Código:
fogoespalha = random(130)
fogoespalha2 = random(32)
if fogoespalha = 8
{
instance_create(x+fogoespalha2,y+fogoespalha2,obj_fire)
}
porém, o comando random() não parece estar funcionando.
Alguem poderia identificar para min o erro no código?
peixoto- Games Ranking :
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Re: problemas com codigo Random!
Qual o erro que está dando?
Se for uma mensagem de erro,mostre-nos.
Se for porque a instancia não está sendo criada,é porque a taxa de porcentagem está muito baixa, 1/16.
Se for uma mensagem de erro,mostre-nos.
Se for porque a instancia não está sendo criada,é porque a taxa de porcentagem está muito baixa, 1/16.
Luca$- Games Ranking :
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Re: problemas com codigo Random!
Não dá mensagens de erro, porém não funciona(o que é estranho,pois em um outro objeto está funcionando perfeitamente).
E não compreendo o por que disso!
edit:
Parece ter funcionado agora, continuo sem entender o problema, mas ao menos agora funcionou.
E não compreendo o por que disso!
edit:
Parece ter funcionado agora, continuo sem entender o problema, mas ao menos agora funcionou.
peixoto- Games Ranking :
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Re: problemas com codigo Random!
Cara a probabilidade de fogoespalha ser exatamente 8 é mínima. A função random() pega números de ponto flutuante (8.4, 129.3 e etc) logo para ser exatamente 8 fica difícil.
Use irandom(), ela pega números inteiros de 0 a X. No teu caso fogoespalha teria 1/130 (0,7%) de chance ser 8.
FLWS!
Use irandom(), ela pega números inteiros de 0 a X. No teu caso fogoespalha teria 1/130 (0,7%) de chance ser 8.
FLWS!
Re: problemas com codigo Random!
Se pelo menos você nos falasse oque está realmente dando errado,seria mais fácil.
Luca$- Games Ranking :
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Re: problemas com codigo Random!
fogoespalha = random(130)
fogoespalha2 = random(32)
if fogoespalha = 8
{
instance_create(x+fogoespalha2,y+fogoespalha2,obj_fire)
}
Se o codigo é exatamente esse voce errou no IF, pois voce esta dizendo que fogoespalha esta recebendo 8 e nao igual a 8.
Mas creio que nao seja esse o erro, pois isso daria um aviso de erro.
É oq disseram, é quase impossivel o espalhafogo ser igual a 8 pois a quantidade de valores entre 0 e 130 que o random pode gerar é infinito.
Para usar o random dessa maneiro é melhor voce escolher um IF que se torna verdadeiro para valores > ou < que um valor que vc queira.
E de preferencia faca random(10) e escolhe por ex: if espalhafogo >9.
Dessa forma tem 10% de chances de gerar fogo, oq nao eh tao grande.
fogoespalha2 = random(32)
if fogoespalha = 8
{
instance_create(x+fogoespalha2,y+fogoespalha2,obj_fire)
}
Se o codigo é exatamente esse voce errou no IF, pois voce esta dizendo que fogoespalha esta recebendo 8 e nao igual a 8.
Mas creio que nao seja esse o erro, pois isso daria um aviso de erro.
É oq disseram, é quase impossivel o espalhafogo ser igual a 8 pois a quantidade de valores entre 0 e 130 que o random pode gerar é infinito.
Para usar o random dessa maneiro é melhor voce escolher um IF que se torna verdadeiro para valores > ou < que um valor que vc queira.
E de preferencia faca random(10) e escolhe por ex: if espalhafogo >9.
Dessa forma tem 10% de chances de gerar fogo, oq nao eh tao grande.
felipe.fonsecadepaula- Games Ranking :
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Re: problemas com codigo Random!
Há variáveis desnecessárias, você pode fazer assim:
- Código:
if (irandom(130)==8)
{
var r;
r = irandom(32);
instance_create(x+r, y+r, obj_fire)
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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