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Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
4 participantes
Página 1 de 1
Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
Olá amigos, muito tempo não apareço por aqui né? Ando com muito pouco tempo, estudo de manhã e de noite e trabalho à tarde, nem no fim de semana tenho tempo, pois aí uso pra curtir e tals.. kkk Tenho arrumado um tempinho pra desenvolver um jogo de um jeito que eu nunca tinha tentado, e tenho encontrado dificuldades com a inteligência artificial, quanto ao tiro. Uma imagem do jogo:
Bom.. Tá bem primitivo ainda.. kkk
O que eu quero é que o tiro parta em parábola do inimigo até o personagem, considerando que há fatores como velocidade do tiro, direção e gravidade que também influenciam. E eu já tentei por torricelli.. Estranhamente não dá.. ;S
Me ajudam? (=
Bom.. Tá bem primitivo ainda.. kkk
O que eu quero é que o tiro parta em parábola do inimigo até o personagem, considerando que há fatores como velocidade do tiro, direção e gravidade que também influenciam. E eu já tentei por torricelli.. Estranhamente não dá.. ;S
Me ajudam? (=
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Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
Aqui tem uma engine do pedro :
https://gmbr.forumeiros.com/t15335-acertar-alvo-com-tiro-parabolico?highlight=Tiro+parab%F3lico
Era isso?
https://gmbr.forumeiros.com/t15335-acertar-alvo-com-tiro-parabolico?highlight=Tiro+parab%F3lico
Era isso?
Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
Ah! Need já resolveu se quiser ver, vai aprende um pouco mais de física, rsrsrs:
- Spoiler:
- Com um tiro normal só iriamos considerar a velocidade do tiro, Já um tiro com efeito da gravidade colocaríamos no step y-=0.5, já com + o efeito do vento nos faze riamos a mesma coisa mas colocaríamos uma deslocação de acordo com a direção do vento... Agora parábola é a mesma coisa! nós esquecemos que o efeito de gravidade já faz esse movimento imagine o erre meço de uma bola de basquete a cesta o angulo e a força levariam a bola ao teto se não existisse o efeito da gravidade.
Então o que deve fazer aplicar o efeito da gravidade que te falei é o angulo do tiro você adiciona para que faça esse efeito de "Arco". Mas como o NPC vai acerta o player? A não tinha pensado nisso rsrsrs com a gravidade e adição do angulo o trajeto vai variar (Mas não muito) o NPC vai acertar o player na SORTE!
Alguém tem uma resposta melhor por que ate eu estou curioso agora! rsrsrs...
Última edição por Witen em Sex 12 Out 2012, 09:16, editado 1 vez(es)
Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
Eu já tinha visto e de fato me ajudou, but, se o algo for posicionado à esquerda do personagem, ele não é acertado.. x.x
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Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
@Witen só corrigindo, O Need =P
@·ßieL mecha nas variáveis e estude a engine, é fácil arrumar isso. Agora tenho que ir, amanha te ajudo.
@·ßieL mecha nas variáveis e estude a engine, é fácil arrumar isso. Agora tenho que ir, amanha te ajudo.
Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
Acerta em qualquer direção. Eu tinha feito 4 exemplos, só que você deve ter visto só um deles.
Aqui o link: http://sdrv.ms/OnPJ8N
Aqui o link: http://sdrv.ms/OnPJ8N
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
@Pedro Eu vi todos sim, e especialmente o 4 (cujo link me passas). O que acontece é que quando o alvo é movido até atrás do personagem (
Pronto, achei a solução.
curva_tiro
Antes:
Ainda não está resolvido pois preciso implementar no jogo!
- Código:
x.alvo<x.personagem
Pronto, achei a solução.
curva_tiro
Antes:
- Código:
//script(obj_bullet, obj_target, bullet hspeed, gravity)
var t, i;
t=(argument1.x-x)/(argument2-argument1.hspeed);
i=instance_create(x,y,argument0);
i.hspeed=argument2;
i.vspeed=(-0.5*argument3*t)+argument1.vspeed+(argument1.y-y)/t;
i.gravity=argument3;
- Código:
//script(obj_bullet, obj_target, bullet hspeed, gravity)
var t, i, h;
if x<argument1.x h=1 else h=-1.
t=(argument1.x-x)/(argument2-argument1.hspeed);
i=instance_create(x,y,argument0);
i.hspeed=argument2*h;
if t=0 t=1 // editei aqui, pois se posicionarmos o alvo à 90º, o t ficava 0 e o GM dava erro de dividir por 0..
i.vspeed=((-0.5*argument3*t)+argument1.vspeed+(argument1.y-y)/t)*h;
i.gravity=argument3;
Ainda não está resolvido pois preciso implementar no jogo!
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
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