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Usando Recursos Pro do GM na Versão Lite do GM

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Mensagem por Kevin Ter 18 Nov 2008, 20:08

postem aqui perguntas dos efeitos da versão pro!
responderei se posível! membros que tenham o GM PRO ajudem tbm Happy
se quiser fazer um efeito da versão PRO para a Lite também postem aqui! verei que posso fazer, se consigo passar para a versão LITE!!!

OBS:. Geralmente passar um código da versão PRO para a versão LITE não sai (igual da versão PROmas fica muito parecido)! Geralmente você terá que mexer muito com sprites e também com efeitos grandes oO.

só que tudo se dá um jeito!...

Perguntem... Please...

_______________________________________________________________________

Cursor

Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...

Sprite

1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!

Objecto

1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º coloque o sprite dele com do cursor(o sprite aew de cima que você criou!)
3º no CREAT coloque o efeito JUMP TO POSITION e no x e y dele coloque assim:
X = mouse_x
Y = mouse_y
4º no STEP e no END STEP a mesma coisa!!!
5º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
6º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!

OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!


Dúvidas é só perguntar
________________________________________________________________________
Cursor 2

Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...

Sprite

1º Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
2º Crie a figura e o GIF do cursor!
3º Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!

Objecto

1º Crie um Objecto e o nomeie como cursor!
2º Crie um DRAW e coloque o seguinte código:
draw_sprite(NOME DO SPRITE DO CURSOR,AQUI VOCÊ COLOCA 0(ZERO) SE CASO O SPRITE NÃO TIVER MOVIMENTAÇÃO/MAS SE O SPRITE TIVER MOVIMENTAÇÃO E VOCÊ QUISER POR COLOQUE -1,mouse_x,mouse_y)
3º va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
4º Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!

OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!


Dúvidas é só perguntar

este aqui é mais simples
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Mensagem por Young_Hero Dom 08 Fev 2009, 23:45

Tem como (por códigos ou não) fazer o seguinte:

Você tem o cursor do mouse normal lá, dai quando você bota uma opção no seu menu, o ponteiro do mouse muda, como se fosse uma magia para ser soltada com o mouse.

tem como?
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Mensagem por Kevin Seg 16 Fev 2009, 22:58

Young_Hero escreveu:Tem como (por códigos ou não) fazer o seguinte:

Você tem o cursor do mouse normal lá, dai quando você bota uma opção no seu menu, o ponteiro do mouse muda, como se fosse uma magia para ser soltada com o mouse.

tem como?

1º desculpe por demorar para responder...

e bem... tem como você explicar melhor?

Tipo tu que mais ou menos assim:

to com o mouse normal... dae eu vou em cima de alguma objeto, por o mouse ir por cima do objeto ele muda de cursor, e quando clicar no objeto troca para um outro cursor

Bem...

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Mensagem por Young_Hero Ter 17 Fev 2009, 11:23

Imagina assim:
É um jogo de RPG, tem o personagem principal que é controlado pelo teclado, mas ele solta magias com o mouse...

Mas ai como saber se eu vou soltar a magia de fogo ou a de gelo?

Daí eu faço um seguinte menu:

_____
|Gelo|
|Fogo|
|____|

Quando eu clicar no "Gelo" a seta original do mouse sai e entra uma seta que seja um floco de neve (ou outra coisa qualquer) e quando eu clicar nos inimigos tem que congela-los.

E quando eu clicar no "Fogo", a seta vira uma chama e quando clicar nos inimigos tem que queima-los entende?


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Mensagem por Froidz Ter 17 Fev 2009, 11:33

Bem simples, crie uma variável em qualquer objeto para identificar o poder:

Código:
global.poder=1 //Inicia com o poder do gelo

Agora, no evento step que você adiciona sprite ao mouse, faz assim:

Código:
if global.poder=1
{
//Mudar a seta do mouse para o floco de neve
}

if global.poder=2
{
//Mudar a seta do mouse para uma chama
}

Espero ter ajudado.
Valeu! o/
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Mensagem por Young_Hero Dom 22 Fev 2009, 22:13

Como muda o Sprite em código?
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Mensagem por Janx Seg 23 Fev 2009, 00:44

Young_Hero,
evite escrever a mensagem toda colorida, parece estar querendo chamar atençao.
Nao use outros topicos para fazer suas perguntas.



mudar o sprite usa:

sprite_index = nome_do_sprite
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Mensagem por CPinheiro Seg 23 Fev 2009, 06:25

Olha, tem que ter MUITO cuidado com as transições do Game Maker desse cursor aí. Se você usar o Fad-in do 7.0 mesmo, o cursor que deveria ficar por cima de tudo é "fad" também. Sem falar que você terá que colocar o objeto do cursor em todas as rooms.
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Mensagem por Hitsugaya26 Sex 13 Mar 2009, 06:36

ai eu keria saber se ten como criar vida pro inimigos no Lite se der porfavor mandem um mp ou por aki mesmo o code tnkx
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Mensagem por Janx Sex 13 Mar 2009, 13:17

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Mensagem por doug_maker Qua 18 Mar 2009, 19:58

mt obrigado era o que eu tava precisando
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