GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

3 participantes

Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por BrunoSA Seg 22 Out 2012, 22:41

Ola amigos membros do GMBR,

Preciso de ajuda. Não consigo programar um inimigo que persiga com eficacia o obj_player, que consiga pular blocos, etc.

Também, existe outro impasse, preciso que quando o obj_player pule esse obj_inimigo, o obj_inimigo deslize um pouco antes de mudar de direção.

Exemplo:
Inimigo vem em minha direção, eu pulo por cima dele e ele desliza um pouco antes de voltar a me perseguir.

Desde já, agradeço.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por vini_gd Ter 23 Out 2012, 13:21

Cara
Essa é só a parte pra seguir o obj_player

Pra ele(obj_inimigo) pular os blocos é simples

No evento Step dele

if(speed>0 and place_meeting(x+2,y,obj_bloco) or place_meeting(x-2,y,obj_bloco))
//se a velocidade for maior que 0 e estiver colidindo com o objeto bloco1 a 2 pixels a direita o 2 pixel a esquerda
{
move_contact_solid(90,40);
//move o objeto na direção 90(pra cima) 40 pixels(que é a altura que eu quero que ele pule
}

if(point_distance(x,y,obj_player.x,obj_player.y)<250)
//se a distancia entre o x e y do dois for menor que 250
{
speed = 1.5;
//esta parte e para direcionar o sprite


if(x<obj_play.x)
{
direction = 0;// 0 = direita
sprite_index = spr_direita;// obs: esse é o nome da minha sprite
}
if(x>obj_play.x)
{
direction = 180;// 180 =esquerda;
sprite_index = spr_esquerda;
}
}
vini_gd
vini_gd

Data de inscrição : 02/09/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 66
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por Thiago_o_programador Ter 23 Out 2012, 13:42

Para a segunda duvida basta no lugar de usar valores absolutos, usar var's, no create coloque:
Código:
vel=0;acel=0
STEP:
Código:
if obj_player.x>x {if vel<6 acel=.5;else acel=0}else{if vel>-6 acel=-.5;else acel=0}
END STEP:
Código:
vel+=acel
x+=vel

flw's!
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por BrunoSA Ter 23 Out 2012, 18:09

Ola,

Primeiramente gostaria de agradece-los pela rapidez na resposta.
Funcionou muito bem, apliquei ambos os codes, porem tive outro problema.
Agora o obj me segue sempre e não colide com as paredes.

Segue o code
Código:
//gravidade
if place_free(x,y+2)
{vspeed=1 hspeed=0}
else
{vspeed=0}



if(point_distance(x,y,obj_player.x,y)<250)
//se a distancia entre o x e y do dois for menor que 250
{
if obj_player.x>x {if vel<6 acel=.5;else acel=0 sprite_index=spr_cupcakr_andando }else{if vel>-6 acel=-.5;else acel=0 sprite_index=spr_cupcakr_andando_esquerda}

//esta parte e para direcionar o sprite


if(x<obj_player.x)
{
direction = 0;// 0 = direita
sprite_index = spr_cupcakr_andando;// obs: esse é o nome da minha sprite
}
if(x>obj_player.x)
{
direction = 180;// 180 =esquerda;
sprite_index = spr_cupcakr_andando;
}
}

Desde já, agradeço.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por vini_gd Ter 23 Out 2012, 22:13

Faltou esse código:

Que faz o objeto pular sempre que colidir com o objeto bloco

Código:
if(speed>0 and place_meeting(x+2,y,obj_bloco) or place_meeting(x-2,y,obj_bloco))
//se a velocidade for maior que 0 e estiver colidindo com o objeto bloco1 a 2 pixels a direita o 2 pixel a esquerda
{
move_contact_solid(90,40);
//move o objeto na direção 90(pra cima) 40 pixels(que é a altura que eu quero que ele pule
}

E o objeto te segue sempre por causa deste trecho aqui.

Código:
if(point_distance(x,y,obj_player.x,y)<250)

Se a distancia for menor que 250 ele vai te seguir
é só diminuir o valor ex: 100 // vai te seguir sempre que estiver a menos de
100 pixels.
vini_gd
vini_gd

Data de inscrição : 02/09/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 66
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por Thiago_o_programador Qua 24 Out 2012, 18:22

E só completando, em uma parede que você não quiser que ele pule, apenas pare, use:
Código:
obj= //nome do objeto que se está colidindo
  x = xprevious;
  y = yprevious;
  if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj))
    { x += hspeed; exit;}
 if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj))
    { y += vspeed; exit;}
  speed = 0
  vel=0

Flw's!
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por BrunoSA Qua 24 Out 2012, 19:03

Ola pessoal,

Mesmo assim ele continua a atravessar os blocos.
Desconfio que seja seja devido á aceleração dele.
Segue o codigo
Código:


if(speed>0 and place_meeting(x+2,y,obj_pedra) or place_meeting(x-2,y,obj_pedra))
//se a velocidade for maior que 0 e estiver colidindo com o objeto bloco1 a 2 pixels a direita o 2 pixel a esquerda
{
move_contact_solid(90,40);
//move o objeto na direção 90(pra cima) 40 pixels(que é a altura que eu quero que ele pule
}

if(point_distance(x,y,obj_player.x,obj_player.y)<250)
//se a distancia entre o x e y do dois for menor que 250
{
speed = 1.5;
//esta parte e para direcionar o sprite


if(x<obj_player.x)
{
direction = 0;// 0 = direita
sprite_index = spr_cupcakr_andando;// obs: esse é o nome da minha sprite
}
if(x>obj_player.x)
{
direction = 180;// 180 =esquerda;
sprite_index = spr_cupcakr_andando_esquerda;
}
}
if obj_player.x>x {if vel<6 acel=.5;else acel=0}else{if vel>-6 acel=-.5;else acel=0}

obj=obj_pedra //nome do objeto que se está colidindo
  x = xprevious;
  y = yprevious;
  if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj))
    { x += hspeed; exit;}
 if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj))
    { y += vspeed; exit;}
  speed = 0
  vel=0
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)] Empty Re: Obj_inimigo seguir personagem. Atrito. [game 2d(estilo Mario Brs.)]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos