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3 perguntas simples

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3 perguntas simples

Mensagem por ryder032 em Seg 08 Out 2012, 16:07

Por favor,não desejo ganhar mais uma warning por fazer 3 perguntas (não sei deletar tópicos,então,melhor fazer 3 perguntas SIMPLES em 1 tópico doque 3 perguntas simples em 3 tópicos)
Bom,vamos ás perguntas: (procurei nos tópicos de ajuda,e nada) 1: quero saber como modificar o brilho da tela (quando vai ficando noite,vai alterando até ficar escuro) 2:quero saber como usar grids (o exemplo acima não me ajudou) e 3: como no minecraft,quero usar seu modo de construção (quero apenas por os blocos em ordem no jogo) vlw,pf não me deem warning
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por gabrielsch em Seg 08 Out 2012, 16:22

Calma meu jovem, vamos com calma:

1) Sobre o brilho e outros efeitos do tipo você pode fazer de algumas formas, eu pessoalmente nunca tentei fazer algo do tipo mas acredito que você possa usar surfaces para conseguir o resultado que você deseja.

2) Usar grids? Você quer alinhas os objetos em uma grade correto? Se sim isso é muito simples basta você usar o código em algum evento de um objeto:
Código:
move_snap(tamanho_horizontal, tamanho_vertical)
3) Essa tem haver com a pergunta acima, o modo de construção pode ser feita de varias formas, com menus e sistemas diferentes. Se você tem dificuldade em fazer um sistema assim pergunte algo mais especifico sobre isso.

Flw! sorrindo2
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por ryder032 em Seg 08 Out 2012, 16:38

ok,vlw vou tentar,eee não achei nenhumas ''surface'' rsrs
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por saim em Seg 08 Out 2012, 17:09

1 - Acho que simplesmente escurecer a tela pode ser feito sem surfaces, desenhando um retângulo preto na tela inteira, variando o alpha usado (0 = dia, 1 = noite). Se quiser focos de luz, aí pode ser necessário o uso de surfaces, mesmo. Tem um tutorial na minha assinatura.
2 - Se a dica do move_snap não adiantou, explique melhor o que você quer com as grids.
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por theguitarmester em Seg 08 Out 2012, 18:25

2) você pode criar um move Snap assim tambem:
Código:
x=floor(tamanho_horizontal/x)*tamanho_horizontal
y=floor(tamanho_vertical/x)*tamanho_vertical
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por saim em Ter 09 Out 2012, 08:02

@theguitarmester escreveu:2) você pode criar um move Snap assim tambem:
Código:
x=floor(tamanho_horizontal/x)*tamanho_horizontal
y=floor(tamanho_vertical/x)*tamanho_vertical
Eu até prefiro essa forma, porque te dá maior controle quanto aos arredondamentos (você pode escolher floor, ceil ou round) e ainda te dá a opção de mudar a posição da origem da grid, subtraindo uma constante antes da divisão e somando-a novamente depois da multiplicação.

Código:
x=floor((tamanho_horizontal-constante)/x)*tamanho_horizontal+constante
y=floor((tamanho_vertical-constante)/y)*tamanho_vertical+constante
Tem uma correçãozinha quanto ao eixo y, também.
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por ryder032 em Ter 09 Out 2012, 13:29

Vlw galera,mas,o que são surfaces,e como usa-las? e saim vou ver seu tutorial
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Re: 3 perguntas simples

Mensagem por saim em Qua 10 Out 2012, 08:55

Surfaces são telas virtuais que você não vê. Bom, nem sempre. Se quiser, tem como mostrar uma surface. Mas não é necessário vê-las pra usá-las.

Funcionam assim: você pára de desenhar na tela (surface) principal, aquela que é mostrada no monitor, e passa a desenhar numa tela que você criou.
Nela você desenha o que quiser (usando as funções normais de desenho). Pode desenhar usando sprites, backgrounds, as funções normais de draw mesmo, tem muita coisa pra fazer, muita possibilidade. Aí, depois de desenhar, você volta pra tela principal, que é pro jogo continuar aparecendo na tela.
A mágica acontece quando você desenha uma surface em cima da outra. Mais especificamente, quando você desenha uma surface sobre a tela do jogo. Aí, ao desenhar uma surface preta do tamanho da tela, aplicando um valor de alpha específico, você consegue um efeito de escurecimento.

Quanto melhor o efeito, mais complexo o código. Por isso recomendo ler o tutorial, lá tem alguns truques a usar.

Mas, como disse antes, um efeito simples pode ser conseguido sem usar surfaces.
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