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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Pequena duvida :I
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Pequena duvida :I
Estou criando um jogo estilo 8-bits mais algo esta me adiando o termino do projeto. Os sons, de alguma maneira, estão dando uma brusca queda de FPS do jogo. Tornando um pouco lento e travando. Atualmente os sons estão no formato .WAV, mais já tentei converte-los para .MP3 mais o som assim não carrega. Fica tudo mudo...
Enfim. Quando ha muitos sons ao mesmo tempo no jogo, ele da umas travadinhas, nada muito grave, mais que estão me perturbando. O jogo está praticamente pronto e, talvez e breve eu posto ele aqui.
Valeu galera.
EDIT: Acho que postei em uma área errada. Estou criando o jogo no GM8. Se algum MOD poder mover para mim
Enfim. Quando ha muitos sons ao mesmo tempo no jogo, ele da umas travadinhas, nada muito grave, mais que estão me perturbando. O jogo está praticamente pronto e, talvez e breve eu posto ele aqui.
Valeu galera.
EDIT: Acho que postei em uma área errada. Estou criando o jogo no GM8. Se algum MOD poder mover para mim
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Re: Pequena duvida :I
Deixe em .wav ou .mid, faça o seguinte, crie uma pasta chamada Data na mesma pasta do seu jogo, dentro dela crie uma pasta chamada Sons e lá salve todos os sons do seu jogo.
Agora crie uma room antes de tudo, antes de menu de apresentação, será a room controle, coloque no creation code dela :
Espero ter ajudado.
Agora crie uma room antes de tudo, antes de menu de apresentação, será a room controle, coloque no creation code dela :
- Código:
//Sounds
sound_replace(nome_do_som,"Data/Sounds/nome_do_som.wav",0,0)
room_goto_next();
Espero ter ajudado.
Re: Pequena duvida :I
Need 90 escreveu:Deixe em .wav ou .mid, faça o seguinte, crie uma pasta chamada Data na mesma pasta do seu jogo, dentro dela crie uma pasta chamada Sons e lá salve todos os sons do seu jogo.
Agora crie uma room antes de tudo, antes de menu de apresentação, será a room controle, coloque no creation code dela :Faça esse código para todos os sons, deixe os sons criados só que sem arquivos de som carregados nele (por exemplo, crie um novo arquivo de som e só edite o nome);
- Código:
//Sounds
sound_replace(nome_do_som,"Data/Sounds/nome_do_som.wav",0,0)
room_goto_next();
Espero ter ajudado.
Vlw. Vou tentar isso agora
EDIT: Infelizmente não deu certo :\. Na verdade ficou tudo mudo.
É estranho que nas configurações dos sons, eu não consigo utilizar nenhuma opção além da "Use media player". Caso o contrario, o som simplesmente não toca.
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Re: Pequena duvida :I
mas se você só consegue usar essa opção é porque você está usando arquivos .mp3 pois eles são 1 dos únicos se não o único que usa essa configuração.
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Re: Pequena duvida :I
voce ta usando como "multimedia player"esse metodo chama um programa externo(o multimedia player,troque para "normal sound",ou se for fundo musical,use a opição "background music",como foi dito antes,use o formato wav ou mid ,não tem problemas não,se estiver travando,verifique se a musica esta sendo chamada num evento que não seja os step ,já que esse evento chamaria a musica inumeras vezes,outro fator é sempre cuidar se a musica esta sendo tocada uma unica vez,eu nesses casos uso o seguinte comando:
assim não tera perigo do som estar tocando mais de uma vez e evitaria o risco de travamento ,qualquer coisa verifique o tamanho da musica que voce esta usando,falou ;)
- Código:
if !sound_play(nome_do_som) sound_loop(nome_do_som)
assim não tera perigo do som estar tocando mais de uma vez e evitaria o risco de travamento ,qualquer coisa verifique o tamanho da musica que voce esta usando,falou ;)
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Re: Pequena duvida :I
JoaoVanBlizzard escreveu:voce ta usando como "multimedia player"esse metodo chama um programa externo(o multimedia player,troque para "normal sound",ou se for fundo musical,use a opição "background music",como foi dito antes,use o formato wav ou mid ,não tem problemas não,se estiver travando,verifique se a musica esta sendo chamada num evento que não seja os step ,já que esse evento chamaria a musica inumeras vezes,outro fator é sempre cuidar se a musica esta sendo tocada uma unica vez,eu nesses casos uso o seguinte comando:
- Código:
if !sound_play(nome_do_som) sound_loop(nome_do_som)
assim não tera perigo do som estar tocando mais de uma vez e evitaria o risco de travamento ,qualquer coisa verifique o tamanho da musica que voce esta usando,falou ;)
Não funcionou. O travamento continua, além do mais não está tocando mais de um som por vez. Quando um toca o outro para. ( O som não esta no Step nem algo do genero. )
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