Pequena duvida :I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pequena duvida :I

Mensagem por WillianAssis em Qua 10 Out 2012, 19:04

Estou criando um jogo estilo 8-bits mais algo esta me adiando o termino do projeto. Os sons, de alguma maneira, estão dando uma brusca queda de FPS do jogo. Tornando um pouco lento e travando. Atualmente os sons estão no formato .WAV, mais já tentei converte-los para .MP3 mais o som assim não carrega. Fica tudo mudo...
Enfim. Quando ha muitos sons ao mesmo tempo no jogo, ele da umas travadinhas, nada muito grave, mais que estão me perturbando. O jogo está praticamente pronto e, talvez e breve eu posto ele aqui.
Valeu galera. Smile

EDIT: Acho que postei em uma área errada. Estou criando o jogo no GM8. Se algum MOD poder mover para mim Very Happy

WillianAssis

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 43
Notas recebidas : C - D
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Pequena duvida :I

Mensagem por Need 90 em Qua 10 Out 2012, 19:43

Deixe em .wav ou .mid, faça o seguinte, crie uma pasta chamada Data na mesma pasta do seu jogo, dentro dela crie uma pasta chamada Sons e lá salve todos os sons do seu jogo.

Agora crie uma room antes de tudo, antes de menu de apresentação, será a room controle, coloque no creation code dela :
Código:
//Sounds
sound_replace(nome_do_som,"Data/Sounds/nome_do_som.wav",0,0)
room_goto_next();
Faça esse código para todos os sons, deixe os sons criados só que sem arquivos de som carregados nele (por exemplo, crie um novo arquivo de som e só edite o nome);

Espero ter ajudado.

Need 90

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 787
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Prêmios
   : 0

http://need90games.blogspot.com.br

Mensagem por WillianAssis em Qua 10 Out 2012, 19:45

Need 90 escreveu:Deixe em .wav ou .mid, faça o seguinte, crie uma pasta chamada Data na mesma pasta do seu jogo, dentro dela crie uma pasta chamada Sons e lá salve todos os sons do seu jogo.

Agora crie uma room antes de tudo, antes de menu de apresentação, será a room controle, coloque no creation code dela :
Código:
//Sounds
sound_replace(nome_do_som,"Data/Sounds/nome_do_som.wav",0,0)
room_goto_next();
Faça esse código para todos os sons, deixe os sons criados só que sem arquivos de som carregados nele (por exemplo, crie um novo arquivo de som e só edite o nome);

Espero ter ajudado.

Vlw. Vou tentar isso agora Happy

EDIT: Infelizmente não deu certo :\. Na verdade ficou tudo mudo.
É estranho que nas configurações dos sons, eu não consigo utilizar nenhuma opção além da "Use media player". Caso o contrario, o som simplesmente não toca.

WillianAssis

Mensagem por Need 90 em Qua 10 Out 2012, 20:17

mas se você só consegue usar essa opção é porque você está usando arquivos .mp3 pois eles são 1 dos únicos se não o único que usa essa configuração.

Need 90

Número de Mensagens : 787
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Prêmios

http://need90games.blogspot.com.br

Mensagem por WillianAssis em Qua 10 Out 2012, 20:32

:/

WillianAssis

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 10 Out 2012, 20:51

voce ta usando como "multimedia player"esse metodo chama um programa externo(o multimedia player,troque para "normal sound",ou se for fundo musical,use a opição "background music",como foi dito antes,use o formato wav ou mid ,não tem problemas não,se estiver travando,verifique se a musica esta sendo chamada num evento que não seja os step ,já que esse evento chamaria a musica inumeras vezes,outro fator é sempre cuidar se a musica esta sendo tocada uma unica vez,eu nesses casos uso o seguinte comando:
Código:

if !sound_play(nome_do_som) sound_loop(nome_do_som)

assim não tera perigo do som estar tocando mais de uma vez e evitaria o risco de travamento ,qualquer coisa verifique o tamanho da musica que voce esta usando,falou ;)

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios
   : 1
   : 2

Mensagem por WillianAssis em Qua 10 Out 2012, 21:06

JoaoVanBlizzard escreveu:voce ta usando como "multimedia player"esse metodo chama um programa externo(o multimedia player,troque para "normal sound",ou se for fundo musical,use a opição "background music",como foi dito antes,use o formato wav ou mid ,não tem problemas não,se estiver travando,verifique se a musica esta sendo chamada num evento que não seja os step ,já que esse evento chamaria a musica inumeras vezes,outro fator é sempre cuidar se a musica esta sendo tocada uma unica vez,eu nesses casos uso o seguinte comando:
Código:

if !sound_play(nome_do_som) sound_loop(nome_do_som)

assim não tera perigo do som estar tocando mais de uma vez e evitaria o risco de travamento ,qualquer coisa verifique o tamanho da musica que voce esta usando,falou ;)

Não funcionou. O travamento continua, além do mais não está tocando mais de um som por vez. Quando um toca o outro para. ( O som não esta no Step nem algo do genero. )

WillianAssis

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:42

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: