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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Probabilidade/Porcentagem
5 participantes
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Probabilidade/Porcentagem
Este é o mesmo post' que usei no facebook, mas como muitas pessoas não acessam o facebook constantemente !!
Como estou sem o meu gm, e quero voltar a programar abri o bloco de notas, e algo que muito quero aprender é probabilidade, porcentagem no game maker !
Então com meu bloco de notas aberto, fui escrevendo "códigos lógicos" usando a lógica integrada com o gamemaker, e deu nisso ...
Como eu vou trabalhar com probabilidade e porcentagem no GAME MAKER !????
Obrigado a todos @
Como estou sem o meu gm, e quero voltar a programar abri o bloco de notas, e algo que muito quero aprender é probabilidade, porcentagem no game maker !
Então com meu bloco de notas aberto, fui escrevendo "códigos lógicos" usando a lógica integrada com o gamemaker, e deu nisso ...
- Código:
OBJ :
gold, helm, brass, legs, spear, spike, egg, shield ()
Inimigo[
OnCreate:
NewVar: lootON = not
NewVar: loot = random(4)
NewVar: Dropar = x
OnMouseLeftClick:
if loot = 1 or 4 {
lootON = yes
}else {lootON = not};
if lootON = yes {
Dropar = < É AQUI QUE ENTRA EM AÇÃO O QUE EU DESEJO APRENDER, PROBABILIDADE, PORCENTAGEM ... MINHA INTENÇÃO SERIA....
GOLD : TER UMA CHANCE DE 33% DE APARECER, E QUANDO APARECESSE RANDOMIZAR DE 1 ~ 7.
HELM : TER UMA CHANCE DE 12 % DE APARECER ( se aparecer só 1 )
BRASS : TER UMA CHANCE DE 6 % DE APARECER ( || )
SHIELD : TER UMA CHANCE DE 2 % DE APARECER ( || )
Itens não citados não apareceriam ...
>
]
Como eu vou trabalhar com probabilidade e porcentagem no GAME MAKER !????
Obrigado a todos @
luan.alc- Games Ranking :
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Re: Probabilidade/Porcentagem
Bem Vindo DeVolta Luan.Alc
Não entendi muito bem seu exemplo.
se fala Probabilidade de Aleatório, Você já está usando o Random, no exemplo
loot = random(4) que voltará um numero quebrado ou inteiro entre 0 e 4. Mas se quizer só inteiro coloque o I na frente do Random, que é uma outra função do GameMaker(estava lendo o que há denovo no GM8, e essa função é nova), coloque irandom(4) para retornar um número real entre 0 e 4.
e para fazer porcentagem é questão de matemática:
(EX:) para fazer 15% de 50 faça a Seguinte conta
15* (50/100) que dará 7,5
15% de 100 = 7,5
Não entendi muito bem seu exemplo.
se fala Probabilidade de Aleatório, Você já está usando o Random, no exemplo
loot = random(4) que voltará um numero quebrado ou inteiro entre 0 e 4. Mas se quizer só inteiro coloque o I na frente do Random, que é uma outra função do GameMaker(estava lendo o que há denovo no GM8, e essa função é nova), coloque irandom(4) para retornar um número real entre 0 e 4.
e para fazer porcentagem é questão de matemática:
(EX:) para fazer 15% de 50 faça a Seguinte conta
15* (50/100) que dará 7,5
15% de 100 = 7,5
Re: Probabilidade/Porcentagem
Ah é verdade tinha esquecido do Irandom, no caso a variável DROPAR, teria os valores referentes a cada item que iria dropar , e eu queria uma porcentagem ..
que código no game maker eu usaria para poder calcular uma chance no caso citada acima, e depois se cair dentro desta porcentagem ele adicionar um valor na variável DROPAR ..
me entende ?
que código no game maker eu usaria para poder calcular uma chance no caso citada acima, e depois se cair dentro desta porcentagem ele adicionar um valor na variável DROPAR ..
me entende ?
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Re: Probabilidade/Porcentagem
Se quer 12% de chance para algo
Só testar o resultado de um random com valor proporcional a 100% e a porcentagem desejada.
- Código:
if random(1) < 0.12
// Outra forma
if irandom(100) < 12
Só testar o resultado de um random com valor proporcional a 100% e a porcentagem desejada.
Re: Probabilidade/Porcentagem
é como o Kabeção disse.
Tipo:
chance=irandom(100) // 100%
//loot1 de 10%
if chance<=10
{//dropa tal coisa}
//loot2 de 23%
if chance<=23 and chance>10
{//dropa tal coisa}
é simples ;D
Tipo:
chance=irandom(100) // 100%
//loot1 de 10%
if chance<=10
{//dropa tal coisa}
//loot2 de 23%
if chance<=23 and chance>10
{//dropa tal coisa}
é simples ;D
Última edição por FlyAway em Ter 27 Nov 2012, 17:49, editado 1 vez(es)
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Probabilidade/Porcentagem
Probabilidade é um assunto perigoso.
Existe diferença entre "if random(100) < 12" e "if irandom(100) < 12" e não é apenas a diferença entre "random" e "irandom", a probabilidade é diferente. "random" te dá qualquer número, inteiro ou não, entre zero e o argumento, excluindo-se o argumento. "irandom" te retorna um inteiro entre zero e o argumento, INCLUINDO o argumento, quando ele for inteiro. E o certo é usar "random".
Não acredita? Pense pequeno. Suponha que você quer 50% de chance, usando os valores 1 e 2.
if random(2) < 1 - você terá true pra metade do intervalo de resultados possíveis
if irandom(2) < 1 - você terá true pra 1 dos 3 (0, 1 e 2) resultados possíveis
Reescrevi esse post umas 5 vezes antes de conseguir um argumento preciso.
Mas foi o código do FlyAway que me levou a postar. Faltou um "else", ali. Sem o else, sempre que ele dropar o loot1, ele dropará TAMBÉM o loot2.
Ah, e com o else, o loot2 terá (23-10)=13% de chance de aparecer. Desconsiderando o erro do "irandom".
Existe diferença entre "if random(100) < 12" e "if irandom(100) < 12" e não é apenas a diferença entre "random" e "irandom", a probabilidade é diferente. "random" te dá qualquer número, inteiro ou não, entre zero e o argumento, excluindo-se o argumento. "irandom" te retorna um inteiro entre zero e o argumento, INCLUINDO o argumento, quando ele for inteiro. E o certo é usar "random".
Não acredita? Pense pequeno. Suponha que você quer 50% de chance, usando os valores 1 e 2.
if random(2) < 1 - você terá true pra metade do intervalo de resultados possíveis
if irandom(2) < 1 - você terá true pra 1 dos 3 (0, 1 e 2) resultados possíveis
Reescrevi esse post umas 5 vezes antes de conseguir um argumento preciso.
Mas foi o código do FlyAway que me levou a postar. Faltou um "else", ali. Sem o else, sempre que ele dropar o loot1, ele dropará TAMBÉM o loot2.
Ah, e com o else, o loot2 terá (23-10)=13% de chance de aparecer. Desconsiderando o erro do "irandom".
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Re: Probabilidade/Porcentagem
saim, é sim um problema o uso do irandom, até porque se o valor da porcentagem for quebra da ficará complicado (ex: 1,55)
E eu utilzoo a porcentagem com um a menos no caso de irandom e qndo vou utilizar valores com numeros decimais utilizo random.
E o caso do else, eu naum entendi *---* . Pq o código será lido da seguinte maneira: n?
a varial chance=irandom(100) será um numero entra 0~100
se chance for um valor menor ou igual a 10, tal ação acontece, se não ignora e segue pro próximo no caso o loot2 que se chance ( escrevi errado la em cima kkkkk) for maior que 10 e menor ou igual a 23 (no caso 23-10 = 13%) entao a outra ação acontece *---* agr entendi o else kkkkk. pode-se usar exit tb ?
E eu utilzoo a porcentagem com um a menos no caso de irandom e qndo vou utilizar valores com numeros decimais utilizo random.
E o caso do else, eu naum entendi *---* . Pq o código será lido da seguinte maneira: n?
a varial chance=irandom(100) será um numero entra 0~100
se chance for um valor menor ou igual a 10, tal ação acontece, se não ignora e segue pro próximo no caso o loot2 que se chance ( escrevi errado la em cima kkkkk) for maior que 10 e menor ou igual a 23 (no caso 23-10 = 13%) entao a outra ação acontece *---* agr entendi o else kkkkk. pode-se usar exit tb ?
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Re: Probabilidade/Porcentagem
Faz tudo sentido. Gravado na memória.if irandom(2) < 1 - você terá true pra 1 dos 3 (0, 1 e 2) resultados possíveis
@FlyAway
0 a 100 são 101% de chances.
Não se deve usar "<=" porque aumenta a chance em 1% ja que de 0 a 10 dá 11 possibilidades.
Re: Probabilidade/Porcentagem
Sim, por isso citei acima que nos códigos que utilo irandom eu colocoum a menos doque quero .
Mas ainda sim o uso do irandom é perigoso, mtas vezes vc se passa por detalhes, isso ja me aconteceu *---*
Mas ainda sim o uso do irandom é perigoso, mtas vezes vc se passa por detalhes, isso ja me aconteceu *---*
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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