GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Movimentando a Janela pelo Mouse

2 participantes

Ir para baixo

Movimentando a Janela pelo Mouse Empty Movimentando a Janela pelo Mouse

Mensagem por PODEROS ARAN Qui 11 Out 2012, 15:39

Olá a todos!

Estou tentando implementar a movimentação da room por meio do clique do mouse, assim como fazemos com nossas janelas. Por exemplo, ao pressionar o botão esquerdo do mouse e movimentar para a direita, a janela se movimente para a direita tendo como base a posição do mouse.

Dentre as várias tentativas, os maiores problemas se relacionam a um "tremor" esquisito que ocorre sobre a room quando eu clico com o mouse sobre ela, como se a posição de clique fosse imprecisa.

Já tentei implementar usando cálculo vetorial, mas devido a esse tremor na tela, não estou conseguindo obter os resultados e a movimentação da janela desejados

É importante ressaltar que a minha aplicação não contém aquela barra onde clicamos para movimentar a janela e fechar o jogo

Segue abaixo o meu código que movimenta a room por meio do clique do mouse (inserido em step):

Código:

{
  mousePos[0] = mouse_x;
  mousePos[1] = mouse_y;
  factor[0] = 0;
  factor[1] = 0;
 
  FACTOR = 1;
 
  if((mouse_check_button(mb_left)) && ((mouseLastPos[0] != mousePos[0]) || (mouseLastPos[1] != mousePos[1]))){
    if(mouseLastPos[0] - mousePos[0] > 0)
      factor[0] = -FACTOR;
    else if(mouseLastPos[0] - mousePos[0] < 0)
      factor[0] = FACTOR;
    else
      factor[0] = 0;
     
    if(mouseLastPos[1] - mousePos[1] > 0)
      factor[1] = -FACTOR;
    else if(mouseLastPos[1] - mousePos[1] < 0)
      factor[1] = FACTOR;
    else
      factor[1] = 0;
     
    windowPos[0] += factor[0];
    windowPos[1] += factor[1];
    mouseLastPos[0] = mousePos[0] + factor[0];
    mouseLastPos[1] = mousePos[1] + factor[1];
   
    window_set_position(windowPos[0],windowPos[1]);
  }
}

Observem que a velocidade com que movimento a janela segue um fator constante, e esse fator é 1, pois se eu inserir um valor > que 1 o tremor da janela se torna evidente. O certo seria fazer a janela acompanhar a velocidade de movimentação do mouse, mas as coordenadas do mouse e as coordenadas da janela não seguem uma lógica semelhante, causando ainda mais bugs pra movimentação.

Alguém pode me ajudar nesse dilema?
PODEROS ARAN
PODEROS ARAN

Data de inscrição : 16/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Movimentando a Janela pelo Mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentando a Janela pelo Mouse Empty Re: Movimentando a Janela pelo Mouse

Mensagem por theguitarmester Qui 11 Out 2012, 16:21

Fiquei uns 15 minutos Tentando Resolver seu Problema, afinal era algo que eu ainda não tinha tentedo, e Consegui Resolvelo, mas não está perfeito, mas esta bem melhor e Funcional.

Coloque este Code no STEP:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{winpox=window_get_x() winpoy=window_get_y()}

if (mouse_check_button(mb_left)){


winpox+=window_mouse_get_x()-xmouseprevious
winpoy+=window_mouse_get_y()-ymouseprevious
window_set_position(winpox,winpoy)
}
e este no END STEP:
Código:
xmouseprevious=window_mouse_get_x()
ymouseprevious=window_mouse_get_y()
Vou ver se Mudando algumas ordens ele não fica Perfeito, mas por enquanto, esta aí o que você quer.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2208
Prêmios : Movimentando a Janela pelo Mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentando a Janela pelo Mouse Empty Re: Movimentando a Janela pelo Mouse

Mensagem por PODEROS ARAN Dom 14 Out 2012, 22:15

Cara, você mostrou em sua solução o comando que eu estava procurando para resolver o problema:

window_mouse_get_*

É isso ai. Como havia falado na descrição, movimentar a janela com um fator acima de 1 fazia com que toda a tela tremesse. Por isso, acabei desistindo de uma abordagem semelhante à sua de calcular o vetor de deslocamento da posição do mouse e a posição da janela.

Porém, parece que o pessoal do Game Maker tinha consciência desse problema e implementaram essa window_mouse para resolver essa inconsistência. E eu já havia gasto uma quantidade imensa de tempo tentando converter o sistema de coordenadas do mouse no game maker de uma forma que coincidisse com a posição do mouse oferecida pelo sistema operacional.

Mas é isso ai, obrigado pela resposta
PODEROS ARAN
PODEROS ARAN

Data de inscrição : 16/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Movimentando a Janela pelo Mouse Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimentando a Janela pelo Mouse Empty Re: Movimentando a Janela pelo Mouse

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos