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Movimentando a Janela pelo Mouse
2 participantes
Página 1 de 1
Movimentando a Janela pelo Mouse
Olá a todos!
Estou tentando implementar a movimentação da room por meio do clique do mouse, assim como fazemos com nossas janelas. Por exemplo, ao pressionar o botão esquerdo do mouse e movimentar para a direita, a janela se movimente para a direita tendo como base a posição do mouse.
Dentre as várias tentativas, os maiores problemas se relacionam a um "tremor" esquisito que ocorre sobre a room quando eu clico com o mouse sobre ela, como se a posição de clique fosse imprecisa.
Já tentei implementar usando cálculo vetorial, mas devido a esse tremor na tela, não estou conseguindo obter os resultados e a movimentação da janela desejados
É importante ressaltar que a minha aplicação não contém aquela barra onde clicamos para movimentar a janela e fechar o jogo
Segue abaixo o meu código que movimenta a room por meio do clique do mouse (inserido em step):
Observem que a velocidade com que movimento a janela segue um fator constante, e esse fator é 1, pois se eu inserir um valor > que 1 o tremor da janela se torna evidente. O certo seria fazer a janela acompanhar a velocidade de movimentação do mouse, mas as coordenadas do mouse e as coordenadas da janela não seguem uma lógica semelhante, causando ainda mais bugs pra movimentação.
Alguém pode me ajudar nesse dilema?
Estou tentando implementar a movimentação da room por meio do clique do mouse, assim como fazemos com nossas janelas. Por exemplo, ao pressionar o botão esquerdo do mouse e movimentar para a direita, a janela se movimente para a direita tendo como base a posição do mouse.
Dentre as várias tentativas, os maiores problemas se relacionam a um "tremor" esquisito que ocorre sobre a room quando eu clico com o mouse sobre ela, como se a posição de clique fosse imprecisa.
Já tentei implementar usando cálculo vetorial, mas devido a esse tremor na tela, não estou conseguindo obter os resultados e a movimentação da janela desejados
É importante ressaltar que a minha aplicação não contém aquela barra onde clicamos para movimentar a janela e fechar o jogo
Segue abaixo o meu código que movimenta a room por meio do clique do mouse (inserido em step):
- Código:
{
mousePos[0] = mouse_x;
mousePos[1] = mouse_y;
factor[0] = 0;
factor[1] = 0;
FACTOR = 1;
if((mouse_check_button(mb_left)) && ((mouseLastPos[0] != mousePos[0]) || (mouseLastPos[1] != mousePos[1]))){
if(mouseLastPos[0] - mousePos[0] > 0)
factor[0] = -FACTOR;
else if(mouseLastPos[0] - mousePos[0] < 0)
factor[0] = FACTOR;
else
factor[0] = 0;
if(mouseLastPos[1] - mousePos[1] > 0)
factor[1] = -FACTOR;
else if(mouseLastPos[1] - mousePos[1] < 0)
factor[1] = FACTOR;
else
factor[1] = 0;
windowPos[0] += factor[0];
windowPos[1] += factor[1];
mouseLastPos[0] = mousePos[0] + factor[0];
mouseLastPos[1] = mousePos[1] + factor[1];
window_set_position(windowPos[0],windowPos[1]);
}
}
Observem que a velocidade com que movimento a janela segue um fator constante, e esse fator é 1, pois se eu inserir um valor > que 1 o tremor da janela se torna evidente. O certo seria fazer a janela acompanhar a velocidade de movimentação do mouse, mas as coordenadas do mouse e as coordenadas da janela não seguem uma lógica semelhante, causando ainda mais bugs pra movimentação.
Alguém pode me ajudar nesse dilema?
PODEROS ARAN- Data de inscrição : 16/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Re: Movimentando a Janela pelo Mouse
Fiquei uns 15 minutos Tentando Resolver seu Problema, afinal era algo que eu ainda não tinha tentedo, e Consegui Resolvelo, mas não está perfeito, mas esta bem melhor e Funcional.
Coloque este Code no STEP:
Coloque este Code no STEP:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{winpox=window_get_x() winpoy=window_get_y()}
if (mouse_check_button(mb_left)){
winpox+=window_mouse_get_x()-xmouseprevious
winpoy+=window_mouse_get_y()-ymouseprevious
window_set_position(winpox,winpoy)
}
- Código:
xmouseprevious=window_mouse_get_x()
ymouseprevious=window_mouse_get_y()
Re: Movimentando a Janela pelo Mouse
Cara, você mostrou em sua solução o comando que eu estava procurando para resolver o problema:
window_mouse_get_*
É isso ai. Como havia falado na descrição, movimentar a janela com um fator acima de 1 fazia com que toda a tela tremesse. Por isso, acabei desistindo de uma abordagem semelhante à sua de calcular o vetor de deslocamento da posição do mouse e a posição da janela.
Porém, parece que o pessoal do Game Maker tinha consciência desse problema e implementaram essa window_mouse para resolver essa inconsistência. E eu já havia gasto uma quantidade imensa de tempo tentando converter o sistema de coordenadas do mouse no game maker de uma forma que coincidisse com a posição do mouse oferecida pelo sistema operacional.
Mas é isso ai, obrigado pela resposta
window_mouse_get_*
É isso ai. Como havia falado na descrição, movimentar a janela com um fator acima de 1 fazia com que toda a tela tremesse. Por isso, acabei desistindo de uma abordagem semelhante à sua de calcular o vetor de deslocamento da posição do mouse e a posição da janela.
Porém, parece que o pessoal do Game Maker tinha consciência desse problema e implementaram essa window_mouse para resolver essa inconsistência. E eu já havia gasto uma quantidade imensa de tempo tentando converter o sistema de coordenadas do mouse no game maker de uma forma que coincidisse com a posição do mouse oferecida pelo sistema operacional.
Mas é isso ai, obrigado pela resposta
PODEROS ARAN- Data de inscrição : 16/12/2011
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