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Criação de um jogo educativo relacionado ao Inglês

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Mensagem por weslley_unemat Qui 25 Out 2012, 17:38

Olá a todos.

Sou novo no forum e no mundo do GM. Estou tendo que criar um jogo educativo para a faculdade e estou tendo dificuldades.
Gostaria que alguem pudesse tirar algumas duvidas. Tive duas ideias para jogos:

1º : Jogo em que vão caindo frutas ou objetos e eu devo clickar no objeto conforme em um placar acima.
Obs: o nome do objeto ou fruta estará em inglês, e caso o jogador clique no errado, ele perde uma vida. Conforme
fosse avançando, o nome no placar mudaria e a velocidade que os objetos caem também (para ir dificultando). Clickando nos objetos corretos,
a pontuação iria se acumulando.

2º: Jogo da memória com cartas contendo frutas ou objetos e seus respectivos nomes em inglês. O restante seria conforme
um jogo da memória tipico.

Estas são minha ideias iniciais, gostaria que alguem me indicasse a mais simples de ser realizado, e se possível, os passos básicos para tal. Se alguem tiver
alguma ideia relacionada a educação infantil e que seja simples de ser criado, ficarei muito agradecido também.
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Mensagem por Guisão Qui 25 Out 2012, 19:31

Bem vindo ao forum primeiramente Weslley, gostaria de lhe dizer que ambas suas idéias são simples e serem executadas e precisam somente do conhecimento básico/médio de GML (a linguagem de programação do Game Maker).

Infelizmente desconheço algum tutorial especifico para estes dois jogos em especial, porém acompanhando uma aula como a do Reddragon você irá conseguir criar estes jogos sozinho, tirando todas suas dúvidas aqui no forum, é claro!
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Mensagem por felipe.fonsecadepaula Qui 25 Out 2012, 22:07

bom, o seu primeiro jogo eu fiz um exatamente igual a ele, mas ao inves de frutas eram bolas coloridas que caiam..heheheeh

A programacao pra esse tipo de jogo é extremamente simples, fiz ele em 1 semana. A parte mais chata no seu caso sera desenhar varios tipos de frutas diferentes.

Jogo da memoria eh ainda mais facil de programar.... nunca tentei fazer, mas nao eh dicil, pois a unica coisa que tem q fazer eh gerar cartas aleatorias para que nao fiquem o tempo todo no mesmo lugar e todas as cartas devem ser enumeradas com uma variavel e cartas iguais terao essa variavel com o mesmo valor, de forma que quando vc clicar em duas cartas vc possa saber se sao iguais ou nao...
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Mensagem por saim Sex 26 Out 2012, 08:30

O jogo da memória é um pouco mais complicado que o felipe.fonsecadepaula disse, mas bem possível de ser feito. A complicação consiste em impedir o jogador de sair clicando em mais cartas (quando já houverem duas cartas abertas) e alternar as jogadas entre um jogador e outro. Pra isso, usa-se um objeto controlador, que permite/proíbe virar as cartas, usa um alarme pra mostrar as cartas por um tempo antes de verificar se a jogada teve sucesso e alterna o jogador atual.
Mas se você é iniciante, sugiro tentar o jogo da fruta caindo, lembrando de limitar a velocidade máxima, pro jogo não ficar impossível.

Pro game design, recomendo usar muitos sons. Meu menino não sabe ler, mas joga uns pequenos puzzles pra iPad numa boa. Eles têm uma dublagem muito constante (e muito chata, na verdade), que, com o tempo, começa a fazer sentido mesmo pra quem não sabe inglês.
Pra eventos muito repetitivos, frases rápidas ("good", "right!", "that's it" ou "sorry", "wrong") e, pra eventos mais raros, palavras ou frases maiores ("wonderful", "great job!" ou "try harder next time"). Se der pra MOSTRAR os textos junto com os sons, tanto melhor.
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Mensagem por felipe.fonsecadepaula Sex 26 Out 2012, 14:09

na verdade essa de impedir de virar as cartas eh uma parte simples do jogo, usando um if e um contador de quantidade de cartas viradas ja da para impedir que mais de 2 cartas sejam viradas...como eu disse, um jogo da memoria eh simples, podendo fazer em poucos dias... e nao precisa de alarme, pois ao virar a segunda carta o jogo tem q excluir as duas se forem iguais ou vira-las novamente se forem diferentes. Oq tambem é facil de programar.
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Mensagem por weslley_unemat Sex 26 Out 2012, 14:32

Muito obrigado a todos que comentaram.

Referente ao jogos, ontem li o tutorial do reddragon, muito bom por sinal e percebi que a linguagem GML (assim como qualquer linguagem) exige um mínimo de tempo e dedicação para aprender. São exatamente estes meus problemas. Tenho que criar este jogo para terça, máximo quarta. Estou estagiando (aplicando aulas) e o maldito do tempo não sobra. A ideia das frutas caindo poderia ser realizada sem programação e scripts? Apenas com o clique e arraste do GM? Referente ao que o saim disse, um jogo puzzle caberia nessa possibilidade de facilitar mais ainda, ou ja é mais complicado do que as frutas caindo?
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Mensagem por weslley_unemat Sex 26 Out 2012, 14:51

saim, algum site onde eu possa obter estes sons prontos?
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Mensagem por leyon2.0 Sex 26 Out 2012, 16:27

bem se vc quiser criar aquela das frutas que cai

e muito simples (mas acho que vc não saberia mecher com variaveis ne?)
bom pessa uma pro guitar master neste topico aki https://gmbr.forumeiros.com/t23722-quem-quer-uma-engine-e-de-que?highlight=quem+quer eu acho que entorno de 2 h ele respondera descreva detalhadamente o que vc quer e ele te da ma engine bem trabalhada!
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Mensagem por saim Sex 26 Out 2012, 16:56

weslley_unemat escreveu:saim, algum site onde eu possa obter estes sons prontos?

De cara, assim, acho que tem. Mas é um tiro no escuro. Sites com recursos sonoros existem aos borbotões e muitos deles oferecem frases do tipo. Mas a maioria é voltada pra outros fins, diferentes da produção de games, então não posso prometer nada.
Olha, pra terça-feira, sugiro abandonar a idéia da pesquisa. Coloque a engine funcionando e apresente, só com texto escrito mesmo. Depois, com tempo, faça o jogo completo.

Pra procurar por sites com sons, digite termos como "sound resources", "sound fx", "sound effects". Tem muita coisa de graça por aí.
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Mensagem por weslley_unemat Sex 26 Out 2012, 17:37

leyon2.0, eu entendo de variaveis relacionadas a programação (C, PHP, Java) e pelo que vi a linguagem GML não parece ser complexa, mas a questão, como disse anteriormente, é a falta de tempo para aprende-la. Se não for algo complexo, e você poder me informar alguns passos básicos, agradeceria. Comecei a criar as sprites e objetos, coloquei frutas, diamantes (vão ter pontuação mais alta), flechas (perde saude) e bombas (perde life). A ideia está toda na minha cabeça, e parece tão simples, mas na hora de colocar no GM, trava tudo. kkkkk
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Mensagem por leyon2.0 Sex 26 Out 2012, 17:52

olha a esiste o indice de tutoriais no forum :https://gmbr.forumeiros.com/t18692-indice-de-tutoriais

de uma olhada o que for var,vars,variaveis você clicka sugiro ler bastamte !

uma semana hum... leia já pois se vc pega as manhas vc pode cria um jogo fabuloso

tambem veja draw, la no indice de tutorias tambem pra desenhar a palavra tipo maçã , ja pra escolher um sistema de variação (pra não ficar as mesmas palavras digo frutas sugiro esse tutorial : https://gmbr.forumeiros.com/game-maker-f36/aula-2-introducao-em-gml-variaveis-t5116.htm)


mais duvidas?
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